Tempo de leitura: 2 minutos

Do blog Política Livre

Souto: liderança em pesquisa?
Souto: liderança em pesquisa?

Na quarta-feira passada (ver nota), o Política Livre divulgou, com exclusividade, que havia nova pesquisa de intenção de voto na praça, encomendada pelo Democratas ao Ipespe, do sociológo Antonio Lavareda, apontando o ex-governador Paulo Souto (DEM) como favorito. Hoje, o site recebeu os números. Confira os dois cenários – com Geddel Vieira Lima e João Henrique, do PMDB:
Cenário I
Paulo Souto 43%
Jaques Wagner 34%
Geddel Vieira Lima 14%
Nenhum/Branco/Nulo 5%
Não sabe/Não respondeu 4%
Cenário II
Paulo Souto 44%
Jaques Wagner 34%
João Henrique 12%
Nenhum/Branco/Nulo 12%
Não sabe/Não respondeu 4%
A pesquisa foi feita com duas mil pessoas em 88 municípios baianos, entre os dias 20 e 25 de março e tem margem de erro de 2,2%.

PESQUISA É PIADA, DIZ SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO

Foto: Max Haack/BN
Foto: Max Haack/BN

O secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida, ironizou há pouco a pesquisa Ipespe encomendada pelo DEM e divulgada com exclusividade por este site, que coloca o ex-governador Paulo Souto na liderança das intenções de voto ao governo, com 43% contra 34% do governador Jaques Wagner (PT).
“O DataFolha foi a campo no mesmo período (16 a 19 de março) e constatou um outro resultado (praticamente o inverso). O que justifica, num intervalo de cinco dias, resultados tão contraditórios e díspares? Um dos dois está errado e eu prefiro acreditar no DataFolha, que fez a pesquisa de forma independente”, disse.
Segundo o secretário, já na avaliação do governo a discrepância fica evidente, assim como não se imagina como um candidato (Paulo Souto) que apareceu numa consulta com 20% possa ser identificado com o dobro das intenções de voto em outra. “Ainda mais quando quem lidera é quem na verdade contratou a pesquisa”, comentou.
Para Robinson, o resultado da pesquisa Ipespe é tão grosseiro que parece ter sido composto à mão. “Isto é motivo de piada”, completou, rindo.

28 respostas

  1. Essa é a maior piada que poderíamos vislumbrar na política baiana. Se pesquisa na Bahia tivesse valor o governador seria outro ou esse que quer voltar…
    Em Itabuna o prefeito não seria Azevedo…
    E bla, bla, bla!!!

  2. 🙂 Vem logo de quem já se consagrou em pesquisa fajuta na Bahia. Melhor mesmo deixar se confirma a realidade em Outubro/2010, e não se fala mais nisso.

  3. O PT faz piada com tudo que pode ser sério. Em Ilhéus foi assim. Depois Dr. Ruim ficou se lamentando. É melhor deixar a vaidade de lado, procurar tratar bem os aliados que vocês sempre maltratam e subestimam, fazer as pazes com Gedel e correr atrás, porque foi isso que levou Wagner à vitória.

  4. É, com essa pesquisa eu vou ter que concordar com o pessoal do PFL, tudo indica que PAULO SOUTO será mesmo reeleito governador da BAHIA…
    Só tem uma coisa que não me sai da cabeça e me faz matutar e esquentar a mulera!!! PAULO SOUTO em tese não poderia disputar a reeleição pela 3ª vez, mudaram as regras da reeleição?
    Alguém que me entende que me responda!

  5. em relacao aos numeros tem equivocos, haja vista que se somar os percentuais do 2° cenario, o resultado encontrado da mais que 100% e isso eh totalmente incoerente por motivos obvios.
    leo, vc so pode ta com gozação…

  6. não meu caro Klaus, não estou de gozação apenas querendo crer em um instituto que se diz sério.
    PAULO SOUTO foi eleito governador em 2002 e segundo todos os institutos de pesquisa reeleito no primeiro turno em 2006 portanto como disse não pode disputar agora o 3 mandato, é isso que eu não to entendendo! Se é que você me entende!

  7. Não acredito que o resultado de uma pesquisa possa definir quem é o candidato escolhido pela maioria na hora do voto.
    Isto já é conhecido aqui na Bahia, quando da última eleição, quando as pesquisas mostravam o candidato do DEM em primeiro lugar e o candidato do PT ganhou com uma margem grande as últimas eleições.
    Porém não é motivo de piada, temos que acreditar nos trabalhos feitos pelas empresas de pesquisa. Os eleitores é quem decidem mudar seu voto de última hora. Não são mais tão ingênuos assim, a ponto de declarar realmente em quem vai votar.
    Cuidado Secretário de Comunicação. Tem um ditado popular que diz: “quem rir por último ri melhor”.

  8. Isso é um reflexo da insatisfação do Povo baiano com esse governo de wagner que sinceramente está deixando a desejar.
    “Eu votei em Wagner, mas sei que errei, por q errar é humano, mais de uma coisa é certa…Não erro duas vezes.

  9. ESSE LEO..TÁ DE BRINCADEIRA, NO CASO DE PAULO SOUTO, NAO SERIA REELEIÇÃO E SIM ELEIÇÃO, POIS ELE NÃO É O GOVERNADOR ATUAL..SERIA O 3° MANDATO, MAS, NÃO CONSECUTIVO. SE O GOVERNADOR WAGNER GANHAR AI SIM, SERIA REELEIÇÃO, E EM 2014 ELE NAO PODERIA IR PARA O 3° MANDATO SEGUIDO.

  10. sim existe mesmo essa regra.
    a reeleição pelo nomé já diz tudo, é uma segunda para um segundo MANDATO SEGUIDO.
    o impedimento é para uma terceiro mandato seguido.
    como ele não está no mandato agora, ele pode sim ser candidato e com tudo para ganhar e se quiser disputar reeleição tambem.

  11. ESSE PESSOAL DO PT NÃO SE EMENDA MESMO , CONTINUA COM A FAMOSA ARROGÂNCIA … FOI POR ESSAS E OUTRAS QUE GERALDINHO SIMÕES CAIU FORA DA SECRETARIA E SUA ESPOSA FICOU CHUPANDO DEDO NAS ELEIÇÕES EM ITABUNA …NÃO ADIANTOU GASTAR TANTO DINHEIRO DO GOVERNO …
    QUEM RIR POR ÚLTIMO RIR BEM MELHOR , QUE O DIGA O NOSSO PREFEITO AZEVEDO QUE INICIALMENTE SÓ TINHA 6 PONTOS NA PESQUISA E DEU UMA LAVAGEM NESSE PT !!!!
    HUMILDADE É TUDO GENTE !!!!!!!!!!!!!!!

  12. Se o governador Wagner, do lado opresidente Lula, do seu partido, não tá fazendo nada. Imagine caso Serra seja o presidente. A Bahia tá ferrada.
    A propósito, “governador”, cadê o Centro de Convenções e o Teatro de Itabuna?
    Acorda, governador!…

  13. já que entrevistaram O secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida e o mesmo falou que é uma piada, poderia ter me entrevistado também quando houve pesquisa e que Jaques Wagner liderava e eu falar que é uma piada… uai o cara é da oposição, os comentários dele não valerá de nada…!!!

  14. Pesquisas de Paulo Souto é que é piada isso sim, basta lembtar as ultimas eleições, nas pesquisas dele P. Souto ganharia no primiro turno com mais de um milhão de votos, o resultado desvendou a “piada” do IBOP.

  15. Para as viúvas do carlismo eu vou me explicar, não achei que seria preciso, quando falo que PAULO SOUTO não poderá disputar o 3º mandato (2002/2006/2010) é pq esses mesmos intitutos que hoje manipulam números em que o total de votantes chegam a 108% disseram que o DRº PAULO SOUTO seria reeleito no 1º turno em 2006, logo, ou oq eles dizem não vale nada, ou o atual governador (PALULO SOUTO) estará indo para o 3º mandato consecutivo. Mais uma vez e agora espero q definitivamente,se é que vocês me entendem!

  16. Nêgo, reeleição não quer dizer apenas dois mandatos seguidos! Mas no Brasil só é permitido (graças a FHC e o dinheiro q ele despejou no congresso)renovar uma vez o seu mandato executivo. Veja o exemplo do legislativo, existe reeleição por quantas vezes o candidato e o povo quiser!

  17. É MARCOS PAULO, uma pena que a risada de AZEVEDO que riu por último, tenha feito um estrago tão grande 16 mortes por dengue, quase 12 mil casos notificados, uma cidade abandonada que não respeita o legislativo municipal, não apresenta projetos aos governos federal e estadual, que mente sobre o FPM para justificar o desgoverno que faz. Nesse caso meu caro eu sinto lhe dizer, mas são poucos os que continuam sorrindo.

  18. Antonio diz:
    Paulo. Esse ditado quem rir por ultimo rir melhor, no caso de Azevedo, a risada está sendo amarga e aguentar essa amargura 4 anos é dose. Enquanto que JUCARA nada perdeu, há cada fracasso do governo Azevedo ela cresce politicamente. E falando de Geraldo a saida da Seagri não foi castigo, mas governabilidade, governo ganhou 33 prefeitura do PP, bancada dod deputados federais e estaduais do PP, que agora é da base de Wagner. E o PMDB de Geddel que vai apoiar a reeleição de Wagner.

  19. Antonio Filho diz:
    Paulo você não votou no governo Wagner, pois se assim o tivesse teria orgulho ou não sabe o que Wagner vem fazendo.
    Algumas formas que diferencia Wagner dos anteriores:
    * Quando vem a Itabuna não quer estadalhaços e fogos e faixas;
    * Não vai à cidade apenas assinar ordem de serviço (Ex: Itabuna terá a construção de um Frigorifico Regional, ele poderia colocar uma placa a anunciar qunado esteve aqui dia 18 de abril;
    * Só promete aquilo que pode cumprir;
    * Quem do seu partido ou partido aliado, e ainda secretários que fizer algo errado ele disse não me procure e sim um advogado
    Citar algumas obras:
    * No semiarido baiano onde os governos anteriores levava carro pipa de agua em vespera de eleição. Wagner contruiu 23 mil cistenas e 900 poços artesianos;
    * TOPA – 171 MIL BAIANOA JÁ SABEM LER E ESCREVER. EM 2009, JÁ SÃO MAIS DE 300 MIL ALUNOS MATRICULADOS. O MAIOR PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL;
    * VOCÊ SABE DA EXISTENCIA DO PROGRAMA INTERNAÇÃO DOMICILIAR, UM PROGRAMA INÉDITO NO BRASIL. AGORA O HOSPITAL VAI ATÉ À CASA D PACIENTE. ITABUNA NÃO RECEBEU AINDA, POR QUE NÃO TEM PREFEITO;
    *NOVO ESTÁDIO DE PITUAÇU – O MAIOR INVESTIMENTO DOS ÚLTIMOS 30 ANOS NO ESPORTE NA BAHIA.
    AMIGO PAULO VISITE O SITE http://www.agecom.ba.gov.br PARA ACOMPANHAR AS OBRAS DE WAGNER E TENHO CERTEZA QUE VAI VOTAR NOVAMENTE.

  20. Já que o Paulo fala que o governador da Bahia não faz nada,deve ser porque ele não tem filhos que estudam na rede estadual de ensino para ver a diferença que era,o antes e o depois.Quer um conselhos visite as escolas do estado para você mesmo ver e depois tirar suas conclusões.

  21. Essa cara deveria se chamar BURRO PAULO. Pode levar uma picada do DEMgue, cair em uns dos centenas de buracos na cidade, morrer na fila da Central de Regulação, acordar com calçada/rua cheia de lixo, pagar coletivo mais caro, ficar sem água na rua que mora, se for o caso dele, também ficar com fome, o restaurante popular fechado … Heita não posso escrever o resto, se não acabo com teclado. Enfim, o cara diz que tá rindo por último. Por isso que eu sempre disse e relembro pessoal:
    ITABUNENSE (NEM TODOS, CLARO) É IGUAL PORCO: COME LIXO, VIVE NA LAMA E ACHA GOSTOSO.
    🙁

  22. Se as pesquisas de Paulo Souto fossem verdade ele seria o governador da Bahia sei que o Wagner esta deixando a desejar principalmente no caso do Reda mas aí Paulo Souto ganhar mais alguma coisa na Bahia…me deixe viu!

  23. esse secretario faz piada com as pesquisas,é igual ao presidente acha tudo uma marolinha e o fumo entrando,vc secretario arruma um emprego em 2011 pois vc ta fora incompetente

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *