Tempo de leitura: < 1 minuto
André Ferraro foi exonerado da Comunicação, após entrevista || Foto Divulgação
Ferraro foi exonerado da Comunicação || Foto Divulgação

Com edição do Diário Oficial do município antecipada, o prefeito Herzem Gusmão (PMDB) exonerou o publicitário André Ferraro da Secretaria de Comunicação de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. O publicitário havia assumido o cargo no início de fevereiro.

A exoneração de Ferraro ocorreu imediatamente após ele conceder entrevista ao repórter Caique Santos, do programa Sudoeste Agora (Rádio Clube de Conquista) na qual denunciou ingerências e “coisas não republicanas” na gestão de Herzem. Ferraro também apontou a existência de grupos trabalhando contra o prefeito.

A entrevista caiu como uma bomba dentro do governo e foi comemorada pela oposição. Ferraro disse que há, na gestão de Herzem, “gente que é de fora da cidade, da administração, que fica empoderada por [ter] relação pessoal [com o prefeito]”. Também disse haver “coisas não republicanas” que ele somente iria expor a depender do “desdobrar das coisas”.

Ferraro reforçou ter nome a zelar no mercado publicitário e de comunicação na Bahia e disse confiar na gestão de Herzem, mas alertou para o chamarem para briga: “Dou dez bois para não entrar na briga, mas quando entro…”.

O ex-secretário também mencionou a existência de subconsultores que atrapalhando a gestão. “Consultor é feito para fazer análise e sair. Consultor que fica fixo e não sai da prefeitura, é melhor nomear. Agora, não nomeia porque o salário é baixo?”.

 

Tempo de leitura: < 1 minuto
Furto ocorreu durante velório na região central de Conquista || Imagem Blog do Rodrigo Ferraz
Furto ocorreu durante velório em Conquista || Imagem Blog do Rodrigo Ferraz

Um homem foi furtado dentro de um velório em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. A vítima, de 34 anos, prestou queixa no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Conquista.

O homem disse ter sido furtado durante velório na madrugada do último sábado (15). O ladrão levou uma bolsa contendo dinheiro e objetos pessoais da vítima.

O velório ocorreu no Bairro São Vicente, região central de Conquista, informou o repórter Rodrigo Gordo, no Blog do Rodrigo Ferraz.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Homem preso com quase 100 quilos de maconha em Conquista (Foto PRF).
Homem preso com quase 100 quilos de maconha em Conquista (Foto PRF).

, região sudoeste da Bahia. A droga estava sendo transportada de São Paulo para Campina Grande na Paraíba em um veículo roubado. A ação policial ocorreu por volta das 16h40, no Quilômetro 830 da Rodovia, onde foi abordado o automóvel Fiat Siena com placas de Guarulhos (SP).

Durante a abordagem, policiais checaram documentação e ao, verificar no interior do automóvel, os policiais encontraram vários tabletes de maconha dentro de uma mala e uma mochila. Quando questionado, o motorista, de 45 anos, apresentou inicialmente uma versão de que teria comprado a droga e a revenderia na Paraíba. Depois, informou que receberia dinheiro para transportar a droga.

Os patrulheiros da PRF também fiscalizaram o automóvel que era utilizado, sendo encontradas adulterações nas identificações do chassi e do motor. Os agentes conseguiram obter os dados originais e, em consulta no banco de dados, foi constatado se tratar de um veículo roubado e que estava utilizando placas “clonadas” de um outro modelo Fiat Siena, uma vez que as originais são FGE 8777/SP.

O homem foi preso e encaminhado com a droga e o veículo para a delegacia de polícia judiciária local, onde responderá por tráfico e receptação. Vídeo mostra patrulheiro da PRF fazendo a conferência dos tabletes da droga. (Atualizado às 9h56min)

Tempo de leitura: < 1 minuto
Herzem avalia cena política após delações dos donos da JBS (Foto Divulgação).
Herzem avalia cena política após delações dos donos da JBS (Foto Divulgação).

Os conteúdos das delações e gravações feitas pelos irmãos e donos da JBS provocaram um estrago político sem proporções na política brasileira. É séria ameaça à continuidade do governo de Michel Temer.

Peemedebista como o presidente da República, Herzem Gusmão, prefeito de Vitória da Conquista, concedeu entrevista ao repórter Maciel Júnior. O conteúdo foi publicado no Blog do Rodrigo Ferraz.

O prefeito da terceira mais populosa cidade baiana disse que aguardaria, com grande expectativa, o desenrolar dos fatos na capital brasileira.

– [Essa crise] tumultua e coloca em pânico a nação brasileira – emendou.

O prefeito de Conquista, no sudoeste baiano, também falou do governo dele e fez críticas à profusão de sindicatos ao defender a reforma trabalhista proposta por Temer.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Marisa morreu em acidente a caminho de Porto Seguro (Reprodução Facebook).
Marisa morreu em acidente na BA-670 (Reprodução Facebook).

Um acidente no trecho Potiraguá-Itapetinga da BA-670 provocou a morte de Marisa Mendonça Oliveira, esposa do presidente da Câmara de Vereadores de Conquista, Hermínio Oliveira (PPS), no início da noite deste sábado (25). Ainda no acidente, uma das filhas do casal, Márcia, ficou ferida, sendo levada para o Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga. Ela deve ser transferida para um hospital de Vitória da Conquista.

Marisa e a filha viajavam em um Ford Fiesta. No trecho de Potiraguá da rodovia que liga o sudoeste ao extremo-sul baiano, Marisa desviou de uma moto, quando perdeu o controle da direção do veículo, saiu da pista e capotou, falecendo ainda no local. A BA-670 encontra-se em estado crítico e é conhecida na região como “Estrada da Morte”.

Hermínio não estava no veículo. Ele se dirigiu a Itapetinga para acompanhar o quadro da filha e, após, cuidar dos procedimentos para o velório da esposa, que tinha 51 anos. O clima é de comoção em Vitória da Conquista, segundo informa o Blog do Anderson.

Tempo de leitura: 2 minutos
Oportunidades na área de telemarketing puxaram resultado positivo (Foto Reprodução).
Oportunidades na área de telemarketing puxaram resultado positivo (Foto Reprodução).

Puxado pelos setores de serviços e indústria de transformação, Itabuna fechou 2016 com saldo positivo de empregos com carteira assinada. O município criou 165 novos postos de trabalho no período, de acordo com o Ministério do Trabalho. O cenário difere de 2015, quando houve corte de 1.788 vagas de emprego.

O setor de serviços criou 803 novas vagas, maior saldo em 2016, seguido pela indústria de transformação, com 449 novos postos de trabalho. A área de serviços poderia fechar o ano ainda melhor se não fosse dezembro, porém encerrou com saldo negativo de 157 vagas.

Individualmente, a empresa campeã em geração de novos empregos no ano passado foi a Tel Centro de Contatos, empreendimento da área de call center que começou a se instalar em Itabuna no segundo semestre de 2015. A Tel abriu cerca de 1,3 mil empregos somente em 2016 em suas bases na região do São Caetano e na Avenida J.S. Pinheiro.

Reflexo ainda da crise na economia nacional, o comércio itabunense fechou 592 postos de trabalho. Nos últimos dois anos, este setor cortou 1.097 vagas de emprego com carteira, sendo 505 em 2015.

Outros setores também fecharam 2016 com saldo negativo – construção civil (-272) e agropecuária (-186).

Encerrar 2016 no azul no item geração de empregos faz com que Itabuna se insira em grupo de poucos municípios baianos que conseguiram este feito no período. Juazeiro criou mais de 1,9 mil empregos no ano passado. Além deles, Eunápolis também encerrou período no azul, conforme levantamento feito pelo PIMENTA.

ILHÉUS CORTA 1,1 MIL EMPREGOS

empregoO desempenho da economia ilheense no ano passado foi em direção oposta à de Itabuna. Houve corte de 1.143 vagas com carteira assinada. No período de 12 meses, o segundo maior município sul-baiano gerou 6.980 empregos e registrou 8.123 desligamentos.

Todos os principais setores da economia de Ilhéus fecharam no negativo, com destaque para a área de serviços, com o saldo negativo de 495 vagas.

O comércio fechou 177 postos de trabalho e a indústria cortou outros 174. A indústria, que sempre teve forte peso no Produto Interno Bruto (PIB) ilheense, apresentou saldo negativo de 111 vagas.

A retração no setor industrial na Terra de Gabriela nos últimos 10 anos fez com que Itabuna a ultrapassasse em relação ao PIB.

DESEMPENHO DOS 15 MAIS POPULOSOS DA BA

Juazeiro | + 1.956 vagas

Eunápolis | + 336 vagas

Itabuna | + 165 vagas

Porto Seguro | -78 vagas

Jequié | -308 vagas

Santo Antônio de Jesus |-521 vagas

Teixeira de Freitas | -586 vagas

Vitória da Conquista |  – 1.080 vagas vagas

Ilhéus | -1.143 vagas

Barreiras | -1.347 vagas

Simões Filho | -1.699

Camaçari | -5.437 vagas

Feira de Santana | -5.924 vagas

Lauro de Freitas | -13.918 vagas

Salvador | -25.000 vagas

Tempo de leitura: < 1 minuto
Um dos locais de provas do primeiro dia de Vestibular da Uesc (Foto Divulgação).
Um dos locais de provas do primeiro dia de Vestibular da Uesc (Foto Divulgação).

Domingo de prova para os candidatos às 1.186 vagas oferecidas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. O primeiro dia do processo seletivo registrou abstenção de 22,5% de acordo com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve).

O vestibular registrou, em 2017, o maior número de inscritos dos últimos dez anos, segundo a comissão do exame. Foram 17.795 inscritos no processo seletivo. As provas serão aplicadas em dois dois – eram três -, além da redução do número de questões.

Hoje, foram aplicadas questões de Matemática, línguas Portuguesa e Estrangeira, Literatura Brasileira e prova de Redação. Encerrando o exame, nesta segunda (16) serão aplicadas as questões de Ciências Humanas e Ciências Naturais.

 

Tempo de leitura: < 1 minuto
Gavazza anuncia licitação do Gasoduto do Sudoeste.
Gavazza anuncia licitação do Gasoduto do Sudoeste.

A Bahiagás deverá investir entre R$ 70 milhões e R$ 80 milhões, inicialmente, na construção do Gasoduto Sudoeste da Bahia, segundo o presidente da empresa, Luiz Gavazza. O gasoduto terá extensão inicial de 73 quilômetros e as obras devem começar ainda nesta ano, conforme Gavazza em entrevista ao Mercado Aberto, da Folha.

A linha de gás natural do sul até o sudoeste da Bahia terá investimentos totais de, aproximadamente, R$ 500 milhões para a instalação dos terminais e dos 300 quilômetros de duto. “Trata-se de um movimento de interiorização da rede de gás natural no Estado. Hoje, a estrutura está concentrada no nosso litoral”, disse Gavazza à coluna.

Com a expansão até o sudoeste baiano, a empresa controlada pelo Governo da Bahia, Gaspetro e Mitsui atenderá principalmente a indústria de mineração e um dos centros urbanos que mais crescem no estado, a região de Vitória da Conquista.
Tempo de leitura: 2 minutos
Tânia somente poderá assumir mandato no final de fevereiro.
Tânia é investigada por fraudes na Educação.

A Justiça Federal em Vitória da Conquista garantiu o afastamento de Tânia Ribeiro da prefeitura de Caatiba (BA) até 17 de fevereiro de 2017. A decisão da Justiça Federal foi proferida nesta terça (13). Recém-eleita para o cargo, ela já estava afastada da posição de vice-prefeita desde agosto passado, em função de seu envolvimento em um esquema de fraude a licitações e desvio de recursos da Educação, em parceria com o prefeito Joaquim Mendes de Sousa Júnior, também afastado.

A decisão foi motivada por pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista, que moveu ação de improbidade contra ambos os gestores públicos e outras 11 pessoas envolvidas no esquema desmontado pela Operação Mato Cerrado.

A intenção do MPF é garantir que Tânia Ribeiro permaneça sem acesso a documentos da prefeitura que comprovam o ocorrido, além de evitar que ela faça uso de seu cargo para seguir praticando atos ímprobos. O pedido é previsto pelo artigo 20 da Lei 8.429/92.

De acordo com as investigações do MPF, em parceria com a Polícia Federal, a Receita Federal e a Controladoria-Geral da União, houve fraude em licitações para contratar cooperativas constituídas irregularmente, viabilizando a transferência ilegal de pagamento de servidores públicos.

A análise do sigilo dos dados bancários e telemáticos pela Assessoria de Pesquisa e Análise do MPF na Bahia demonstrou que os investigados superfaturavam as notas fiscais, incluíam parentes na folha de pagamento e apropriavam-se de verba pública. Tânia Ribeiro recebeu suborno de cooperativa contratada ilicitamente e foi responsável pela contratação de seu filho pela mesma empresa, praticando nepotismo, apesar da vedação legal.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Érica morreu em acidente com ônibus de turismo (Reprodução Facebook).
Érica morreu em acidente de ônibus (Reprodução Facebook).

Um ônibus de turismo caiu em uma ribanceira, no trecho de Potiraguá da BA-680, neste final de semana, deixando uma jovem morta e vários passageiros feridos. O ônibus retornava para Vitória da Conquista, após passeio em Porto Seguro. A jovem morta no acidente foi identificada como Érica Costa Oliveira Silva, de 21 anos.

O motorista teria perdido o controle da direção e o veículo caiu na ribanceira. Pelo menos três equipes do Samu foram acionadas para socorrer os feridos. Érica, de acordo com testemunhas, teve morte instantânea. Ela viajava numa das poltronas da frente, sendo lançada para fora do ônibus no momento da queda do veículo.

Os feridos foram encaminhados para unidades de saúde no centro-sul baiano e em Vitória da Conquista. O corpo de Érica foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Conquista. De acordo com o site Itapetinga Agora, Érica morava no Bairro Brasil, em Conquista, filha do policial militar Fábio Moreira Santos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Herzem venceu a eleição com mais de 25 mil votos de frente (Foto Divulgação).
Herzem venceu a eleição com mais de 25 mil votos de frente (Foto Divulgação).
Por volta das 20h deste domingo (30), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decretou o resultado da eleição a prefeito de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O terceiro maior colégio eleitoral do Estado será governado pelo deputado estadual e radialista Herzem Gusmão (PMDB), de 68 anos.

O peemedebista venceu o também deputado estadual Zé Raimundo (PT), por 95.710 a 70.513 votos. Percentualmente, obteve 57,58% dos votos válidos ante 42,42% do adversário.

Herzem chega ao poder na terceira tentativa. Havia disputado em 2008 e 2012, perdendo para o invicto Guilherme Menezes, que iniciou o ciclo de 20 anos do PT no poder em Vitória da Conquista, em 1996.

O prefeito eleito prometeu gestão sem perseguições e de diálogo, “ouvindo todos”. Segundo colocado na disputa, Zé Raimundo, que já governou Conquista, disse que não tinha o sentimento de derrotado e reafirmou que irá trabalhar por grandes obras para o município.

Tempo de leitura: < 1 minuto
José Antônio foi preso com 300 quilos de maconha (Foto PC-BA).
José Antônio foi preso com 300 quilos de maconha (Foto PC-BA).

Centenas de tabletes de maconha, pesando um total de 300 quilos, foram apreendidos, nesta sexta-feira (9), no sítio do encarregado de produção José Antônio Yamaguti Amorim, o Toninho ou Toni, de 52 anos. A apreensão ocorreu durante uma operação deflagrada pelo Núcleo de Tóxicos e Entorpecentes (NTE), da Delegacia de Homicídios (DH), de Vitória da Conquista.

De acordo com o delegado Neuberto Costa, titular da DH/Conquista, Toninho foi flagrado pela equipe da unidade especializada transportando parte da droga num veículo, no bairro Senhoria Cairo, em Conquista. Na sequência, os policiais seguiram até o sítio do traficante, na região da Lagoa das Flores.

Na propriedade, os policiais encontraram centenas de tabletes de maconha armazenados num depósito. Conduzido para a delegacia, Toninho confessou ser o responsável pela guarda e distribuição da droga para vários traficantes da região. Além da maconha, duas balanças, embalagens e dois veículos – um Peugeot e uma picape S10, utilizados no tráfico de drogas, foram apreendidos.

José Antônio, que já possuía antecedentes por agressão à mulher, foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e será encaminhado ao Presídio Nilton Gonçalves, em Conquista.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Caminhão capotou e deixou quatro mortos em Conquista (Foto PM-BA).
Caminhão capotou e deixou quatro mortos em Conquista (Foto Polícia Militar-BA).

Um acidente envolvendo um caminhão deixou quatro pessoas mortas e quatro feridas, por volta das 16h30min desta terça-feira (8), na BA-642, trecho do distrito de Inhobim, em Vitória da Conquista, cidade dos sudoeste da Bahia. O caminhão ficou completamente destruído. As vítimas saíram de Pernambuco com destino à cidade de Bandeiras (MG).

Segundo informações da 92ª Companhia de Polícia Militar, que atendeu à ocorrência, a estrada onde aconteceu o caso é sinuosa e, por causa disso, o motorista teria perdido o controle do caminhão, que capotou. Na hora do acidente, três pessoas viajavam na cabine do veículo, enquanto cinco estavam na carroceria.

Ainda de acordo com a polícia, os quatro mortos estavam na carroceria do caminhão. As vítimas que sobreviveram foram encaminhadas em estado grave para um hospital de Vitória da Conquista.

ntre os quatro mortos, dois foram identificados: Paulo Fagundes, de 43 anos, e Cícero Santos, de 45 anos. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o trecho é perigoso e frequentemente acontecem acidentes no local. Com informações do portal G1.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Rubro-Negro não saiu do empate com o Bode de Conquista (Foto José Nazal).
Rubro-Negro não saiu do empate com o Bode de Conquista (Foto José Nazal).

Não apenas o empate em 1 a 1 contra o Vitória da Conquista deixou o Leão da Barra irritado. O corte e pintura do gramado do Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, a menos de 30 minutos do jogo válido pelo Baianão 2016 foi a primeira crítica. Houve mais.

De acordo com a assessoria do Vitória, o Rubro-Negro não teve banco para sentar durante a preleção no vestiário e faltou água para a equipe tomar banho, após a partida. Os jogadores foram tomar banho no hotel.

– Todo ano é a mesma coisa. Se faz diversas exigências lá no Barradão, mas no Interior não vemos nada disso – disse Roque Mendes, assessor de imprensa do Vitória, em entrevista ao Galáticos Online.

A partida entre o Leão e o Bode ocorreu no Mário Pessoa por que o estádio Lomanto Júnior, mando de campo do Vitória da Conquista, ainda não tem condições de jogo. Está em reforma.

Tempo de leitura: 2 minutos
Pastor Edmar foi encaminhado para o presídio de Conquista (Foto Divulgação).
Pastor Edmar foi encaminhado para o presídio de Conquista (Foto Divulgação).

O pastor Edimar da Silva Brito, de 36 anos, foi encaminhado para o presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, ontem (27). Ele é acusado de mandar matar a pastora Marcilene Oliveira Sampaio e a prima dela, Ana Cristina Sampaio, assassinadas a pedradas, em 19 de janeiro, numa estrada na região de Barra do Choça.

Foi o marido de Marcilene, Carlos Eduardo de Souza, 50, líder de outra congregação evangélica, que o denunciou à polícia. Ele estava com a mulher e a prima dela quando foram atacados, mas sobreviveu às agressões.

Adriano Silva dos Santos, 36, e Fábio de Jesus Santos, 24, apontados por ele como os executores, já se encontravam presos desde o dia 20. A dupla confirmou à polícia que Edimar foi o mandante.

Com mandado de prisão preventiva em aberto, o pastor foi preso, na terça-feira (26), numa fazenda no distrito de Ibitupã, em Ibicuí, por equipes da 10ª e da 21ª Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins), de Vitória da Conquista e Itapetinga, respectivamente.

Carlos, Marcilene e Cristina foram atacados a pedradas pelos criminosos (Reprodução).
Carlos, Marcilene e Cristina foram atacados a pedradas pelos criminosos (Reprodução).

Interrogado pelo delegado Neuberto Costa, titular da Delegacia de Homicídios (DH/Conquista), Edimar disse que não tem envolvimento nas mortes e nem na tentativa de homicídio, alegando que foi coagido pelos executores, Fábio e Adriano, a acompanhá-los até o local onde os crimes ocorreram.

Segundo o delegado, Edimar, Carlos Eduardo e Marcilene faziam parte da mesma congregação evangélica. Há dois anos, o casal decidiu fundar o próprio templo religioso, separando-se de Edmar e atraindo os fiéis, que passaram a frequentar os cultos celebrados pela nova congregação.

O fato desagradou o pastor, que tramou a morte do casal e pediu a ajuda de Fábio e Adriano, que frequentavam os seus cultos. Os três, então, a bordo de um automóvel, seguiram o casal e a prima, que iam para um compromisso fora de Conquista, e os emboscaram num trecho deserto da estrada, interceptando a picape em que viajavam.