Jardel Couto (ao centro) e a dupla Matheus e Kauan durante evento da VCA || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 3 minutos

Do PIMENTA

Cofundador e CEO da VCA Construtora e Incorporadora, o publicitário Jardel Couto, de 43 anos, avalia que parte do mercado imobiliário nacional recebeu com surpresa os últimos movimentos de expansão da empresa. Criada em 2017, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, a construtora acabou de lançar dez empreendimentos, de forma simultânea, com volume geral de vendas (VGV) superior a R$ 1 bilhão.

“O feedback do mercado ao que nós fizemos no Dia Único é de surpresa. As pessoas não esperam que você consiga ter esse volume inteiro. Mas, acredito que é uma boa desconfiança, porque isso acontecia também quando o porte da VCA era menor”, disse o executivo ao PIMENTA.

Já o cliente em potencial da VCA, segundo Jardel, tem recepcionado os lançamentos da marca com entusiasmo e curiosidade. “Todas as vezes que a gente fala de expansão, o público final recepciona muito bem e com expectativa elevada, porque ele quer entender qual é o produto, se cabe no orçamento dele, se a parcela vai ficar legal”.

Representantes do mercado financeiro também marcaram presença no Dia Único, que ocorreu na última sexta-feira (28), no Centro de Convenções Divaldo Franco, em Vitória da Conquista. Estavam lá executivos de fundos de investimentos e de bancos, a exemplo da Caixa Econômica Federal, Bradesco e Santander.

Para Jardel Couto, a resposta do setor também foi positiva. “As instituições financeiras, principalmente, estão muito confiantes, pelo que a VCA apresenta de números, já que elas têm acesso ao balanço e aos recebíveis da empresa”. Até o final deste ano, a VCA pretende atingir a marca de R$ 3 bilhões em volume geral de vendas, posicionando-se entre as maiores do mercado nacional.

Dia Único da VCA reúne mais de mil pessoas em Vitória da Conquista || Foto PIMENTA

CORRETORES PREMIADOS

A convenção reuniu mais de mil convidados no sudoeste baiano, com a maior parte do público formada por corretores que trabalham com a VCA em 15 cidades de quatro estados, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Também participaram profissionais interessados em iniciar parceria com a empresa. “Para o corretor, é uma oportunidade única de ter contato com a construtora, de bater papo, de fazer com que a profissão dele seja valorizada. Não é à toa que a VCA criou muito essa expectativa voltada para ele”, explica Jardel.

Para fechar a programação da manhã de sexta-feira, houve sorteio de prêmios para corretores, que receberam cupons em quantidade correspondente ao número de unidades residenciais vendidas por meio da VCA. Gestor de imobiliária com atuação em Ilhéus, Rafael Lago, de 32 anos, vendeu 28 apartamentos no Kahakai, segundo empreendimento da construtora na Terra da Gabriela.

“A gente ficou com o primeiro lugar em vendas, mais de R$ 8 milhões, que foi a soma de todas as vendas em dois meses e meio. Tenho que agradecer a Deus, em primeiro lugar, mas também à VCA, pelo produto que ela proporcionou, e aos meus clientes, pela confiança que depositaram em mim”, disse Rafael Lago ao PIMENTA. Além de faturar uma moto por ser o campeão de vendas do Kahakai Ilhéus, ele ganhou outra no sorteio.

No total, a VCA sorteou R$ 1 milhão em prêmios, com direito a dois apartamentos, um no Kahakai Ilhéus e outro no Kahakai Porto Seguro. Para fechar as atividades do Dia Único, a VCA Construtora ofereceu show da dupla sertaneja Matheus e Kauan, que levou mais de 15 mil convidados à Arena Miraflores.

SUL DA BAHIA

A empresa está em franca expansão no sul da Bahia, com dois empreendimentos já vendidos (Kahakai e Castélyah) e outros dois engatilhados, o MaunaKai, na Praia dos Milionários, no litoral sul de Ilhéus, e o UNI Residencial, na saída de Itabuna para Ilhéus, na Rodovia Ilhéus-Itabuna. Apresentados no pacote do Dia Único, ambos terão as datas de lançamento regional anunciadas em breve.

Enquanto o UNI é a linha de entrada da empresa, integrado ao programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, o MaunaKai apostará no público com maior poder aquisitivo. “É um vertical, frente-mar, na Praia dos Milionários, com um padrão bem mais elevado”, antecipou Jardel Couto.

Grapiúna estreia na Série B do Campeonato Baiano no dia 30 de abril || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou a tabela básica, regulamento e plano de ação da Série B do estadual deste ano. A segunda divisão do Baiano 2025 será disputada por 10 equipes e começa no dia 30 de abril. Rebaixado no ano passado, o Itabuna fará a sua primeira partida contra o Fluminense de Feira, em local a ser confirmado.

O Itabuna tem mando de campo, mas o Estádio Fernando Gomes, o Itabunão, está em obras, com cronograma atrasado. O certo é que o time atuará com jogadores da equipe sub-23 do Vitória. O Azulino e o Rubro-Negro confirmaram a parceria estabelecida para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro.

O Grapiúna é a outra equipe regional na Série B do Campeonato Baiano que não sabe onde mandará seus jogos. A equipe vai estrear na competição no dia 30 contra o Leônico. A série B deste ano será disputada ainda por Bahia de Feira, Galícia, Teixeira de Freitas, Ypiranga, SSA FC e Vitória da Conquista.

DUAS EQUIPES SOBEM

Na primeira fase, as equipes estarão no mesmo grupo e se enfrentarão em sistema apenas de ida, com pontos corridos. Os quatro melhores colocados avançam à semifinal. Já os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série C de 2026.

Na semifinal, os jogos passarão a ser disputados em jogos de ida e volta, com 1° x 4° e 2° x 3°. Os dois vencedores garantem as vagas na Série A do Baianão 2026 e na decisão. O título também será disputado em duas partidas.

MPF abre vaga de estágio em vários municípios baianos
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF) abriu, nesta quarta-feira (5), inscrições para o 1º Processo Seletivo Unificado de 2025 para estagiários de graduação e pós-graduação em diversas áreas. Os interessados podem se inscrever, pela internet, até o dia 30 deste mês.

As vagas são destinadas a estudantes de administração, arquitetura, biblioteconomia, biologia, ciências sociais, comunicação social e direito. São disponibilizadas vagas e formação de cadastro reserva para as unidades do MPF-BA em Ilhéus, Salvador, Barreiras, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Jequié e Vitória da Conquista.

A participação é aberta apenas a estudantes que preencham os requisitos e que estejam matriculados em instituições que mantenham convênio de estágio com o MPF .

A seleção contará com aplicação de provas objetivas e discursivas (apenas para Comunicação Social e Direito), previstas para o dia 27 de abril (objetiva, na modalidade online) e 25 de maio de 2025 (discursiva, na modalidade presencial). Os locais e horários das provas serão divulgados posteriormente na página Estagie Conosco do site do MPF/BA (www.mpf.mp.br/ba/estagie-conosco).

BOLSAS DE ESTÁGIO

Os aprovados receberão bolsa estágio no valor de R$ 1.027,82 para graduação e R$ 2.055,65 para pós-graduação, além de auxílio transporte no valor de R$ 11,58 por dia estagiado presencialmente. A jornada semanal será de 20 horas, em período compatível com o curso.

Esta é a primeira vez que o MPF na Bahia integra o processo seletivo nacional de estágio do Ministério Público Federal. Acesse aqui o edital.

Previsão de pancadas de chuva e muito calor em Porto Seguro || Foto PMPS.
Tempo de leitura: 2 minutos

Baianos e turistas que pretendem aproveitar o Carnaval em destinos como Itacaré, Porto Seguro, Cabrália e Salvador podem se preparar para dias de sol, calor e pancadas de chuva em pontos isolados. Confira, a seguir, a previsão detalhada para cada dia, de acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Nesta sexta-feira, a tendência é de calor e sol, com algumas pancadas de chuva rápidas no litoral e no extremo oeste. Em Salvador, os termômetros podem alcançar até 33°C, enquanto cidades como Feira de Santana (22°C a 32°C) e Paulo Afonso (22°C a 35°C) também seguem sob influência do tempo firme, mas com possibilidade de chuva isolada.

No sábado, conforme a previsão do Inema, o avanço de áreas de instabilidade aumenta a nebulosidade e favorece maiores volumes de chuva ao longo do litoral, sobretudo no recôncavo, baixo sul e sul do estado. Em Salvador, a previsão indica períodos de chuva mais consistentes, mas ainda com aberturas de sol e calor de até 32°C.

Cidades como Ilhéus (20°C a 29°C) e Eunápolis (21°C a 30°C) devem registrar precipitações mais frequentes, enquanto Juazeiro (21°C a 34°C) e Barreiras (22°C a 34°C) permanecem com tempo mais firme e céu claro.

DOMINGO DE CARNAVAL COM POSSIBILIDADE DE CHUVA NO LITORAL

No domingo de Carnaval, as chuvas se concentram novamente no litoral, entre o recôncavo e o baixo sul. Salvador continua com probabilidade de precipitações em alguns momentos do dia, mas o calor não dará trégua, mantendo os termômetros entre 23°C e 32°C. Nas áreas mais afastadas da costa, como Senhor do Bonfim (22°C a 33°C) e Vitória da Conquista (18°C a 28°C), o sol prevalece na maior parte do período.

Para a segunda-feira (3), espera-se uma redução no volume e na intensidade das chuvas no litoral, embora ainda possam ocorrer eventos fracos e pontuais. Em Salvador, as temperaturas seguem elevadas (24°C a 34°C), e a tendência de céu aberto predomina, com chuva passageira apenas em alguns bairros. Cidades como Jequié (20°C a 32°C) e Ibotirama (22°C a 36°C) continuarão registrando sol forte.

TERÇA PODE TER PANCADAS DE CHUVA

A perspectiva para a terça-feira mantém o cenário de calor e sol em quase todo o estado. As chuvas, quando ocorrerem, serão pontuais e fracas, principalmente na faixa litorânea, deixando Salvador com períodos prolongados de céu claro e máximas por volta de 34°C, segundo a previsão do Inema.

Já na Quarta-feira de Cinzas (5), a previsão aponta continuidade do tempo firme, embora ainda haja possibilidade de chuvas rápidas e isoladas ao longo do litoral. Assim, o Carnaval na Bahia se encerra sob a influência de altas temperaturas e a presença do sol.

O coordenador do Sintesi, Raimundo Santana
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Itabuna e Região (Sintesi) convocou os associados para assembleia geral extraordinária no dia 17 de março, às 14h, na sede da entidade, localizada na Avenida Duque de Caxias, nº 488, no Centro de Itabuna.

Disponível na edição desta sexta-feira (21) do Diário Oficial da União, a convocação é assinada pelo coordenador administrativo do Sintesi, José Raimundo Santana Santos. Na assembleia, os trabalhadores em estabelecimentos de saúde vão deliberar sobre a ampliação da base territorial do Sindicato para os municípios de Brumado, Itambé, Poções e Vitória da Conquista. Também vão apreciar mudanças no Estatuto Social do Sintesi.

Atualmente, além de Itabuna, a base territorial do Sintesi abrange os municípios de Alcobaça, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Eunápolis, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabela, Itajuípe, Itamaraju, Itapetinga, Itororó, Jussari, Mucuri, Pau Brasil, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Teixeira de Freitas e Una.

Secretaria de Saúde da Bahia abre processo seletivo com 3,7 mil vagas
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) abriu, nesta quarta-feira (12), as inscrições do Processo Seletivo Simplificado para a contratação de 3.778 profissionais em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Os interessados podem se inscrever até o dia 25 deste mês pela internet (veja no final da página).

Do total de vagas, 2.630 são para técnicos de enfermagem, radiologia e patologia, além de assistentes sociais, enfermeiros, biólogos, farmacêuticos, psicólogos, sanitaristas, terapeutas ocupacionais e médicos veterinários. Outras 1.148 oportunidades são para funções administrativas de nível médio e superior.

A seleção será feita por meio de prova objetiva, com aplicação prevista para o dia 23 de março, e análise de títulos. O resultado final deve ser homologado no dia 6 de maio, e os contratos terão duração inicial de até 36 meses, podendo ser prorrogados por igual período. O prazo de validade do processo é de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

As provas serão aplicadas em Ilhéus, Ipiaú, Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Vitória da Conquista, Barreiras, Jacobina, Teixeira de Freitas, Camaçari, Lauro de Freitas, Alagoinhas, Ribeira do Pombal, Guanambi e Jequié. A remuneração varia de R$ 1.660,00 a R$ 5.900,00.

A taxa de inscrição é de R$ 41,50 para cargos de nível médio e R$ 58,50 para nível superior. Quem pretende solicitar a isenção da taxa deve se apressar, pois o prazo se encerra às 23h59min desta quinta-feira (13). Mais informações estão disponíveis no portal do IDCAP (www.idcap.org.br).

Construtora baiana abre vagas de emprego em seis cidades || Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A VCA Construtora abriu processo seletivo para vagas de emprego em seis cidades da Bahia e em uma de Pernambuco. As oportunidades são para as funções de pedreiro, servente, armador, carpinteiro, encanador e eletricista. Com sede em Vitória da Conquista, a VCA possui mais de 20 obras em andamento

As vagas estão disponíveis em Alagoinhas, Barreiras, Eunápolis, Ilhéus, Juazeiro e Vitória da Conquista, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco. A empresa oferece, além de salário, vale refeição, planos fitness e odontológico e clube de benefícios.

O processo seletivo, reforça a VCA, busca atrair profissionais qualificados, e valoriza o ambiente de trabalho colaborativo, reconhecendo as habilidades individuais de cada colaborador.

A VCA Construtora é referência em construção civil e, com a oferta de vagas de trabalho para equipes locais, contribui não apenas para o fortalecimento do setor, mas também para o crescimento da economia regional.

COMO PARTICIPAR

Para se inscrever é necessário enviar o currículo em formato PDF para o email curriculos@vcaconstrutora.com.br, utilizando o seguinte assunto: “Currículo para (inserir cargo) – (inserir cidade desejada)”. O currículo também pode ser enviado para o Whatsapp (77) 3025-1200 ou entregue presencialmente na loja física da VCA, em Vitória da Conquista.

Jardel Couto, da VCA Construtora, revelou meta em entrevista à Folha || Reprodução
Tempo de leitura: 2 minutos

A VCA Construtora prevê triplicar o volume geral de vendas (VGV) em 2025. A meta é atingir R$ 3 bilhões em VGV neste ano, segundo Jardel Couto, CEO da VCA. Em 2024, a empresa alcançou R$ 1,1 bilhão em volume comercializado, conforme o executivo. O resultado previsto para 2025 posicionará a empresa baiana entre as gigantes do setor no país.

A meta da VCA foi revelada por Jardel Couto numa entrevista à repórter Stéfanie Rigamonti, da Folha de São Paulo:

– O caminho já foi pavimentado e nós temos tudo dentro de casa para atingir a meta de R$ 3 bilhões de VGV comercializado. Estamos preparados para oferecer o melhor preço, a melhor localização e o melhor produto – disse Jardel.

Na última quinta-feira (23), a construtora com sede em Vitória da Conquista, sudoeste baiano, foi destaque na Folha como referência na construção de condomínios.

A publicação apontou o comprometimento da VCA na oferta de preço justo em empreendimentos com infraestrutura completa. “A construtora espreme suas margens para entregar imóveis populares com nível mais elevado – piscina semiolímpica e porta com fechadura eletrônica até mesmo nos seus empreendimentos de entrada – mas ganha em escala”, anotou a Folha (clique aqui para ler a matéria completa).

EXPANSÃO NO NORDESTE

A VCA Construtora está se expandindo pelo Nordeste com projetos de sucesso. Em Ilhéus, lançou dois empreendimentos de grande sucesso. O último deles, o Kahakai Beach House, foi comercializado em sua totalidade em apenas 4h. Seu lançamento mais recente é o Bem Residencial, em Petrolina (PE), e em Vitória da Conquista o destaque do momento é o UNI Residencial, “queridinho do Brasil”.

Ambos atendem a famílias de baixa renda por meio do Minha Casa Minha Vida, com infraestrutura de alta qualidade e área de lazer completa. A construtora possui também empreendimentos de padrão mais elevado, como condomínios de casas inteligentes ou com estrutura de resort à beira-mar.

O destaque em um veículo nacional reafirma a posição da VCA Construtora como ícone no mercado imobiliário, reconhecendo seu compromisso em não apenas construir imóveis, mas em realizar sonhos e oferecer maior qualidade de vida a cada cliente. Com uma trajetória sólida e planos audaciosos para o futuro, a VCA segue consolidando a qualidade de suas entregas no setor e se preparando para novos desafios e conquistas.

Mulher é acusada de liderar facção criminosa na Bahia || Foto Alberto Maraux/SSP
Tempo de leitura: 2 minutos

Jasiane Silva Teixeira, de 36 anos, conhecida como Dona Maria, apontada como a maior traficante de drogas e armas da Bahia, foi capturada em São Paulo, após ficar foragida por quatro anos. A prisão ocorreu, na sexta-feira (24), em uma operação conjunta entre as polícias da Bahia e de São Paulo.

A criminosa é acusada de comandar o tráfico de drogas e armas na região de Vitória da Conquista e outras áreas do sudoeste baiano. Além disso, ela é suspeita de ser sócia do Primeiro Comando da Capital (PCC) e de liderar o Bonde do Neguinho (BDN).

A mulher, que já havia sido presa em 2019 e transferida para a Bahia sob forte esquema de segurança, foi libertada em março de 2020 após decisão judicial que considerou ilegal sua prisão semiaberta uma vez que a presa tem dois filhos pequenos.

MUITO DINHEIRO

Durante a ação policial nessa sexta (24), ela estava com R$ 66 mil em espécie, celulares e anotações relacionadas ao tráfico de drogas. Os materiais foram apreendidos e encaminhados à delegacia para investigação.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Jasiane é investigada por vários crimes, incluindo homicídios, tráfico de drogas e armas, corrupção de menores e falsidade ideológica. Ela também é suspeita de ter sido responsável pela morte de um agente penitenciário e por intermediar a compra de armamento pesado, como fuzis e granadas, para os grupos criminosos sob seu comando.

Ela foi, inclusive, uma das figuras de destaque no famoso “Baralho do Crime” da SSP-BA, ocupando a posição de dama de copas na lista dos criminosos mais procurados do estado.

Dona Maria teria assumido a chefia dos negócios ilícitos, segundo a polícia, depois da morte do marido, numa operação policial, em Santa Cruz Cabrália, no extremo-sul da Bahia, em 2014. A viúva teria criado o grupo criminoso Bonde do Neguinho e se associado com o PCC do Rio de Janeiro.

PRIMEIRA PRISÃO

Ela havia sido detida pela primeira vez em 2008, junto com o primeiro marido, Bruno de Jesus Camilo, o Pezão. Foram acusados de tráfico de drogas e porte ilegal de arma.

Foi solta em 2009, e pouco tempo depois foi acusada de envolvimento no assassinato de agente penitenciário em Jequié, no sudoeste. Solta em 2020 por decisão judicial, fugiu e estaria comandando, de longe, a organização criminosa.

Ano passado, a Polícia Civil da Bahia, interceptou, em Vitória da Conquista, um avião que transportava uma carga de cocaína. Na última sexta-feira foi presa mais uma vez. O namorado dela, Márcio Faria dos Santos, apontado como uma das lideranças do PCC, também foi detido. Com Metrópoles.

CPM de Itabuna é uma das 16 unidades com vagas abertas na Bahia || Foto PM
Tempo de leitura: 2 minutos

O Governo da Bahia publicou, nesta terça-feira (7), edital para inscrições no processo seletivo para admissão de alunos nas 16 unidades do Colégio da Polícia Militar (CPM) e Creche da PM Nossa Senhora das Graças (CMEI) para o ano letivo de 2025. As unidades do CPM de Ilhéus e de Itabuna foram contempladas com a abertura de novas vagas.

As inscrições começam nesta quarta-feira (8), às 10h, e seguem até as 17h de domingo (12), por meio dos sites institucionais da Polícia Militar da Bahia e da Secretaria Estadual de Educação. Ao todo, serão sorteadas 3.141 vagas para as 16 unidades do CPM na Bahia (2.472 para o Ensino Fundamental e 619 para o Ensino Médio) e 50 vagas para a CMEI.

Entre as vagas oferecidas na capital, 70% são destinadas para filhos de militares estaduais (bombeiros e policiais) e servidores públicos civis da PM e Corpo de Bombeiros, e 30% para o público externo. Já no interior do estado, a distribuição será 50% das vagas para filhos de militares estaduais e servidores públicos civis da PM e Corpo de Bombeiros, e 50% para o público externo.

Pela primeira vez, o sorteio eletrônico será no Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), localizado na Vila Militar do Bonfim, na Avenida Dendezeiros. O sorteio está marcado para as 10h do dia 17 de janeiro, uma sexta-feira. Como forma de dar mais transparência ao processo, o sorteio das vagas será acompanhado por pais ou responsáveis de candidatos inscritos, representantes do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral do Estado, Defensoria Pública e associações de classe.

