Tempo de leitura: < 1 minuto

.Marcos Gomes foi preso pela PF
Marcos Gomes foi preso pela PF

A notícia de que o então foragido Marcos Gomes estava sendo monitorado pela Polícia Federal há quatro meses antes da prisão levantou a suspeita de que ele não tenha sido preso apenas devido ao crime de homicídio contra o vaqueiro Alexsandro Honorato. E a suspeita tem fundamento.
Informações dos bastidores da operação dão conta de que o filho do ex-prefeito Fernando Gomes “caiu” a partir da Operação Vassoura-de-Bruxa – que seria o foco inicial da campana da PF em Salvador.  A Operação provocou verdadeiro alvoroço na região em dezembro de 2008, quando foram indiciados mais de 30 pessoas, entre prefeitos, secretários e até contabilistas.
A PF, que normalmente não cumpre os mandados de prisão da justiça comum, estaria investigando suspeitos de participação em crimes apurados pela “Vassoura-de-Bruxa”. O empresário Nelson Rosado seria um desses. Nelson tinha estreitas ligações com a administração de Fernando Gomes, e chegou a ser apontado pela Federal como um grande operador de fraudes envolvendo prefeituras da região.
Recentemente o Pimenta publicou nota dando conta da tentativa de Rosado de liquidar parte do patrimônio, como um parque gráfico em Itabuna. Fontes próximas a Polícia Federal afirmam, ainda, que em torno de 30 dias haverá um desenrolar interessante da Operação Vassoura de Bruxa. Agora, é aguardar.

Tempo de leitura: 2 minutos
dengue-aedes5

Passados os cem primeiros dias deste ano, Itabuna contabiliza mais de 9 mil casos notificados de dengue, dos quais 135 sendo da hemorrágica. As notificações são contabilizadas de 1º de janeiro até ontem (20 de abril). E até aqui, são 14 mortes suspeitas da dengue. Destas, pelo menos oito foram confirmadas tendo a doença como causa, segundo boletim epidemiológico divulgado ontem.
E olhe que houve um aumento preocupante de casos de dengue entre o final da primeira e início da segunda semana de abril na cidade. Autoridade em saúde contactada pelo Pimenta teme pelo pior (e ressalva não ser alarmismo), já que um levantamento rápido de infestação de larvas da dengue, o LIRAa, detectou índice de infestação crescente em março (confira). Pulou de 16,5% em novembro para 16,8% no mês passado.
“Se essas larvas eclodirem, teremos uma continuidade deste ciclo epidêmico”. A eclosão, neste caso, significa a transformação da larva do Aedes aegypti em mosquito. “E o mosquito tem uma média de três meses de vida”, informa.
Deu para imaginar o cenário possível nos próximos dias?
Para esta autoridade em saúde ouvida pelo Pimenta, o ligeiro aumento de casos de pacientes com dengue já é resultado do crescente número de larvas nos imóveis em áreas urbanas detectado em março. A larva virou o temível mosquito. “Pior é que, desta vez, será quase impossível recorrer ao fumacê, pois o larvicida fora aplicado até o início deste mês”.
A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é para que o fumacê não seja aplicado em intervalos menores que 12 meses. Itabuna passou por cima dessa recomendação devido à epidemia. Uma aplicação fora feita entre junho e julho do ano passado – procedimento repetido nestes últimos 40 dias.
“Fazê-lo outra vez e em espaço temporal exíguo seria temerário”. Esta mesma autoridade em dengue avisa: “ou o governo toma pra si a questão ou teremos mais mortes e mais custos para o sistema de saúde”. O tomar para si é rever as medidas até aqui adotadas e reavaliar, inclusive, o treinamento dado aos agentes de combate à epidemia.
Que Antônio Vieira, o secretário de saúde, te ouça!

Tempo de leitura: < 1 minuto

"Vendo rim para pagar hipoteca", diz um dos anúncios denunciados
"Vendo rim para pagar hipoteca", diz um dos anúncios denunciados

Já pensou abrir um site e se deparar com um anúncio: “Imperdível. Compre um rim e ganhe uma córnea de brinde“? Pois é. A crise mundial que devastou economias e corrói o capitalismo está virando justificativa para um comércio macabro: o de órgãos humanos. E não é coisa de quadrilhas sinistras que roubam órgãos de mendigos em países do terceiro mundo.
Veja os espanhóis. Muitos deles, que se dizem em graves problemas financeiros, estão colocando seus próprios órgãos a venda na internet. A denúncia é da associação de consumidores Facua (veja – disponível apenas em espanhol). Rins, pulmões e medula óssea estão entre os órgãos oferecidos. Os anunciantes pedem quantias que oscilam entre 15.000 e um milhão de euros.
A economia espanhola entrou em recessão no final de 2008 e o desemprego registrou um forte aumento, chegando a 15,5% da população ativa, segundo a Eurostat, ou seja, a taxa mais elevada da zona euro. Como não poderia deixar de ser, muitos latino-americanos – que estão entre as principais vítimas do desemprego por lá – também embarcam na prática.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Apenas a polícia pode entrar no presídio (Foto Bahia Online).
Apenas a polícia pode entrar no presídio (Foto Bahia Online).

A tropa de elite sul-baiana da PM, a Caerc, conseguiu controlar a rebelião no presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus, e liberar quatro agentes de segurança mantidos reféns pelos detentos do Pavilhão 1. A rebelião começou por volta das 18h desta terça, quando os detentos atearam fogo em colchões.
Segundo apurou o Jornal Bahia Online, cerca de 140 detentos – todos do Pavilhão 1, que tem capacidade para apenas 70 – participam do movimento. Eles exigem mais agilidade nos processos que tramitam na justiça e se queixam da superpopulação carcerária no Presídio de Ilhéus.
De acordo com funcionários que aguardam do lado de fora, hoje estão sob a custódia da justiça aproximadamente 300 presos. Mas o presídio só tem capacidade para 180 e o clima é tenso já há algumas semanas.
Leia mais no Bahia Online

Tempo de leitura: < 1 minuto

O caso do assassinato do vaqueiro Alexsandro Honorato, em 2 de dezembro de 2006, teve desdobramento com a prisão do ex-assessor da prefeitura de Itabuna, Markson Oliveira, o Marcos Gomes, ontem (confira aqui). O filho do ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, é acusado de torturar, manter em cárcere privado, matar e ocultar o cadáver do vaqueiro.
faltamazinhoAgora, a Polícia Federal corre atrás de um homem apontado como suposto comparsa de Marcos Gomes. Ele se chama Ilmar Marinho, o Mazinho (foto ao lado), ex-funcionário da prefeitura de Itabuna. Mazinho teria participado do crime e ajudado a ocultar o cadáver, retirando-o, numa camionete, do Haras Redenção, em Floresta Azul. O Haras é de propriedade de Gomes.
O “comparsa” está foragido desde o início de março de 2007. A prisão preventiva de ambos foi decretada no dia 26 de fevereiro daquele ano pela juíza Ana Cláudia de Jesus, da Comarca de Ibicaraí.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O jornalista Roberto Rabat completa 40 anos de jornalismo em 2009. É uma carreira recheada de grandes histórias e exemplos para quem começa ou está na profissão há mais tempo.
Rabat concedeu uma entrevista imperdível em que fala do começo, aos 13 anos de idade, das alegrias e desventuras no jornalismo, a política regional e de como chegou ao que é a sua paixão profissional há quase seis anos, o site R2cpress, que ultrapassou a marca de oito milhões de acessos.

Confira tudo clicando na seção Entrevista.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Rádio Difusora comemora hoje 49 anos de fundação (foi criada em 21 de abril de 1960, por Otoni Silva e Zildo Guimarães) e transmite toda a sua programação em um estande montado na Praça Rio Cachoeira. No local, são sorteados prêmios como bicicletas e eletrodomésticos. À noite, haverá show com artistas regionais, entre eles a dupla Rian e Riand e Ely Marques e Banda.
A Difusora tem a maior audiência entre as AMs de Itabuna e venceu todas as edições do prêmio Primeiras & Melhores, que contempla as marcas mais lembradas pelos itabunenses.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Mário Negromonte  (PP), 23 viagens.
João Bacelar (PR), 22 viagens.
Maurício Trindade (PR), 22 viagens.
Roberto Brito (PP), 20 viagens.
O quarteto fantástico acima, segundo o site Congresso em Foco, forma o time de deputados federais baianos que mais utilizaram bilhetes para viagens internacionais para si próprio ou para parentes, amigos, cachorros, gatos, papagaios… E tudo pago pelo contribuinte. Até aqui, eles são os mais envolvidos na farra das passagens áereas na Câmara dos Deputados, em Brasília.
No roteiro das viagens internacionais dos deputados e familiares, cidades como Nova Iorque e Paris.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Vereadores ilheenses ainda ardem no fogo depois de aprovar um orçamento municipal dando a Newton Lima, o prefeito, o poder de fazer o que quiser com o dinheiro do município. Os nobres legisladores simplesmente concederam ao nobre Lima 100% de suplementação orçamentária. Apesar da sem-vergonhice, nenhum deles apareceu em público para se explicar (ou falar pela galerinha!) sobre a decisão tomada na semana que passou.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Lugo: pressão para reconhecer paternidade.
Lugo: pressão para reconhecer paternidade.

O presidente paraguaio e ex-bispo, Fernando Lugo, surpreendeu o mundo ao admitir a paternidade de um menino de quase dois anos. A concepção ocorreu quando ele ainda era bispo. E não é que apareceu mais um rebento para a conta do presidente? Ele teria nascido em 2002. Portanto, bem antes da paternidade reconhecida na semana passada.
Lugo fará exame de DNA para a comprovação (ou não) de sua paternidade. No país, conforme agências de notícias, o povo brinca e a piada que corre é de que ele teria “cinco ou seis, 16 filhos”.
E o presidente paraguaio vai se tornando ainda mais conhecido, mundialmente, não só por ter quebrado a hegemonia de 61 anos do Partido Colorado, mas por quebrar paradigmas. Tanto da igreja como do cargo que ocupa.
Ele ainda é pressionado por três de suas ministras. Uma delas, Gloria Rubin, é defensora da paternidade responsável. Ocupa a pasta da Mulher.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Manda uma regra de ouro do jornalismo que não se revele o sigilo da fonte, mas nesse caso o blog foi devidamente autorizado a identificá-la. O vereador que levou aquelas fotos de Itabuna (ver nota abaixo), que deixaram o prefeito Azevedo de boca aberta, foi Wenceslau Júnior, do PCdoB.
Como alguns leitores cobraram reconhecimento pela autoria da documentação, está aí.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Aos que estranharam a reação do prefeito Capitão Azevedo (DEM) ao ver fotos da buracolândia em Itabuna e perguntar se era a cidade que administra (confira), aqui vai mais uma. Passados mais de 100 dias de governo, o prefeito não esteve por um dia sequer no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem), que é do (e o maior do) município e enfrenta toda a sorte de problemas.
Quem relata a história são dois funcionários da unidade hospitalar.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente do diretório baiano do PT, Jonas Paulo, orientou os prefeitos filiados ao partido a não apoiarem a paralisação convocada pela UPB para o próximo dia 28.  O ato seria uma resposta à crise financeira e à queda na arrecadação dos municípios.
Na opinião do presidente petista, o ato tem conotação politicoeleitoral e não faz sentido diante das medidas adotadas pelo Governo Federal para compensar as prefeituras pelas perdas. No dia 15 de abril, o presidente Lula anunciou o socorro de R$ 1 bilhão para os governos municipais.
Ainda assim, o presidente da UBP, Roberto Maia, insiste na ideia da “greve” de prefeitos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Há 500 anos, os colonizadores tentavam engabelar os índios com pentes, espelhos e outros badulaques. Hoje, conforme relata Levi Vasconcelos em sua coluna em A Tarde, a Veracel conquista os pataxós de Aldeia Velha, em Porto Seguro, dando-lhes apoio financeiro e até implantando internet a rádio no lugar.
Os índios já morrem de amores pela empresa, considerada vilã pelos ambientalistas. É que a Veracel, segundo os primeiros habitantes de Pindorama, ocupa um espaço que o poder público (vide Funasa, Funai, Incra e Prefeitura) deixa vago.
A culpa é de quem?