Tempo de leitura: < 1 minuto

A dengue fez mais uma vítima em Itabuna. E foi mais uma criança, e de quatro anos. George Vinícius Farias morreu na manhã desta segunda-feira, 23, após ser internado por duas vezes nos hospitais Cemepi (ex-Ipepi) e Manoel Novaes, onde faleceu.
Os pais da criança relataram que ela chegou a ser atendida na última quinta-feira, já com os sintomas da dengue. Um exame de plaquetas foi feito, mas não diagnosticou a doença. A última internação ocorreu no sábado, no Novaes. George ficou internado com o agravamento do quadro.
George só resistiu por mais dois dias. O sepultamento ocorreu hoje à tarde. Ao BA-TV, da TV Santa Cruz, o secretário de saúde de Itabuna, Antônio Vieira, disse que o resultado do exame que comprovará a causa da morte da criança sairá em 72 horas. A criança residia no Pedro Jerônimo, uma das áreas de maior infestação de larvas do Aedes aegypti em Itabuna.
A primeira morte confirmada por dengue hemorrágica no município foi a de Hanna Vitória Santos Miranda (confira), também de quatro anos. A cidade vive uma epidemia da doença (leia abaixo).

13 respostas

  1. Dengue que causa problema.
    Na ultima quinta-feira, o pau quebrou na Prefeitura de Itabuna.O diretor de Vigilância Sanitária José Carlos “Veterinário” pediu exoneração do cargo, tudo porque não aceitou que o Sgt Gilson, todo poderoso do governo municipal, que queria que sua esposa, tivesse seus dias apontados sem que ela fizesse presença no local de trabalho. Nem o Prefeito José Nilton Azevêdo Leal, resolveu o problema, e o José Carlos pediu exoneração do cargo queexercia desde o DESGOVERNO DE CUMA, e só retorna ao trabalho na quinta-feira, para buscar seus pertences.

  2. A muito tempo, provavelmente desde 1994-1996, que se sabia da possibilidade de dengue hemorrágica em Itabuna. Quem se preparou? a Saúde Pública? a assistência hospitalar? os planos de saúde? a zoonose? a limpeza urbana? a população? Esta tem responsabilidade sim, mas com certeza as políticas públicas tem que tocar as pessoas, então as estruturas de governo devem fazer que planos. O assunto é muito sério, não se pode perder tempo em procurar culpados ainda que se saiba dos mais responsáveis. E as soluções vão requerer muita articulação, envolvimento e trabalho. No entanto será um erro tentar negar ou justificar os casos suspeitos ou confirmados. Sugiro que o Secretário arregimente seus técnicos e divulgue os fatos a sociedade e aos médicos e equipes de saúde, planejem, articulem e executem ações como se em tempo de guerra e não fiquem apenas no discurso, a assistencia ao suspeito de dengue deve ser priorizada nas unidades públicas e particulares sejam postos, centros, clínicas médicas, pediatricas ou hospitais. A bola está com vcs.

  3. A culpa é o desgoverno de Fernando com quatro anos de inecia Itabuna é recorde em denge nacional isso é um fato,infelismente inocentes estão morrendo é lamentavel,enquanto isto o ex- prefeito foi morar em vitoria da conquista que a dengue na tem espaco,porque la tem um governo do PT que se precupa e respeita o ser humano,em conquista os filhos dele estão livres da dengue,em Itabuna os filhos das pessoas humildes estão morrendo e Azevedo fica de bracos cruzados,com apenas 40 agentes para atenter um cidade do porte de Itabuna com 200.000. mil habitantes,é necessario no minimo 300 agentes.È um pena que o povo elegeu o mesmo grupo.

  4. Em Vitória da Conquista, em virtude da altitude, além da combinação de diversos fatores ambientais, o mosquito da dengue é praticamente bombardeado naturalmente, pois os mosquitos não toleram as baixas temperaturas, …!!!
    Dizer que foi o governo do PT que combateu o mosquito por lá é, no mínimo, desconhecimento (ignorar o problema), …!!!
    Mas quem tem boca fala o que quer, …!!!
    Realmente a prefeitura dispõe de poucos agentes, mas se a população tivesse consciência, teríamos “200 mil agentes”, não apenas 40, …!!!
    Tem muita gente fazendo discurso e, também, de braços cruzados, esperando que as coisas “caiam do céu”, …!!!
    Uma prova da falta de consciência e de união desse povo aqui é o fato de que no sul do país, onde as pessoas têm melhores condições financeiras e educacionais, as cooperativas são muito comuns, ao passo que por aqui nenhuma foi à frente. As poucas que surgiram, “foram por água abaixo”, reflexo da falta de consciência comunitária das pessoas, …!!!
    Assim também ocorre quando apenas ficamos criticando e esperando que apenas o poder público faça as coisas, …!!!
    Isso é típico, endêmico, das pessoas que aqui habitam, …!!!
    Questão cultural é fogo, …!!!

  5. Eu iria mais longe um pouco:
    Cada sociedade, cada região, cada cidade, é reflexo do povo que a constitui, que a compõe, …!!!
    Imagina se um povo que valoriza a infra-estrutura, a educação e o bem-estar (saúde), iria fazer questão de tantas festas durante o ano todo, …???
    Qual a média slarial do povo daqui? Nem no sul do pais, onde o povo tem mais recursos financeiros, há tantas festas, em compensação a educação é melhor, os hospitais são melhores, as cooperativas são criadas e funcionam, melhorando ainda mais a vida em sociedade, além de outras coisas, …!!!
    Por lá existem as vilas – bem diferente das favelas – que são comunidades onde as moradias são simples, mas dignas. As pessoas não vivem em situação miserável, pendurados, dentro do esgoto, do lixo nem da lama ,…!!!
    Tem muita gente por aqui que compra ingresso de festas dividido em cartão de credito (a preços exorbitantes, pois à vista é um preço e no cartão é outro, mais caro, mesmo num cenário de inflação controlada), compra comida a prestação, gasta com bebida todo final de semana, compra carro dividido em 100 parcelas, pagando juros de judeu, em compensação são incapazes de participar de campanhas para melhorar a própria vida, ficam esperando tudo acontecer, de braços cruzados, mas não vai ao dentista, ao oftalmologista, não tem coragem de fazer uma revisão médica, não é capaz de pagar um plano de saúde, fica atrás de remédio grátis e por aí vai. É uma total inversão de valores, …!!!
    Consequentemente, os governantes só podem ser “compatíveis” com a realidade, basta ver o que ocorreu de 1980 para cá, quando a crise do cacau trouxe a mediocridade junto com ela, …!!!
    Mais um exemplo: A UESC fez concurso público neste final de ano de 2008 / início de 2009. Quem foram os aprovados? (mais uma vez, muita gente de fora). Porque isso acontece? (Os daqui não têm formação bastante e suficiente sequer para concorrer). Como sobraram vagas sem ser preenchidas, significa que emprego há, falta qualificação às pessoas para concorrer e conquistar as vagas. Agora pergunta quantos só pensam em Carnaval, São João e por aí vai? Isso significa que, se determinadas empresas viessem para cá, muita gente também teria que ser contratada em outros lugares, pois o pessoal aqui não teria capacidade / qualificação suficiente para conquistar as vags, a não ser para trabalhar como secretária / recepcionista e/ou servir cafezinho, fazer o trabalho pesado / limpeza, e por aí vai, pois os técnicos e os engenheiros, por exemplo, com raras exceções, seriam trazidos de fora.
    Enquanto for assim, não adianta se queixar, …!!!

  6. Nao conheço este senhor chamado Sergio Oliveira. Mas como ele defende este governo que ai esta. A verdade Sergio, este governo( que e a continuaçao do ultimo ) tem total culpa pelo que esta acontecendo em Itabuna. Nao tem como esconder.As familias que tiveram parentes mortos, tem que entrar na justiça e processar: Fernando Gomes, Jesuino, Azevedo, Dr. Vieira.

  7. Realmente VC prima por várias gestões de um bom governo (é ilário que Cumão foi morar lá).
    Olha Rio de Janeiro, deram a volta por cima, com ajuda do Gov. Federal e a coisa melhorou bastante. Agora Itabuna tem o governo que merece e precisa esperar + 4 anos se passarem. Minha nossa como tem gente que acha que é dona da verdade e não se toca. †

  8. Bom é a segunda vítima homologada pelos orgãos oficiais, mas pelo que sabemos do número de pessoas que já morreram com a possibilidade de dengue hemorragica devem ser bem mais…..não nos protegem e ainda camuflam os números. É UM ABSURDO TOTAL.

  9. Aviso aos “navegantes”:
    Deixo bem claro que não isento o poder público de culpa (só se não leu o que eu escrevi, ou se leu não entendeu, aí a questão é outra e todos nós sabemos do que se trata. Não precisa nem citar), mas que a nossa população é uma lástima, isto é, …!!!
    Agora é para dizer que um povo imundo destes, é inocente nesta questão, tenha a santa paciência, …!!!
    Até mesmo onde há vasos de lixo o povo joga lixo no chão, além de outras demonstrações públicas de falta de educação, …!!!
    Canso de ver – e até já fotografei – terrenos aqui em Itabuna com placas escrito proibido jogar lixo e, bem junto à placa, as pessoas jogam o lixo. Certamente isso não é exemplo de educação. Aí não tem Prefeito que possa ser responsabilizado por tal estupidez: Nem Fernando, nem Geraldo, nem Azevedo, nem Juçara ou quem quer que seja o gestor, …!!!
    Se eu fosse de outra região, tudo bem, não poderia dizer nada (politicamente correto), mas sou daqui e vejo as coisas. Todos são culpados, inclusive o poder público. Não sei, inclusive, se o pessoal do GS estivesse no poder, se mudaria alguma coisa, pois tem muitos seguidores dele que dizem uma coisa e fazem outra. Tem, inclusive, velhacos, que não pagam a ninguém. Todo mundo sabe. Agora querem dar uma de “direitinhos”, de “santos do pau oco”, de “perfeitos”, “prá cima de mim”, …?!?!?!
    Aí é demais. Não é nem questão de se tocar, é não ter vergonha de mentir, de querer inventar mesmo, …!!!

  10. Sérgio, você tem toda razão. Só esqueceu de falar das gabrielas que trabalham um mês inteiro, às vezes em pé atrás de um balcão, para comprar apenas uma calça jeans no fim do mês, mas tem que ser de marca, senão não serve para se sujarem na lama do espora de ouro, ou qualquer outro lugar parecido… Mas como diz a música: “Eu nasci assim, eu cresci assim, vou sempre assim…. gabriela!!”

  11. Engraçado falar sobre a saude,como é que as pessoas podem ter saude,
    do jeito que está acontecendo com os montes de lixos nas potas das
    pessoas,o carro do lixo está pegando os lixos em ruas escolhidas,na
    rua 11 do bairro parque Boa Vista tem vezes de ficar 04 a 05 dias sem
    o carro do lixo passar,agora veja como é que as pessoas podem ter sa-
    ude,com um monte de lixo na porta com um mal cheiro terrivel,Sr.Pre-
    feito confiamos em voce,ve-se pode por uma fiscalização sobre esta
    lixaiada nas ruas, que na rua 11 do bairro parque boa vista já não
    estamos suportando mais.
    Obrigado.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *