Tempo de leitura: < 1 minuto

O eleitor de Itapé volta às urnas pela segunda vez, em pouco menos de seis meses, para escolher o seu novo prefeito. Em outubro do ano passado, Pedro Jackson Brandão, o Pedrão (PMDB), venceu o pleito.  Teve mais de 60% dos votos válidos. Era candidato à reeleição.
Ganhou e não levou. No meio do caminho de Pedrão, havia uma “pedra” chamada  Tribunal de Contas da União (TCU). O prefeito fora condenado pelo tribunal por irregularidades no uso de direito repassado pelo governo federal e posto na lista dos políticos ficha-suja. O registro de candidatura a prefeito foi cassado e o pleito, anulado.
Pedrão obteve mais de 50% dos votos. Em situações assim, determina resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são realizadas eleições complementares. Assim, 8.720 eleitores de Itapé voltam às urnas neste domingo para escolher o novo prefeito.
A escolha se dará entre os nomes de Humberto Matos (PV) e de Jackson Rezende (PP). Matos disputou a eleição de outubro como candidato a prefeito. Jackson também disputou, mas na condição de vice de Pedrão. As sessões eleitorais estarão abertas a partir das 8h. A votação termina às 17h.
As urnas das 30 seções eleitorais do município foram instaladas neste sábado. Elas dirão quem comandará o pequeno município sul-baiano a partir do próximo mês. Por enquanto, e pela primeira vez em sua história, Itapé é comandada por uma mulher, Luzinete Miranda, a “Luza”, a prefeita interina.
Luza passará o bastão ao vencedor deste domingo. E retornará à condição de presidente da Câmara de Vereadores local, condição que a fez prefeita-tampão do município. O nome do vencedor deste domingo será conhecido por volta das 20h. O processo é comandado pelo juiz da 27ª Zona Eleitoral, Antônio Laranjeiras. 8.720 eleitores decidirão quem subirá ao pódio.

2 respostas

  1. O que a “desigualdade”!
    Nas grandes emissoras de TV só se fala nas elcições, no mesmo dia, em Londrina – PR, com seus mais de 340.000 eleitores (além da importância econômica do referido município para o país). Não é erro admissível, são muitos eleitores mesmo, mais que a população inteira de cidades tais como: Itabuna; Ilhéus ou mesmo Vitória da Conquista, …!!!
    Ninguém falou de Itapé, …!!!
    Direitos iguais para todos, já, …!!!

  2. Gostaria apenas desejar boa sorte para o povo de Itapé. Não resido nesta cidade, porém já tive propiedade ali e conheço um pouco da realidade local. Falta mais emprego, mais saúde, mais esporte. Boa sorte para os dois candidatos e que Deus abençoe e o povo escolha o melhor, que possa desenvolver aquele município! Que tudo corra bem! Boa Democracia!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *