Tempo de leitura: < 1 minuto

O secretário estadual da Indústria, Comércio e Mineração, Rafael Amoedo, fez hoje pela manhã, em Itabuna, a segunda explanação do Complexo Intermodal Porto Sul na região. Ontem ele já havia explicado detalhes do projeto em Ilhéus, no Centro de Convenções. O encontro, realizado no Tarik Fontes Plaza Hotel, teve a presença de lideranças políticas, prefeitos e secretários de vários municípios da região.
Além de Amoedo, o secretário do Meio Ambiente, Juliano Matos, também participou da explanação. O prefeitos de Itacaré e Uruçuca, Antonio de Anízio e Moacyr Leite, e o secretário de Indústria e Comércio de Itabuna, Carlos Leahy, que representou o prefeito Capitão Azevedo, se disseram satisfeitos com o que foi apresentado.
Carlos Leahy manifestou sua confiança no projeto, afirmando que vê a possibilidade concreta de serem resolvidos vários problemas que afligem a região, desde a falta de emprego à falta de turista, passando pelos investimentos de grandes empresas. “O porto vai melhorar todos os setores, do comércio à saúde, turismo entre outros. Fiquei satisfeito inclusive com a responsabilidade com o meio ambiente que está norteando o projeto. Ganham não só Itabuna e Ilhéus, mas uma região que abriga quase 30 municípios”.
Durante a apresentação do projeto, o deputado federal Geraldo Simões chamou a atenção para a mudança de paradigmas que o Porto Sul já proporciona: “Há pouco tempo, a região estava tentando se desligar da Bahia. Hoje, esse porto nos dá a condição de estarmos interligados ao mundo todo”.
Para os Itabunenses, outra boa notícia é que “no bojo do projeto Porto Sul, Itabuna foi contemplada com a instalação do pólo têxtil nos limites do município. Isso está garantido”, afirmou o secretário Rafael Almoedo.

8 respostas

  1. Tao importante como o porto , é a duplicaçao da rodovia Ilheus- Itabuna!O Aeroporto que é em Ilheus , mas que serve a todo o sul da Bahia!J soubemos que o Governador prometeu mas; nam por isso vamos deixar de cobrar!

  2. Geraldo é um gozador, Porto vai garantir integração para onde meu santo? Para Jequié? Para juazeiro do norte?
    Só pode ser para o mundo!!! Vai embarcar produtos para onde meu senhor? Para Feira de Santana?

  3. Fica um alerta:
    O Aeroporto é em Ilhéus.
    O Porto é em Ilhéus.
    A UESC é em Ilhéus.
    O Polo de Informática é em Ilhéus.
    A Ceplac é em Ilhéus.
    O CEFET será em Ilhéus.
    Itabuna é so coadjuvante disso tudo?
    Tá na hora de fazermos Itabuna aparecer no mapa! E nos números!
    Senhores políticos e entidades está na Hora de Itabuna deixar de ser a mãe da região e conquistar de fato seu espaço.
    Que venha o INFET!
    Que venha o SESI e SESC!
    Que venha a Universidade FEDERAL (em Itabuna!)!
    Que venha o Pólo Textil!
    Não desmerecendo Ilhéus que tem a natureza a seu favor: Porto, Aeroporto, Praias, etc. A Industria do Turismo.
    O que resta a Itabuna?
    Políticos que deixem de Blá Blá Blá e lutem por alternativas viáveis para o nosso Progresso, deixando um pouco de lado a visão regional e focando em nossa cidade. Afinal de contas é o que resta ao nosso pequeno município.

  4. Algo em que Itabuna poderia investir e que seria bastante vantajoso para nossos jovens seria a criação de um Pólo de Software. Feira, Conquista e outras cidades do interior estão preparando os seus. Itabuna é próxima de Ilhéus e poderia ser criada uma parceria bastante interessante entre as duas cidades, já que o Pólo de Ilhéus é essencialmente de hardware.
    Este Pólo de Software poderia servir a vários segmentos da economia da região e adentrar num mercado global, sem “sair de casa”. Pode envolver egressos dos cursos de computação e sistemas de informação das faculdades e da UESC e ainda envolver treinamento em programação de jovens da escola pública, a nível técnico. Há possibilidades de recursos para este tipo de empreendimento, que poderia muito bem ser tocado pela prefeitura em parceria com os governos estadual e federal.
    Temos que criar jovens empreendedores aqui!
    E vamos deixar de bairrismo. Quanto mais parcerias sérias acontecerem entre as cidades de Ilhéus e Itabuna, melhor para elas e para toda a região.

  5. …E é por isso que falo da “Arquibancada para os geraldinos”, sacou, caro Lula? Essa turma do PT e de Geraldo – que é o baixo PT – ainda tem muito que aprender e muita baixaria prá ensinar. Ele se considera um “grande líder”, mas é Ilhéus que, com todo mérito e um modelo mineiro de fazer política, um município considerado mal representado politicamente, vem dando “NÓ EM PINGO DE ÉTER”(outro porto e aeroporto, ferrovia,ZPE, CEFET, CEPLAC, Universidade Sta Cruz e de quebra ainda vai gozer dos benefícios da duplicação da estrada em 90% da rodovia em seu território) e deixando a poeira para trás, ou para a nossa querida Itabuna. Pobre Itabuna, de que vale tanta vaidade,TVs, Shoping Center e tantos motéis???!!! Enquanto isso,humildemente, Ilhéus vai dando o seu show particular. Agora, o mais irônico de tudo isto é ver Geraldo tentando tirar proveito político, como se tivesse lutado – e muito – por essas conquistas, sobretudo dos ilheenses. Sem querer estimular um “Grand Canyon” entre essas cidades irmãs, o que não aprovo, o itabunense deveria refletir melhor sobre, se vale ou não à pena continuar prestigiando a “escravatura eleitoral” promovida pelos Geraldistas. Enquanto isso, continuarei da arquibancada, tendo frouxos de riso. Mas não se desesperem,”geraldinos”, ainda dá prá mudar pra lá…

  6. O que me preocupa não é se algum investimento virá para Itabuna e/ou Ilhéus, mas o montante de promessas não cumpridas ao longo do tempo e, além disso, o surgimento de mais promessas ao se aproximar de 2010, …!!!
    O pior é o tanto de gente que ainda acredita em promessas de políticos. Duro também é ter que admitir que o velho ditado popular, a seguir, está mais atual que nunca: “Os bestas são a maioria”, …!!!
    Incrível como as pessoas não percebem. Parecem ficar totalmente desnorteadas, tal qual mariposa diante da luz, …!!!

  7. Tenho lido que a vinda do Porto Sul podera impedir o desenvolvimento do turismo na regiao e se esquecem que o desenvolvimento econômico atrai outro tipo de turismo, o chamado turismo de negócios, sem falar no número de empregos, aumento de renda, consumo, etc.
    Você sabe que a cidade de S.Paulo já está se aproximando do Rio em volume de turismo? É o chamado turismo de negócios. E que só a região da 25 de março atrai meio milhão de pessoas nos fins de semana prolongados, do Brasil todo,só para compras? Que a cidade de New York se recuperou da bancarrota com o turismo cultural, com seus 70 teatros que atraem gente do mundo inteiro? E que a cidade de Boston, talvez o maior centro médico do mundo, atrai muita gente, também do mundo inteiro, em busca de tratamento de saúde?
    Quanto ao meio ambiente, o Brasil possui uma das mais rigorosas leis de protecao ambiental, portanto temos meios de exigir seu cumprimento

  8. Todos estão pensando que o porto vai ser uma grande coisa, mas não passa de um embarecadouro para minerio de ferro e soja em grão, não servindo para desembarque de passageiros ou simplesmente para recebimento de cargas. precisamos de uma siderurgica para vendermos lingotes de ferro,industria moagera para oléo e farelo de soja e não apenas materia prima para beneficar os chineses, os unicos interessados no investimento.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *