Tempo de leitura: < 1 minuto

lenine e arthur moreiraLenine e Arthur Moreira Lima abrem a programação de shows com grandes músicos nacionais dos festejos natalinos de Vitória da Conquista, no próximo sábado, 15.

Considerada a maior programação do interior baiano, o Natal da Cidade será realizado em três praças do município e vai reunir atrações como Gal Costa, Ivan Lins, o cantor lírico Edson Cordeiro, 14 Bis, O Teatro Mágico e Marina Elali.

Confira programação completa

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os petistas lamentaram em Salvador, mas festejaram em Vitória da Conquista. Na terceira maior cidade da Bahia, Guilherme Menezes (PT) chegou a ter a eleição ameaçada pelo radialista Herzem Gusmão (PMDB), mas conseguiu superar o adversário e confirmar o primeiro lugar nas urnas neste domingo.

Guilherme venceu com 91.072 votos (56,28%). Gusmão recebeu 70.760 (43,72%).

Este será o quarto mandato do petista no município. O PT governa Vitória da Conquista desde 1997.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia já registrou 4.278 casos de violência doméstica e sexual neste ano. Em Salvador foram 1.844 ocorrências entre janeiro e este mês. No interior, os municípios com maior quantidade de notificações de violência doméstica e sexual são Feira de Santana, Vitória da Conquista e Barreiras.

Foram foram 503 ocorrências em Feira, 245 em Conquista e 224 em Barreiras. No sul da Bahia, os municípios que fizeram notificações foram Arataca, Buerarema, Gandu, Gongogi e Ibicaraí, além de Ilhéus, Itabuna, Iguaí, Pau Brasil, Mascote, Santa Luzia e Una.

Foram registrados mais de 160 casos de violência doméstica e sexual nesses municípios. Somente em Ilhéus e Itabuna, foram 110 notificações. Informações d´A Região.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Duas pesquisas eleitorais sobre a disputa em Salvador foram registradas hoje para divulgação no sábado, 27, véspera da definição de quem será o novo prefeito da capital baiana. Nelson Pelegrino (PT) e ACM Neto (DEM) são os nomes postos no segundo turno. As pesquisas serão feitas pelo instituto Babesp, o DataNilo, e Ibope – esta última encomendada pela Rede Bahia.

Já em Vitória da Conquista, a pesquisa a ser divulgada no sábado, 27, será da Hoje Comunicações, do jornalista Paulo Nunes. Vai ouvir 1.412 eleitores conquistenses e os custos serão assumidos pelo próprio instituto.

O duelo no município do sudoeste baiano ocorre entre Guilherme Menezes (PT) e Herzem Gusmão (PMDB). O candidato petista disputa a reeleição e vive expectativa de governar Conquista pela quarta vez. No primeiro turno, Guilherme obteve 49,92% dos votos válidos ante 40,24% de Herzem.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Trip vai operar voo diário direto entre Belo Horizonte e Vitória da Conquista a partir de Confins. O voo inaugural está previsto para 22 de outubro. Para isso, a companhia já recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Azul também espera autorização da Agência para voo direto, em dezembro, segundo o site Panrotas.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Guilherme tem 48,73% das intenções de voto.

Pesquisa da Hoje Comunicações Pesquisas e Jornalismo Ltda com 5.002 eleitores de Vitória da Conquista aponta para a reeleição de Guilherme Menezes (PT) em primeiro turno. O prefeito do município do sudoeste baiano aparece com 48,73% das intenções de voto, enquanto o radialista Herzem Gusmão (PMDB) soma 28,59%.

Distantes, vêm Abel Rebouças (PDT), com 4,8%, Edigar Mão Branca (PV), com 2,71% e Élquisson Soares (PPS), com 0,89%, informa o Blog do Anderson. A pesquisa foi contratada pelo PT conquistense. Os eleitores foram ouvidos nos dias 28 a 30 de setembro.  O levantamento está registrado com o número 00308/2012 no Tribunal Superior da Eleitoral.

 

Tempo de leitura: 7 minutos
Governador durante inauguração de base comunitária em Itabuna (Foto Pimenta).

O governador Jaques Wagner esteve no final de semana em Itabuna, onde inaugurou a primeira Base Comunitária de Segurança no interior da Bahia. A base de segurança é aposta para redução dos índices de criminalidade em áreas onde há domínio do crime.

Após a inauguração no Monte Cristo e entrevista ao Alerta Total, da TV Cabrália, o governador concedeu entrevista ao PIMENTA. O mandatário baiano falou de greves no funcionalismo, gestão pública, eleições e reflexos eleitorais do julgamento do Mensalão, no Supremo Tribunal Federal (STF). Wagner fez crítica à Revista Veja pela postura de “partido político” assumida pela publicação da Editora Abril.

O governador também abordou o processo eleitoral na Bahia e ainda vê a disputa embolada em Itabuna. Ele afirmou que, na reta final, poderá vir a Itabuna apoiar o candidato da base aliada que estiver melhor posicionado – Vane do Renascer (PRB) ou Juçara Feitosa (PT).

PIMENTA – Quais os resultados já obtidos com as Bases Comunitárias nas áreas onde foram instaladas?

JAQUES WAGNER – A depender do tempo de instaladas, os índices de criminalidade apresentam redução de 40% a 50%. Na área do Calabar [Salvador], tivemos período longo com zero homicídio e as bases têm se mostrado a melhor política, mas é óbvio que não vamos colocar bases em todos os bairros, todo interior, mas as colocamos em cidades com índices elevados, como é o caso de Itabuna. Semana que vem estou indo a Feira de Santana, tem uma projetada para Porto Seguro, é uma política de instalar em bairros onde existe o tráfico conflagrado.

O governo fez opção de instalar a Base Comunitária numa área de quadra poliesportiva. Não há uma incoerência governamental entre discurso e combate ao crime?

Na verdade, foi demandado à prefeitura o oferecimento de um terreno. Também acho que é ruim suprimir uma quadra de esporte para colocar uma base comunitária, que é bem-vinda. A unidade nossa é provisória, mas o terreno ao lado [da quadra] é que será usado.

Existem demandas no sul da Bahia, como a duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna . Quando esta obra vai sair?

A duplicação ficou a cargo do governo federal . O Derba [órgão estadual] já entregou o projeto ao Dnit e está sendo adequado pelo Ministério dos Transportes. O dinheiro está reservado dentro do PAC II. É o Dnit terminar o projeto, sair a licença ambiental e fazer a obra. Eu tenho convicção de que a gente consegue começar essa obra no primeiro semestre de 2013.

______________

Com a aproximação da eleição, se um candidato da base estiver disputando com o adversário, no caso de Itabuna é com o DEM, a gente pode vir para reforçar.

______________

Falando de eleições, como se posicionará em Itabuna, onde a base tem dois candidatos?

Para não ser desleal, a minha postura é sempre ficar equidistante onde temos dois candidatos e estes participaram da minha campanha [em 2010]. Com a aproximação da eleição, se um candidato da base estiver disputando com o adversário, no caso de Itabuna é com o DEM, a gente pode vir para reforçar. Por enquanto, há a informação de que a disputa está embolada e eu estou me mantendo distante não só aqui como em todos os lugares. Sou do PT, mas sou de uma coligação. Então, se existem dois candidatos da base, a gente mantém essa distância.

Qual o mapa eleitoral que o governo projeta para este ano?

A projeção que temos é de que, dos 417 municípios, faremos 320. Gente mais otimista fala em 330. Eu boto 320, o que já seria um número bastante representativo, ficando perto de 100 com a oposição, mas ressalvando alguns municípios, pois o PMDB é parte do governo da presidenta Dilma e oposição ao governo estadual, mas não há “interdição” de alianças. Tem prefeitura que vai ser ganha pelo PMDB, mas com o apoio de gente nossa e do PT. E tem lugares onde o PT deve ganhar com o apoio do PMDB. Mas eu diria que, na minha base, estaremos acima de 320 prefeituras.

______________

Nelson Pelegrino tem crescido bastante e o candidato do DEM, na minha opinião, vem perdendo fôlego.

______________

E Salvador?

Nelson Pelegrino tem crescido bastante e o candidato do DEM, na minha opinião, vem perdendo fôlego. Em Feira, a eleição é dura, mas a reação de [Zé] Neto é muito boa. Já em Vitória da Conquista, Guilherme Menezes está bem. Aqui em Itabuna, como já disse, está embolado e em Ilhéus nós temos dois candidatos da base, assim como em Barreiras. Então, acho que o resultado vai ser bastante positivo.

Nacionalmente, qual será o impacto do Mensalão para o projeto eleitoral do PT?

Eu estava dizendo que houve julgamento do povo. O episódio do Mensalão já foi público. Em 2005, 2006, teve gente cassada ou que renunciou para não perder o mandato… Na minha opinião, o impacto maior se deu naquela época. Nós já tivemos as eleições de 2006, 2008 e 2010. Algumas pessoas se desestimularam em relação ao PT, mas, pelo desempenho nas eleições, eu diria que não foi um golpe como a oposição gostaria que fosse. Até porque, se o PT tem erros, e seguramente tem, os outros não estão isentos.

Os reflexos hoje seriam menores?

A população não é mais ingênua. Sabe que fazer o discurso da moralidade é fácil, mas teve, por exemplo, o episódio do Mensalão do DEM, com gente filmada colocando o dinheiro no bolso e por aí vai. E o PSDB, também [Minas Gerais]. Então, eu não gosto de generalizar. Seguramente, não somos um partido dos santos, mas de homens e mulheres, como todos são, com erros e acertos. Agora, alguém tentar posar de partido dos santos, de partido detentor da moralidade absoluta acaba soando como mentira para a população. Então, algum impacto acho que tem, mas não estou sentindo, pelo menos por onde tenho andado.

E na Bahia?

É óbvio que não tenho andado por outros estados, mas não estou sentindo isso.

______________

Eu digo sempre que com o pecado do pecador o povo já se acostumou. O pecado do pregador assusta muito mais. Quando acontece alguma coisa com alguém do PT, vira escândalo.

______________

O senhor esteve em São Paulo em apoio a Fernando Haddad. Lá, o senhor não sentiu?

Algum reflexo tem, é óbvio. Eu digo sempre que com o pecado do pecador o povo já se acostumou. O pecado do pregador assusta muito mais. Como nós sempre pregamos a moralidade e o bom uso do dinheiro público, quando acontece alguma coisa com alguém do PT vira um escândalo. Por quê? Porque somos pregadores do bom uso do dinheiro público. O episódio foi em 2005, há o julgamento e a postura de condenação. Agora, não acredito que isso vá ser… Vamos ver em São Paulo, onde o Haddad está crescendo, o Russomano está consolidado na primeira posição. Espero que [no segundo turno] dê Russomano e o Haddad, mas vamos esperar mais um pouquinho.

E o que muda com o envolvimento do nome do ex-presidente Lula, segunda a Veja?

Olha, a Revista Veja, ultimamente, tem se transformado quase que num partido político, como já aconteceu em outros países democráticos como Inglaterra, Estados Unidos. Alguns órgãos de imprensa esquecem de que a imprensa tem direito a ter sua opinião – e nós defendemos a liberdade de imprensa, mas tem momentos que ela assume uma posição e se contamina até diante da sociedade. A tentativa, na minha opinião, é absurda. Eu fui ministro que cuidava de toda aquela questão à época do Mensalão. Eu era o articulador político do presidente Lula… No dia que estive em São Paulo, estava saindo a revista e eu disse “posso garantir que o presidente nunca se encontrou com Marcos Valério nem no Palácio do Planalto nem no Alvorada ou na Granja do Torto”.

Mas a pressão é grande.

Essa tentativa [de envolver o ex-presidente Lula] já foi rechaçada no começo pelo Supremo. É tentativa de contaminar uma pessoa que, para tristeza das oposições, continua morando no coração de 80% dos brasileiros, pelo trabalho que ele fez. Mas não acho que isso vá prosperar. Insisto que é falta de argumento da oposição e aí tenta bater só nessa tecla. O povo ouve a palavra, mas julga pela ação. Creio que a ação do PT ao longo desses anos, seguramente, não é perfeita, mas a gente tem feito processo de prosperidade bastante grande no Brasil e na Bahia.

O senhor sempre foi visto como homem do diálogo e oriundo da base sindical. Por que se enfrentou duas greves duras só neste ano, principalmente a dos professores, que foi a mais desgastante e longa?

A greve da Polícia Militar, na verdade, tinha uma agenda nacional, que era a PEC 300. Então, iniciou-se um processo de greves em outros estados e chegou na Bahia e tomou contornos inaceitáveis e violentos. Graças a Deus, superamos aquela fase. Fizemos uma oferta salarial à Polícia Militar que começa a ser cumprida agora em novembro.

______________

Os negociadores do meu lado e do lado dos professores não exercitaram bem o que é sagrado – a mesa de negociação e o diálogo – e a greve acabou adentrando por uma conotação de politização.

______________

E na greve dos professores?

No caso dos professores, considero que houve erro de parte a parte na mesa de negociação. Os negociadores do meu lado e do lado dos professores não exercitaram bem o que é sagrado – a mesa de negociação e o diálogo – e a greve acabou adentrando por uma conotação de politização. Só lembrar que, seguramente, não sou governador da Bahia duas vezes, deputado três vezes e ex-ministro do presidente Lula por que seja burro. É óbvio que se num ano eleitoral eu pudesse alargar os proventos do funcionalismo público para estar em cada canto com gente satisfeita… Eu tenho limite e tenho que governar dentro da responsabilidade fiscal. Eu só quero lembrar, sem voltar a esse debate, que nós fizemos e vamos completar em março 53% de ganho real sobre a reposição da inflação. Houve desgaste, mas ele vai sendo superado. O governo não é julgado só por esse episódio. É julgado pelo conjunto da obra de cinco anos e meio. Graças a Deus, a gente tem avaliação bastante positiva da população.

Só que as pesquisas ainda apontam desgaste.

Não, você está falando da pesquisa de Salvador. É que o povo tem a mania de pegar pesquisa de Salvador.

Nos maiores centros, como Itabuna, também ainda há reflexo.

Em Feira de Santana virou completamente. Pode não ser igual às outras cidades do interior, mas a avaliação é positiva. Inclusive, em Salvador a regressão da desaprovação já é bastante grande e a gente já tem aprovação superior a não-aprovação. Salvador foi o grande foco da greve dos professores. Mas em época de eleição as coisas são… (pausa)

Mais acirradas?

(…) Mais acirradas e ninguém [da oposição] vai falar das bondades. Mas sou pessoa tranquila. Vou dar o exemplo de Salvador [em relação a pesquisa]: tinha gente comemorando antes da hora e me parece que a festa não vai ser como eles estavam imaginando. Vamos aguardar porque, pelas pesquisas, eu não iria nem para o segundo turno em 2006 e acabei ganhando no primeiro. Achava impossível ganhar do primeiro turno em 2010… Não falo isso com arrogância, mas como recomendação porque pesquisa é fotografia do momento. Eu acabei de ouvir do diretor da própria rede aqui [Marcelo Almeida, da TV Cabrália] que as coisas mudam com muita rapidez em Itabuna. Em São Paulo, todo mundo achava que Celso Russomano (PRB) ia cair [nas pesquisas]  com duas semanas de televisão. Consolidou em 35% e está todo mundo agora batendo perna, não entendendo o que está acontecendo. Então, vou continuar com minha humildade. Evidente que eu sei os problemas que o governo tem, mas também eu sei das entregas que a gente fez e não são poucas, e o povo julga pelo conjunto da obra.

Tempo de leitura: 3 minutos

Marcos Bandeira 

Sou obrigado a concordar com o articulista que Itabuna, em face da violência exacerbada, principalmente a violência juvenil, está necessitando de uma infraestrutura melhor

O artigo intitulado “Projetos inovadores para combater a violência em Itabuna“, de autoria de Elton Oliveira, embora impregnado de bons propósitos, peca por premissas falsas e pelo desconhecimento do autor sobre o funcionamento do sistema socioeducativo – pelo menos é o que fica demonstrado pela leitura do texto.

Em primeiro lugar, não é de competência do legislativo municipal criar unidades de internamento e semi-liberdade. Esta responsabilidade , de conformidade com a lei do Sinase, é do Estado. O município é responsável pela criação e manutenção de unidades de medidas socioeducativas em meio aberto (liberdade assistida e prestação de serviços às comunidades) e essas unidades funcionam muito bem em Itabuna, sendo referência para o Estado da Bahia, já tendo passado por elas mais de 1.500 adolescentes em conflito com a Lei.

Existem uma excelente equipe interdisciplinar e várias oficinas, inclusive estação digital, que já permitiram a muitos adolescentes saírem do ciclo de marginalidade e das drogas e estarem trabalhando, inseridos no sistema de garantias de Direito. Infelizmente, alguns se evadiram, reiteraram na prática delituosa e outros morreram.

Não é verdade que os “menores são liberados pelas autoridades competentes, sem cumprir a medida socioeducativa”. Os adolescentes que cometem atos infracionais com violência e grave ameaça cumprem medidas de internamento em Salvador e Feira de Santana, enquanto a medida socioeducativa de semi-liberdade é cumprida em Vitória da Conquista. Não existe, portanto, essa ideia de “passar a mão na cabeça do adolescente”.

A Vara da Infância e Juventude de Itabuna realiza por semana cerca de 20 a 25 audiências envolvendo somente adolescentes infratores, e em determinados períodos são realizados mutirões, cada um com cerca de 50 audiências, somente com adolescentes infratores. O adolescente, quando é julgado e condenado, sempre é responsabilizado de conformidade com a gravidade do ato infracional que cometeu e com o seu respectivo perfil.

Existem adolescentes com o perfil para cumprir medidas socioeducativas em meio aberto, e eles cumprem a medida em Itabuna. Outros, com perfil diferenciado e que cometeram atos infracionais graves com violência ou grave ameaça, cumprem a medida de internamento em Salvador ou Feira de Santana, em sistema de internamento.  Atualmente devem existir em Salvador e Feira de Santana mais de trinta e cinco adolescentes que estão privados da liberdade, cumprindo medidas de internamento. Itabuna e Ilhéus são as comarcas que mais encaminham adolescentes para Salvador.

Desta forma, achei oportuno o esclarecimento, muito embora sou obrigado a concordar com o articulista que Itabuna, em face da violência exacerbada, principalmente a violência juvenil, está necessitando de uma infraestrutura melhor. Necessitamos não somente de unidades de internamento e semiliberdade (que é atribuição do Estado da Bahia), mas também de uma delegacia especializada para adolescentes em conflito com a lei (que também é responsabilidade do Estado da Bahia), de uma comunidade terapêuticas para adolescentes drogados (que pode ser de responsabilidade do município), além da implantação efetiva do programa Começar de Novo, para adolescentes infratores (que é uma parceria entre o município e o Estado).

Também necessitamos de muitos projetos sociais capazes de prevenir e retirar a criança e o adolescente do ciclo de marginalidade, como os que estamos tentando implementar com a criação das “Casas Lares”  no Lar Fabiano de Cristo, transferindo as crianças atualmente abrigadas no SOS Canto da Criança, e o projeto “Famílias acolhedoras”, para acolher crianças abandonadas e em situação de vulnerabilidade.

Marcos Bandeira é juiz titular da Vara da Infância e Juventude de Itabuna (BA). 

Tempo de leitura: < 1 minuto
Asa de Águia no FIB 2012.

A organização do Festival de Inverno Bahia (FIB) divulgou nesta segunda, 6, a grade de shows do evento que começa no dia 24 no Parque de Exposições Teopompo almeida, em Vitória da Conquista, sudoeste baiano. Asa de Águia vai comemorar, no festival, os 25 anos da banda.

Pitty, Seu Jorge e Jammil se apresentam no dia 24, primeiro dia do festival. Já no sábado, apresentam-se Maria Gadú, Biquini Cavadão e Capital Inicial. Leoni, Asa de Águia e Jorge & Mateus são as atrações do domingo, 26.

O festival entra na oitava edição, mas abrindo mais espaço para o axé e o sertanejo, perdendo as características que o consagraram (mistura de pop, rock e MPB). O FIB é promovido pela Icontent e TV Sudoeste. Confira mais informações na página oficial do evento.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) apreendeu 21,5 toneladas de pele bovina em Vitória da Conquista durante fiscalização em salgadeiras no sudoeste baiano. De acordo com a direção da Adab, os estabelecimentos já haviam sido notificados das irregularidades, mas insistiram na comercialização sem o documento sanitário obrigatório e em péssimas condições de higiene.

Segundo comunicado da agência, todo o material apreendido foi inutilizado no aterro de Vitória da Conquista. “Cada pele comercializada clandestinamente equivale a um bovino abatido da mesma forma”, alerta o diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, poderá ter 2º turno.

Pela primeira vez na história, o segundo turno nas eleições municipais pode incluir mais um município baiano. Vitória da Conquista, terceiro colégio eleitoral do Estado, atrás apenas de Salvador e Feira de Santana, tem chances de conhecer seu prefeito dia 27 de outubro. O segundo turno só se realiza quando nenhum candidato atinge a maioria absoluta de votos no primeiro turno da eleição, que neste ano ocorre no dia 7 de outubro.

Após vistoria da Justiça Eleitoral, o município confirmou ter 215.299 eleitores. Vitória da Conquista ultrapassou o mínimo necessário para exigir segundo turno no pleito para prefeito, que é de 200 mil eleitores, conforme determina a Lei das Eleições.

A juíza Simone Soares Chaves, titular da 40ª Zona Eleitoral comemora. “É um momento histórico para a cidade, marcando seu desenvolvimento pelo crescimento populacional e, conseqüentemente, de eleitores”. A cidade comporta também as 39ª e 41ª Zonas Eleitorais, sendo uma das seis cidades do Estado a possuir mais de uma zona eleitoral devido ao grande volume de eleitores.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Davidson comemora resultados.

A Bahiagás apareceu em segundo lugar entre as empresas de petróleo e gás com melhor desempenho no País, conforme ranking divulgado elaborado pelo jornal Brasil Econômico. A levantamento está publicado no anuário Melhores do Brasil.

O presidente da companhia, Davidson Magalhães, comemorou o fato de a Bahiagás ficar atrás apenas da multinacional Petrobras e superar gigantes ou tradicionais como a Repsol, Manati e CEG Rio.

– A Bahiagás vem se consolidando como uma das mais expressivas empresas de gás do país justamente por levar a nossa matéria-prima para cada vez mais baianos.

A empresa baiana tem projetos de R$ 240 milhões em investimentos até 2015. A Bahiagás quer chegar a novos polos consumidores, como Porto Seguro e Teixeira de Freitas, no extremo-sul baiano, e Vitória da Conquista, Jequié, Brumado e Itapetinga, no sudoeste do Estado.

De acordo com Davidson, estes municípios possuem mercado potencial de aproximadamente 400 mil metros cúbicos de gás, por dia. O fornecimento de gás a estas localidades será feito, afirma, por meio de gás natural comprimido e gás natural liquefeito.

Até o segundo semestre, a empresa entrega projeto e deflagra licitação para a malha do gasoduto Ilhéus-Itabuna, interligando o city-gate de Itabuna ao município do litoral sul.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Itabuna não se cansa de perder. Há pouco, o Azulino sofreu a nona derrota em 14 jogos no Baianão 2012 e complicou-se ainda mais no campeonato. O time é o lanterna da competição com apenas 7 pontos e volta a jogar no próximo domingo (18), às 16h, no estádio Luiz Viana Filho, contra o Feirense.
O Dragão do Sul conseguiu dominar o Bode no primeiro tempo e até fez um gol, aos 35min, marcado por Wagner e anulado pela arbitragem. Na etapa final, falta e sorte: o time começou a etapa final tomando gol. Marcos Pantera abriu o placar para o Vitória da Conquista aos 3min.
Estreante, o goleiro Pedro Henrique evitava o pior, mas o time perdeu o jogador Diego, expulso. O Dragão até conseguiu o empate aos 40min, com Gazinho, ajudado pela zaga conquistense. E como alegria de lanterninha dura pouco, o Itabuna cedeu empate aos 44 min, gol de Mica, que aproveitou vacilo do jogador Murilo.
A situação do time no campeonato não piorou porque dois dos adversários diretos na luta contra o rebaixamento também perderam: Fluminense e Camaçari. O time do Polo foi goleado por 4 a 1 pelo Vitória e o Flu tomou  4 a 2 do Feirense. Ambos têm 11 pontos, quatro a mais que o Itabuna. O Azulino tem oito jogos para evitar a degola. Vai conseguir?

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Itabuna terminou o primeiro tempo do jogo contra o Vitória da Conquista no 0 a 0, no estádio Lomanto Júnior. O atacante Wagner até marcou um gol, mas foi anulado pela arbitragem. Na sequência, o estreante Pedro Henrique fez duas belas defesas e evitou vitória parcial do adversário. Jogo está no intervalo. O Azulino precisa vencer, pois tem apenas sete pontos em 13 jogos.
Conquista na frente – Nem bem começou o segundo tempo e o Itabuna cumpre a sina. Tomou gol aos 3º. Pantera carimbou, colocando o Vitória da Conquista na frente.