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Apesar de entrar hoje em vigor as novas normas de procedimento de pouso e decolagem no aeroporto de Ilhéus, ainda não será nesta sexta-feira, 20, que o terminal receberá vôos noturnos. A última movimentação de aeronove comercial ocorreu há pouco, com o vôo Ilhéus-Guarulhos (SP), operado pela GOL.
Há um desencontro de informações. Funcionários da Infraero em Ilhéus garantem que as empresas já podem voltar a operar. “A Notam (nota técnica) entra em vigor a partir de hoje”, diz o gerente operacional do aeroporto Jorge Amado, Elcimar Maciel.
As empresas, no entanto, não receberam comunicado [a Notam] da Infraero liberando os vôos noturnos. Num prazo mais otimista, os vôos noturnos operados por instrumentos somente devem ocorrer a partir de 15 de março, quando as companhias redefinem a sua malha aérea.
O Pimenta procurou o superintendente da Infraero em Ilhéus, José Bosco Bezerra Lopes, mas funcionários informaram que ele “está em viagem de serviço e só retorna na quinta”, dia 26.
Mais detalhes em instantes.

5 respostas

  1. Apesar de todos os esforços feitos pela PMI, em retirar os obstáculos que impediam pousos e decolagem, operados por instrumentos a noite. Empresas GOL E TAM, ainda resistem em cumprir a ordem.A que saudades tenho do Velho babalô ACM, se ACM fosse vivo, dúvido que alguma empresa deixava de pousar em Ilhéus.
    Melck Rabelo

  2. É difícil a comunicação quando o que se diz não é o que se gostaria de ouvir, agravado pela terminologia técnica, desconhecida pela maioria dos envolvidos nesta comunicação.
    O vôo Noturno nunca esteve proibido, portanto não tem porque ser liberado.
    O que foi suspenso foram as operações de pouso e decolagem sob regras de vôo por instrumento (IFR), seja diurno ou noturno. É permitido pousos e decolagens sob regras de vôo visuais (VFR) O que significa: VFR – Entre outras regras ligadas ao controle de tráfego, é necessário que as condições do tempo, sejam as seguintes: Visibilidade = ou maior que 5000 metros e teto(altura da base da nuvem) 1500 pés (aprox 450 metros) e o piloto orienta-se por referências visuais com a área de vôo.
    IFR: entre outras regras, a aeronave pode voar sem visualização com a área voada, baseando seu vôo com base em informações de balizadores radio-eletrônicos. Aqui em Ilhéus o balizador é aquela antena que fica ali na sapetinga, NDB( rádio farol não direcional), além da rede de satélites específica para a navegação aérea.
    Procedimento de pouso por instrumento ( pouso IFR ): São cartas, mapas com rotas pré-determinadas, com referência nesses equipamentos, que permite que a aronave aproxime-se do solo sem chocar-se com os obstáculos nele existentes, mesmo sem o contato visual com os memsmos. ESTES PROCEDIMENTOS FORAM e PERMANECEM SUSPENSOS em qualquer horário.
    Por que? Foi verificado que o aeroporto de Ilhéus não possui área de escape (Faixa de pista) regulamentar para esse tipo de pouso ou decolagem. FAIXA DE PISTA: Área ao redor da pista, sem elevações, depressões ou construções. Para IFR, 300 metroe (150 para cada lado). Se alguem tiver curiosidade olhe no Google Earth e verifique que esta área invade ruas do pontal e São Fransisco.
    NOVOS PROCEDIMENTOS: Foi confeccionado um conjunto de rotas de aproximação, STAR, a fim de permitir que a aeronave se aproxime para a vertical do aeródromo, por instrumentos, até a altura de 1500 pés. ( lembre do VFR acima) se o piloto encontrar condiçõs visuais ele modifica as regras do vôo e prossegue para o pouso VFR(visual).
    Pousar ou não, à noite ou de dia, é uma decisão das companhias aéreas e de suas relações com a ANAC, seguradoras, regularidade dos vôos, etc. Repito o POUSO NOTURNO é peritido em Ilhéus, desde que sob condições visuais.
    A INFRAERO não emite NOTAM, apenas os centros regionais ou nacionais de NOTAM.
    NOTAM = Notice to Air Man (Notificação ao aeronavegante). “Nota técnica” arde muito!!!
    Não sei se ACM segurava essa! Lembrem que as seguradoras não cobrem operação irregular! Essa é “dedo de moça”

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