Tempo de leitura: 2 minutos
Colo-Colo tentou, mas não conseguiu superar zaga do Conquista (Foto José Nazal).
Colo-Colo tentou, mas não conseguiu superar zaga do Conquista (Foto José Nazal).

Um apagão no sistema defensivo deixou o Colo-Colo distante da vaga nas finais do Baianão 2015. Neste domingo de Páscoa (5), a equipe tomou dois gols em menos de dez minutos de partida e terminou sendo derrotado por 3 a 0 pelo Vitória da Conquista, no Estádio Lomanto Júnior.

O primeiro gol saiu aos 2 minutos. Tatu abriu o placar, após cobrança de falta. Carlinhos ampliou aos oito minutos da primeira etapa. Não houve mais surpresa no primeiro tempo. Nem reação do Colo-Colo.

O segundo tempo começou e parecia que 2 a 0 estava em boa conta para o assustado Tigre Ilheense, afinal o estrago já estava feito. Mas veio mais. Herói da classificação para as semifinais, o goleiro Waldson cometeu pênalti no atacante Cacá e, na sequência, levou cartão vermelho. Cacá converteu: 3 a 0.

O Tigre Ilheense terá que vencer o Conquista por diferença de, pelo menos, três gols para chegar, pela segunda vez em sua história, às finais do Baianão. Em 2006, o time ilheense faturou o título estadual. Terá capacidade para reverter a grande vantagem do Bode do Sudoeste?

BAHIA VENCE

Na outra semifinal, o Bahia derrotou a Juazeirense por 2 a 1. Maxi Biancucchi e Kieza fizeram os gols do Esquadrão, que poderá perder até por um gol de diferença e estará classificado para as finais. Os jogos de volta das semifinais serão disputados no dia 19. O Bahia encara Juazeirense na Fonte Nova, enquanto o Tigre Ilheense enfrenta o Conquista no Estádio Mário Pessoa.

Torcida do Tigre (ao fundo) via jogadas parar nas mãos de Viáfara, do Conquista (Foto José Nazal).
Torcida do Tigre (ao fundo) via jogadas parar nas mãos de Viáfara, do Conquista (Foto José Nazal).
Tempo de leitura: < 1 minuto
Caixa será patrocinador máster do Colo-Colo nas semifinais (Foto Divulgação).
Caixa será patrocinadora máster do Colo-Colo nas semifinais (Foto Divulgação).

A Caixa Econômica será patrocinadora master do Colo-Colo na reta final do Baianão 2015. O valor do patrocínio não foi divulgado pelo clube ilheense nem pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), que fez a intermediação com a instituição financeira.

A marca será estampada na camisa do Colo-Colo a partir do jogo deste domingo (5) contra o Vitória da Conquista, no Estádio Lomanto Júnior, no sudoeste baiano, às 16 horas. A partida é válida pelas semifinais do Baianão 2015. O jogo de volta será no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, às 16 horas do dia 19.

O Tigre, por meio do seu diretor de marketing, Hermano Fahning, começou as negociações para que o Colo-Colo tenha patrocínio direto da Caixa. Para isso, informa o clube, a diretoria busca certidões de regularidade fiscal e apresentação de portfólio do clube.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Colo-Colo, de amarelo, perde jogo e vantagem na segunda fase (Foto José Nazal)
Colo-Colo, de amarelo, perde jogo e vantagem na segunda fase (Foto José Nazal)

O Colo-Colo perdeu o jogo contra o Vitória da Conquista e a chance de jogar com vantagem a segunda fase do Baianão.

O gol de Carlinhos, no segundo tempo, decretou o triunfo do time conquistense, por 1 a 0, no Estádio Mário Pessoa. De quebra, o Conquista terminou a fase de classificação na liderança geral, com 14 pontos.

Com a derrota para o Bode, o Tigre Ilheense terminou a fase com oito pontos, na sexta colocação. Enfrentará o terceiro colocado, o Vitória. O primeiro jogo será em Ilhéus, no próximo domingo (15). O jogo decisivo será no Barradão (Salvador).

Os quatro últimos na classificação geral vão jogar para não cair para a Segundona. São eles Catuense, Serrano, Jacobina e Feirense.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Vitória da Conquista foi eliminado da Copa do Brasil pelo Palmeiras nesta noite de quarta (4). O Verdão goleou o time do sudoeste baiano, por 4 a 1, em pleno Estádio Lomanto Júnior, em Conquista.

O Palmeiras abriu o placar em cobrança de pênalti ainda no primeiro tempo. Cristaldo converteu. O Conquista dava trabalho ao Verdão e até jogou melhor que o adversário no primeiro tempo, que terminou 0 a 1.

O líder do Campeonato Baiano até ameaçou os planos do Verdão ao empatar o jogo na segunda etapa. Tatu deixou tudo igual no placar. Porém, a alegria durou muito pouco. Allione marcou dois minutos depois.

Mesmo com um jogador expulso, o Palmeiras ampliou com Robinho e fechou a goleada com Dudu, que fez o quarto do time paulista. O Verdão segue na Copa do Brasil.

Ao Conquista, resta o Campeonato Baiano. No domingo, às 16h, enfrentará o Colo-Colo, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus. Se ganhar, passa à próxima fase garantido na liderança da competição. Quarto colocado, o Tigre Ilheense poderá até se classificar em segundo lugar, a depender dos resultados da rodada.

 

Tempo de leitura: < 1 minuto
Curso de Medicina da Fasavic terá alta concorrência.
Curso de Medicina da Fasavic terá alta concorrência.

O primeiro vestibular do curso de Medicina das Faculdades Santo Agostinho de Vitória da Conquista (Fasavic) terá 40,4 candidatos por vaga, segundo a coordenação do processo seletivo. Foram inscritos 2.020 candidatos. O curso oferece 50 vagas.

As provas serão aplicadas em Vitória da Conquista (BA), Montes Claros (MG) e Sete Lagoas (MG) no sábado e no domingo (7 e 8). Em Conquista, a prova será das 13h às 17h (horário local), enquanto nas cidades mineiras o processo seletivo seguirá o horário de Brasília, das 14h às 18h.

Para a superintendente acadêmica da Fasavic, Meirielle Duarte, a alta concorrência por vaga comprova a aceitação das Faculdades Santo Agostinho e do curso de Medicina em Vitória da Conquista. “Para uma instituição que está iniciando suas atividades na cidade, foi uma surpresa e um grande avanço”, disse.

Tempo de leitura: 2 minutos
Itabuna foi a cidade mais violenta do país em 2012, segundo estudo (Foto José Nazal).
Itabuna foi a cidade mais violenta do país em 2012, segundo estudo (Foto José Nazal).

Itabuna foi considerado o município mais violento para adolescentes em 2012, conforme dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O município de Itabuna liderou o ranking de homicídios na adolescência em 2012 entre as cidades brasileiras acima de 200 mil habitantes.

O município sul-baiano registrou, naquele ano, 17,11 assassinatos de jovens para cada 1 mil habitantes, segundo o estudo elaborado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Observatório de Favelas e o Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAV-UERJ).

O estudo analisou os dados de criminalidade de 288 municípios. Dos 20 municípios brasileiros onde adolescentes estavam mais vulneráveis em 2012, cinco eram baianos. Além de Itabuna, aparecem Camaçari (9,82 homicídios por 1 mil habitantes), Vitória da Conquista (8,7), Salvador (8,2) e Feira de Santana (6,79).

Quando considerados os dados por estado, lideram o ranking de homicídio e vulnerabilidade, por ordem, Alagoas, Bahia e Ceará, que tem a sua capital, Fortaleza, como a capital mais violenta para jovens no país (9,92 homicídios por 1 mil habitantes). Atualizado às 15h40min

IHA 2012

 

Tempo de leitura: < 1 minuto
Lecir usava pizzaria como fachada para o tráfico (Foto Divulgação).
Lecir usava pizzaria como fachada para o tráfico (Foto Divulgação).

Investigadores da Delegacia de Homicídios (DH) de Vitória da Conquista penderam o traficante Edclinger Claudino dos Santos, o “Lecir”, de 25 anos, proprietário de uma pizzaria que funcionava como ponto de tráfico de drogas, no bairro Vila América. No imóvel, segundo a polícia, foram apreendidos papelotes de cocaína, balança de precisão, porções da droga a granel, material para embalagem e dinheiro proveniente do tráfico.

De acordo com o delegado Neuberto Costa, titular da DH/Conquista, Lecir é investigado por envolvimento em homicídios de usuários de drogas, ocorridos nas proximidades da pizzaria onde o traficante foi preso. Ele também é suspeito de liderar o tráfico no bairro Urbis VI, em Conquista.

Lecir disse traficar cocaína há aproximadamente um ano, vendendo cada “papelote” por R$ 20. O criminoso foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado para o Presídio Nilton Gonçalves.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Polo de saúde, Conquista ganha curso de medicina.
Polo de saúde, Conquista ganha curso de medicina.

As inscrições para o vestibular do curso de Medicina da Faculdade de Saúde Santo Agostinho de Vitória da Conquista (Fasavic) serão encerradas no dia 25 de janeiro. Será a primeira faculdade particular de Medicina do sudoeste baiano e oferecerá, inicialmente, 50 vagas.

O curso foi autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) em 11 de dezembro passado. A taxa de inscrição no processo seletivo de Medicina da Santo Agostinho foi fixada em R$ 350,00 e a mensalidade custará R$ 5.980,00, conforme edital, podendo ser financiada pelo Fies. A inscrição será feita somente pela internet, no site http://www.vic.fasa.edu.br/.

As provas do processo seletivo para o novo curso estão previstas para 7 e 8 de fevereiro, em Vitória da Conquista (BA) e nos municípios mineiros de Sete Lagoas e Montes Claros. A empresa Consultec será a responsável pela aplicação das provas.

As aulas do curso de Medicina da Santo Agostinho, em Conquista, estão previstas para começar em 9 de março. O curso tem duração de 12 semestres. Atualizado às 20h.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Natal da Cidade reunirá grandes nomes da MPB (Reprodução Twitter PMVC).
Natal da Cidade reunirá nomes da MPB (Reprodução Twitter PMVC).

Zeca Baleiro, Paulino da Viola, Simone, O Teatro Mágico, The Fevers e João Bosco são algumas das atrações confirmadas para os festejos natalinos de Vitória da Conquista.
Os nomes foram divulgados pelo prefeitura neste final de semana. A programação completa será divulgada na próxima sexta (21). O Natal da Cidade também reúne atrações regionais.
Simone abre a programação no dia 18 de dezembro.  A cada dia, uma ou duas atrações de peso. O dia 22 de dezembro, por exemplo, terá Fafá de Belém e Zeca Baleiro. No dia 23, The Fevers. Paulinho da Viola se apresenta no dia 19. O Teatro Mágico sobe ao palco no dia seguinte. Dia 21 será a vez de João Bosco.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Aécio venceu em 5 municípios baianos (Foto Pimenta/Arquivo).
Aécio venceu em 5 municípios baianos (Foto Pimenta/Arquivo).

A Bahia deu mais de 70% dos votos à presidente Dilma Rousseff. O mapa eleitoral revela que a petista perdeu em apenas 5 dos 417 municípios baianos. Dois deles são administrados pelo PT: Vitória da Conquista e Itapetinga. Ela ainda sofreu derrota para Aécio Neves (PSDB) em Luís Eduardo Magalhães, Eunápolis e Buerarema.
A derrota em Itapetinga é explicada pela fuga de empregos com a crise na Azaleia. Já em Luís Eduardo Magalhães, pesou a opção feita pelo agronegócio. Em Buerarema, agricultores lideraram campanha contra Dilma por causa da questão indígena. Ainda faltam explicações razoáveis para as derrotas em Eunápolis e Vitória da Conquista, administrada há quase duas décadas pelo PT.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Rui Costa: anúncio do secretariado em dezembro.
Rui Costa: anúncio do secretariado em dezembro.

