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Um grupo formado basicamente por estudantes e sindicalistas realiza, neste momento, no centro de Itabuna, um protesto contra a privatização do trecho da BR-101 que corta a Bahia (790 quilômetros) e o Espírito Santo (458 quilômetros). A manifestação se concentra na Praça Adami.
O governo federal pretende leiloar a rodovia, mas os manifestantes indagam se isso será bom para a sociedade.

13 respostas

  1. Favorável, mas com uma condição:
    Se no momento que privatizassem as rodovias, as pessoas que residissem em cidades onde a rodovia passa junto a elas, ou mesmo dentro das mesmas, os proprietários de automóveis ficassem isentos de Impostos sobre seus carros, pois já estão pagando para trafegar, …!!!
    Caso contrário, é bitributação (um imposto e uma taxa – dois tributos, portanto), …!!!
    A única coisa que o povo ainda não se deu conta é que as paaasgens de ônibus também aumentarão, assim como o preço dos alimentos e produtos em geral, em função do pagamento de pedágio por parte de caminhões e ônibus, o que encarece mais ainda o frete, …!!!
    Nunca pensei de ver algum dia o pessoal “que se diz de esquerda” (caso do perfil de alguns comentaristas) favoráveis à privatização, inclusive de estradas. O que é a natureza, …!!!
    Bem que o meu pai dizia: “Um dia vocês ainda verão o Diabo celebrar missa”. Creio que o tal dia chegou, …!!!

  2. Historicamente a iniciativa privada tem demonstrado mais competência do que o Estado em relação à gestão de rodovias. Já que não cuida das estradas com a devida seriedade, o governo brasileiro poderia entregá-las logo às concessionárias, em vez de continuar cobrando impostos que só servem pra pagar salário de deputado e encher o bolso de gente corrupta.

  3. Engraçado:
    Quando o objetivo é a arrecadação, o Governo sabe ser muito bem eficiente (dá um show). Exemplo: A Receita Federal (o “caixa” do governo). Há programas de última geração, desenvolvido por técnicos da própria Receita, sofisticação de primeiro mundo em recebimento de declarações assim como para cruzamento de dados; profissionais competentes (auditores e técnicos do tesouro), com salários dignos. Tudo arrumadinho. Aí ninguém fala em privatização, falta de competência ou coisa que o valha, …!!!
    Agora quando o asunto é gestão em educação (básica e fundamental) pública, saúde pública, estradas públicas, portos públicos, previdência pública, segurança pública, dentre outras coisas, a iniciativa privada é “mais eficiente”, …!!!
    Na verdade, “não precisa explicar, …, eu só queria entender”, …!!!
    Por detrás de tudo, existe uma coisa chamada “conveniência”, …!!!

  4. sou a favor dos impostos, etc, pois nao existe plantacao de dinheiro (moeda, papel-nao falei plantas, etc). O QUE TEMOS QUE EXIGIR E O SERVICO.
    Quando vamos a um boteco…. pagamos taxas , etc e com cantor uma palavra bonita COUVERT ARTISTICO…..
    IMPOSTO DE LUZ, SIM…… DESDE QUE TENHA ILUMINACAO…. IMPOSTO DO LIXO, DESDE QUE TENHA O RECOLHIMENTO NORMAL E DIARIO…… IMPOSTO DE… …..DE ….. DE….

  5. Caro Eduardo.
    Do jeito que tu colocaste, seriam taxas, não impostos.
    Ambos são tributos, mas as taxas têm um retorno para algo específico, os impostos, não.
    O imposto só tem definido o fato gerador, mas a aplicação do dinheiro recolhido não necessariamente será aplicado num serviço específico.

  6. quem anda por estradas privatizadas no sudeste do Brasil não pensa duas vezes! SIM A PRIVATIZAÇÃO!!! vale a pena pagar pela qualidade, já que historicamente o govêrno federal não consegue dar manutenção a malha rodoviaria de um país continental como o nosso. O grande erro do Brasil foi ter priorizado, na metade do século XX, a construção de rodovias, em deterimento da ferrovia muita mais barata em todos os sentidos, para atender os interesses dos “ianques” loucos para vender seus “carrinhos” por aqui. E deu no que deu!!!

  7. Obrigado sergio. EU COMO LEIGO EM DEFINICOES SOH QUERIA DIZER QUE ONERA O BOLSO, ETC. soh questao de semantica (para o bolso, claro)…. Onde serah investido especificamente dependeria de nos (DEPENDERIA SIM), MAS…..
    Retifico e agradeco sou a favor de que seja cobrado, TAXA E/OU IMPOSTOS, desde que os servicos sejam prestados.
    A COBRANCA PELOS SERVICOS, DEPENDE DE “NOZES”.

  8. Sérgio,
    Se entendi bem sua dúvida, a iniciativa privada se encaixa em áreas nas quais o Estado não exerce seu papel de prestador de serviços com a devida qualidade e seriedade, levando-se em conta que pagamos muito imposto para pouco retorno. Já que o governo federal é competente na arrecadação de tributos, então obviamente não há necessidade de privatização.
    Agora, em se tratando de rodovias, realmente concordo com a galera: se as rodovias fossem bem cuidadas pelo Estado, não precisaríamos das tais privatizações, mas já que a realidade é bem diferente do ideal, então a solução seria privatizar as estradas e diminuir (ou até cortar, talvez) os impostos relacionados à área de transportes.

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