Tempo de leitura: < 1 minuto

Apesar de ser um período onde o histórico de incidência de dengue é menor, no mês de maio foram notificados quase 20 mil  novos casos da doença na Bahia, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (8) pela Secretaria Estadual da Saúde. O relatório aponta que até 30 de maio, após atualização dos dados com as notificações tardias, foram notificados 85.737 casos de dengue.
Na última semana foram 3335 novas notificações. 91% dos municípios do estado notificaram a doença. Apesar disso, a Vigilância Epidemiológica sugere uma tendência de decréscimo dos casos desde o início do mês de abril. Os municípios de Itabuna, Jequié, Feira de Santana, Salvador, Ilhéus e Porto Seguro concentram 46% das notificações do Estado.
Quanto às formas graves da doença (dengue com complicações, Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome do Choque da Dengue) foram 331 novos registros em maio chegando a um total de 1.564 casos suspeitos em 157 municípios.
Destes, se confirmaram 697 casos graves em 102 municípios. Entre os casos graves, 55 óbitos foram confirmados, dos quais 28 (52%) atingiram menores de 15 anos. A liderança na quantidade de casos de morte continua com Itabuna e Jequié com oito vítimas. Informações do Correio da Bahia.

8 respostas

  1. é um absurdo falta inseticida em Itabuna e os agente ficam projudicado isto é culpa do coordenador de campo da 7ª Dires.

  2. É notório que o problema é estadual, não apenas municipal, não tem mais condições de tentarem “tapar o sol com a peneira”, …!!!
    Claro que alguns nunca irão admitir, reconhecer, …!!!

  3. O problema maior é a política, insana política que desconsidera sua importância no contexto geral. Ninguém duvide se quem detém o poder sobre tal ou qual circunscrição, na qual atua, passa por cima dos próprios limites e negligencia seus deveres para prejudicar outrem, ainda que seu ato cause graves problemas à sociedade. Inclusive representantes do governo, muitos em sua cegueira e desvario. A cada dia que passa, a política torna-se monstro insensível aos propósitos da democracia. Há os que fazem, os que deixam de fazer e os que aplaudem os equivocados e insensatos. Itabuna dá mostras de que não vai se livrar do caos tão cedo…

  4. O exemplo de Itabuna é claro! Os técnico da 7ª DIRES fazem de tudo para boicotar o trabalho dos agentes de edemias do Município, pura e simplesmete para que o tabalho de campo executado pelo Município seja prejudico, inclusive se negando a fornecer os insumos que são de respnsabilidade do Estado. Se uma nova onda de denque ocorer em Itabuna a culpa é da 7ª DIRES, ou seja do Governo do estado, que esta trabalhndo baseada no velho bordão em matéria de Saude em Itabuna, quanto pior melhor, assim é que pensam os ténicos da DIRES. Que o diga Sandovaldo, o quato os técnicos da DIRES tem feito para prejudic-lo, tudo por ciume da gratifiçao que o mesmo recebi do Municipio.

  5. Para ajudar no combate à dengue,plantem citronela(a essência de citronela-cymbopogom nardus, mata larvas e pupas em 3 horas, 1 colher (sopa) para 1 litro de água,( peço que façam a experiência!),amasse 1 folha de citronela e deixe em cada cômodo;manjericão,usem seus derivados(desinfetantes,essências,óleos,velas,sabonetes),deixem viver as criaturinhas,os muitos predadores do aedes:aranhas mosquiteiras,lagartixas de parede,libélulas,pássaros insetívoros,peixes guppy nos reservatórios de água,sapos,além de telar caixas d água,eliminar possíveis criadouros, usem bacillus thuringiensis Não usem veneno químico, faz mal á nossa saúde,o aedes já adquiriu resistência, mas, mata seus predadores, e assim a dengue prolifera livremente.. Os predadores são consumidores vorazes do aedes, tanto na água como em terra, muito mais eficientes que qualquer medida artificial. Pesquisem para comprovar! Perfume também espanta o mosquito.Passem nas partes descobertas. Colocar uma caneca de plástico com ½ de água e 3 gotas de essência de citronela, deixe perto da cama.O cheiro permanece até o dia seguinte e o mosquito não se aproxima. A Adultrap é eficiente,mas captura a fêmea grávida que entra para botar após sugar o sangue,elimina sim, mas depois do repasto.Usem repelente dos pescadores, feito com cravo da índia(1pte.),óleo de bebê(1 vidro) e álcool ( 1 litro),é ótimo,eficaz!!.
    . Chegou nas farmácias o remédio homeopático para combater os sintomas da dengue. PRODEN, do Laboratório Almeida Prado. – Tem tb. O Exterminador de insetos MEGA, só que deve ser colocado no chão, o aedes voa rasteiro.Já testei o aparelho e eletrocuta mesmo!!E as lagartixas estão devorando tudo que vem na armadilha!! Usem tb.o BG-Sentinel,sendo testado em Manaus,exala o odor da pele humana para atrair o mosquito. nobukunister@gmail.com

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.