Rui Costa, governador eleito da Bahia, antecipou que aproveitará poucos nomes do atual secretariado de Jaques Wagner. Na visita a Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, ele disse que mudará “muita coisa”.
O ex-secretário da Casa Civil definirá a equipe até dezembro, quando serão anunciados os nomes do primeiro escalão, informa o Blog do Anderson. Rui acompanha o governador Jaques Wagner na entrega de mais de mil moradias do Minha Casa, Minha Vida em Conquista.
A expectativa é de que nomes do Sul da Bahia integrem a equipe do futuro governador. Dentre os mais cotados, está o ex-presidente da Bahiagás Davidson Magalhães, derrotado na disputa por vaga na Câmara dos Deputados. O comunista ficou na segunda suplência do chapão proporcional governista.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-prefeito de Vitória da Conquista José Fernandes Pedral Sampaio faleceu hoje à tarde (16), no Hospital Samur. Um dos principais nomes da política do sudoeste baiano, Pedral Sampaio foi internado em maio último para retirar tumores no abdome, informa o Blog do Anderson.  A família ainda não divulgou onde o corpo será velado. Assista vídeo com um pouco da história de Pedral e a sua importância para a política e a vida de Conquista.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Gilberto Gil é das atrações confirmadas no FIB (Foto Marcos Hermes).
Gilberto Gil é das atrações confirmadas no FIB (Foto Marcos Hermes).

Mais três grandes atrações foram confirmadas neste sábado (19) para a edição 2014 do Festival de Inverno Bahia (FIB). Gilberto Gil, Vanessa da Mata e Capital Inicial fecham a grade, que terá ainda Skank, Paralamas do Sucesso, Ira!, Luan, CPM 22 e Natiruts.
O FIB vai de 29 a 31 de agosto, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista, no sudoeste do Estado. A grade com a ordem e o dia das apresentações deverá ser anunciada até o início de agosto.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Mário Bittencourt | Uol
homofobiaCom uma população GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transexuais) em ascendência nos últimos anos, a cidade de Vitória da Conquista (a 509 km de Salvador), no sudoeste da Bahia, concentra metade das mortes de homossexuais em 2014 no Estado. Em todo o país, foram 90 mortes registradas.
Segundo a Assessoria de Políticas para Diversidade Sexual, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, até o final de março quatro homossexuais foram mortos neste ano, metade do total de assassinatos ocorridos na Bahia.
Os dados de 2014 de Vitória da Conquista já são o dobro do ano passado, quando duas travestis foram assassinados. Pessoas ligadas ao público GLBT avaliam que as mortes, apesar de envolver também situações de brigas e uso de drogas, têm como causa maior a homofobia.
Leia a íntegra

Tempo de leitura: < 1 minuto

Jogadores comemoram goleada em Pituaçu (Foto Felipe Oliveira/EC Vitória).
Jogadores comemoram goleada em Pituaçu (Foto Felipe Oliveira/EC Vitória).

O Vitória bateu o xará de Conquista por 6 a 0, no Estádio de Pituaçu, há pouco, e garantiu vaga nas finais do Estadual 2014 contra o arquirrival Bahia. Os gols do jogo foram marcados por Souza, Hugo, Airton (2), William Henrique e Juan.
As finais do Baianão 2014 serão disputadas nos dias 6 e 13 de abril.
O Vitória tem a vantagem de jogar por dois empates e, ainda, decidir a partida “em casa”. Como o Barradão está em obras, o jogo deve ser mesmo disputado em Pituaçu.Confira os seis gols do jogo em vídeo do Futebol Bahiano: