Tempo de leitura: < 1minutoAcidente na BR-116 deixou cinco vítimas (Fotos Blog do Anderson).Lia e Gildásio sofreram acidente (Foto Blog do Anderson).
Secretário de Serviços Públicos de Vitória da Conquista e ex-presidente da Câmara de Vereadores, Gildásio Silveira de Oliveira sofreu acidente grave, ontem (3), na BR-116, no norte de Minas Gerais.
O carro em que Gildásio estava, um Toyota Corolla, colidiu de frente com um Fiat Siena, próximo a Teófilo Otoni (MG), informa o Blog do Anderson.
Gildásio, a filha e o genro sofreram escoriações leves, enquanto a esposa dele, conhecida como Lia, está internada depois de passar por cirurgia.
O quadro dela é considerado estável. O acidente ainda envolveu um outro veículo e deixou quatro vítimas, todas encaminhadas pelo Corpo de Bombeiros e Samu para o Hospital Santa Rosária e a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), de Teófilo Otoni.
Tempo de leitura: < 1minutoIdosa sofreu mal súbito e faleceu em aeronave em Conquista (Foto Blog do Anderson).
Do G1
Uma mulher de 74 anos morreu após passar mal dentro de uma aeronave no Aeroporto de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia, na tarde deste domingo (13), segundo informações do Corpo de Bombeiros.
De acordo com o 7º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), a idosa estava acompanhada do esposo, de uma filha e um neto em um voo da Passaredo e a família tinha como destino o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, a vítima sofreu um mal súbito logo após embarcar na aeronave, que ainda estava em solo. A idosa chegou a receber atendimento de equipes de socorro, mas não resistiu. Os bombeiros acionaram a Polícia Federal para realizar o levantamento cadavérico.
Familiares da vítima, que são da cidade de Ibicoara, também na região sudoeste, relataram aos bombeiros que a idosa sofria de problemas respiratórios e viajava para realizar um tratamento.
O G1 entrou em contato com a Socicam Aeroportos, responsável pelo terminal de Vitória da Conquista, e a empresa ficou de buscar informações sobre o ocorrido. A empresa aérea Passaredo também foi procurada, mas nenhum representante foi localizado para comentar a situação.
Tempo de leitura: < 1minutoProvas do vestibular da Uesb vão até terça (Foto Divulgação).
O primeiro dia do Vestibular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) registrou 18,3% de abstenção. Segundo a organização, 3.133 candidatos faltaram ao processo seletivo. Neste primeiro dia, os alunos responderam questões de Português, Redação e Língua Estrangeira.
As provas estão sendo aplicadas nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. A maior parte das abstenções ocorreu em Vitória da Conquista, onde 1.992 vestibulandos faltaram. Em Jequié, foram 943 candidatos ausentes ante 198 em Itapetinga.
A maratona do vestibular tem ainda mais dois dias. Amanhã (14), os concorrentes farão as provas de História, Geografia e Matemática. O último dia (terça, 15) terá questões de Física, Química e Biologia.
Tempo de leitura: < 1minutoTraficante presa pela PRF e a droga apreendida (Foto Divulgação).
Uma traficante paulista foi presa com 72 quilos de drogas, por volta das 17h30min desta sexta (4), no quilômetro 830 da BR-116, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. A mulher de 25 anos viajava em um ônibus que saiu de Piracicaba (SP) e tinha Maceió (AL) como destino.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a mulher foi flagrada com a droga durante abordagem do Grupo de Patrulhamento Tático. Ao revistar o veículo, os policiais encontraram 60 tabletes de maconha. A passageira é de Tatuí, em São Paulo.
Ao ser questionada pelos policiais, a passageira declarou que estava transportando a droga de Piracicaba/SP para Arapiraca/AL e que seria remunerada pelo tráfico. A ocorrência foi encaminhada ao Distrito Integrado de Segurança Pública de Vitória da Conquista.
Tempo de leitura: < 1minutoProtesto de donos de vans formou grande congestionamento na BR-116 (Foto Blog do Anderson).
Donos de vans protestam desde as 5 horas de hoje (6), em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Como consequência, quem precisa pegar a BR-116 enfrenta grande congestionamento, informa o Blog do Anderson. A Polícia Rodoviária Federal diz que manifestantes não informam o motivo do protesto. Exigem a presença de representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Tempo de leitura: < 1minutoAssaltantes Daniel, Eduardo Gomes, Eduardo Vieira e Fernando foram presos em Conquista.
Quatro integrantes de uma quadrilha envolvidos nos assaltos a agências bancárias nos municípios de Barra do Choça, em 27 de setembro, e Itambé, em 14 de outubro, foram presos quando pretendiam assaltar uma empresa de ônibus, na Avenida Juracy Magalhães, em Vitória da Conquista.
Investigados pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), pela participação nos assaltos, Eduardo Gomes Rosa Silva, Eduardo Vieira Barbosa, Fernando Clayton da Silva Morais e Daniel Medeiros da Silva foram presos, no dia 28 de outubro, por policiais das 77ª e 78ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPMs), e conduzidos à base do Draco, em Vitória da Conquista.
Com a quadrilha, foram apreendidas armas, celulares e veículos utilizados nos roubos. O delegado Euvander Rodrigues, do Draco, informou que Eduardo Vieira, que já foi preso por tráfico internacional de drogas, e os comparsas foram autuados por porte ilegal de arma e encaminhados ao Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista.
Tempo de leitura: 2minutosVista aérea da região central de Itabuna (Foto Tarso Soares).
Itabuna cortou 481 empregos com carteira assinada em setembro, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego. O saldo negativo só é menos pior que o apurado em agosto, quando 734 postos de trabalho foram fechados.
Quando apurados os nove primeiros meses do ano, o saldo da a dimensão real da crise: corte de 1.217 vagas. Se levados em conta os 12 últimos meses, são 1.373 postos de trabalho a menos.
O saldo representa a diferença entre número de admissões e de desligamentos.
A construção civil foi o setor que mais puxou os resultados para baixo, em setembro, ao cortar 285 vagas, período que houve registro de 107 contratações contra 392 demissões.
O setor de serviços vem na sequência com fechamento de 119 postos de trabalho, seguido pela indústria (corte de 71 vagas) e pelo comércio (menos 37). Nos nove primeiros meses do ano, o comércio foi quem mais desempregou. Menos 520 vagas.
A agropecuária abriu 32 novas vagas, sendo um dos dois setores com resultado positivo no mês. O outro foi o de serviços industriais de utilidade pública, com abertura de 3 novas vagas.
ILHÉUS CORTA 38 EMPREGOS
Os números em Ilhéus são bem menos piores em setembro. Corte de 38 vagas. Serviços e Agropecuária fecharam o mês no positivo, com 32 e 16 novas vagas, respectivamente.
Porém, outros setores caminharam em sentido contrário. A construção civil cortou 55 vagas e a indústria, 27.
Os resultados do ano decepcionam ainda mais. A indústria cortou 313 vagas. Serviços e comércio cortaram, respectivamente, 287 e 285 vagas.
Administração pública, com 88, e agropecuária, com 83, fecharam no azul, assim como a construção civil (38).
JUAZEIRO É “OÁSIS”
O Pimenta também fez cruzamento de resultados de outros municípios baianos. Juazeiro teve saldo positivo de 301 empregos com carteira assinada.
Comércio e agropecuária foram os setores que mais colaboraram para estes números. O município do norte baiano criou, somente em 2015, 4.582 novos empregos.
Dos grandes municípios do Estado, Camaçari também fechou com saldo positivo ao criar 89 novos empregos em setembro, porém cortou 2.602 empregos no ano.
Feira de Santana, segundo maior município baiano, eliminou 298 postos de trabalho em setembro. Vitória da Conquista, o terceiro, cortou 50. Também fechou no vermelho, com 60 vagas de empregos a menos. Houve corte de 1.932 postos de trabalho em Salvador.
A Bahia fechou 4.360 empregos em setembro. No ano, 40.471. Em 12 meses, foram cortadas 65.909 vagas, quebrando uma sequência positiva desde 2007.
Tempo de leitura: < 1minutoUesb prorroga inscrições para o vestibular 2016
A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) prorrogou, para até dia 19, o prazo de inscrições no Vestibular 2016. Os interessados em concorrer a uma das 1.231 vagas, nos três campi, deverão se inscrever pelo site do processo seletivo.
As provas do Vestibular Uesb serão realizadas nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, nas cidades de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Detalhes da prorrogação podem ser conferidos na Portaria 1565/15.
Informações do processo seletivo podem ser obtidas por meio dos telefones (77) 3424-8757, em Vitória da Conquista; (77) 3261-8604, em Itapetinga; e (73) 3528-9695, em Jequié; ou ainda pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br.
Tempo de leitura: < 1minutoWilliam Santos Alves cumpre pena por roubo (Foto Sinspeb-BA).
William Santos Alves sacou um plano para fugir do presídio de Vitória da Conquista. Ele tentou fugir dentro de um tonel de lixo, na manhã deste domingo (30).
Agentes penitenciários desconfiaram da “carga pesada” na hora da coleta dos resíduos. Abriram o tonel e lá estava William, coberto por uma camada de lixo. O artista voltou para a cela para cumprir pena por roubo.
Tempo de leitura: < 1minutoMárcio Matos entra na disputa interna do PT.
O PT não terá vida fácil nas eleições de 2016 em Vitória da Conquista. O partido governa a cidade há 19 anos consecutivos, mas os planos para a sucessão do próximo ano não contarão, pelo menos no primeiro turno, com apoio de antigos aliados, como o PCdoB, que lançou o nome do deputado estadual Jean Fabrício.
Ontem, para apimentar ainda mais o processo – internamente, uma das tendências internas do partido lançou nome para a sucessão, Márcio Matos, da direção nacional do Movimento Sem-Terra (MST). Márcio deverá se desligar do cargo para disputar a prefeitura conquistense. Ele tem 30 anos e é filho do ex-deputado e ex-prefeito de Conquista Jadiel Matos e integra a tendência Esquerda Popular Socialista (EPS), do PT.
Com a sinalização de Márcio, podem ocorrer prévias para a definição de um nome do PT à sucessão de Guilherme Menezes. Outro nome já posto é o do deputado estadual José Raimundo, ex-prefeito de Conquista. Zé Raimundo, no entanto, enfrenta resistências de Guilherme. De acordo com as últimas pesquisas, quem lidera a corrida eleitoral na “Suíça Baiana” é o peemedebista Herzem Gusmão.
Tempo de leitura: < 1minutoCampus da FTC em Itabuna contrata professores para vários cursos.
A FTC abriu seleção para contratar professores para as unidades de Itabuna e Vitória da Conquista. Em Itabuna, as vagas são para os cursos de Administração, Direito, Engenharia Civil e Fisioterapia.
Os interessados devem se inscrever até o dia 29 de julho, das 9h às 12h e das 14h às 18h, no setor de Gestão de Pessoas, no edifício sede da Instituição, no centro da cidade.
Já em Vitória da Conquista, as vagas são para o curso de Psicologia. As inscrições seguem até o dia 31 de julho e devem ser feitas no setor de Recursos Humanos, na Rua Ubaldino Figueira, nº 200, Parque de Exposições.
Tempo de leitura: < 1minutoLeonardo foi preso com fraldas recheadas.
Sete celulares e sete carregadores embalados em sete fraldas descartáveis, que seriam jogados por cima do muro para os presos do Presídio Nilton Gonçalves, foram apreendidos no bairro Kadija, na residência do traficante Leonardo Silva Macedo, de 29 anos, por investigadores da Delegacia de Homicídios (DH), de Vitória da Conquista.
Os policiais encontraram a curiosa encomenda durante uma investigação de homicídio, relacionado ao tráfico de drogas, naquela região do município. Leonardo era o principal alvo da ação, por integrar uma quadrilha envolvida em roubos, tráfico de drogas e homicídios. Na residência, utilizada para vendas, foram apreendidos ainda um revólver calibre 38, drogas, um pé de maconha e dinheiro.
Com passagens por porte de arma, Leonardo foi autuado por tráfico de drogas, associação criminosa e porte de arma, pelo delegado Neuberto Costa Souza, titular da DH/Conquista, sendo conduzido, em seguida, ao Presídio Nilton Gonçalves. O material apreendido foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Tempo de leitura: < 1minutoFabrício anuncia intenção de disputar prefeitura de Conquista.
O deputado estadual Jean Fabrício (PCdoB) anunciou sua pré-candidatura a prefeito de Vitória da Conquista, após reunião com a cúpula do partido em Salvador. Fabrício se disse “pronto, disposto e preparado” para a disputa.
– Sabemos das dificuldades que teremos pela frente, mas a candidatura vai para disputa pra valer, vamos ganhar a simpatia do eleitorado e trabalhar com todas as forças para vencer o pleito – afirmou.
O anúncio da pré-candidatura, com disposição para ir até o fim, marca um rompimento com o PT do prefeito Guilherme Menezes, de quem os cururus sempre foram aliados. Conquista é o terceiro maior município baiano, governado pelo PT há quase 20 anos e de forma ininterrupta.
Tempo de leitura: 2minutosDiego Aragão marca o segundo gol da vitória do Conquista (Reprodução Rede Bahia).
Sob gritos de “olé”, o Bahia foi derrotado por 3 a 0 pelo Vitória da Conquista, no Estádio Lomanto Júnior, há pouco. Os três gols foram marcados no segundo tempo da partida disputada em Conquista, no sudoeste do estado. Com o placar, o Bode, como também é chamado o time conquistense, poderá perder por até dois gols de diferença e levará o título de campeão baiano de 2015.
O placar foi aberto por Fausto no segundo minuto do segundo tempo, aproveitando cobrança de falta para cabecear e mandar a bola para o fundo da rede tricolor.
Diego Aragão aproveitou bobeada da defesa do Bahia, tirou o zagueiro e chutou forte para fazer 2 a 0, no ângulo. Bastante emocionado, o itabunense comemorou o segundo gol e mandou alô para a terra natal. “Abraço a todos itabunenses. É emocionante, pois sou aqui da Bahia, menino humilde, disse aos meus amigos e à minha namorada que iria fazer o gol…”, disse ele em entrevista à Rede Bahia.
Quem fechou o placar foi André Beleza, aos 28 minutos da etapa final: 3 a 0! A zaga do Bahia não marcou direito e André soltou um petardo da entrada da grande área, sem chance para o goleiro do Bahia. Apesar da vibração pelo resultado favorável, o técnico do Bode, Evandro Guimarães, lembrou que ainda tem 90 minutos pela frente, no próximo domingo (3), em Salvador.
Tempo de leitura: < 1minutoColo-Colo sufocou, mas jogo terminou empatado em 1 a 1 (Foto José Nazal).
O C0lo-Colo empatou em 1 a 1 com o Vitória da Conquista neste domingo (19), no Estádio Mário Pessoa, e disputará o terceiro lugar do Baianão 2015. Para chegar à final, o Tigre Ilheense precisava derrotar o Bode por três gols de diferença, após perder por 3 a 0 para o Conquista no jogo de ida, há duas semanas.
A partida começou com o Colo-Colo na pressão e um gol de Jussimar aos 10 minutos, porém o Vitória da Conquista chegou ao empate ainda na primeira etapa. E assim terminou o jogo.
O Tigre, frisemos, retornou à elite do Baianão neste ano e sonhava apenas figurar entre os oito melhores. Foi além ao derrotar o Vitória, no Barradão, por 2 a 0, e chegar à semifinal. Um apagão no sistema defensivo no primeiro jogo da semifinal deixou o sonho de uma segunda final de Baianão – e o título, distantes.
O time fez bonito e terá agora a chance de um terceiro lugar e a oportunidade de disputar a Série D do Brasileiro de Futebol ou a Copa do Nordeste 2016. Os jogos serão contra a Juazeirense, que, após perder por 3 a 1 em casa, novamente foi derrotado pelo Bahia, hoje em Salvador, por 3 a 2. Bahia e Vitória da Conquista farão os jogos finais do certame.