Carga apreendida está avaliada em quase R$ 3 milhões
Tempo de leitura: < 1minuto
Policiais militares apreenderam 11 quilos de cocaína e um quilo de crack durante revista em um ônibus de transporte interestadual, na BA-363, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.
De acordo com a Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), durante a abordagem, nesta quinta-feira (20), os policiais encontraram a mala com as drogas, no bagageiro do veículo.
Os tabletes de cocaína tinham a inscrição “expo”, referência ao maior grau de pureza da droga exportada para países de outros continentes, como Europa, Ásia e Oceania. Nesses locais, cada quilo do entorpecente pode ser vendido por até 50 mil dólares, equivalente a R$ 270.350 na cotação desta sexta-feira (21). A carga apreendida pode valer quase R$ 3 milhões, a depender do destino final.
Rota Transportes abre vagas para motorista de ônibus em Itabuna, Ilhéus e Vitória da Conquista || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1minuto
A Rota Transportes vai selecionar motoristas de ônibus rodoviário e de fretamento com testes práticos em Itabuna e Vitória da Conquista, a partir das 8h deste sábado (15). As vagas para as cidades de Itabuna e Ilhéus serão para motorista rodoviário e as de Vitória da Cqonusita para motoristas de fretamento.
O teste prático em Itabuna será na garagem da Rota Transportes, na Avenida Amélia Amado, Santo Antônio. Já em Vitória da Conquista, os interessados devem se dirigir à garagem localizada na Rua Xavantes, nº 36, Bairro Patagônia.
Os candidatos precisam comprovar experiência prévia como motorista – seja rodoviário, de caminhão ou urbano – para concorrer à vaga de motorista rodoviário em Itabuna. Já em Vitória da Conquista, a exigência é experiência em qualquer dessas funções ou como motorista de van.
DOCUMENTAÇÃO
É imprescindível apresentar documentos pessoais e Carteira Nacional de Habilitação (CNH); em Vitória da Conquista é necessário possuir categoria D ou E, e em Itabuna, categoria D. O curso de transporte de passageiros também é obrigatório.
A empresa afirma oferecer salário e benefícios alinhados ao mercado, além de vagas para pessoas com deficiência (PcD). Ao chegarem nas garagens, tanto em Itabuna quanto em Vitória da Conquista, os participantes devem procurar a equipe de Instrução.
Prefeitos Dona Nilda, de Poções, e Dr. Pedrinho, de Encruzilhada, estão entre os alvos da Operação Intercessor || Fotos Redes Sociais
Tempo de leitura: 2minutos
A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram, nesta quinta-feira (23), a Operação Intercessor, com o objetivo de desarticular organização criminosa suspeita de desviar e lavar recursos públicos federais repassados à Prefeitura de Poções de 2021 a 2023. A prefeita do município do sudoeste baiano, Dona Nilda (PCdoB), é um dos alvos das investigações, assim como o prefeito de Encruzilhada, Dr. Pedrinho, do mesmo partido.
Os policiais cumprem 25 mandados de busca e apreensão em Poções, Encruzilhada, Barreiras e Vitória da Conquista. O ex-vice-prefeito de Poções e atual chefe de gabinete da Prefeitura, Jorge Luiz, também é investigado.
Jorge Luiz também é alvo da Operação Intercessor || Foto Redes Sociais
As investigações apontam irregularidades em contratos de terceirização de mão de obra financiados com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), Sistema Único de Saúde (SUS) e Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), incluindo ausência de estudos técnicos, pesquisa de preços inadequada, aumento indevido de valores contratuais e prestação fictícia de serviços. O prejuízo estimado ao erário ultrapassa R$ 12 milhões, segundo a PF.
Dinheiro apreendido durante a operação desta quinta-feira (23) || Foto PF
Ainda conforme a Polícia Federal, a organização criminosa atuou em diversos municípios baianos, com o uso de empresas de fachada, familiares como intermediários financeiros, movimentações bancárias atípicas e ocultação patrimonial para viabilizar os desvios e a lavagem de dinheiro.
As condutas apuradas incluem organização criminosa, peculato, fraude à licitação, lavagem de dinheiro e crimes contra a legislação trabalhista.
Objetos apreendidos na casa da investigada, em Vitória da Conquista || Foto PC-BA
Tempo de leitura: < 1minuto
Ex-funcionária de loja de peças automotivas foi alvo de mandado de busca e apreensão cumprido pela Polícia Civil, nesta terça-feira (21), em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Ela é suspeita de furtar mais de 1.600 peças do estabelecimento onde trabalhou, com prejuízo estimado em mais de 300 mil reais.
Equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Vitória da Conquista) fizeram busca no endereço da mulher, na rua Padre Palmeira, no bairro Brasil. A suspeita, de 45 anos, trabalhou na empresa por cinco anos e pediu demissão no último mês de agosto. Ela já responde a processo por furto mediante fraude com abuso de confiança.
A gerência do estabelecimento notou a ausência dos itens ao fazer uma consulta no sistema e verificar que, apesar de constar nas planilhas, as peças não estavam no estoque. Após inventário, foi confirmada a falta de cerca de 1.600 peças com valor aproximado de R$ 308 mil.
Na ação executada pela Polícia Civil, foram apreendidos um tablet, uma máquina de cartão e um celular. Todo o material será submetido à perícia técnica para aprofundamento das investigações.
Empregada doméstica é acusada de furtar R$ 200 mil em joias || Foto PC
Tempo de leitura: 2minutos
A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta terça-feira (14), em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, uma mulher que trabalhava como empregada doméstica e um comerciante, acusados de envolvimento no furto de joias avaliadas em R$ 200 mil. De acordo com a investigação, a funcionária aproveitou-se da confiança da patroa para retirar as joias do imóvel.
A mulher, de 36 anos, foi localizada no bairro Recreio. O homem, de 31 anos, proprietário de uma joalheria no centro de Vitória da Conquista, foi preso no estabelecimento comercial. Desde o início das investigações que os policiais suspeitaram do comportamento da funcionária da vítima.
Conduzida à Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), a mulher confessou ter subtraído joias ao longo dos últimos 30 dias. Durante a análise do celular da suspeita, foram encontrados comprovantes de transferências via Pix realizadas pelo receptador, a partir da conta jurídica da empresa dele.
O comerciante acabou confessando ter adquirido as peças por valores muito abaixo do mercado. Entre os materiais apreendidos estão correntes, pingentes e outras joias em ouro, além de dois celulares que serão encaminhados à perícia. Os objetos recuperados serão devolvidos à vítima. Diligências seguem em andamento para localizar outras peças furtadas.
OUTRO FURTO
Ainda em Vitória da Conquista, a Polícia Civil cumpriu, na manhã desta terça-feira (14), um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Criminal da Comarca local, contra uma mulher, de 36 anos, suspeita de furto. Ela é acusado de ter subtraído dinheiro e objetos que somam mais de R$ 30 mil em prejuízo a empresa do ramo de colchões, além de aplicar golpes em clientes.
As investigações, iniciadas em setembro deste ano, revelaram diversas irregularidades, como vendas simuladas de colchões e travesseiros sem autorização, entregas indevidas de produtos a terceiros e recebimento de valores em conta pessoal. Imagens de câmeras de segurança registraram a investigada liberando produtos a desconhecidos e acompanhando-os até o veículo.
Os policiais também constataram que, mesmo após ser desligada da empresa, a suspeita continuou mantendo contato com clientes e proferindo ameaças. Durante o cumprimento da medida judicial, foram apreendidos quatro celulares e um caderno de anotações, que serão encaminhados para perícia.
As apurações indicam ainda que a mulher já havia sido indiciada por crimes semelhantes em 2024, quando trabalhava em outra empresa do comércio local.
Homem foi preso por extorsão, hoje (13), em Vitória da Conquista
Tempo de leitura: < 1minuto
Policiais civis da Bahia cumpriram, nesta segunda-feira (13), mandado de prisão expedido pela Justiça Criminal do Estado da Paraíba contra um homem de 21 anos, residente em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, suspeito de extorquir uma vítima que mora em João Pessoa (PB). A prisão foi feita por equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Vitória da Conquista), no bairro Ayrton Senna.
Conforme as investigações, em 10 de abril deste ano, a vítima foi contatada por um perfil desconhecido no aplicativo WhatsApp. O suspeito exigiu o pagamento de R$ 6.500,00 para não divulgar fotos íntimas, ameaçando expor o conteúdo e afirmando pertencer a um grupo criminoso.
Sob coação, a vítima fez duas transferências via PIX, nos valores de R$ 4.500,00 e R$ 2.000,00, para uma conta vinculada ao suspeito. No dia 15 de abril, o investigado voltou a fazer contato, utilizando outro número de telefone, tentando obter mais dinheiro por meio de novas ameaças.
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva, foram apreendidos três celulares, um simulacro de pistola, nove cartões bancários, uma máquina de cartão, porções de maconha e cocaína, além de facas. O homem foi encaminhado ao Conjunto Penal de Vitória da Conquista, onde permanece à disposição da Justiça.
André Portnoi, reitor da Unex Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 3minutos
A Rede UniFTC/Unex completará 26 anos de atividades agora em outubro e celebra uma trajetória marcada pelo pioneirismo e pela interiorização do ensino superior na Bahia. Fundada em 1999, com a instalação da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), a instituição foi a primeira faculdade privada do município e se tornou referência para outros centros no interior do estado. Ao longo de mais de duas décadas, a rede alcançou Salvador, Jequié, Itabuna e Vitória da Conquista, além de Petrolina (PE), somando hoje mais de 90 mil profissionais formados em diferentes áreas, incluindo mais de 1.200 médicos.
A Rede se organiza sob duas marcas principais voltadas ao ensino superior generalista e ao ensino médico: Unex e UnexMED. A marca Unex congrega as unidades de ensino superior da rede em Feira de Santana, Itabuna, Jequié e Vitória da Conquista, oferecendo ampla gama de cursos, enquanto UnexMED é a designação específica para os cursos de Medicina nessas mesmas cidades.
A expansão do curso de Medicina tornou-se um marco nessa trajetória. Em 2022, a UnexMED iniciou a oferta em Feira de Santana, chegando a Itabuna em 2023. A implantação em Jequié e Vitória da Conquista ocorreu no ano passado.
Unex caminha para completar 26 anos de atividades na Bahia e Pernambuco || Foto Divulgação
Todos os cursos receberam nota máxima do MEC. “Ao autorizarmos Medicina nas quatro unidades com nota máxima, entendemos que estamos entregando mais do que títulos: estamos oferecendo uma formação que transforma vidas”, afirma Márcia Hiromi Sakai, diretora de Medicina da UniFTC.
A carga horária mínima de 7.200 horas e a estrutura que inclui aulas práticas desde o primeiro semestre, clínicas-escolas, laboratórios modernos, simulação e estágios em diversas especialidades evidenciam o compromisso da rede com a qualidade e a inovação pedagógica.
A Unex adota um modelo de ensino baseado em currículos por competências, metodologias ativas, interprofissionalismo e interdisciplinaridade. Essa abordagem, segundo a reitora Marcly Amorim Pizzani, reflete a visão de futuro da instituição. “Nos 26 anos da Rede UniFTC, cada passo de expansão, cada autorização de curso e cada alteração no currículo não foi para exibir marcos, mas para garantir que nossos estudantes estejam prontos para responder às demandas reais da sociedade e cumprir seu papel social”, diz.
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO
A rede reforça seu compromisso social por meio de políticas de bolsas, financiamento estudantil via FIES e parcerias com instituições financeiras para que estudantes de diferentes perfis possam acessar cursos como Medicina. A interiorização dos cursos permite que jovens de regiões historicamente carentes de oportunidades estudem e se formem sem precisar migrar para capitais.
Para o professor André Portnoi, reitor da UNEX Itabuna, esse movimento é um divisor de águas:
– Ao longo de quase 24 anos na instituição pude testemunhar como a rede se consolidou como pioneira e referência no interior da Bahia. Ao levar cursos de alta qualidade, como Medicina, para cidades como Itabuna, Feira de Santana, Jequié e Vitória da Conquista, não oferecemos apenas ensino superior, mas também desenvolvimento social e econômico para toda a região – destaca.
O aniversário de 26 anos, comemorado em 29 de outubro, marca uma nova etapa para a Rede UniFTC. Com mais de 100 cursos distribuídos em suas unidades, presença em vários estados e resultados reconhecidos pelo MEC, a instituição reafirma seu papel de protagonista no ensino superior privado da Bahia e do Nordeste. Para Marcly Amorim Pizzani, o momento é de celebração e renovação de compromisso. “Cada aluno, cada curso, cada unidade representa nosso compromisso não apenas com a educação, mas com a transformação das vidas e das comunidades onde atuamos”, destaca.
Quatro pessoas da mesma família foram internadas com sinais de intoxicação
Tempo de leitura: < 1minuto
Quatro pessoas da mesma família deram entrada em um hospital de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, com sinais de intoxicação. A suspeita é de que o pai tenha envenenado iogurte que serviu à esposa e aos filhos de 12 e três anos. O homem também ingeriu o alimento.
O caso foi registrado no sábado (27). O pai continua internado em estado grave. As crianças também seguem internadas, mas não correm risco de vida. A mãe teve alta.
A mulher contou à Polícia Militar que o marido chegou em casa com iogurtes para toda a família. Após a ingestão do alimento, o casal e os filhos começaram a passar mal, com vômitos e diarreia. Eles foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e levados para um hospital.
A Polícia Civil investiga o caso. Na casa da família, os investigadores encontraram resíduos de substâncias desconhecidas nos iogurtes. O material será periciado.
Trio da mesma família é detido com armas e malas de dinheiro em Jequié || Foto PC-BA
Tempo de leitura: 2minutos
A Polícia Civil prendeu três acusados de extorsão, posse ilegal de arma de fogo, lavagem de dinheiro e crimes contra a ordem tributária, nesta sexta-feira (26), em Jequié, no Médio Rio de Contas. O trio seria um grupo de agiotas com atuação no interior da Bahia, segundo as investigações.
Com os homens, que são da mesma família (pai e filhos, de 55, 36 e 27 anos), os policiais apreenderam R$ 3 milhões em espécie, sete armas de fogo, inclusive metralhadora, e joias avaliadas em R$ 500 mil, além de 30 veículos encontrados em um sítio usado pelo grupo.
Policiais apreenderam 30 veículos em sítio usado pelo grupo || Imagem PC-BA
As investigações apontam que os presos exigiam de um médico e sua esposa, moradores de Vitória da Conquista, a entrega de veículos e imóveis avaliados em aproximadamente R$ 3 milhões, mediante ameaças, informa a Polícia Civil.
Três imóveis em fase de transferência tiveram as matrículas bloqueadas pela Justiça, após requerimento da autoridade policial, diante da suspeita de falsificação de documentos para a obtenção de empréstimos fraudulentos em instituições financeiras. Ainda conforme as apurações, em cinco anos, o grupo movimentou cerca de R$ 90 milhões em contas bancárias pessoais.
A ação contou com a participação de 40 policiais e foi conduzida pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista (DRFR), com apoio da DRFR de Jequié, da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste), da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié) e da 10ª Coorpin/Vitória da Conquista.
Itabuna é contemplada com R$ 31 milhões no Novo PAC || Foto Eduardo Aiache/GovBA
Tempo de leitura: 2minutos
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, apresentou, nesta quinta-feira (18), em Brasília, série de demandas ao ministro da Casa Civil, Rui Costa. Ele participou da cerimônia para a divulgação do resultado das propostas do Novo PAC Seleções, programa voltado para obras de macrodrenagem e contenção de encostas. O município do sul da Bahia foi contemplado com R$ 31 milhões, segundo o prefeito.
Durante cerimônia em Brasília, o presidente Lula anunciou recursos da ordem de R$ 10,3 bilhões para obras de drenagem urbana sustentável e manejo de águas pluviais. Na modalidade Drenagem Urbana Sustentável, foram aprovadas 182 propostas de 174 municípios com situações críticas e recorrentes de inundações, enxurradas e alagamentos.
Jerônimo, Augusto e Rui Costa em Brasília || Reprodução
Do valor total, R$ 4,7 bilhões sairão do Orçamento Geral da União (OGU) e R$ 5,6 bilhões de financiamentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Do valor global, serão repassados R$ 1,3 bilhão para a realização de intervenções em 29 municípios baianos. No sul da Bahia, além de Itabuna, são contemplados os municípios de Camacã, Ipiaú, Ilhéus, Dario Meira, Gandu, Ibicaraí e Pau Brasil.
MAIS INVESTIMENTOS
O prefeito Augusto Castro destacou a importância da parceria com os governos estadual e federal para a conquista de novos investimentos para obras estruturantes em Itabuna. “Primeiro, agradecer ao ministro Rui Costa e ao governador Jerônimo Rodrigues pelos investimentos do Governo do Estado e investimentos do Governo Federal. Hoje, o presidente Lula anuncia recursos do PAC Seleções para drenagem, investimentos que mudam a realidade da nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Augusto Castro aproveitou a audiência com Rui Costa para apresentar o projeto de construção de um aeroporto em Itabuna, reforçou o pedido de duplicação de trecho da BR-415,na zona urbana, da Nova Itabuna até Nova Ferradas, e solicitou a construção de novas casas populares.
O PAC Seleções contemplou, além dos municípios do sul da Bahia, Ubaíra, Itororó, Mundo Novo, Candeias, Vitória da Conquista, Medeiros Neto, Itapetinga, Porto Seguro, Bom Jesus da Lapa, Santa Cruz Cabrália, Valença, Nazaré, Nilo Peçanha, Simões Filho e Teolândia.
Sorteio da Premiada Bahia ocorreu nesta quinta-feira
Tempo de leitura: 2minutos
A Secretaria Estadual da Fazenda divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista dos contemplados no sorteio desta edição da Campanha Nota Premiada Bahia. O prêmio de R$ 100 mil foi para um morador de Salvador. Dos 90 prêmios de R$ 10 mil, 57 foram para capital e 33 para o interior. Ao todo, as premiações somaram R$ 1 milhão.
Na lista de sortudos estão moradores de Ipiaú (2), Ibirapitanga (1), Ibirataia (1) e Ilhéus (1). Vitória da Conquista foi o município do interior com maior número de ganhadores, 3. Com dois sortudos estão Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana, Jequié e Lauro de Freitas. A lista é completada por Boa Nova, Catu, Caetité, Dias D´Ávila, Guanambi, Itaparica, Itarantim, Jeremoabo, Mucuri, Poções, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença e Xique-Xique.
O próximo sorteio da Nota Premiada Bahia será no dia 25 de setembro. Serão mais 91 prêmios, dos quais 90 de R$ 10 mil e um de R$ 100 mil. Para concorrer às premiações, é necessário estar inscrito na campanha e colocar o CPF nas notas fiscais de compras realizadas até o dia 31 de agosto.
COMO CONCORRER AOS PRÊMIOS
Para participar da Nota Premiada Bahia, basta se cadastrar uma única vez no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br e preencher um formulário simples. No momento do cadastro, devem ser escolhidas até duas entidades filantrópicas, uma da área de saúde e outra da social, com as quais serão compartilhadas todas as notas eletrônicas que forem associadas ao CPF cadastrado.
Após o cadastro, ao incluir o CPF nas notas, o participante estará concorrendo aos sorteios e também ajudando as instituições por ele escolhidas entre as vinculadas ao programa Sua Nota é um Show de Solidariedade, que conta atualmente com 535 instituições ativas e regulares. A cada quatro meses, as notas compartilhadas transformam-se em repasses no valor de R$ 5 milhões para as entidades do Sua Nota é um Show de Solidariedade.
Ilhéus se aproxima de Itabuna em população, revela IBGE || Fotos José Nazal e Prefeitura de Itabuna
Tempo de leitura: 2minutos
Itabuna manteve a liderança entre os municípios mais populosos do sul da Bahia, mas vê Ilhéus se aproximando cada vez mais. Hoje, o IBGE divulgou a estimativa populacional para todos os municípios brasileiros. A estimativa revela que Itabuna perdeu moradores, enquanto Ilhéus ganhou no período compreendido entre julho de 2024 a julho deste ano. As estimativas têm sempre como base o dia 1º de julho de cada ano.
Pela estimativa divulgada hoje pelo IBGE, Itabuna tem 196.344 habitantes. Eram 196.676 no ano passado. Variação negativa de 0,2%. Já Ilhéus, tem agora 189.149 moradores ante 189.028 no ano passado, conforme consulta do PIMENTA ao dados disponibilizados pelo IBGE.
No estado, Itabuna é o 7º mais populoso. Ilhéus, o 8º. A Terra da Gabriela registra expansão imobiliária, principalmente na zona sul, com grandes lançamentos de moradias verticais.
Outro município que se aproxima de Itabuna em termos populacionais é Porto Seguro, no extremo-sul do Estado e integrante da macrorregião sul. Com variação positiva de 0,9% em um ano, saiu de 181.007 para 182.630. Dos principais destinos turísticos do país, Porto Seguro registra forte alta populacional nos últimos 20 anos.
As estimativas populacionais de estados e municípios são base para repasses constitucionais, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e de Participação dos Estados (FPE), além de definição de políticas públicas.
OS MAIS POPULOSOS
Na lista dos municípios mais populosos da Bahia, não há novidade dentre os cinco primeiros. A capital, Salvador, variação negativa em relação a 2024. Aparece agora com 2.564.204 moradores. Feira de Santana é o segundo, com 660.806. Vitória da Conquista tem quase 400 mil habitantes (396.613). Na quinta posição, vem Juazeiro (256.122).
Hemoba abre 199 vagas, mais cadastro de reserva|| Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1minuto
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Fundação Hemoba) abre, na quinta-feira (28), inscrições no processo seletivo para contratação de 199 profissionais de várias áreas em unidades de 20 cidades, além de formação de cadastro de reserva. Os salários variam de R$ 2,2 mil a R$ 6.697,16, a depender da área de atuação e carga horária.
Os interessados no processo seletivo terão até o dia 9 de setembro para se inscrever pelo site do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP). As contratações por tempo determinado serão por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).
Dentre as vagas disponíveis para nível médio, técnico e superior, estão para técnico-administrativo, técnico de enfermagem, técnico em patologia clínica, analista de sistemas, administrador, contador, assistente social, farmacêutico, nutricionista, enfermeiro, psicólogo, odontólogo, médico clínico geral, hematologista, pediatra, ortopedista, cardiologista, neurologista e oftalmologista.
As provas objetivas serão aplicadas no dia 28 de setembro em Salvador, Barreiras, Brumado, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Seabra, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.
Mais informações estão disponíveis no portal do IDCAP (https://www.idcap.org.br). A taxa de inscrição é de R$ 41,50 para cargos de nível médio e R$ 58,50 para nível superior. Pela manhã, os protões serão abertos às 7h e fechados às 7h45mim. À tarde, abrirão às `13h e fecharão às 13h45min. Acesse o edital aqui.
Para cobrar das autoridades, um grupo de moradores e conhecidos das vítimas se vestiram de branco e caminharam pelas margens da BA-001, na região onde as três vítimas moravam e foram brutalmente assassinadas. Os manifestantes, a maioria mulheres, carregavam cartazes com frases como “Parem de nos matar”, “Calaram três de nós” e “Justiça”. Eles cobraram respostas rápidas da polícia para o triplo homicídio e punição severa para os assassinos.
Mulheres saíram para caminhar e foram assassinadas na zona sul de Ilhéus
Os corpos de Maria Helena Nascimento Bastos e Mariana Bastos da Silva foram velados neste domingo (17), em Aurelino Leal, onde foram sepultados. Velado em Ilhéus, o corpo de Alexsandra Oliveira Suzart será sepultado em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.
Alexsandra e Maria Helena eram professoras da rede municipal de ensino de Ilhéus e amigas há muito tempo. Elas saíram para caminhar, no final da tarde de sexta-feira (15), pela Praia dos Milionários, na zona sul de Ilhéus, e foram encontradas mortas no início da tarde de sábado (16). Imagens de câmera de segurança de estabelecimento mostram as três caminhando pela praia minutos antes do desaparecimento. Os corpos foram encontrados ontem, praticamente, um ao lado do outro.
Viação Novo Horizonte tem operações suspensas na Bahia
Tempo de leitura: < 1minuto
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) suspendeu a operação da Viação Novo Horizonte nas linhas entre os municípios da Bahia por falta de cumprimentos de acordos com o órgão.
De acordo com a decisão publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na quarta-feira (16), a empresa deverá encerrar definitivamente suas atividades no dia 16 de agosto.
ITABUNA, PORTO SEGURO E OUTRAS CIDADES
No total, 141 linhas e 121 municípios são atendidos pela empresa Viação Novo Horizonte, a exemplo de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Itabuna e Bom Jesus da Lapa.
Segundo a Agerba, a Viação Novo Horizonte não atendeu aos requisitos regulatórios, como a apresentação de certidões negativas, descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em dezembro com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), apresentação de condições operacionais deficientes, com histórico de acidentes e 486 reclamações em 24 meses.
Com o objetivo de não prejudicar os passageiros, a Agerba abriu um chamamento público, em caráter emergencial, para que novas empresas assumam as linhas até 22 de julho. Elas vão atuar até 31 de maio de 2027 ou até que ocorra uma licitação definitiva. Além da Viação Novo Horizonte, outras 14 empresas terão as atividades suspensas.
Conforme a Agerba, a longo do processo, a Viação Novo Horizonte foi notificada formalmente e teve oportunidade de apresentar defesa e regularizar sua situação, inclusive com prorrogação de prazos.
No entanto, mesmo após esses procedimentos, a comissão da Agerba concluiu que as exigências não foram atendidas de forma satisfatória. O descumprimento das cláusulas contratuais e das normas estabelecidas pelo Decreto Estadual nº 11.832/2009 reforçou o entendimento da Agerba de que não havia mais fundamento para manter a Viação Novo Horizonte no sistema. Do G1.