A previsão é de que a matrícula para os alunos contemplados no sorteio seja feita no período de 20 a 23 de janeiro, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

UNIDADES DO CPM

As 16 unidades de ensino da Polícia Militar contam com aproximadamente 16 mil estudantes na Bahia. Ao todo são cinco unidades do CPM na capital baiana (Dendezeiros, Luiz Tarquínio, Ribeira, Lobato e Cajazeiras), uma na Região Metropolitana (Candeias), e 10 unidades no interior, nas cidades de Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Jequié, Barreiras e Bom Jesus da Lapa.

Confira mais informações no edital (a partir da página 79 do Diário Oficial do Estado).

Veículos podem ser arrematados a preços abaixo do valor de mercado || Foto Detran-BA
Tempo de leitura: 2 minutos

Começar o ano com um veículo adquirido por um valor abaixo do mercado é o sonho de muitos. Para não deixar a oportunidade passar, vale observar os três leilões abertos pelo Departamento de Trânsito da Bahia (Detran-BA). No total, 916 lotes entre veículos conservados e sucatas aproveitáveis estão disponíveis para visitação em 13 cidades baianas, inclusive Itabuna. As datas finais para dar os lances online são os dias 7, 8 e 9 de janeiro, que correspondem aos editais 24, 25 e 26/2024, respectivamente.

Além de Itabuna, as cidades onde os lotes podem ser visitados são Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Itaberaba, Irecê, Jequié, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. Os endereços, datas e horários das visitas constam nos três editais anexados à aba “leilões” do site do Detran-BA.

Pessoas físicas e jurídicas podem participar do certame, obedecendo aos requisitos dos editais. Para ofertar um lance, o primeiro passo é o cadastro nos portais dos leiloeiros: www.cravoleiloes.com.br (edital 24); www.kcleiloes.com.br (edital 25) e www.patiorochaleiloes.com.br (edital 26).

VEÍCULOS EM DESTAQUE

Dentre os veículos está o Fiat Argo Drive 1.3, ano 2018, com valor inicial de R$ 6 mil, em Salvador. O lote 5 é um Citroen/C3 Aircross GLXM, ano 2012, com lance inicial de R$ 4 mil, pronto para visitação e compra na capital. Já em Barreiras o Ford Ka SE 1.0 C, ano 2020, tem valor inicial de R$ 5 mil. Outra opção é uma moto Yamaha YS150, ano 2014, com lance inicial de R$ 950, em Teixeira de Freitas.

A presidente da Comissão de Leilão do Detran-BA, Júlia Sanches, recomenda que os interessados em participar dos certames devem estar atentos aos editais. “Teremos um ano com muitas oportunidades. Milhares de pessoas poderão adquirir veículos e sucatas através dos leilões oferecidos pelo Detran. Mas é primordial ler com atenção as regras para entender como funciona cada um dos processos. O edital deve ser baixado no portal oficial do Detran-Ba, que é o caminho seguro para participar e onde estão os endereços dos leiloeiros credenciados”.

Os lotes classificados como veículos conservados são entregues aos vencedores dos leilões livres e desembaraçados de qualquer débito ou ônus anterior. No entanto, precisam arcar com o licenciamento do veículo e com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), além das taxas para regularização e transferência de propriedade.

Governador Jerônimo Rodrigues anuncia antecipação de repasse aos municípios baianos || Foto Mateus Pereira/GovBA
Tempo de leitura: 2 minutos

O Governo da Bahia antecipou R$ 197,7 milhões aos 417 municípios do estado. O valor corresponde às receitas provenientes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), arrecadadas de 23 a 26 de dezembro. Conforme a legislação, a transferência seria feita apenas em janeiro de 2025.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou a antecipação nesta segunda-feira (30), como maneira de reforçar os cofres municipais para o fechamento das contas do exercício financeiro de 2024. “Entendemos a importância desse recurso para as prefeituras. E, fortalecendo nossa parceria com as gestões municipais, trabalhamos para que essa antecipação pudesse acontecer”, disse o mandatário.

A antecipação foi solicitada pela União dos Municípios da Bahia (UPB). De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), o valor repassado inclui a cota dos municípios na receita total de ICMS no período e as parcelas do Fundeb relativas ao ICMS, ITD e IPVA.

MAIORES FATIAS

Só de ICMS, o estado antecipou R$ 122,06 milhões às prefeituras. A maior cota de antecipação do imposto coube a Salvador, que recebeu R$ 11,61 milhões. Em seguida, os maiores valores foram para Camaçari (R$ 7,25 milhões), Feira de Santana (R$ 4,7 milhões), São Francisco do Conde (R$ 3,94 milhões), Luís Eduardo Magalhães (R$ 3,88 milhões), São Desidério (R$ 3,16 milhões), Candeias (R$ 2,93 milhões), Simões Filho (R$ 2,65 milhões), Formosa do Rio Preto (R$ 2,51 milhões) e Vitória da Conquista (R$ 2,46 milhões).

O cronograma de repasses na virada de ano foi definido após entendimento do estado com o Banco do Brasil. A arrecadação relativa à movimentação econômica do período de 27 a 31 de dezembro será repassada em 3 de janeiro. Já a distribuição dos valores a serem arrecadados nos primeiros dias úteis de 2025, 2 e 3 de janeiro, ocorrerá em datas diferentes: dia 7 de janeiro, no caso do ICMS, e dia 8, no do Fundeb.

Ação Solidaria da VCA leva a magia do Natal a crianças e famílias
Tempo de leitura: < 1 minuto

A VCA Construtora promoveu a edição 2024 da Ação Solidária de Natal, iniciativa que impacta o final de ano de crianças e famílias em várias cidades onde a empresa atua. Na Escola Municipal Iara Cairo de Azevedo, em Vitória da Conquista (BA), a atividade levou alegria a mais de 160 crianças matriculadas na instituição.

A programação incluiu momentos de recreação, lanche coletivo e a aguardada entrega de presentes, que foram escolhidos cuidadosamente para atender às diferentes idades e necessidades das crianças. A ação também se estendeu a outras cidades onde a VCA está presente, a exemplo de Juazeiro, Barreiras, Guanambi, Alagoinhas e Eunápolis, na Bahia, além de Petrolina, em Pernambuco, consolidando seu impacto social em diversas regiões.

A Ação Solidária de Natal, conforme a empresa, reflete a essência da VCA, focada em não apenas construir empreendimentos, mas também relações. Representação da empresa diz ser “gratificante ver o brilho nos olhos das crianças e sentir que estamos fazendo a diferença nas comunidades que nos recebem”. A iniciativa da VCA celebra o espírito de união e cuidado que a empresa mantém com as comunidades.

Uesb abre 70 vagas em processo seletivo
Tempo de leitura: 2 minutos

Quem está desempregado no sudoeste da Bahia terá a chance de voltar para o mercado de trabalho no início do próximo ano. A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) contratará 70 profissionais para os campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. As inscrições para o processo seletivo começam no dia 7 de janeiro.

As vagas são para as funções temporárias de técnico de nível médio e de técnico de nível superior, com carga que variada entre 30 e 40 horas semanais. As vagas de nível médio são: informática para manutenção de computadores, designer, operação de serviços técnicos de gráfica, audição e edição de imagens.

Há vagas ainda para editor de vídeos e conteúdo de impresso, internet e TV, assistência em cinegrafia e edição de imagens, assistência de produção cultural de projetos audiovisuais, técnica audiovisual, assistência em desenvolvimento e produção de TV/Rádio, manutenção de equipamento de laboratório, necropsia e técnica em radiologia.

Já para as vagas de nível superior, a seleção prevê as funções de home page, publicidade e propaganda, programação e edição de imagens, cinema e audiovisual, revisão de linguística, administração de rede, programador, suporte de informática, letras – tradução (inglês e espanhol), arquivística, história, comunicação social, ciências contábeis, educação física, apresentação de reportagem e locução.

COMO SE INSCREVER?

O candidato pode se inscrever pelo site do Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social, preencher o formulário disponibilizado no endereço eletrônico. A inscrição custa R$ 70 para os cargos de ensino médio e R$ 100 para o ensino superior. Após o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deve enviar a documentação necessária digitalizada, em PDF ou JPG, para o site do Instituto.  As inscrições se encerram no dia 30 de janeiro.

Terão direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição os candidatos que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que sejam membros de famílias de baixa renda. Para solicitação da gratuidade, o período é de 7 a 9 de janeiro.

As provas objetivas são de caráter eliminatório e classificatório e serão aplicadas  no dia 16 de fevereiro, sendo no turno matutino para as funções de técnico de nível médio e no turno vespertino para as funções de técnico de nível superior.

A segunda etapa do processo letivo, de caráter classificatório, constituirá na atribuição de pontos na documentação apresentada pelo candidato, com comprovação de titulação acadêmica (no caso de nível superior), formação continuada e experiência profissional. A convocação dos candidatos habilitados a participar dessa segunda etapa será no período de 10 a 13 de março. Outras informações podem ser obtidas no edital ou pelo e-mailsac@institutomais.org.br.

Waldir Pires foi deputado, governador da Bahia, ministro e vereador || Foto Marcelo Casal Jr./ABr
Tempo de leitura: 7 minutos

 

 

Waldir sabia dos riscos da sua atitude e, ao se despedir do cardeal, com certa acidez e um leve sorriso nos lábios disse: O senhor vai responder lá em cima, e muito fortemente, pela injustiça que está cometendo.

 

 

José Cássio Varjão

Um dos nomes de maior relevância, da política baiana e brasileira foi o social-democrata Francisco Waldir Pires de Souza. Advogado, professor da Universidade Católica de Salvador, professor da Universidade de Brasília, professor da Universidade de Dijon, na França, consultor-Geral da República no governo João Goulart, ministro da Previdência Social, no governo José Sarney, ministro da Controladoria-Geral da União e Ministro da Defesa, nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva, deputado estadual, deputado federal, governador e, por fim, vereador, de Salvador.

Como capítulo marcante do meu livro Eleições Históricas – Do Voto à História, a ser lançado nas próximas semanas, a eleição para o governo da Bahia, em 1986, foi um acontecimento memorável na história política da Bahia. Os olhos do ex-deputado federal Domingos Leonelli brilham quando lembra da campanha de 1986: “Uma campanha como aquela nunca se viu. Dificilmente se verá outra igual. Uma rebelião cívica. Waldir era o símbolo do anseio de liberdade acumulado ao longo dos anos”.

Para escrever sobre o processo eleitoral de 1986, no estado da Bahia, me debrucei, inebriado, nas quase 800 páginas dos dois volumes sobre a biografia de Waldir Pires, de autoria do jornalista, escritor e professor Emiliano José, doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA. “A campanha de 1986 foi algo jamais visto na Bahia, pelo que suscitou de sonhos, de encantamento, de magia. Chegasse a hora que chegasse, às duas, às três, às cinco da manhã, ninguém arredava o pé, chovesse canivete, houvesse a tempestade que houvesse, fizesse chuva, fizesse sol, frio ou calor, as praças não se mexiam. Foi um caso de arrebatamento, um profundo caso de amor entre a população e seu líder. Um líder das massas. Quase um Messias”, sintetizou Emiliano José.

Principalmente pela controversa renúncia ao mandato de governador, para concorrer com Ulisses Guimarães, na eleição presidencial de 1989, pelo PMDB, esses dois textos, que escreverei, tem como objetivo trazer à tona algumas situações do jogo político que passaram ao largo pela população, que, ainda nesses dias, tece comentários, às vezes sem quaisquer parâmetros, como se “a decisão mais difícil da minha vida política”, frase dita por Waldir Pires, inúmeras vezes, tivesse sido uma escolha sem fundamento. Como exposto no título desse escrito, Waldir Pires viveu alguns confrontos ao longo da sua vida política que merecem especial atenção.

Nascido em Cajueiro, hoje município de Acajutiba, litoral norte da Bahia, em 1926, filho do casal Zeca Pires e dona Lucíola, mudou-se em 1929, com seus pais e irmãos, para Amargosa, a chamada Rainha do Café, no início do século XX. Fez o ginásio em Nazaré das Farinhas antes de seguir no final de 1941, para a Cidade da Bahia, a gigantesca Salvador, com seus 290 mil habitantes. Estudou no Colégio Estadual da Bahia, depois, Colégio Central e, finalmente na Faculdade de Direito da Bahia.

Em 1949, foi o orador da turma de Direito, uma honraria especial àquele aluno que obteve média superior a 7 em todas os exames escritos. A data da formatura, 5 de novembro, marcava o centenário do jurista Rui Barbosa, com a inauguração do fórum que leva seu nome, no Campo da Pólvora, Salvador. Com pompa, circunstância e a presença do governador Octávio Mangabeira, Waldir Pires foi o primeiro orador a ocupar a tribuna do fórum e o primeiro a se pronunciar na nova sede do Tribunal de Justiça da Bahia.

Exímio tribuno, um ano antes de se formar, em 1948, recebeu a visita do então prefeito de Amargosa, João Sales, convidando-o para ser o orador oficial da recepção ao governador Octávio Mangabeira, na inauguração da energia elétrica da cidade. “Discurse por Amargosa”, pediu João Sales. Ainda não havia envolvimento político, não estava vinculado a nenhuma corrente política. Quando chegou a Amargosa, soube que o governador não estaria presente, seria representado pelo secretário de Segurança Pública, Oliveira Brito. O líder do governo na Assembleia Legislativa, Antônio Balbino (PSD), também estaria presente e a vida de Waldir Pires tomou um rumo completamente inesperado para aquele momento da sua vida. Se João Mangabeira foi seu inspirador, Antônio Balbino foi seu tutor.

Um ano após a formatura em Direito, em 1950, Waldir Pires concorreu a deputado estadual pelo PSD (Partido Social Democrático). Era a confirmação, para Balbino, da sua vocação política e nada melhor do que jogá-lo aos leões, testá-lo na batalha da conquista de votos. Waldir obteve 2.664 votos. Outro concorrente, Josaphat Marinho ficou com 3.044 votos. Os dois se encontrariam em outras oportunidades do cenário político, como aliados ou como adversários. Antônio Balbino estava certo. O talento do rapaz para a política era inegável.

A carreira política de Waldir Pires estava se iniciando e os frutos da amizade com Antônio Balbino lhe renderam a indicação para o cargo de secretário de Governo de Régis Pacheco, eleito governador em 1950, aos 24 anos de idade. Um fato trágico a ser lembrado é que o candidato a governador pelo PSD, em 1950, era o deputado federal Lauro Farani Pedreira de Freitas, que morreu em acidente aéreo em 11 de setembro de 1950, na cidade de Bom Jesus da Lapa. O coordenador e homem forte da campanha de Lauro de Freitas era Antônio Balbino, que em três dias definiu Régis Pacheco, deputado federal e ex-prefeito de Vitória da Conquista, como o candidato do partido.

Em 1954, é eleito deputado estadual pelo PTB, com 7.162 votos, estava definitivamente inserido no mundo político. Nessa legislatura, entra na vida de Waldir Pires o maior desafeto e adversário da sua carreira política, Antônio Carlos Peixoto de Magalhães, que obteve 3.990 votos na eleição suplementar de 1955, bem abaixo de Waldir e o décimo eleito pela UDN, que elegeu onze deputados estaduais. Nesse período, não se rivalizaram e, em algumas oportunidades, Antônio Carlos fez seguidos elogios à atuação de Waldir Pires. Nessa legislatura Waldir Pires foi o líder do governo na Assembleia Legislativa. Josaphat Marinho também era deputado estadual.

Em 1958 é eleito deputado federal, com mandato a se encerrar em 1963. Com destacada participação na 41ª Legislatura da Câmara Federal, Waldir alçava voos no cenário nacional. Foi integrante ativo da Comissão de Constituição e Justiça, integrante da Frente Parlamentar Nacionalista, vice-líder da maioria no governo de Juscelino Kubistchek. Em 1961, em Genebra, Suíça, compôs a comissão que representou o Brasil numa conferência internacional, votando pela admissão da China à ONU.

Aos 36 anos, em 1962, se lançou à primeira campanha para o governo do estado da Bahia. Outro desafio, mais um degrau a subir e por pouco não obteve sucesso. Perdeu a eleição para Lomanto Júnior, ex-prefeito de Jequié, por meros 5% dos votos válidos. Aqui, surgiu a primeira controvérsia da carreira política de Waldir Pires, o improvável embate com dom Augusto Álvaro da Silva, o famoso Cardeal da Silva, nome da avenida que liga os bairros do Rio Vermelho e Federação, em Salvador.

Naquela disputa, Lomanto tinha o apoio dos partidos de direita, dos principais meios de comunicação e da Igreja Católica, enquanto Waldir tinha o apoio do PSD e do PCB. Antônio Guerra Lima, advogado e procurador-Geral do Estado no Governo de Waldir Pires (1986), afirmava que “não bastaria apenas constatar genericamente o apoio da Igreja Católica a Lomanto. Era imperativo afirmar o desempenho fervoroso e a dedicação pessoal do cardeal com a intenção de derrotar Waldir Pires, um anti-Cristo a quem era necessário abater”.

Dom Augusto Álvaro da Silva era um “príncipe católico” conservador, completamente absorvido pelo clima que o mundo vivia naqueles tempos de Guerra Fria, e agiu como um militante político influenciando o clero baiano, nas suas missas e sermões, a não votar no candidato dos comunistas. Com ataques diários, sendo amplamente divulgados pela imprensa, eram distribuídos panfletos espúrios, com o título de “Alerta Democratas”, constando os nomes dos candidatos “supostamente comunistas”. Parênteses para pensar: Alguma similaridade com a política praticada por alguns grupos atualmente?

Dia 6 de setembro de 1962, 31 dias antes das eleições, a manchete do jornal A Tarde revelava que a Igreja Católica dividia os candidatos ao governo do estado em duas classes: os bons e os maus. Na lata. Direto ao ponto, sem nenhuma sutileza. A matéria descrevia que “o perigo comunista mereceu a atenção dos sacerdotes, sendo ponto pacífico que a Igreja não transigirá com os candidatos vinculados ao credo de Moscou, ou com ele comprometidos, pelo perigo que representam para a segurança do regime democrático e para os princípios fundamentais defendidos pela Igreja Católica”.

Waldir Pires e os seus pais eram extremamente católicos, o que levou Zeca Pires a divulgar uma carta ao povo da Bahia, contra as atitudes do Cardeal da Silva. Após as eleições, seu pai divulgou outra carta, demonstrando grande revolta com as arbitrariedades do líder católico. Num dos trechos, Zeca Pires assim escreveu: “No último episódio eleitoral, da sucessão baiana, assistimos, com espanto e revolta, ao estrangulamento ou sacrifício da verdade e do esforço construtivo. Procuraram, sem fundamento, suspeitas sobre a ideologia de um moço, Waldir Pires, de sólida formação moral e cristã que, como pai católico, graças a Deus, eu a soube ministrar, com esmero e cuidado, pelo fato desse moço nutrir ideias de renovação e de progresso. É assim, de manifesta leviandade e covardia, o setor da igreja que, depois de aprovar seu nome, o desapoiou, na última hora, em uma guinada espetacular e esquisita. Descristianizaram-se, atrelando-se ao carro dos interesses humanos e das conveniências da vida. Hoje, o pseudocomunista representa bem o samaritano do evangelho, é mais cristão do que muitos sacerdotes”. Zeca Pires era coletor federal e foi o responsável pelo ensino do francês aos seus filhos.

Certo dia, numa manhã de domingo, dona Lucíola, sua mãe, “católica de berço e terço”, foi se confessar com o padre de Amargosa. Ajoelhou-se, confessou seus pecados (Waldir perguntava à mãe que raios de pecados ela tinha para se confessar, pois ele não encontrava pecado nela) e recebeu a sua penitência de ave-marias, pai-nossos e salve-rainhas. Quando estava saindo do confessionário, o padre disse: a senhora sabe que esse ano tem eleições? Ela respondeu afirmativamente. Continuou o padre, dizendo que ela não poderia votar no nome de Waldir Pires. Dona Lucíola levantou-se bruscamente, abriu a cortina do confessionário, e o pecado da ira caiu sobre ela: Fique sabendo o senhor que Waldir Pires é meu filho. O senhor me respeite. Isso é uma indignidade! Uma injustiça que estão fazendo com Waldir. Se fosse pecado, desse ela não pediria perdão. O padre imóvel e com os olhos esbugalhados, calou-se.

O embate em si, frente a frente, ocorreu quando o cardeal chamou Waldir para uma conversa no Palácio Episcopal, durante o processo eleitoral: Waldir, eu o chamei aqui porque soube que o senhor tem o apoio dos comunistas. Isso é verdade? Sim. Respondeu Waldir. A conversa seguiu com Waldir argumentando que não tinha motivos para recusar o apoio do PCB. Então, o cardeal vociferou: Se o senhor não recusar esse apoio, vou baixar uma instrução recomendando que os católicos não votem no senhor. Vou condenar sua candidatura. Waldir, impressionado pela frieza do cardeal, respondeu: Lamento, mas não recusarei. Tenho lutas comuns com eles, o petróleo, a energia, a luta pela igualdade social. Não há por que recusar esse apoio. Waldir sabia dos riscos da sua atitude e, ao se despedir do cardeal, com certa acidez e um leve sorriso nos lábios disse: O senhor vai responder lá em cima, e muito fortemente, pela injustiça que está cometendo.

No próximo texto falarei sobre o início da convivência entre Waldir Pires e Antônio Carlos Magalhães, a rivalidade criada com o passar dos anos, a interferência de ACM no governo Waldir em 1986 e, finalmente sobre a renúncia em 1989.

José Cássio Varjão é cientista político.