Tempo de leitura: < 1 minuto

Jurandir Jesus da Silva, irmão do cacique Babau, foi preso hoje sob a acusação de matar, a facadas, um homem ainda não identificado, durante invasão a uma propriedade rural na região do Rio das Calheiras. O crime aconteceu no município de Una, no sul da Bahia.
O clima na região ficou ainda mais tenso desde que a Fundação Nacional do Índio (Funai) publicou relatório em que afirma ser dos índios 25% das terras de Ilhéus e 5% dos territórios de Una e Buerarema. A invasão aconteceu sob a alegação de que a propriedade rural seria uma área indígena.
Leia mais sobre a disputa na região de 47 mil hectares.

5 respostas

  1. Índio ou sem-terra?
    Alguns descendentes de índios que se dizem Tupinambá, estão se aproveitando da politicagem da Funai para tomar, na marra, terras de quem, legalmente as adquiriu. Como por aqui nunca houve um Tupinambá de verdade, nem mesmo esses “índios” sabem de onde vêm; mesmo assim, por conta da proteção da Funai, começaram a “esculhambar”.
    Vamos esperar que a lei se faça valer!
    abs, uaquim

  2. Concordo com o Antonio Cesar!Os cabolclos de Olivença (os verdadeiros) sao agricultores, tem suas terras adquiridas atraves de suor e trabalho e jamais se utilizariam de atitudes marginais , desonestas e criminosas como estaos sendo feitas com essa turminha de bagunceiros que se dizem capitaneados por pessoas inecrupulosas que o mais importante para esses falsos politicos é o tal do voto para os seus candidatos! E Funai? acobertando o tal de babau!Em vez de cuidar da educaçao e saude dos cabolclos pois indio mesmo só em Mato-Grosso , Manaus etc etc.

  3. Nunca vi índios, sem terras ou assemelhados, dizer quesão os vrdadeiros donos das terras localizadas nas caatingas nordestinas nem invdir nenhuma propriedade lá existente. Agora as terras de 1ª essa sim não falta espertalhão se dizendo dono alegando paratanto que são indios. Será?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *