Tempo de leitura: 2 minutos

Gonçalo: Nota é inócua, peça de propaganda da Ceplac.
Gonçalo: Nota é inócua, peça de propaganda da Ceplac (F:Divulgação).

O chefe do departamento de genética e evolução da Unicamp, o pesquisador Gonçalo Pereira, analisou a Nota Técnica da Ceplac, divulgada na última sexta, 17. O documento avalia as fases 3 e 4 do Programa de Recuperação da Lavoura Cacaueira, e recomenda que a dívida dos produtores de cacau seja renegociada em condições semelhantes a de períodos de catástrofes.
A Nota foi criticada pelo pesquisador porque, dentre outros fatores, a Ceplac não reconhece as dificuldades e os riscos a que o produtor foi submetido ao implementar o pacote técnico sugerido pelo órgão federal para o enfrentamento da Vassoura-de-Bruxa, fungo que dizimou a lavoura no sul da Bahia.
Para a Ceplac, o insucesso do programa não foi o pacote técnico, mas a falta de crédito, conforme entrevista do coordenador-geral do órgão, Manfred Muller, ao portal de notícias UOL.
Para Gonçalo, a nota é “completamente inócua para qualquer decisão judicial”. Na sua opinião, o documento seria mais uma “peça histórica e de propaganda dos feitos técnicos da Ceplac”. Gonçalo observa que o órgão não reconhece, em nenhum momento, que tenha errado em suas recomendações de combate à vassoura-de-bruxa, causada pelo fungo Moniliophtora perniciosa que dizimou a lavoura de cacau no sul da Bahia.
Pior que não reconhecer erros, avalia o pesquisador, a Ceplac insiste neles, “com uma série de fatos e dados inconsistentes e incoerentes, demonstrando profundo desprezo à opinião pública e à opinião de especialistas no assunto, que hoje são muitos”.
E ele avisa sobre a utilidade desta Nota: “O governo não tem qualquer dúvida sobre o que aconteceu. Está absolutamente consciente e as autoridades do Ministério da Agricultura conhecem todos os detalhes, nos seus pormenores, e todos os erros de recomendação”.
Ao Pimenta, o pesquisador ainda afirmou que a Nota é um factóide. “Não contribui em nada para a resolução do problema”. O debate está aberto.

12 respostas

  1. Companheiros:
    Triste região a nossa, sem LIDERANÇA, sem entidade representativa, vemos apenas um colaborador e pesquisador da UNICAMP emitindo o seu parecer sobre o tema.
    Nos bons tempos de Orlantildes, Mafuz, Fred Edelwis, Fernando Andrade, Celso Brito, Renato Monteiro, Weldon, Gilberto Careca e Manoel Leal, um assunto desta importância jamais passaria sem uma crítica seria e competente.
    Acorda Walace, vc é presidente do sindicato rural e representa a elite branca, parda e negra !!

  2. Obrigado Gonçalo, mais uma vez colaborando com competência para a nossa classe desassistida.
    Bloguerios do pimenta, endosso os comentarios de Rafa Pacheco e sugiro que entrevistem os citados na mensagem. E proponho que façam uma visita surpresa ao Sindicato Rural e aproveitem para flagrar como o sindicato esta sendo usado e por quem, vão encontrar por lá só “gente boa” mamando nas tetas do rico sindicato.

  3. Isso vai virar notícia:
    No vizinho Município de São José da Vitória,em uma fazenda do Sr. Caboquinho(comerciante aí de Itabuna),Sr. Cecílio um meeiro fez uma experiência no combate à vassoura-de-bruxa,usando-se de “pesquisador amador”,resolveu aplicar CAL HIDRATADO no cacau,utizando um motor pulverizador,aplicou cal e o resultado foi impressionante.Uma fazenda que produzia em 2007 269 arrobas de cacau,no ano 2008 a produção saltou para 699 arrobas,chamando a atenção do seu patrão-meeiro.Este ano a previsão é de atingir 1.200 arrobas.A CEPLAC foi comunicada,mas não deu importância,foi então que um rapaz (DEMÍ – fone: 8846-2612) de uma ONG (AMABUERA)comunicou a UNICAMP e logo teve a resposta,uma visita deste pesquisador Gonçalo,subiu serra,desceu ladeira,cheirou plantas,recolheu vassoura de bruxa,levou materias para estudo.Um mês depois fez um relatório do que chamou de:”FENÔMENO”.Quem deseja visitar a fazenda é só entrar em contato com Demì pelo fone 8846 – 2612.
    Ah! Quanto a CEPLAC, espera “deitado eternarmente em berço…”

  4. Prezados amigos.
    Gostaria de chamar a atenção dos amigos da APC. Será bom uma avaliação baseado nas palavras do amigo Gonçalo que em boa hora manifesta todo cuidado com relação a NOTA TÉCNICA, objeto de nosso desejo, deixando mais uma vez a desejar.
    Vamos nos despir das nossas vaidades.

  5. Gonçalo sim e não um bundão chamado Henrique Almeida que recebeu uma burara de herança e se diz produtor, mas que nada entende de cacau.
    Grande Gonçalo
    Parabéns.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *