Tempo de leitura: 2 minutos

Geraldo questiona foco da discussão
Geraldo: pagamento foi feito pelo estado em juízo.

O deputado federal e ex-prefeito de Itabuna Geraldo Simões (PT) negou que o seu governo (2001-2004) tenha alguma responsabilidade pelo não-pagamento da desapropriação do terreno onde hoje encontra-se instalada a indústria de calçados Kildare, em Itabuna (confira).
Ele esclarece que o pagamento da indenização caberia ao governo do estado, que o fez em juízo, ainda na gestão do ex-governador Paulo Souto, por conta de demandas jurídicas da família Kaufman. A desapropriação não ocorreu em termos amigáveis.
O deputado disse ter entrado em contato com o secretário de Indústria e Comércio do Estado, Rafael Amoedo, e com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que informaram todos os passos da ação. O que deveria haver, sustentou, era discussão sobre os valores da desapropriação e não sobre se foi pago ou não (o pagamento ocorreu em juízo, reforça).
Geraldo considerou estranho que a justiça tenha determinado a reintegração de posse de todo o terreno à família Kaufman, sendo que a ela somente pertenciam 19 mil dos 52.666 metros quadrados da área utilizada pela Kildare.
MÁ-INTENÇÃO
O parlamentar afirmou que desconfia da polêmica. “Acredito que a Kildare esteja querendo ir embora”. Ele observou que toda a pendenga vem sendo acompanhada pelo governo estadual e “nada correu a revelia”.
A sentença de ação de reintegração de posse foi publicada em fevereiro deste ano, mas o caso somente agora veio à tona, o que gerou a desconfiança do parlamentar sobre as reais intenções da Kildare com a polêmica agora estabelecida.
Geraldo afirmou que o estado vai agir com todos os seus mecanismos para que a indústria aqui permaneça, mas a empresa tem que mostrar essa disposição de continuar.
Igual promessa o Pimenta ouviu de assessores do governo municipal. “Se o problema for a área, o prefeito (Capitão Azevedo) já disse que envidará todos os esforços para a solução do problema”.
Agora, resta saber qual é mesmo o jogo da Kildare!

30 respostas

  1. Ele nunca tem nada a ver com nada, pois sequer representa esta região no Congresso Nacional, já que mesmo tendo um mandato que lhe foi outorgado, com quase cem mil votos, pouco ficou em Brasília, …!!!
    É sempre assim, mas ainda acha quem o apoie, …!!!
    O pior é que essas mesmas pessoas ainda se acham mais “inteligentes”, “politizadas” e “preparadas” que os outros.
    Ainda bem que apenas eles próprios é se acham, mas não são, …!!!
    Coitada de Itabuna e região, mergulhadas numa mediocridade sem precedentes, ninguém sabe ainda por quanto tempo, …!!!
    Assim como os carcinomas, esses políticos inoperantes ainda querem deixar metástases, isto é, familiares tão medíocres e nocivos quanto eles, se perpetuando no poder, …!!!

  2. como sempre geraldo é igual a lula, não sabia. Quanta mentira, tenha vergonha e aguente seus erros e suas submições. Jogar culpa para Paulo Souto é fáci. Lembre-se que agora é governo, use seu “prestigio” junto ao Wagareza e ajude aos demitidos, pois, quando era sindicalista ficava nas portas. Lembro-lhe que os funcionários do Hospital de base estão sem receber salário, o grande “governo” do estado até 20/05 não tinha repassado o $$$$$$$$. Como sempre geraldo mente, mente, mente e mente.

  3. È verdade, antes era o carronel, agora é Zé, (dizem que o baiano é preguiçoso, eu sou baiano, tô achando que é verdade, pois adotamos um governador chamado Zé). Toda culpa é deles, mas 4, 4 anos depois ainda a culpa é deles. OOOOOOOOOOOOOOH já não tem o bicho que articulou a queda deles; E que agora bicho o bicho tá cobrando, secretário de agricultura (heimmmm, não vi), a região cacaueira melhorou (heimmmm, não vi), viva a região cacaueira(esquecida, antes coroneis do cacau hoje heimmm, paga o que deve preguiçosos), sabe porque não muda e a culpa é do outro porque todo mundo tem que vote(passam fome analfabetos ou desencorajados pela necessidade) .

  4. Caro Sergio, não subestime as pessoas honradas e competentes que apoiam e continuam apoiando o Deputado Geraldo Simões, vamos ao fato, porque contra fatos não há argumentos, apesar de que vc os acha quando é coveniente aos seus interresses. Quando Geraldo saiu da Prefeitura, deixou a cidade com 12 projetos na área de esportes lazer e recreação, deixou o Viva Maria atendendo mais de 1000 mães carentes, deixou o SAMU funcionando, Itabuna era referencia na saúde na educação o 3º IDH da Bahia, deixou o Alimenta Itabuna dentre outras coisas, que se fosse enumerar ficaria aqui a noite toda.
    Respeito seu ponto de vista , mas não seja incoerente com os fatos. Hoje Itabuna lamentavelmente se encontra entre as pires cidades para se morar na Bahia e não é por causa de Geraldo não, com certeza é por causa de quem vc ajudou a administrar a nossa querida cidade, que com certeza vai voltar a ser lembrada nas proximas eleições.
    Um forte abraço.
    Profº Denelisio.
    Obs.E não responda dizendo que sou puxa saco ou outro adjetivo qualquer, sou gestor estadual eleito por todos os segmentos da minha Unidade Escolar, que pela primeira vez nma história da Bahia tem eleição direta, que nosso Brilhante Governador fez acontecer em nosso Estado. Concursado, pós graduado, professor Universitário, Conselheiro Federal dentre outros.Não preciso de que ninguém me der cargo. Acho que o nosso Deputado é e sempre será o melhor para nossa região.

  5. a kildere não vai embora porque quer, como afirma geraldo
    a mesma atrapalhada ele fez com o terreno do forum ao lado da prefeitura, quase itabuna perdia esta oportunidade.

  6. o governo do estado, não teve interferencia no preço ou desapropriação, apenas cedeu, através SEDIC a incorporação.
    geraldo teimava em fazer uma composição de débitos do IPTU pelo terreno,a lei não autoriza, porquanto a apuração do débito sofre correção diária e gera incerteza e valores.
    até o ex procurador do Município, comeu moscas com esta ideia.

  7. Fique sabendo que geraldo não é prefeito de itabuna pelo que eu sei o cara que esta ai que é o prefeito ele esta usando o dinheiro que o governador esta mandando lave sua boca quando fala do presidente e do nosso deputado federal e do governador. vocé esta com inveja da turma do pt.

  8. Esse Geraldo Simões sempre tentando enganar as pessoas. Ele tem agora é o cumpadre Lula e Jaques Wagner, todos do PT. Só que até agora nada fez.

  9. Parabens Denelísio!!!!!!
    Gostei de suas palavras.
    A cada dia tenho mais certeza, se Juçara eleita, mesmo com os defeitos que criaram para ela, Itabuna estaria vivendo dias melhores.

  10. Geraldo igual a Lula? Com certeza! Melhor presidente, melhor líder da região.
    Enfim, Paulo Souto e Fernando Gomes, dois trapalhões, como disse o A Região, confirmando o fato real que ocorreu.
    Parabéns ao Pimenta que já postou o fato que realmente ocorreu e o Gov. do Estado, por providenciar garantir os cerca de 150 empregos da Kildare.

  11. Geraldo igual a Lula? Com certeza! Melhor presidente, melhor líder da região.
    Enfim, Paulo Souto e Fernando Gomes, dois trapalhões, como disse o A Região, confirmando o fato real que ocorreu.
    Parabéns ao Pimenta que já postou o fato que realmente ocorreu e o Gov. do Estado, por providenciar garantir os cerca de 150 empregos da Kildare.

  12. Kader o secretario de industria e comercio e cia que estava dando pitaco em tudo ele eo gerente da trifil e prefeitura…. mesmo nao gostando do cabeça de pitu desta vez a burrice foi do ex gorvernador e cuma e cia…. outra coisa e kildere estava caindo das pernas dando so este ano deu ferias coletivas 3 vezes isso vcs podem pegar dados ao sindicato q eles vao dar essa mesma informaçao ou mais ainda que no sul ja teria fechado so falta aqui em itabuna e o veredito foi essa semana … e agora josé!

  13. Caro Denelísio
    Sei demais quem você é, pois fui colega de tua irmã mais velha, no Divina Providência. (não irei citar nomes por motivo de preservação, pois na net é um local onde todo tipo de gente se manifesta).
    Na época, eu jogava basquete e você, voley, salvo engano, no Colégio Polivalente. Se eu estiver errado, foi devido à quantidade de tempo que passou de lá para cá (1980, 1981 para 2009), …!!!!
    Não vou dizer quais os cinco cursos de pós-graduação que fiz, muito menos meu nível, pois não estou enviando curriculum com o escopo de procuvar emprego.
    Pelo menos uma coisa temos em comum: Não nos escondemos atrás de pseudônimos, …!!!
    Politicamente, e ideologicamente, pensamos de forma distinta, o que é muito bom, e salutar, numa democracia. Pessoas honradas há em todos os lados, mas muitas – infelizmente – são enganadas durante boa parte de suas vidas. A sorte é que um dia irão “abrir os olhos”: Antes tarde que nunca, …!!!
    Uma das coisas que eu não me conforme é o fato de duas cidades vizinhas, como Itabuna e Ilhéus, que juntas somam cerca de meio milhão de habitantes, sem falar nas cidades vizinhas que sofrem influência desses dois pólos, não disponham de uma Universidade Federel, nem de uma Escola Técnica Federal, sendo que temos um Deputado Federal que se diz com tanto trânsito com o Governador e, também, com o Presidente de República, ao passo que em Minas Gerais, por exemplo, temos cidades muito menores, tais como Lavras e Viçosa, por exemplo, sediando Universidades Federais, dentre outras coisas. Eu também ficaria a noite toda aqui enumerando críticas a quem sempre promete e, sequer, cumpre o mandato outorgado pelo povo. No próximo ano, mais uma saraivada de promessas e, depois, …!!!
    De qualquer forma, parabéns pelas suas conquistas profissionais e pessoais, …!!!
    Obs.: Eu jamais iria tratar uma pessoa que escreveu de forma tão distinta e respeitosa de puxa-saco ou outro adjetivo pejorativo, até porque tenho educação e nível suficiente para distinguir as coisas, afinal de contas não estou tratando com nenhum capicongo, …!!!
    Cara: Um grande abraço e te desejo sucesso na tua vida profissional e pessoal, …!!!
    Quanto a alguns dos teus pontos de vista, eu não concordo, mas respeito, …!!!
    Só o tempo para dizer quem realmente estará certo. Vamos aguardar, …!!!

  14. Muito me admiro ver quantas pessoas, dentre elas dois intelectuais de nível avancadíssimo, se degladiando através de palavras, sem, portanto, apresentarem qualquer sugestão para uma Itabuna melhor, ou quiçá para minimizar os muitos problemas que vivemos.
    A Kildare vai fechar, infelizmente, nãopor força do terreno ou por que este ou aquele político displicente não apresentou defesa ou pagou o compromisso devido, mas vai acontecer devido principalmente a crise internacional que estamos vivendo e que o presidente Lula disse que era apenas uma marolinha.
    Gostaria de sugerir aos dois que sendo detentores de tão alto grau de intelectualidade, porque não se juntam para apresentarem idéias administrativas, para se apresentarem ao atual governo indicando a este soluções para situações que estão nos envergonhando, ao contrário de ficarem fazendo acusações levianas e politiqueiras, como se ambos tivessem em busca de promoções pessoais, seja no campo da politica ou outros que a nós leitores não interessa.
    Seja JW, GS, FG, PS ou Capitão Azevedo, e daí? Lembrem-se que todos eles foram eleitos pelo povo para trabalhar para o povo, e se algum desses fez alguma coisa de menor ou maior importância, não fizeram mais do que as suas obrigações, e aquilo que deixaram de fazer foi por culpa da incapacidade individual de cada um, portanto, vamos olhar prá frente, vamos deixar de discutir politica olhando para o umbigo, vamos deixar de se preocupar com o passado de incompetência, de roubalheiras, de futricas, de fofocas, enfim, vamos olhar Itabuna para o futuro, vamos tentar de mãos dadas resolver os problemas que são muitos.
    A você Denelisio, a você Sérgio, gosto de ambos gratuítamente, também sou politico, tenho pretensões ambiciosas em Itabuna, sou admirador e respeito todos os politicos que passaram pela nossa administração, apesar de reconhecer em todos s suas deficiências e por que não as suas qualidades, mas não temos mais tempo para ficarmos presos ao passado, precisamos urgentemente de atitudes, de ações avançadas, inteligentes, de homens ou mulheres capazes de fazer alguma coisa pela nossa terra.
    Vocês dois deveriam se retratarem, façam isto, acrescentem no maravilhoso curriculum de vocês essa grandeza de humildade, vocês merecem.

  15. Eu acho que estão esquecendo o mérito da questão. Um deputado de respeito não trataria agora de apenas tirar o corpo do real problema. Primeiro, o Sr. Geraldo deveria colocar todo o seu empenho para ajudar a preservar os 150 empregos de pais de família nessa hora muito difícil em que vivem os trabalhadores. Ameaça de pais de família desempregados deveria, isto sim, ser a prioridade de homens públicos dignos do nome. Dizer que “não tem nada a ver” dá bem a medida do homem público e suas preocuapações e prioridades.

  16. Prezado Sr. Milton Chaves,
    Concordo. Todos temos liberdade de pensar e escrever o que quisermos, mas é mais importante aproveitarmos estes espaços de discussão para propor e debater idéias, não pessoas, muito menos ficarmos a discutir sobre nós mesmos.
    Crises à parte, temos (a região) perdido pontos em potencial de atração e manutenção de empresas importantes e não temos um plano de criação de nossas próprias. Esta semana perdemos mais uma importante empresa do Pólo de Informática (Megaware), por exemplo, perda que foi reflexo da crise, mas também efeito tardio de erros de estratégia (do estado e da prefeitura) que vêm de até 5 anos atrás, mas que não foram ainda sanados.
    Soube recentemente que, na época da instalação da Ford, foi feito, por instituição localizada na Bahia, um sistema de aferição dos pontos a serem corrigidos e/ou aproveitados para o correto estabelecimento de um arranjo produtivo. Chegou-se a discutir a aplicação deste sistema em Ilhéus, mas não passou-se da primeira etapa. E também, ao que parece, o governo do estado à época não pagou a equipe que desenvolveu o projeto. Tal sistema poderia ser uma ferramenta útil de planejamento estratégico (até onde sei serviu muito bem para a Ford).
    Ilhéus e Itabuna têm a obrigação de juntas chegarem a um consenso mínimo a respeito de superação de nossos problemas, que são bem parecidos: Alguns deles (infra-estrutura de comunicação e transportes, educação, saúde, lixo) têm soluções possíveis e algumas até anunciadas, mas requerem ação coordenada e discussão aberta.
    Precisamos, para começar, elevar o nível de nosso debate.

  17. O SERGIO,
    O seu “negocio” sempre foi com o dep. federal. Vc. tem uma despeita dele, lascada. No rádio, nos blogos, vc só vê o dep. Acho q/ vcs se amam!!! “Quem ama “bate” e “apanha” tb.!! Esse negócio de “amor” e ´”odio” pela figura de Brasília, só faz promovê-lo mais. Aliás, creio qu foi vc foi quem + o promoveu através do rádio, não? Sua linguagem o identifica. Ou tô enganado. O político gosta de quem fala dele, mal ou bem. “Fale mal, mas fale de mim”! Vc tem “um negócio não resolvido com gs”) Rsss. Relaxe, rapaz! Ou goze! (M.S)

  18. …e viva o Pimenta na Muqueca! é “auspicioso” (ando vendo muita novela hehe!!) ver que hoje temos um espaço como esse, onde podemos ter um debate, público, franco e democrático. Ouvir posicionamentos distintos, contundentes e interessantes, elegantes e educados algumas vezes (como Denelísio e Milton) outros nem tanto. O mais importante é que podemos nos manifestar, fugir da ditadura de opiniões que observamos no meio jornalistico local, onde apenas uns poucos profissionais da área “encastelados” do alto de seus “veiculos de comunicação” trabalham muito mais para promoção pessoal, sem se preocupar em ouvir a “voz” das ruas. Mas, quanto a pauta da discussão de alto nivel entre Denelísio e Milton, ambos tem minha concordância em alguns pontos, não no conjunto da obra. Precisamos sim, que nossos representantes, a nivel municipal, estadual e federal, tomem um “energético”; menos discurso, menos promessas, ação, ação, ação!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Nossa cidade, nossa região, “de pires na mão”.

  19. Eu queria saber como “intelectuais” conseguem viver numa cidade sem perspectivas!
    “Intelectual” com uma formação invejosa, cinco pós-graduações. “Intelectual” que VIVE e compartilha com essa desgraça administrativa!
    Como entender um “intelectual” que pensa na miséria e destruição de uma cidade, incapaz de fazer um esforço pela cidadania!
    ITABUNA hoje é morta, devido aos “intelectuais” que aplaudem políticos inconsequentes, incapazes, desumanos e desonertos!
    Nossa terra ainda vai expulsar esses “intelectuais” do nosso chão, da nossa casa!
    ITABUNA, ainda espero ver seu desenvolvimento de volta!!

  20. A proposito o pimenta ainda não publicou a surra que o grupo de Geraldo,Miralva,Juvia e Adeum tomaram no processo eleitoral do sindicato dos professores de ilhéus APPI.
    Ai vão os numeros.
    Nucleo de Itacaré Chapa 1 76 votos chapa 2 15 votos.
    ” Canavieiras Chapa 1 145 votos chapa 2 27 votos.
    ” Uruçuca Chapa 1 66 votos chapa 2 28 votos.
    ” Una Chapa 1 170 votos chapa 2 36 votos.
    ” Ilhéus Chapa 1 511 votos chapa 2 254 votos.
    Essa surra de 968 contra 360 mostra que Geraldo não ganha mais nem pra presidente de bairro.hahahahaha.
    Estou esperando as respostas dos puxas.

  21. Sérgio e Denelisio!
    Como leitora do Piemnta na Muqueca…(que deixo aqui meus parabéns), acredito q ambos defendem seus representantes políticos (e acho que posso tirar pontos negativos e positivos de cada um deles), e falo isso sem partidarismo. Rs.
    Porem acho que poderiam pensar nesse momento de uma forma + neutra, pois estamos falando em desemprego, de colocarmos essas familias em vulnerabilidade…a cidade não precisa que exponhamos essas familias para sabermos que é hora de mudança e que Itabuna merece crescer.

  22. Eu só sei de uma coisa, mais do que nunca o ditado FILHO FÉIO NÃO TEM PAI, cai certinho, se fosse uma nova fábrica que estivesse se instalando em Itabuna, todos queria ser o pai, masi com é contârio, ninguêm quer ser o culpado, pobre Itabuna.

  23. Caro Ricardo “Teimoso” K, …, etc, …!!!
    É bom ter intelectuais, como você mesmo rotula, por perto, para ver se gente como tu aprende, nem que seja por “OSMOSE”, …!!!
    Pelo jeito, não é apenas a cidade que não tem perspectiva, …!!!

  24. Geraldo…quem é ele??
    rsrrss
    Esse cara ta tomando surra em todos os lugares, ele nao ganha aqui na região mais para nada…
    Tomou surra na eleição da API-Ilheus e também no DCE da UESC onde a Chapa 01 era do grupo petista e geraldista, teve uma diferença de mais de 400 votos dos cururus do Pc do B.Os cururus vão dominar a região……se Deus quiser!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *