Tempo de leitura: < 1 minuto

Cosmira Neves dos Santos, de 27 anos, é a mais nova vítima da dengue em Itabuna. Ela chegou a ser atendida na manhã de hoje, no Hospital de Base. Cosmira chegou à unidade de saúde em estado gravíssimo, foi hidratada, mas faleceu duas horas depois, segundo a direção do hospital.
Uma amostra de sangue foi levada para o Laboratório Central (Lacen). A suspeita da causa da morte no atestado de óbito é a dengue hemorrágica. As informações são da TV Santa Cruz. Entre a noite de segunda e a manhã de hoje, Itabuna registrou três mortes suspeitas de dengue. As outras duas foram das crianças Lucas Cardoso e Branda Santos.

16 respostas

  1. É uma carnificina o que os poderes públicos têm permitido acontecer em Itabuna. Quantas vidas precisarão ser ceifadas para que os nossos desgovernantes tomem uma atitude eficaz?

  2. invelismente devido ao descaso do poder publico passado estamos tendo que sofrer por isso a vitime era mulher do meu primo deixando um filho de 3 anos orfâo

  3. Não há palavras que registrem a indignação.
    SOS Por favor, como não temos a quem apelar, registrem que na rua Cassimiro Rego, Bairro Góis Calmon, há um enorme entulho de uma construção próxima ao n. 267, que se constitui um grande foco do mosquito da dengue. Tem até um vaso sanitário e botas plásticas.

  4. A CAMPANHA DA FRATERNIDADE DA IGREJA CATOLICA ESTE ANO DE 2009 ESTA COM O TEMA:” A PAZ É O FRUTO DA JUSTIÇA.
    SE DEUS É POR NÓS QUEM SERÁ CONTRA NÓS
    POREM NIMGEM NEM ATO ALGUM PODERÁ TRAZER DE VALTA AOS FAMILIARES AS PESSOAS QUE FORAO VITIMADAS A MORTE.
    HOJE OUVIR A ENTREVISTA DE KAKA FERREIRA COM O PROMOTOR PUBLICO
    SENTIR MUITA BOA VONTADE DO MESMO.
    ESPERO QUE SEJA APURADA A DENUNCIA SOBRE O FUMACE QUE NAO TEM MAIS O ODOR ATIVO. EU HERALDO ALMEIDA AFIRMO QUE O CARRO ESTA PASSANDO LIGEIRO E SEGUNDO A IMFORMAÇAO DO PROCURADOR TEM QUE PASSAR NUMA VELOCIDADE MIMIMA. E QUE O PREFEITO E O SECRETARIO EXIGA DO GOVERNADOR A CONTRATAÇAO DO MEDICOS E FUNCIONARIOS PARA O ATENDIMENTO MELHORAR PARA ESTE POVO ONDE MAE DE UMA CRIANÇA DE TREZ ANOS DEIXA-A ORFÃ TENHO UMA SOBRINHA NESTA IDADE SINTO A DOR DA SAUDADE QUE ESTA CRIANÇA DEVERA SENTIR , DIGO MAIS NAO MORRE SO A VITIMA MORRE COM ELA TODA FAMILIA DE DOR DA SAUDADE.TEM VEREADORES EM ITABUNAS. ESTE PROMOTOR ESTA DANDO EXEMPLO DE COPETENCIA E DE AÇAO . DEUS O FORTALEÇA.

  5. S.O.S é no centro próximo ao grapiuna tênis clube, no fundo do colégio sagrado coração, entrei naquela rua e não conseguir sair, porque lá no final os donos dos terrenos trancaram a rua jogando entulhos e abrindo uma valeta, e corre um canal que parece que nunca foi limpo, perguntei a um morador como era o nome daquela rua ele me disse tv. juca leão, e que o canal tinha cerca de 07 anos que foi limpo,essa Itabuna parece que nunca teve administrador durante esse tempo……………….

  6. E na mesma travessa possui um edificio de 03 andares inacabado trancado, será que a DEMGUE tambem não estar lá, e fica no fundo do colegio sagrado coração, será que o dono do mesmo não estar colocando em risco os alunos do colegio……..

  7. O POVO DE NOSSA CIDADE TEM QUE TOMAR UMA ATITUDE SÉRIA, E PRESTAR BEM ATENÇÃO NESSES POLÍTICOS QUE ESTÃO AÍ E QUE QUEREM NA PROXIMA ELEIÇÃO VOLTAR AO PODER.
    VAMOS FAZER UM BOICOTE, JUNTOS VAMOS ANULAR NOSSOS VOTOS, PARA FAZER COM QUE ESSES URUBUS,HIPOCRITAS E QUE SÓ PENSAM EM ENRIQUECER COM O DINHEIRO PÚBLICO.
    fORA CAMBADA !!!!
    SEI QUE TODA REGRA TEM EXCESSÃO, MAS A CARAPUÇA SÓ PEGA NA CABEÇA DE QUEM DEVE ALGUMA COISA.
    ESSA EPIDEMIA QUE ESTAR AÍ, FOI POR FALTA DE PESSOAS SÉRIAS, NO PODER PÚBLICO.

  8. Concordo, que o poder público está inerte, mas só ele? Quantas residencias estão com caixas d’agua destampadas? garrafas em seus quintais?
    E A CONSCIENCIA DA POPULAÇÃO? AH! ESPERANDO QUE FAÇAM ALGO, PORQUE NINGUEM PODE SEQUER OLHAR SEU PRÓPRIO QUINTAL!
    O poder público é culpado? Claro! Mas a população também é!!!
    Abraços a todos!!!

  9. D. Luzia e outros tantos moradores de Itabuna!!
    A dengue está matando não é por causa dos governantes!! A dengue está matando não é por causa da eleição e de votos!!Estamos com epidemia não é por conta dos políticos!!Acorda, cidade de Itabuna!! Não precisamos de boicote!! Precisamos de inteligência, educação que vem de casa, do berço e de uma boa dose de disponibilidade de ensinar uns aos outros…
    Quando todo mundo aprender a lição de casa, não precisamos de atenção dos políticos pra estes casos!!
    A dengue está matando pela falta de olhar para o nosso próprio umbigo, quero dizer, para nossa própria casa e rua e fazermos o que deveríamos fazer TODOS OS DIAS (lição de casa, primeiro, depois dos outros, do próximo):
    *ter cuidado com o lixo onde e como jogamos!!Se cada um fizesse este mínimo ato, NÃO TERÍAMOS NEM DENGUE!!
    *ter mais asseio até mesmo com o papel de picolé que alivia nosso calor, pois JOGAMOS ESTE E TODOS OS OUTROS NA RUA,e assim, fecham-se os buracos de passagem da água, formando milhares de poças por dia em todos os pontos da cidade!!
    * Podemos jogar o lixo na rua NA HORA DO CAMINHÃO PASSAR, pois se deixar antes, TODOS FUÇAM O LIXO deixando tudo espalhado e entupindo as vias das águas, além do péssimo aspecto que fica para qualquer morador( os visitantes passam por aqui e falam:QUE CIDADE SUJA, O POVO JOGA TUDO NA RUA!!);
    Nada disto depende de políticos, dona Itabuna!!…só depende de mim e de você…de mim que não sou dessa cidade, mas desejaria que ela fosse igual a minha, por isto faço minha parte:cidade limpa, papeis nos depósitos de lixo da cidade, lixo na rua na hora do caminhão,frente da minha casa sem mato,tanques dos vizinhos mal tampados denunciados, ensinamos aos menos educados a ter asseio e outras tantas pequenas ações que não nos custam um centavo!!… coisas que nós podemos e devemos fazer PARA NÃO TER EPIDEMIA, pois o próprio nome já indica falta de muita coisa…e falta mesmo!!!
    Hoje fui às ruas da periferia ensinar e ajudar a limpar a cidade nos poucos minutos que tive na hora do almoço. Foi meia hora de muita produtividade: Você fez a sua parte? ou está esperando aquela latinha cheia de água e larvas aí do lado de sua casa ou o tanque de seu vizinho mal tampado matar mais um??
    Morre gente porque estamos de braços cruzados lendo as notícias e esperando apenas o governo e o povo da saúde fazer a parte deles!! Se não houver uma mobilização em massa NA PREVENÇÃO, seremos sempre notícia ruim nas manchetes nacionais, pois as epidemias são próprias de povo menos educado…pensa aí…passando atestado de burrice…amanhã, nas minhas horas de folga, vou a luta de novo!! vem comigo ou vai esperar ser atacado por um pequeno e mortal inimigo??? você é livre para escolher…

  10. Balanço do carnaval de Itabuna:
    R$1.000.000,00 jogados pelo ralo
    Mais de 2 mil casos de dengue registrados
    7 pessoas mortas
    Sinceramente, não sei como o povo consegue se divertir diante de tanta miséria!

  11. Isso é uma vergonha! Vemos o combate contra a Dengue e vemos também o descaso, a humilhação que os pacientes sofrem ao serem atendidos no Hospital de Base.Coletam um exame que segundo eles dizem ser urgente ás 7:00 hrs e o resultado só chega ás 15:00 hrs. O médico sai para almoçar e volta três horas depois em um plantão de 12 horas.Que paciente resiste a isso?
    Segundo Torres (2006),
    “Tão importante quanto evitar a transmissão de dengue é a preparação dos sistemas de saúde para atender adequdamente os doentes e evitar a sua morte.”
    Diante disso pergunto de que é a culpa?

  12. realemtne o problema é muito sereio serio nao sao os politicos que diante de um quadro que tinham conhecimento, em vez de se aliarem ao promotor Clodoaldo Anunciação pela ajuda que queria dar nao fazendo carnaval e aplicando esse dinhiro na saude do povo, a situação nao estaria assim. o balanço esta certo um milhao jogados pelo ralo e muitas mortes.

  13. Saudações,
    Combater a dengue é o dever de todos nós e todos os dias sem discrimnação inclusive de politicagem !
    Graças a D”EUS” com muita luta e perseverança estamos lançado Pratos Anti Dengue em plastico reciclado par vasos e xaxins (hoje em fibra de côco) que não permite ao aedes desovar e economiza agua.
    Patente Anti Dengue deferida de Vasos e Pratos de conhecimeto de varias autoridades de 1997 !
    O Ministerio da Saude tem conhecimento desta patente,porém lançar
    inovação e com pouco recurso e apoios no Brasil é m,uito complicado e agustiante ,inclusive o Brasil foi rebaixado em inovação conforme a revista The Economist de maio 2009,agora estamos abaixo dos paises Mexico e Argentina em apoios à inovação !

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.