Abertura de novo escritório da Apex foi assegurada durante reunião em Brasília || Foto Eduardo Aiache/GovBA
Tempo de leitura: 2 minutos

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) vai abrir escritório em Salvador. Será o primeiro da Bahia e o segundo do Nordeste. O anúncio foi feito pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira (9), após alinhamento do governador Jerônimo Rodrigues (PT) com o presidente da Agência, Jorge Viana. Para o gestor baiano, trata-se de oportunidade de aumentar as exportações de mercadorias com maior valor agregado.

“Tenho muita clareza sobre o papel fundamental que a Agência desempenha para nós. A retomada do presidente Lula significa reestabelecer novos formatos de exportação. Nós queremos sair da lógica de exportar apenas commodities, e sim produtos com valor agregado, como chocolate, tecidos e alimentos processados”, afirmou Jerônimo durante o encontro com Jorge Viana, em Brasília.

A nova unidade da ApexBrasil irá oferecer suporte direto às empresas baianas que desejam iniciar ou ampliar suas exportações. Entre os setores de destaque apontados pelo governador estão as energias renováveis, a agricultura e a indústria. Com a nova estrutura em Salvador, o Governo da Bahia pretende também ampliar a articulação regional por meio do Consórcio Nordeste.

QUALIFICAÇÃO PARA EXPORTAÇÃO

Além da instalação do escritório, a Agência e o Governo do Estado confirmaram o lançamento do Programa de Qualificação para Exportação, que atenderá a 350 empresas nos polos de Salvador, Ilhéus e Vitória da Conquista. O programa oferecerá consultoria gratuita e especializada para empresários que desejam se inserir no comércio exterior.

Outro destaque foi a apresentação do estudo ‘Oportunidades de Exportações e Investimentos da Bahia’, elaborado em parceria com a ApexBrasil. O material traça um panorama estratégico do estado e será a base para um plano de ação conjunta, envolvendo o governo baiano, a Agência e entidades locais, com foco na prospecção de mercados, capacitação e organização de missões internacionais.

Durante a agenda, Jorge Viana também anunciou a intenção de promover na Bahia o maior evento nacional voltado para cooperativas exportadoras, com apoio do Sebrae e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), reunindo até 2 mil cooperativas de todo o País.

ItaPedro 2025 tem, novamente, a Unex como um dos patrocinadores || Foto PMI/Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Os festejos juninos expressam a cultura regional do Nordeste, que se transforma para celebrar Santo Antônio, São João e São Pedro. Em 2025, a Unex fortalece ainda mais sua conexão com a cultura regional nas celebrações de três importantes cidades baianas: Itabuna, Jequié e Vitória da Conquista. A instituição de ensino superior é parceira das festividades locais, “reforçando seu compromisso com o desenvolvimento social, cultural e educacional da região”.

Em Jequié, onde a Unex mantém uma unidade da Faculdade de Excelência, a festa organizada pela Prefeitura e pela Secretaria de Cultura e Turismo promete dez dias de celebração com o tema O Brasil se Encontra Aqui. A proposta visa nacionalizar o São João jequieense, colocando a cidade no circuito dos maiores eventos do país. Atrações como Gusttavo Lima, Alok e Ana Castela já estão confirmadas.

Campus dos cursos de saúde da UnexMed em Itabuna || Foto Divulgação

Ainda no sudoeste baiano, em Vitória da Conquista, a programação vai de 20 a 24 de junho no Parque de Exposições Teopompo de Almeida. Nomes como João Gomes, Mastruz com Leite, Lauana Prado e Edgar Mão Branca são esperados para atrair milhares de forrozeiros e reforçar a identidade cultural conquistense.

A festa em Itabuna, no sul da Bahia, começa na próxima semana. De 26 a 29 de junho, na tradicional Arena Zé Cachoeira, vai rolar o ItaPedro. A 4ª edição da festa homenageia um dos ícones do forró – Vavá dos 8 Baixos – e terá grandes atrações como Zé Neto & Cristiano, Tarcísio do Acordeon, Solange Almeida e Dilsinho.

“A Unex contribui ativamente para o fortalecimento da cultura nordestina, valorizando as tradições populares e promovendo o lazer e a integração das comunidades onde está inserida. Essa presença da marca nos festejos reforça o compromisso da instituição com a transformação social por meio da educação, da arte e da cultura. Além disso, é uma forma de devolver à população o acolhimento e a confiança recebidos ao longo dos anos, celebrando, junto com os baianos, o orgulho de ser do interior”.

Mensagens serão disparadas neste sábado (14), às 12h || Foto Luís André/GovRS
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu comunicado aos colaboradores da Pasta em Ilhéus sobre a simulação do novo sistema nacional de alertas por SMS, o Defesa Civil Alerta, que será executada neste sábado (14), às 12h. Além do município sul-baiano, a ferramenta será testada em Salvador, Santa Cruz Cabrália e Vitória da Conquista.

O sistema foi desenvolvimento pelo Governo Federal em parceria com estados e municípios. A ação é coordenada pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) e terá caráter exclusivamente demonstrativo, com o disparo de uma mensagem de teste enviada pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília. A mensagem conterá o aviso:

“ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado.”

NÃO HAVERÁ INTERRUPÇÃO DE SERVIÇOS

A Sesab reforça que nenhum serviço de saúde deve ser interrompido ou adiado em função da simulação. Consultas, exames, internações, procedimentos cirúrgicos ou quaisquer outras atividades assistenciais deverão ocorrer normalmente, com especial atenção ao acolhimento da população que, eventualmente, possa procurar unidades de saúde com dúvidas sobre o conteúdo da mensagem recebida.

A testagem faz parte da fase de implantação do sistema na Bahia, que entrará em operação definitiva no próximo dia 18 de junho. A ferramenta tem como objetivo fortalecer a prevenção e a resposta a desastres, emitindo alertas em tempo real para a população via rede de telefonia celular, sem necessidade de cadastro.

Médica Hannah Thame inaugura clínica de reabilitação animal em Vitória da Conquista
Tempo de leitura: 2 minutos

Vitória da Conquista, uma das principais cidades da Bahia e que atrai consumidores de todo o sudoeste baiano e norte de Minas Gerais, ganhou nova clínica veterinária, a HERA (Hannah Espaço de Reabilitação Animal).

Dirigida por Hannah Thame, médica veterinária e mestra pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), com especialização em Acupuntura Animal pelo Instituto Universallis, a clínica foi cuidadosamente idealizada para oferecer atendimento humanizado, acolhedor e altamente especializado para os pets e seus tutores.

A HERA disponibiliza serviços de excelência para garantir a saúde e o bem-estar dos animais como clínica geral, exames laboratoriais e de imagem, vacinação, além de atendimento especializado em fisioterapia e acupuntura veterinária, o grande diferencial da clínica.

“A fisioterapia e a acupuntura são as bases do nosso trabalho, com foco na reabilitação, prevenção de doenças e melhora da qualidade de vida dos animais, especialmente aqueles que precisam de cuidados específicos, como pets idosos ou ainda com doenças ortopédicas ou neurológicas”, afirma Hannah Thame.

A clínica nasce a partir da sólida experiência de mais de 13 anos de atuação na Medicina Veterinária, com dedicação especial à reabilitação animal. “Essa trajetória nos permite oferecer tratamentos personalizados, baseados em evidências científicas e com resultados comprovados”, ressalta Hannah Thame.

“Na HERA, cada paciente é único e tratado com respeito, carinho e profissionalismo. Será um prazer enorme receber os tutores e seu pet para conhecer nossas instalações, nossos serviços e toda a estrutura preparada com muito amor”, finaliza a médica veterinária.

A HERA (Hannah Espaço de Reabilitação Animal) fica localizada na rua Frarlei Nascimento, 49, Boa Vista, em Vitória da Conquista. O telefone e WhatsApp é o (77) 99944-5460.

Mega-Sena sorteia R$ 100 milhões no sábado (14)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Duas apostas feitas na Bahia ficaram a uma dezena do prêmio principal da Mega-Sena, sorteada na noite desta quinta-feira (12), no Espaço de Loterias Caixa, em São Paulo. As apostas que acertaram cinco dos seis números foram feitas em Porto Seguro, no extremo-sul, e Salvador. As dezenas sorteadas foram: 6, 15, 31, 38, 40 e 49. Cada um receberá R$ 77.957,21.

Além dos baianos, outros 59 apostadores de outros estados acertaram a quina na Mega-Sena. Na quadra, houve 4.656 acertadores, dentre os quais moradores de Ilhéus, Itabuna, Itapetinga, Una, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Valença. Cada um receberá R$ 1.459,06.

Como não houve acertadores das seis dezenas, o prêmio principal subiu para R$ 100 milhões, um dos maiores deste ano. O próximo sorteio da Mega-Sena será no sábado (14). O jogo simples custa R$ 5,00 e pode ser feita em qualquer casa lotérica do país.

Sistema de alerta de desastres chega ao município de Ilhéus || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A Defesa Civil da Bahia testa, no sábado (14), às 12h, um novo sistema nacional de alertas por SMS, o ‘Defesa Civil Alerta’, desenvolvido pelo Governo Federal para reforçar as estratégias de prevenção e resposta a desastres. A ação ocorrerá simultaneamente para moradores em Ilhéus, Salvador, Vitória da Conquista, Santa Cruz Cabrália e outros 32 municípios do Nordeste, incluindo nove capitais da região. Os moradores receberão uma mensagem de alerta de demonstração diretamente em seus celulares.

A mensagem será disparada a partir do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília, e marca o início da fase de implantação do novo sistema, que utiliza a rede de telefonia celular para enviar avisos gratuitos e em tempo real à população. O sistema já está em operação nas regiões Sul e Sudeste e, na Bahia, entrará em funcionamento definitivo a partir do dia 18 de junho.

Para o superintendente da Defesa Civil da Bahia, Heber Santana, a ferramenta representa um avanço essencial na prevenção de desastres. “É uma ação concreta de proteção à população, que vai permitir avisos rápidos e orientações diretas em situações de risco”, afirma. “A informação chega a tempo de salvar vidas e fortalecer a capacidade de resposta das comunidades”, completa.

MENSAGEM ENVIADA

Durante o teste, os moradores receberão a seguinte mensagem de demonstração: “ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado.

A ferramenta foi desenvolvida com o objetivo de informar e proteger a população em casos de desastres naturais ou provocados por ações humanas, conforme a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade).

O novo sistema Defesa Civil Alerta envia mensagens de texto à população em áreas de risco, com diferentes níveis de urgência: extremo, severo e demonstração. No alerta extremo, um som semelhante a sirene será emitido, mesmo com o celular no modo silencioso. Já no severo, o aviso será mais discreto. Os alertas fornecem orientações claras sobre como agir diante de riscos como alagamentos, deslizamentos de terra, enxurradas, vendavais, entre outros eventos.

A definição do conteúdo e o momento de envio dos alertas são de responsabilidade das Defesas Civis municipais e estaduais, que atuam com base em monitoramento técnico e em protocolos de segurança. Durante a fase de implantação, além dos alertas reais, também poderão ser enviados comunicados de demonstração para familiarizar a população com a nova ferramenta. A tecnologia funciona automaticamente, sem necessidade de cadastro ou CEP.

A prefeita de Ibicaraí, Monalisa Tavares, ao lado do ministro Padilha, do deputado Rosemberg (PT) e do prefeito de Camacan, Paulo do Gás (PSD), durante cerimônia em Salvador
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na Bahia, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) foi reforçado com 55 novas ambulâncias enviadas pelo Governo Federal, por meio do Novo PAC. Camacan, Itororó, Ibicaraí e Eunápolis estão entre os municípios beneficiados. A lista tem ainda Itamaraju, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista (relação completa no final do texto).

Desde o início do terceiro mandato do presidente Lula (PT), em 2023, 231 ambulâncias já foram entregues aos municípios baianos. “Nossa meta é universalizar o Samu. Queremos garantir esse equipamento em 100% do território nacional, respeitando as especificidades de cada local”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante cerimônia em Salvador.

Desde 2023, em todo o País, foram entregues 2.223 novas ambulâncias, volume seis vezes maior que o registrado de 2019 a 2022, quando 366 unidades foram disponibilizadas à população. Com essa expansão, mais de 6,1 milhões de pessoas passaram a contar com o serviço de urgência do Samu-192.

Confira, abaixo, a lista completa dos municípios baianos beneficiados pela nova remessa de ambulâncias do Samu-192:

Leia Mais

Moradores de Ilhéus vão receber alerta de risco da Defesa Civil Nacional || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O sistema Defesa Civil Alerta, que emite avisos sonoros e mensagens diretamente nos celulares de quem está em áreas de risco, será ampliado para a região Nordeste. Na Bahia, serão contemplados Ilhéus, Santa Cruz Cabrália, Vitória da Conquista e Salvador. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (29) pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e representantes do Ministério das Comunicações e da Anatel.

No próximo dia 14 de junho, além de Ilhéus, Santa Cruz Cabrália, Vitória da Conquista e Salvador, outras 33 cidades  do Nordeste receberão o primeiro alerta de demonstração. O serviço chegará a todas as capitais dos estados nordestinos. O objetivo é testar e familiarizar a população com a tecnologia, que já está em operação nos estados do Sul e Sudeste do país.

O Defesa Civil Alerta utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens com som de sirene e aviso em tela cheia para aparelhos conectados às redes 4G ou 5G — sem necessidade de cadastro prévio. O conteúdo do alerta é elaborado pelas defesas civis estaduais, com orientações específicas para situações de risco, como chuvas intensas, inundações e deslizamentos.

“Comunicar salvando vidas é um trabalho que traz muita satisfação. O Ministério das Comunicações seguirá apoiando a nacionalização do sistema”, destacou Thyago Braun, coordenador-geral de Estudos e Conectividade do MCom.

Desde que foi implantado, o sistema já enviou 376 alertas, sendo 57 classificados como extremos, em estados como São Paulo e Rio de Janeiro. A previsão é que o serviço esteja disponível em todo o Brasil até o fim de 2025.

Veja as cidades contempladas no Nordeste

Leia Mais

DPE-BA abre inscrições para seleção de estagiários || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) abriu 83 vagas de estágio remunerado, sendo 60 para estudantes de Direito e 23 para alunos do Ensino Médio e técnico, além de cadastro reserva. A maior parte das vagas é para Salvador, mas também há oportunidades em municípios do interior baiano, a exemplo de Vitória da Conquista e Conceição do Coité. No sul da Bahia, o certame formará cadastro reserva para Ilhéus e Itabuna.

As bolsas são de R$ 620 para estágio de nível médio e de R$ 1.030 para estagiários de Direito, além de auxílio-transporte para os dois níveis. As vagas de nível médio serão disponibilizadas apenas na capital baiana e, além dos alunos do ensino regular, contempla estudantes dos cursos técnicos em administração, contabilidade, informática e logística.

As inscrições começaram hoje (19) e seguem até 1º de junho, no site da Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico. A taxa é de R$ 14 para nível médio e de R$ 50 para superior. Acesse os editais aqui.

As provas estão previstas para o dia 15 de junho em Salvador, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Ilhéus e Vitória da Conquista.

Dragão do Sul derrota o Galícia e mantém liderança isolada na Série B || Foto Lucas Penna/IEC
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Galícia tentou, mas não foi páreo para o Itabuna. O Dragão do Sul manteve 100% de aproveitamento na caminhada por uma vaga na elite do futebol baiano em 2026. De virada, aplicou 3 a 2 no Galícia, no Estádio Professor Jodilton Souza, a Arena Cajueiro, em Feira de Santana, na tarde deste domingo (18), pela quarta rodada da Série B do Campeonato Baiano 2025.

Com o resultado, o Itabuna chegou aos 12 pontos em quatro jogos e lidera a Segundona de forma isolada. Tem na cola o Bahia de Feira, com 10 pontos. O time feirense venceu o Salvador por 2 a 1, na Arena Cajueiro, ontem (17), mantendo a invencibilidade no certame.

GRAPIÚNA SEM VENCER

O próximo jogo do Dragão do Sul será contra o Grapiúna, que, hoje, perdeu para o Vitória da Conquista, no Estádio Lomanto Júnior, no sudoeste baiano, por 2 a 1. O segundo representante sul-baiano na competição soma apenas um ponto até aqui na Série B, ocupando a vice-lanterna.

O desafio Itabuna x Grapiúna será longe do Itabunão, que estava com obras de reforma paralisadas há mais de dois meses. A partida será disputada no Estádio José Rocha, em Jacobina, no próximo domingo (25).

Caíque faz o terceiro gol do Dragão do Sul no embate contra o Bode de Conquista || Reprodução TVE-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Itabuna manteve a pegada ao derrotar o Vitória da Conquista, por 3 a 2, no Estádio Antônio Carneiro, em Alagoinhas, neste domingo (11). O Dragão do Sul chegou aos 9 pontos em três jogos e lidera, de forma isolada, a Série B do Campeonato Baiano de Futebol 2025.

O Dragão começou avassalador. Aos 4 minutos, Jussimar desviou de cabeça para abrir o placar. Aos 16 minutos, Caíque ampliou em cobrança de pênalti. Ainda no primeiro tempo, Vinícius Amaral chutou colocado, da meia-lua da grande área, para fazer 3 a 0.

O time relaxou no segundo tempo. O Vitória da Conquista chegou ao primeiro gol em bela conclusão de Luan, após trombar no sistema defensivo do Dragão do Sul, avançar pela esquerda e soltar abomba, aos 13 minutos da etapa final.

Luan voltaria a balançar a rede do time sul-baiano em nova jogada pela esquerda. De fora da grande área, chutou cruzado para mais um belo gol, aos 48 minutos do segundo tempo. O Itabuna suportou a pressão o suficiente para garantir os três pontos e a liderança da Série B. O Dragão voltará a campo no próximo domingo (18). Enfrentará o Galícia, às 15h, no Carneirão.

GRAPIÚNA É O VICE-LANTERNA

Outro representante de Itabuna na Segundona, o Grapiúna sofreu a segunda derrota na Série B. Foi derrotado pelo Ypiranga, por 2 a 1, no Estádio Lomanto Júnior, o Lomantão, em Vitória da Conquista. Com apenas um ponto, é o vice-lanterna da competição. Voltará a campo no sábado (17), quando enfrentará o Conquista, no Lomantão.

Itabuna volta a campo no domingo por manutenção da liderança da Série B || Foto Lucas Pena/IEC
Tempo de leitura: < 1 minuto

Líder da Série B do Baiano de Futebol 2025, o Itabuna enfrentará o Vitória da Conquista, no Carneirão, em Alagoinhas, no proximo domingo (11). A partida será transmitida pela TVE Bahia, a partir das 14h45min, tanto na TV aberta como pelo YouTube (clique aqui para assistir).

O Dragão do Sul vai para a terceira rodada da “Segundona” com moral. É o único time com 100% de aproveitamento na competição e, no último domingo (4), goleou o Leônico por 5 a 1, chegando aos 6 pontos. Já o adversário tem 1 ponto e ocupa a 8ª posição no certame.

A cobertura da TVE terá narração de Mateus Damassa, comentários de Rodrigo Araújo e reportagem de Juliana Lisboa.

Simulado da Afya para o Enamed 2025 tem inscrição gratuita || Reprodução
Tempo de leitura: 2 minutos

A partir desta sexta-feira (9) e até o próximo domingo (11), a Afya promove o Simulado Nacional Enamed, voltado para profissionais formados e estudantes de Medicina de qualquer instituição. O Simulado testa conhecimentos para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, o Enamed, previsto para ser aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) em outubro.

De acordo com a instituição, o simulado será aplicado pela plataforma Medcel em um ambiente de avaliação com questões técnicas e aplicação única por pessoa. Na segunda-feira (12), ocorrerá a transmissão ao vivo para a correção de questões. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site https://info.medcel.com.br/simulado-enamed/.

DICAS E ATUALIZAÇÕES

Ao se inscrever, o participante também terá acesso a um grupo no WhatsApp para receber dicas e atualizações exclusivas sobre o Enamed. A promessa da Afya é que o candidato com a melhor pontuação irá ganhar um MacBook Air M1, bolsas de estudos do Intensivo Enamed e do Preparatório de Residência da Afya (Medcel), além de mentoria para aplicação da prova de residência.

O segundo colocado recebe um Ipad Air 11, bolsas de estudos do Intensivo Enamed e do Preparatório de Residência da Afya (Medcel), além de mentoria para aplicação da prova de residência. Já o terceiro lugar recebe Iphone 16, com 128 GB, e bolsas de estudos do Intensivo Enamed e Preparatório de Residência da Afya (Medcel). Do quarto ao décimo lugar, os candidatos ganham bolsas do preparatório Intensivo Enamed.

OPORTUNIDADE VALIOSA

O reitor da Unidompedro Afya, em Salvador (BA), Adriano Douglas, vê no simulado uma oportunidade valiosa para estudantes e médicos testarem seus conhecimentos de forma prática, com questões que seguem o mesmo formato dos exames reais.

– O preparatório é mais uma das ferramentas que oferecemos para apoiar nossos alunos em sua trajetória acadêmica e prepará-los com mais segurança para os desafios do mercado. Por isso, vejo essa iniciativa como uma excelente oportunidade para todos que estão construindo uma carreira na área médica – afirma o reitor.

Itabuna goleia o Leônico por 5 a 1, na Arena Cajueiro || Foto Lucas Pena/IEC
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Itabuna é o único time com 100% de aproveitamento na Série B do Baiano de Futebol 2025. O Dragão do Sul goleou o Leônico, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana, por 5 a 1, neste domingo (4).

A vitória foi construída com os gols de Caíque, Jussimar, Vinicius Amaral, Aisley Victor e Guilherme Ivo, levando o time ao segundo triunfo consecutivo.

Na quarta-feira passada (30), o Dragão derrotou o Fluminense de Feira, por 1 a 0. As duas vitórias garantiram a liderança isolada na Série B à equipe sul-baiana, com 6 pontos.

Bahia de Feira e Galícia, com 4 pontos cada um, estão na segunda e terceira colocação, respectivamente. A diferença entre eles está no saldo de gols: 7 a 1 para a equipe feirense, que abriu o campeonato atropelando o Teixeira de Freitas por 7 a 0, no meio da semana passada.

DRAGÃO VINGOU O GRAPIÚNA

A goleada aplicada pelo Itabuna, hoje, ocorreu menos de uma semana depois de o Leônico bater o Grapiúna por 3 a 0, no Waldomiro Borges, em Jequié, na quarta-feira (30).

O Grapiúna conseguiu, ontem (3), o primeiro ponto na competição. Empatou com o Teixeira de Freitas, no Estádio Lomanto Júnior, o Lomantão, em Vitória da Conquista, 0 a 0, ontem (3), ficando na vice-lanterna da Série B.

PRÓXIMOS JOGOS

Os times itabunenses voltam a campo no próximo final de semana. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) ainda definirá o dia, se no sábado (10) ou no domingo (11), e os horários dos jogos. O Itabuna enfrentará o Vitória da Conquista na próxima rodada. O Grapiúna terá pela frente o Ypiranga. As duas equipes estão mandado os seus jogos fora porque o Itabunão, após vários anos interditado para partidas de times profissionais, está em reforma.

Vítima morreu no local do acidente, em Vitória da Conquista || Imagem G1
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem morreu atropelado por um trator, neste domingo (13), no distrito de Iguá, em Vitória da Conquista, sudoeste baiano. No momento da tragédia, a máquina agrícola era usada para guinchar uma carroceria de reboque em uma ladeira. Fausidio da Silva estava na carroça, e o trator era operado pelo irmão dele.

O trator não teve força para subir a ladeira e desceu de ré, desgovernado. No desespero, Fausidio pulou da carroceria e foi atingido pelo trator. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) constatou a morte do homem de 52 anos no local.

O corpo de Flausidio foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região, para necropsia. Não há informações sobre o sepultamento. Com G1.