Tempo de leitura: 2 minutos

Edson Piaggio: aumento nas vendas e expansão de shoppings || Foto Pimenta

Os shoppings centers baianos esperam fechar 2018 com crescimento médio de 7% nas vendas em comparação com 2017, segundo o coordenador da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) na Bahia, Edson Piaggio. “Para o varejo, considerando a situação do país como um todo, isso é muito bom”, afirma Piaggio. “Shopping center é uma indústria crescente”, completa em entrevista ao PIMENTA.
Piaggio aponta que o estado possui 22 shoppings centers e esse número irá aumentar com novos empreendimentos em Feira de Santana e na Estação da Lapa, em Salvador. “É a pujança da atividade shopping center, que hoje não é mais somente centro de compras, mas serviços, lazer, centro de experiência. Por isso, os shoppings estão atraindo mais pessoas”, observa.
Shoppings, como o Jequitibá, passam por expansão || Reprodução Perspectiva/Pimenta

O coordenador da Abrasce na Bahia enumerou, ainda, a expansão de empreendimentos já existentes. O Shopping Jequitibá, em Itabuna, investirá R$ 23 milhões em nova ampliação, com área bruta locável superior a 4,6 mil metros quadrados. A expansão possibilitará a chegada de multiplex da Cinemark com 4 salas, expansíveis para 6, além de academia de ginástica e centro médico e filial das Casas Bahia.
O Boulevard, em Feira de Santana, empreendimento de Piaggio, também passa por expansão. No primeiro semestre deste ano, Vitória da Conquista, no sudoeste, inaugurou o segundo shopping. Ao Conquista Sul, soma-se o Boulevard Shopping, inaugurado em abril passado.
EMPREGOS E CRÉDITO
De acordo com números da Abrasce, o Brasil tem hoje 597 shoppings centers. Somente na Bahia, segundo a Associação, o fluxo de consumidores é maior que o número de habitantes. De acordo com pesquisa, são cerca de 24 milhões de visitantes ao mês. Dos consumidores que frequentam shoppings no Estado, a média de ida aos centros de compra e lazer é de sete vezes ao mês.
Os bons números do setor levaram a Caixa Econômica Federal a anunciar, hoje (14), posicionamento estratégico e convênio com a Abrasce. Mais de 1,2 mil proprietários de shoppings, franqueadores e varejistas que participam do Congresso Internacional de Shoppings Centers poderão ter acesso a linhas de crédito da instituição financeira. “O segmento de shopping centers é estratégico para a Caixa, tanto no que diz respeito à geração de novos negócios quanto ao potencial de geração de empregos e desenvolvimento do país”, afirma.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Anagé, na Bahia, abre hoje (25) as inscrições para concurso público com oferta de 142 vagas. O salário varia de R$ 954,00 a R$ 5.000,00, a depender do cargo e da jornada. O município fica localizado na região sudoeste, tendo como vizinho Vitória da Conquista.
CONFIRA EDITAL COMPLETO
As inscrições serão apenas de forma presenciais e devem ser feitas no prédio da Secretaria de Agricultura do município, na Avenida Edson Soares, 507. A taxa varia de R$ 45,00 a R$ 100,00. O prazo de inscrição termina em 6 de julho.
Dentre as vagas, auxiliar de serviços gerais, motorista B, técnico em Enfermagem, agente comunitário de Saúde, psicólogo, enfermeiro e assistente social. A previsão é de que a prova objetiva seja aplicada em 2 de setembro. Outra etapa é a prova de títulos. O concurso terá validade de dois anos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Novo aeroporto de Vitória da Conquista

As obras do novo aeroporto de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, serão concluídas no segundo semestre deste ano. Os trabalhos estão concentrados no terminal de passageiros e nas instalações complementares. Estão sendo investidos R$ 145 milhões na construção, com financiamento dos governos federal e estadual.
No último dia 20, o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil aprovou o edital de concessão da administração do aeroporto. A empresa que vencer a licitação vai administrar o terminal pelo prazo de 30 anos. O certame está marcado para 31 de julho.
A Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) é o órgão responsável pelas obras. A pista de pouso e decolagem com 2,1 mil metros de comprimento e 45 metros de largura já está pronta, assim como o pátio para aeronaves, taxiway, rampa de equipamentos, subestação elétrica, balizamento noturno, acessos viários internos e seção contra incêndio.
Com o início da operação, a movimentação esperada é de 500 mil passageiros por ano até 2020. Batizado em homenagem ao famoso cineasta conquistense, o Aeroporto Glauber Rocha poderá receber aeronaves do modelo Boeing 737-800, com capacidade de 160 a 189 passageiros.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Acusados de matar evangélicas vão a novo júri popular|| Foto Divulgação

O pastor evangélico Edimar da Silva Brito, 39 anos, o ex-pastor Fábio de Jesus Santos, 36, e o vigilante Adriano Silva dos Santos, 38, irão mais uma vez a júri popular, por determinação da Justiça Criminal de Vitória da Conquista, no Sudoeste do estado, por terem matado duas evangélicas a pedradas em 19 de janeiro de 2016.

As vítimas são a pastora Marcilene Oliveira Sampaio, 38, e a prima dela, Ana Cristina Santos Sampaio, 37. Marcilene era professora universitária no campus da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) de Brumado (vizinha a Conquista) e bastante conhecida no meio acadêmico.

O duplo homicídio ocorreu por motivo de vingança contra a pastora, segundo apuração da Polícia Civil e do Ministério Público da Bahia (MP-BA). Marcilene e Edimar eram de uma mesma igreja, mas se desentenderam e a pastora saiu, levando com ela vários fiéis, o que resultou em perda de receita financeira para Edimar.

A sentença de pronúncia do juiz Reno Viana Soares, titular da Vara do Júri e Execuções Penais, foi dada dia 15 de junho e publicada no Diário Oficial da Justiça nessa segunda-feira (18), determinando também que os três acusados sejam presos de forma preventiva – Fábio e Adriano já estão no Conjunto Penal de Vitória da Conquista. Leia mais.

Tempo de leitura: 3 minutos

Unidades do SineBahia oferecem quase 60 vagas de emprego nesta quarta (20)

Unidades do SineBahia em Jequié, Itabuna e Vitória da Conquista oferecem quase 60 oportunidades de emprego com carteira assinada nesta quarta-feira (20). São 9 oportunidades em Jequié e 27 em Vitória da Conquista, ambas no sudoeste do Estado, e 22 em Itabuna, na região sul.
Os interessados em vaga de emprego devem procurar as respectivas unidades do SineBahia, munidos de carteiras de Trabalho e Identidade (RG), CPF e comprovantes de escolaridade e residência. No caso de vagas para pessoas com deficiência física, é necessária a apresentação de laudo médico. As unidades funcionam nos postos do SAC. Abaixo, confira a relação completa das vagas nos três municípios.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Protesto bloqueia vários trechos de duas rodovias federais na Bahia || Foto Ricardo Ribeiro

Caminhoneiros bloquearam vários trechos das BRs 324 e 116, na Bahia, em municípios como Feira de Santana, Vitória da Conquista e Itatim. O bloqueio na BR-116 em Itatim ocorre no quilômetro 521 (imagem acima). O protesto é liderado pela Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam).
Os caminhoneiros fazem manifestação em todo o país, desde o início da madrugada desta segunda-feira (21), contra os constantes reajustes do diesel e da carga de impostos que incide sobre o combustível.

Tempo de leitura: 2 minutos

Ilhéus ganha programa de internamento domiciliar

A partir desta quinta-feira (26), começa a funcionar na Bahia o serviço de internação domiciliar 24 horas pelo SUS.  Cerca de 350 pacientes em Ilhéus, Jequié, Vitória da Conquista,  Guanambi, Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari e Feira de Santana serão os primeiros atendidos por meio do programa “Cuidar em Casa”, que está sendo implantado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).
De acordo com a Sesab, nas próximas semanas o serviço será expandido para Alagoinhas, Itabuna, Itacaré, Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Itapetinga, Poções, Itambé, São Félix do Coribe e Luís Eduardo Magalhães. “Este é um serviço inovador. A previsão é que em até seis meses todas as 28 regiões de saúde estejam operacionais”, informa o secretário Fábio Vilas-Boas.
Serão investidos, anualmente, cerca de R$ 26,6 milhões para execução dos serviços de saúde no domicílio, que inclui ainda assistência ventilatória domiciliar. A internação domiciliar 24h amplia o modelo que vinha sendo adotado até então, que oferecia apenas atendimentos pontuais de médicos, fisioterapia e enfermagem, passando a garantir a assistência integral 24h por dia em casa.
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Festival do forró deve atrair mais de 20 mil pessoas para Itacaré || Foto Andrade

Além da boa infraestrutura turística, belas praias, trilhas e cachoeiras, turistas que escolherem Itacaré para passar a Semana Santa contarão com um atrativo a mais. Na sexta-feira e no sábado (30 e 31), será realizada a segunda edição do Festival de Forró de Itacaré. Mais de cerca de 20 mil pessoas são esperadas no município da Costa do Cacau durante o feriadão, estimam a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) e Bahiatursa.
O evento tem apoio da Setur/Bahiatursa e contará com shows gratuitos de 17 atrações, na orla, sempre a partir das 20h. A lista inclui Targino Gondim, idealizador e curador do festival, Genival Lacerda, Estakazero, Cacau com Leite, Adelmário Coelho e Quinteto Sanfônico. A programação contempla ainda aulões de forró e concurso de dança.
De acordo com o secretário municipal de Turismo, Júlio Oliveira, 90% dos leitos dos 200 hotéis e pousadas de Itacaré já estão reservados para o período da Semana Santa. “Este ano, o festival deve repetir o sucesso do ano passado. Esperamos que os meios de hospedagem cheguem a 100% de ocupação até o feriado”, explica.
Da Bahia, a maior quantidade de reserva é para moradores de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. Entre os turistas de outros estados, o maio número é de mineiros que viajam para aproveitar a folga na praia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Carlinhos foi preso com cerca de 100 quilos de maconha e cocaína

Um traficante foi preso com 100 quilos de drogas escondidos dentro de uma geladeira, nesta quinta (22), em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. A prisão de José Carlos Alves Moreira, o Carlinhos, de 49 anos, ocorreu no Bairro Brasil. Foram três quilos de cocaína e o restante de maconha.
Além das drogas, os policiais da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) da Polícia Civil apreenderam balança de precisão, dinheiro e embalagens utilizadas para a venda das drogas. Um carro também foi apreendido com Carlinhos.

Tempo de leitura: 2 minutos

Detran Bahia abre processo seletivo|| Foto Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) está com inscrições abertas para processo seletivo que visa o preenchimento de 49 vagas temporárias em cargos de nível superior pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Os aprovados serão contratados por dois anos, com possibilidade de prorrogação do vínculo por igual período.
Para o sul da Bahia, as vagas são para o órgão em Itabuna e Ilhéus e os candidatos devem ser graduados em qualquer área. Há oportunidades também para Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Vitória da Conquista, Brumado e Alagoinhas.  Do total de vagas, 35 são para o cargo de Técnico de Nível Superior com graduação em qualquer área, 10 oportunidades para candidatos com diploma de Direito e quatro para graduados em psicologia.
As inscrições são gratuitas podem ser feitas até o dia 16 deste mês pela internet, no site selecao.ba.gov.br.  Os candidatos serão avaliados, por meio de análise curricular,no período de 6 e 12 de março. O candidato deverá encaminhar à Comissão responsável pelo Processo Seletivo Simplificado cópia autenticada em cartório dos documentos exigidos no edital bem como, cópia do seu documento de identidade, com foto e que identifique sua data de nascimento.
A documentação deverá ser enviada por SEDEX, no período de 6 a 12 de março, à Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte do Estado da Bahia  (SETRE). O resultado da avaliação está previsto para 30 de março e a vigência da seleção será de um ano, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período. O salário chega a R$ 2.729,78. Acesse o edital aqui.

Tempo de leitura: 2 minutos

Uesb abre processo seletivo para contratar mais de 80 servidores|| Foto Wellington Nery

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) realizará processo seletivo simplificado para contratação de pessoal, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), para os campi de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga. O processo seletivo será constituído de etapa única de análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório, aplicada a todas às funções temporárias.
A seleção visa o preenchimento de 82 vagas entre os níveis médio e superior. As inscrições serão realizadas, presencialmente, no período de 19 a 25 de janeiro, das 9 às 12 horas e das 14 às 17  horas, na Gerência de Recursos Humanos (GRH) e nas Coordenações de Recursos Humanos (CRH), nos três campi da Instituição.
O candidato deverá acessar o site da Universidade e preencher o Requerimento de Inscrição e assinar o Termo de Responsabilidade, que deverão ser entregues nas unidades de Recursos Humanos. O preenchimento poderá ser feito, preferencialmente, de forma digital, para posterior impressão e assinatura, ou o candidato poderá preencher manualmente. O candidato poderá escolher  uma das opções de vaga (ampla concorrência, pessoa com deficiência ou negros).
Para mais informações, os interessados podem acessar oEdital e o cronograma provisório do processo seletivo simplificado, ou, ainda, entrar em contato com a GRH pelo telefone (77) 3424-8611 e 3424-8612, em Vitória da Conquista; ou com as CRHs por meio dos números (73) 3528-9620, em Jequié; e (77) 3261-8456, em Itapetinga.

Tempo de leitura: 2 minutos
Quinta-feira é o último dia para sacar o PIS/Pasep/2015

Cerca de 10 mil moradores dos municípios do sul, extremo sul e sudoeste da Bahia precisam correr para não ficar sem o abono salarial do PIS/Pasep, ano base 2015, cujo valor varia de R$ 79 a R$ 937. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, Porto Seguro está entre os municípios baianos com mais pessoas que deixaram de sacar o abono. São quase 900 pessoas que ainda não sacaram o benefício.

Em Eunápolis, são mais de 450 pessoas que ainda não receberam o PIS e Pasep. Nos municípios de Teixeira de Freitas, Itamaraju, Itabela, Belmonte, Prado, Mucuri, Itagimirim são mais de 1.500 trabalhadores que não compareceram a uma agência bancária para sacar o abono salarial de 2015.

No sudoeste do estado, a maior quantidade de trabalhadores que não sacou o abono salarial mora em Jequié, Itapetinga e Vitória da Conquista.  No primeiro município são 850 pessoas com direito ao benefício que não foram sacá-lo e outras 250 em Itapetinga.  Em Conquista são quase 2 mil pessoas que não sacaram o abono. Os dados do Ministério do Trabalho mostram também que há mais de 40 mil baianos que correm risco de perder o prazo.

QUEM TEM DIREITO?

O Abono Salarial é pago para inscritos no PIS/Pasep há cinco anos ou mais e que trabalharam com carteira assinada por pelo menos 30 dias naquele ano, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é preciso que seus dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Uber começa a operar hoje em Itabuna e Ilhéus

Depois de atrasos e ter anunciado início das operações em Itabuna e Ilhéus em dezembro, a Uber começa a oferecer o serviço de carona remunerada nos dois municípios ainda nesta sexta (24). De acordo com a empresa, as operações começarão às 14h tanto em Itabuna como Ilhéus.

A empresa divulgou qual será o preço do serviço nos dois municípios. O preço de largada para a corrida é R$ 1,50 mais R$ 1,16 por quilômetro e R$ 0,15 por minuto. O valor mínimo para cada percurso foi fixado em R$ 6,00.

Para ter acesso ao serviço, o cliente precisa baixar aplicativo no smartphone e se cadastrar. Ontem (23), o serviço começou a funcionar em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. Ainda hoje, deverá ser disponibilizado também em Porto Seguro, no extremo-sul.

Tempo de leitura: 2 minutos
Itabuna continua perigosa para adolescentes
Itabuna continua perigosa para adolescentes

O Índice de Homicídios na Adolescência 2014 (IHA) divulgado nesta quarta-feira (11), em Brasília, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), indica que Itabuna é o segundo município brasileiro mais perigoso para os adolescentes dentre aqueles acima de 200 mil habitantes.  Quando incluídas as localidades  com mais de 100 mil moradores, Itabuna fica atrás de municípios como Eunápolis e Lauro de Freitas.

A pesquisa aponta que, em 2014,  o índice de letalidade para adolescentes no município de Itabuna foi de 11,88 para cada mil pessoas na faixa etária de 12 a 18 anos.  O estudo mostra que a quantidade de mortes esperadas para esta faixa etária saltou de 24 em 2013 para 37 no ano seguinte, conforme gráficos aos quais o PIMENTA teve acesso.

No Índice de Homicídios na Adolescência, Itabuna ficou atrás apenas de Serra, no Espírito Santo.  O município da região da Grande Vitória registrou IHA de 12,71 em 2014, com 90 mortes esperadas de adolescentes.

OUTROS BAIANOS

Na Bahia, além de Itabuna, estão entre os municípios mais perigosos para adolescentes, Camaçari, na 4ª colocação (10,64 de IHA),  Vitória da Conquista na 11ª posição (8,12), Feira de Santana, que figura na 18ª posição (6,92); seguido de Salvador (19ª), que teve índice estimado de 6,87 homicídios para cada mil adolescentes.

O levantamento analisa os homicídios de adolescentes de 12 a 18 anos em 300 municípios com mais de 100 mil habitantes. O IHA é calculado para cada grupo de mil pessoas entre 12 e 18 anos. A partir da análise das informações de 2014, os pesquisadores concluíram que 3,65 adolescentes correm o risco de ser  assassinados antes de completar o 19 anos.

No relatório, os pesquisadores afirmam que, se as condições que prevaleciam em 2014 não mudarem, entre 2015 e 2021, cerca de 43 mil adolescentes poderão ser morto nesses 300 municípios brasileiros analisados.

O Índice de Homicídios na Adolescência é elaborado em parceria entre o Unicef, o Ministério dos Direitos Humanos (MDH), o Observatório de Favelas e o Laboratório de Análise da Violência, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAV-Uerj).

Tempo de leitura: 4 minutos
Itabuna tem mais de 221 mil habitantes; Ilhéus cai para 176 mil moradores
Itabuna tem mais de 221 mil habitantes; Ilhéus cai para 176 mil moradores

Maior município do sul da Bahia em número de habitantes, Itabuna manteve ritmo de crescimento populacional nos últimos 12 meses. Já Ilhéus, continua em queda acentuada, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

O órgão federal divulgou hoje (30) as novas estimativas populacionais. Os números são utilizados para definir políticas públicas e repasses constitucionais, a exemplo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de receita da maioria dos municípios brasileiros.

Segundo o IBGE, Itabuna chega a 221.046 habitantes. Eram 220.386 no ano passado. Com esse ritmo, caiu da quinta para a sexta posição dentre os mais populosos do Estado, superado por Juazeiro (220.253 ano passado e 221.773 agora). Localizado no Vale do São Francisco, o município sempre aparece entre os campões de geração de empregos no Brasil nos últimos anos.

ILHÉUS EM QUEDA

Panorâmica de Coaraci, no sul da Bahia || Imagem Infosaj
Coaraci, no sul da Bahia || Imagem Infosaj

Ilhéus tinha 180.213 habitantes em 2015, caiu para 178.210 no ano passado. E manteve ritmo de queda populacional, chegando a 176.341 moradores em 2017, conforme cruzamento de dados feito pelo PIMENTA.

Mais da metade dos municípios do centro-sul e do extremo-sul da Bahia acompanhou Ilhéus e registrou decréscimo populacional, conforme as estimativas oficiais.

Santa Luzia está entre as quedas significativas na região. Caiu de 13.508 para 13.398 habitantes entre 2016 e 2017. Coaraci está à frente, no quesito, com redução de 19.383 para 19.022 agora.

SALVADOR É 4ª MAIS POPULOSA

Salvador é quarta cidade mais populosa do país || Foto GovBA
Salvador é quarta cidade mais populosa do país || Foto GovBA

A estimativa do IBGE também aponta que Salvador se mantém como a quarta capital mais populosa do país, com 2.953.986 habitantes. Feira de Santana é o segundo município baiano (627.477). Vitória da Conquista 346.069 saltou de para 348.718. Quarta maior, Camaçari saiu de 292.074 para 296.893 moradores.

Ainda segundo o IBGE, o Brasil superou a marca de 207,6 milhões de habitantes em 2017. A Bahia chegou a 15.344.447 moradores ante 15.276.566 em 2016.

OS MAIS POPULOSOS DA BAHIA*

1º Salvador – 2.953.986
2º Feira de Santana – 627.477
3º Vitória da Conquista – 348.718
4º Camaçari – 296.893
5º Juazeiro – 221.773
6º Itabuna – 221.046
7º Lauro de Freitas – 197.636
8º Ilhéus – 176.341
9º Jequié – 162.209
10º Teixeira de Freitas – 161.690
11º Barreiras – 157.638
12º Porto Seguro – 149.324
13º Simões Filho – 136.050
14º Paulo Afonso – 120.706
15º Eunápolis – 115.290
16º Santo Antônio de Jesus – 103.342

_______________________________________
* Fonte: IBGE (Estimativa populacional)
Ubaitaba é dos municípios que tiveram decréscimo populacional || Foto Aleilton Oliveira
Ubaitaba é dos municípios que tiveram decréscimo populacional || Foto Aleilton Oliveira

POPULAÇÃO (CENTRO-SUL E EXTREMO-SUL)

Almadina – 6.062 (2016) | 5.985 (2017) –
Arataca – 11.697 | 11.661 –
Aurelino Leal – 12.891 | 12.706 –
Barra do Rocha – 6.338 | 6.258 –
Barro Preto – 6.367 | 6.251 –
Belmonte – 23.891 | 24.013 +
Buerarema – 19.269 | 19.256 –
Camacan – 33.257 | 33.310 +
Camamu – 36.543 | 36.644 +
Canavieiras – 33.130 | 33.002 –
Caravelas – 22.646 | 22.740 +
Coaraci – 19.383 | 19.022 –
Dário Meira – 11.864 | 11.716 –
Eunápolis – 114.275 | 115.290 +
Firmino Alves – 5.804 | 5.822 –
Floresta Azul – 11.279 | 11.244 –

Clique no leia mais e confira os dados dos demais municípios Leia Mais