Tempo de leitura: 2 minutos

Alcides Kruschewsky Neto

.

Dezenas de pessoas estão se dirigindo à Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) para exigir a retirada dos seus nomes de um cadastro que vem sendo utilizado pela FUNAI para forjar aproximadamente três mil supostos índios, na região onde pretende demarcar – 47.376 hectares – em Ilhéus, Una e Buerarema.

Denunciam irregularidades que incluem desde financiamentos bancários até terras, para se cadastrarem – decidiram pública e regularmente – não mais avalizarem o movimento por terras e teto, denominado Tupinambá. O episódio deve ser visto como um “não” potencial à utilização de grupos de incautos, como “massa de manobra” política.

Depois do ato coletivo de descadastramento, alguns mentores políticos do “movimento indígena” mudaram de um tom de vítimas para um mais ameaçador e vem tentando coagir aqueles que querem renunciar à identidade tupinambá, ameaçando-os com um processo por falsidade ideológica.

A Guerra dos Ilhéus ou Guerra dos Tupiniquins, em meados do século dezesseis, foi descrita com detalhes impressionantes pelo jesuíta Manoel da Nóbrega em “Cartas do Brasil”. Aliados aos portugueses, os tupinambás lutaram ao lado de Mem de Sá, contra os tupiniquins.

A fim de libertar a Vila de Ilhéus, então sitiada, os tupinambás foram recrutados e trazidos pelo Governador Sá, formando um exército juntamente com os soldados portugueses, com quem protagonizaram o episódio conhecido como “A batalha dos nadadores”, quando muitos tupiniquins foram mortos, no Cururupe.

Na briga no mar, os tupinambás – exímios nadadores – perseguiram e mataram centenas de tupiniquins por afogamento e asfixia, a uma légua “mar a dentro”. Foi uma batalha única ou como poucas na história, uma luta na “mão grande”. Os que restaram foram arrastados para a praia onde foram abatidos, mortos. Um cenário macabro, formado por corpos e um “rio de sangue”: sangue tupiniquim derramado por armas portuguesas e mãos tupinambás.

A grande ironia é acusar de falsidade ideológica os que rechaçaram a teoria “Tupinambá” e querem seus nomes fora da fraudulenta relação constante na FUNASA. Chega a ser hilário porque, ao estuprar e adulterar a história, afrontam os descendentes indígenas desta região, forçando-os a assumir a identidade dos seus algozes, ou seja: renegando seus antepassados e se auto-intitulando tupinambá, que foram um braço armado de Mem de Sá na matança dos tupiniquins, seus verdadeiros ancestrais.

Uma rápida passagem por Olivença para uma conversa com os mais idosos – não orientados – será esclarecedora: “Aqui era tupiniquim”, asseguram. Em 1998, os supostos índios tentaram, sem êxito, o reconhecimento como pataxós hã-hã-hãe.

Posteriormente, foram convencidos a adotar a contraditória etnia tupinambá, desprezando que estes eram inimigos dos tupiniquins. Distantes da verdade, embaraçados na sua própria cilada histórica, viram-se num “beco sem saída”, sendo obrigados a prosseguir com o erro grosseiro.

Ainda há tempo para que a FUNAI, grande produtora deste deprimente espetáculo, peça desculpas à sociedade, evitando que se deposite mais suspeitas sobre as legítimas causas dos índios do Brasil, podendo prejudicar outras demandas por conta desta desastrosa “tese Tupinambá”, nestas paragens. Das notícias históricas, Silva Campos(Crônica da Capitania de São Jorge dos Ilhéus) e o jesuíta Pe. Manoel da Nóbrega(Cartas do Brasil).  Nada mais a dizer.

Alcides Kruschewsky Neto é vereador em Ilhéus.

0 resposta

  1. Parabéns vereador pelo texto.
    Por falar em Olivença, gostaria de aproveitar o espaço e pedir ao vereador Alcides que verifique a situação dos quebra-mola na estância. Enquanto não houver uma tragédia, pois não há sinalização alguma e o órgão responsável não toma nenhuma providência de sinalizar e pintar.
    Nós, moradores de Olivença, contamos com sua intervenção nesse problema.

  2. Concluindo: independente de tupinambá ou tupiniquim o vereador concorda que Olivença é terra de índio. E agora? Defende ou não a demarcação? Com a palavra o edil!

  3. O vereador fala com a autoridade de uma nota de três reais. O seu sobrenome está ligado aos colonizadores europeus tão autênticos como os Tupinambás de Olivença, que agora desanca sem dó e piedade.

    Aliás, o mandato do distinto é por demais curto cobertor. Não creio que esteja em suas prerrogativas parlamentares destratar os “caboclos” para defender os esbuladores das terras de Olivença, a maioria formada por integralistas autênticos de meados da década de 1930 do século XX (basta ler a História para saber o por quê de demonizar o caboclo Marcelino).

    Tome vallium, excelecência!!

  4. Bem, e daí? Muitas das denominações utilizadas atualmente para os povos indígenas não tem correspondência com as que os próprios índios se chamavam. Ìndio brigar com índio não é novidade. Antes dos portugueses chegarem os índios já lutavam entre si. Quanto a batalha dos nadadores, sinto no texto do vereador uma tentativa de afastar dos portugueses o peso pelo genocídio, transferindo a resposabilidade pelas mortes para os próprios índios. Sinceramente vereador, a responsabilidade é de quem comanda a carnificina e duvido muito que com espadas e mosquetões os portugueses fossem perder tempo esperando os índios se trucidarem. Eles devem sim, ter aproveitado para matar tanto tupiniquins quanto tupinambás.
    E concordo com o comentário acima, sua tese só serve para provar que Olivença, a base eleitoral que você está com medo de perder, é mesmo terra de índio.

  5. CARO VEREADOR VC ESTA COMPRANDO UMA BRIGA QUE NAO E SUA VC SABE MUITO BEM QUE AQUI TEM INDIO E PURO VC MESMO SE DIZ INDIO COMO PODE AGORA ESTA CONTRA AS PESSOAS QUE UM DIA COLOCOU VC COMO REPRESENTANTE O MESMO AINDA NÃO FEZ NADA A PISCINA ESTA LA DESTRUIDA DEVIDO AS CHUVAS ESTAMOS ESPERANDO ESSA REFORMA ATE AGORA NADA, OS TURISTAS CHEGAM AQUI E VER NOSSO TORORONBA ABANDONADO.SUAS PROMESSAS ATE AGORA O INDIOS ESPERAM E NADA.

  6. Caro Mariano.
    Terra de índio é todo o Brasil! concorda ou nao? sendo mais claro ainda ; vamos colocar um cacique no lugar do Lula e estará tudo resolvido!Tudo muito simples!

  7. Estive recente em Porto Seguro e fiquei a indagar, “POR QUE OS INDIOS DAQUI, NÃO REINVINDICAM ESTA “ORLA DO DESCOBRIMENTO” QUE ESTÁ TODA SOB O DOMÍNIO DOS EUROPEUS?
    Interesante: “os índios” de Buerarema, parece que são mais cidadãos!!!

  8. Zelão, diz: – Sem falsas filosofias, a questão é: – “Ter” ou é “Ser”?

    Seja qual for a etnia. Mesmo que não se apure e encontre os culpados históricos pelo crime de genocídio praticado contra os Tupinambás ou Tupiniquins. Se os decendentes que sobreviveram, foram estrupados pelos brancos e negros, dando origem a micigenação cabocla, crioula ou seja lá o que for. A questão, ao que parece, afora a questão econômica que envolve as terras, é saber: – Os índios TEM ou não direitos sobre as terras dos seus antepassados?

  9. A questão a ser tratada é então o modo de como está sendo feito esta demarcação e cadastro de sei lá…, dizem “índios”. Desde a época de escola, tinha um respeito ao comemorar o dia do índio(19/04). Pintávamos o corpo e nos vestiamos como índios, sabendo que era como um dia de lembrança. No cenário que está ocorrendo na região, vejo que não temos o porque de comemorarmos esse dia, porque: Para ser índio é necessário apenas preencher um formulário e dizer: “sou índio e pronto”. A moda da região, principalmente entre os jovens é: “Virei Índio”. Como é que viramos índio? pelo que eu sei, as pessoas “já nascem índio”. Para ver o tamanho dos absurdos que está ocorrendo, tem servidores do estado(não vou citar o setor) virando índio. Tem pessoas dos bairros de Itabuna virando índio, a pedido de um cacique, para invasões de fazendas. Até onde iramos chegar? Como está a favor da causa indigenista(verdadeiro), sou a favor de um lavantamento através de exames de DNA, para ver quem é e quantos há de verdade na região. Como pai de quatro filhos, filiado ao PT há 17 anos, repudío, o método de como está sendo realizado o golpe indigenista da região e protesto através: “A ESCOLA ONDE OS MEUS FILHOS ESTUDAM, ESTÁ CIENTE DE QUE OS MEUS FILHOS NÃO IRÃO PARTICIPAR DE NENHUMA COMEMORAÇÃO DO DIA DO ÍNDIO.” ESSA COMEMORAÇÃO, FOGE DA NOSSA REALIDADE.

  10. Participei da audiência, realizada em 03/07 na Justiça Federal, diante da comissão nacional dos direitos humanos e vi um cacique cara palida, discusso fraco, sem argumentos e sem propositos; trêmulo, sem nenhuma convicção do que falava, pois lá estavam aproximadamente 80 agricultores e todas as autoridades, aguardando algo que justificasse o movimento de demarcação; o que saiu foi uma repetição conhecida por todos, construida pelo Cimi, digo: “Estamos sendo torturados” e ” Precisamos resgatar a memoria dos nossos ancestrais”; a mesmice o salvou; isso também o Indio “ZÉ” sabe falar, tentou falar do Inciso 1º do art. 231 da CF, gaguejou/soluçou, ainda não está decorado, porém esqueceu das penas e da saia, assim teria impressionado mais. É isso que dá assumir a identidade de outros, não tem conhecimento de causa, não conhece a lingua, os costumes e as tradições, nunca viveu como indio, parece que apenas tem vontade de ser um, logo, o vereador Alcides tem razão; esse não é. Sem mais

  11. AS pesssoas que fizeram a retirada de seus nomes do cadrastro na funai sao pessoas que estão na mão de alguns politicos,inclusive do vereador Alcides mais ninuria com foi observado por todos sao pessoas que estão em alguns cargos como samu,que e bem conhecido esta la por indicação tem um salva vidas que recebe um dinheirinho a mais e outros mais,vereador ja estamos vendo que vc ate ja virou historiado mais essas fontes não nos tira qualque possibilidade de nao sermos indio,esta la na historia e fato e real.vc colocando essse artigos fica mais claro ainda nossa identidade,se tem erros no movimento indigenas,são de alguns aproveitadores que ou terde sera descoberto,todos que cometeram qualquer inrregularidade deve sai do movimento com ja esta acontecendo.

  12. Vamos simplificar. Todos os índios que vivem conforme os costumes ancestrais (em oca, caçando e pescando o almoço, etc, sem celular, parabólica, carro, casa de branco) devem receber lotes amplos na floresta amazônica, o que ajudaria até a preservá-la.

    Todos os outros “índios”, aculturados, que vivem como brancos, devem ser emancipados e ter os mesmos direitos e deveres dos brancos.

  13. Acredito que existem pessoas (historiadores e antropólogos) que ja estéjam estudando esse assunto com responssabilidade, respeito e acima de tudo competência!A verdade tarda mas nao falta!Cabolclos principalmente de Olivença da setima ou oitava geraçao (provavelmente oriundos de Tupiniquins que conseguiram fugir dos ataques dos Tupinambás para nao ser trucidados)devam existir, mas Tupinambás!!!!!paciência… só nas mentes desses politicos (que se dizem de esquerda)e que estao usando desses artifícios para angariarem votos a custo de pessoas inocentes que recebem promessas de um mundo maravilhoso a troca de votos!

  14. Sou descendente direto de índio, minha bisavó, avó de minha mãe, era índia legitima, sou muito mais índio do que muito safad.. que andam se auto declarando índio por aí! meu pai que é descendente de negro, juntamente com minha mãe, que roubar o que é dos outros é crime!O pior cego é aquele que não quer ver que se trata de um grande golpe, apoiado pela orgão federal, F-U-N-AI, recebendo ajuda do governo federal, recurso pago com os imposto que pagamos, com o trabalho de sol a sol, do suor de nosso rosto que cultivamos a terra, para essa ruma de sem o que fazer ficar vestindo tanguinha, se fantasiando de índio para inglês ver!! Hoje não existe mais negro, índio ou branco! e sim brasileiro, senão vamos desocupar a América e vamos deixar para os índios! Vão trabalhar!!!!

  15. Sim!!! e a causa petrea da nossa Constituição!! o direito a propriedade privada!!! Vamos tirar Lula do poder e colocar Babal no lugar!rsrsrsrs!

  16. O Brasil é isso!??
    Privilegiam, apoiam os oportunitas que se fantasiam de índios e invadem terras alheias,só querendo violencia e baderna,bandidagem em detrimento daqueles que trabalham legalmente a terra de sol a sol,investindo produzindo!!
    Por que esses falsos índios não vão trabalhar para produzir seu sustento??

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *