Tempo de leitura: 3 minutos
dengueitabuna
Itabuna registrou 13 mortes e mais de 13 mil casos de dengue neste ano.

O coordenador de endemias da Sétima Dires, Hélio Nery Freitas, rebateu as informações do diretor de Vigilância Epidemiológica de Itabuna, Florentino Souza Filho, sobre eventuais atrasos do estado na ação de combate à dengue. Apesar de evitar confrontos, Hélio acredita que tem faltado ao município a qualificação técnica (“conhecimento”) para tratar a questão dengue.

Para exemplificar, ele cita que a prefeitura enviou ofícios pedindo 600 litros do inseticida Alfacipermetrina e 6 mil litros de Deltametrina. O primeiro é aplicado em locais estratégicos (cemitérios, rodoviária etc) e o segundo é mais conhecido como fumacê. Estes foram os dois casos apontados por Florentino (confira nota).

Segundo o técnico estadual, Itabuna precisa de apenas 4 litros por mês do inseticida Alfacipermetrina, mas, em ofício, a prefeitura solicitou 600 litros, quantidade que o município levaria mais de 12 anos para consumir. Em outras palavras, desperdício. Para se ter uma idéia, nos 21 municípios da 7ª Dires, são utilizados 48 litros.

Quanto ao Deltametrina, usado para borrifação por carro fumacê, o coordenador ainda observa que Itabuna tem, permanentemente, dois veículos para este trabalho. Cabe ao estado, e não ao município, a aplicação do inseticida.

O fumacê, observa Hélio, está restrito aos locais com registro de casos de dengue (clássica ou hemorrágica). Se for clássica, se faz bloqueio com máquina costal num círculo de trinta metros do local em que foi registro o caso. Quando é hemorrágica, o fumacê é acionado para a aplicação do tipo raio (esta, de 300 metros).

dengue-aedes
Estado diz que falta qualificação à prefeitura.

O coordenador da 7ª Dires ainda esclarece que não poderá, em condições de tranqüilidade como a registrada agora, aplicar fumacê em 100% da área urbana. “Nós evitamos qualquer tipo de confronto, estamos dialogando, mas Itabuna não precisa de fumacê em toda a cidade”, pontua.

A borrifação será feita apenas nas modalidades bloqueio e raios. É que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), este tipo de aplicação não deve ser feito em intervalos menores que um ano. A última ocorreu durante a epidemia da doença, entre março e abril.

Hélio Nery reforça que, ao receber os ofícios da prefeitura, a Sesab entrou em contato com a Vigilância Epidemiológica e solicitou a reformulação do pedido do inseticida para pontos estratégicos. Novo ofício foi enviado pela prefeitura, e a quantidade solicitada estava bem acima do necessário para o município.

Ainda segundo Hélio, a prefeitura atrasou o envio do levantamento de pontos estratégicos, o que é exigido para o fornecimento de Alfacipermetrina. Ele ainda cita outro problema: a prefeitura comprou máquinas costais adaptadas para o uso na agricultura, que têm vazão maior e desperdiçam o produto na hora da aplicação.

Deficiências
Hélio Nery Lopes avalia como “ruim” o trabalho de campo desenvolvido pelo município, por “falta de supervisão e acompanhamento, que são feitos pela prefeitura”. Ele aponta que existem omissões de focos de mosquito e falsos registros e, acrescenta, falta punição a quem incide nestas práticas.

Segundo ele, Itabuna tem 100 agentes além do necessário, quando bastariam apenas 180 se o trabalho fosse bem feito, mesmo durante epidemias. Os quase 300 agentes de combate a endemias também não têm material de campo, como “lapiseira, lanterna, pilha para lanterna e picadeiras (martelinho)”.

Todas essas deficiências são apontadas em supervisões feitas pelo Ministério da Saúde e Sesab. Por conta das deficiências do município, há um gasto desnecessário estimado em cerca de R$ 60 mil, conforme cálculos do Ministério e da Sesab.

0 resposta

  1. No caso em tela parece que o Floretino, virou fogueteiro, sem nenhuma ofensa ao profissional que fez História na Bahia como Florentino Fogueteiro, que residia em Salvador. Deveria ter ficado calado para não levoar uma bordoada desconcertante destas e dar recibo do desconhecimento técnico na área, apesar de analista bioquímico.

  2. É lastimável que a prefeitura ainda não saiba como combater a dengue, o setor responsável pela atividade deve ser gerida por profissionais competentes.

  3. É incrível o desejo de justificar a incompetência, e o descaso dos próprios deveres. Será que as pessoas não sabem que o inseticida que combate a dengue causa prejuizo aos outros insetos, inclusive às abelhas?
    Que orientem a população, façam a limpeza dos canais e campanhas de combate ao mosquito. Será que até isso a SESAB tem que ensinar novamente?
    Quando o verão chegar vão “consolar” as famílias dos que vão a óbito, com a cantilena de que a culpa é dos outros.

  4. O maior problema da dengue neste momento é o coordenador da dengue o Sandovaldo, o secretario de saúde está pecadno muito em ouvir esse cara, que tem 20 anos de funasa e n entende nada.
    Vieira tem que acorda e ver que Sandovaldo está lascando com o time dele, Sanovaldo Vieira é bom de papo levar qualquer um para historia e eemquanto vcs omitem isso a cidade está acaba com a dengue.
    Hélio está certissimo pq quem prejudica e tenta fazer tudoe rrado é o Sandovaldo.
    Acorda Vieira coloca esse cara pra fora.
    Pra vc ter a ideia tem uma equipe que vem toda semana passar instruções para o coordenador e na outra semana o Sandovaldo faz tudo errado.
    Coloca esse cara pra fora.

  5. Se o responsável sabe de tudo isso, porque só agora se manifestou, …?!?!?!

    Na época da epidemia todo mundo queria que a Prefeitura contrtasse mais gente, se possível até mil agentes, sendo que ficaria uma média de um para cada 200 pessoas, e por aí vai, …!!!

    Queriam que houvesse banho de inseticida todos os dias, em toda a cidade, como se isso fosse solução, …!!!

    Quem tem memória, lembra, …!!!!

    Além do mais, não sei nem se esse cidadão é Médico, quanto mais sanitarista. Sem dúvidas, deve vivência prática, …!!!

    O mal de gente como o Sr. Walt é acreditar em tudo que dizem, contanto que seja gente do lado dele, sem senso crítico algum, …!!!

    Se disserem a ele que: Se jogar da ponte do conceição é bom para curar dor nas costas, ao se chocar com as rochas lá embaixo, é capaz dele acreditar, …!!!

  6. Quem solicitou aplicação de fumacê foram as mesmas pessoas que continuam a pedir, ignorando recomendação do Ministério da Saúde de não fazer nova aplicação com menos de um ano, mas por conta da emergência…

    Quanto à contratação de “gente”, não se fazia referência apenas a agentes de campo, e sim a toda uma rede assistencial que estava defasada. Era realmente necessário ampliar o quadro, situações extremas requerem medidas extremas.

    Agora vamos ver quem realmente tá com problemas de memória.

  7. O tal Sandovaldo é o maior 171 da Secretaria de Saúde, passou 30 anos na Funasa e não aprendeu nada, leva todo mundo na lábia e o último a ser ludibriado foi o Senhor Florentino Fugueteiro que acabou de passar a maior vergonha com as informações aquivocadas e desmascarado pelo pessoal da Dires. Que vergonha para nossa administração.

  8. infelizmente segue, na frente dos trabalhos as pessoas que levaram itabuna a acentuada infestação.Coragem para mudar o coordenador Sandovaldo jamais vai ter. Porque estas mesmas pessoas bolaram um arrumadinho e a colocaram.Este coordenador que deveria estar no campo certificando se as pessoas de sua confiança estar mesmo fazendo o seu papel cujo o seu ecesso faz com que fique cego e o seu profissionalismo indo de água a baixo.deveria o mesmo fazer mudanças na estrutura a coisa ficou amigavel ninguem cobra de ninguem cordenador nao cobra de seus gerais, os gerais não cobra dos sup. de área que não cobram dos agentes.Ai, vem o estado ou os diferentes deteccaas imensido~es de falhas ninguem acredita há nao e possivel estar deixe jeito não.gente, vamos ser profissionais seja serio,o campo pede socorro dê ouvidos nao podemos ser comandados por imcapaz o erro estar na vista tenha um olho tecnico observador acredite na formação tecnica e chamar todos para a responsabilidade. presisamos so de um bom agente e larvicida uma linha de frente capaz de indentificar as pessoas e nao de esconder. 50% sairia depois de identificados.Fala serio… o verao estar chegando na sua avaliação o que foi que mudou?

  9. MUDAR URGENTIMENTE. SUPERVISORES GERAIS,ALGUNS SUPERVISORES DE ÁREA,FILTRAR AGENTES COM COMPROMISSO COM O TRABALHO.SE ESSE SETOR PRETENDE ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS TERÁ QUE TER CORAGEM DE PERDER AS AMIZADES. PENSE EM VIDAS QUE SE FORAM.

  10. se os agentes nao estao bom acupa e do estado forao eles que treinaro os agentes de compo como pode ter tanto erro. o estado e quem avalia se tao ruim a culpa e de quem? sera minha que nao treinei niguem.vamos saber de quem e acupa?

  11. Comentarista Nº08 – Falou, falou, mas não disse coisa alguma, …!!!

    Realmente está com graves problemas de memória, …!!!

    Nada como fazer palavras cruzadas, tentar fazer feira, ou supermercado, sem auxílio de lista de compras, tudo isso ajuda, …!!!

    Vai fundo, …!!!

  12. GENTE,VIDAS SE FORAM.TEM GEMTE DEMAIS NESTE PROGRAMA DA DENGUE.CHEGUE ALI NO SAO CAETANO NO LOCAL DA DENGUE AO LADO DO FORUM, VC VAI VER NAMORADAS DOS CHEFOÊS DEITADAS. PERGUNTE A ELAS QUAL AS ATIVIDADES QUE DESENVOLVEM SABE QUAL É A RESPOSTA ESTOU AQUI PORQUE MANDARAM EU FICAR AQUI, EU NAO SEI FAZER NADA MAIS…..MANDOU EU FICAR. E ASSIM SE SEGUE PROMOTOR VÁ LA PERRGUNTAR AS ATIVIDADES AS DE OLHOS AZUIS, E VERDE SO ESTAR FALTANDO MANDAREM IR PARA CASA E RECEBER SEU SALARIO LÁ PORQUE É VERGONHOSO. E O COORDENADOR SO DIZ NAO POSSO FAZER NADA É DOS HOMENS. SERÁ QUE VAI SEGUIR ASSIM ATE QUE DIA?

  13. QUANDO SE FAZ UM BOM TRABALHO OBTEMOS LOGO A RESPOSTA.AQUI EM ITABUNA É AO CONTRARIO, SABE PORQUE? CADA TURMA DE CINCO PESSOAS UM TRABALHA CERTO 4 DESGRAÇA TODO TRABALHO, OS APADRINHADOS. O COORDENADOR JA INDENTIFICOU MAIS PARA NAO TER CERTEZA JAMAIS VAI AO CAMPO VER A REALIDADE.DUAS COISAS ELE PENÇA.PERDER OS DOIS MIL QUE RECEBE DA PREFEITURA E O ACERTO COM AS PESSOAS QUE A COLOCARAM QUE TEM UMA POSIÇAO PREVILEGIADA.OLHA, DEVEMOS LEVAR ISSO PARA O CONSELHO MUNICIPAL QUEM SABE ………….

  14. FOI NA CARONA, MAIS A GALERA LIMITOU AS SUAS ATUAÇÕES.SERIA UTIL PARA O MUNICIPIO SE O RAPAZ DA FUNASA VALDELIO ESTIVESSE O ESPAÇO PARA RESOLVER AS SITUAÇO~ES DO CAMPO;SERIA O CARA CERTO PORQUE TEM O RESPEITO ALEM DO MAIS OS AGENTES SABEM SE DEIXAR FALHA ELE IRA VER LOGO SO EM OLHAR DETERMINADA SITUAÇAO.NIMGUEM GOSTA DESTE SENHOR PORQUE É SERIO E SEMPRE PASSOU ISSO.MAIS ESTAR ATE DEMORANDO AI NA PREFEITURA PORQUE TENHO CERTEZA QUANDO ELE COMEÇAR A APONTAR OS INRESPOSAVEIS, VAO FAZER A CABEÇA DO COORDENADOR E ESTE RAPAZ SIMPLESMENTE PODERAR PEDIR PARA SAIR.TOMARA SIGA, COMO TAMBEM, IRÁ INCOMODAR MUITA GENTE PORQUE CAMPO É COM ELE.

  15. VERDADE,CAMPO MELHORAVA COM ESTE RAPAZ MESMO.NAO É POLITICO,CHAMA PARA A RESPONSABILIDADE MAIS QUEM TEM O INTERESSE NISSO?TODOS A QUEREM E BEM LONGE AFINAL NINGUEM QUER VER A COISA SERIA.

  16. GENTE DA FUNASA, NA PREFEITURA SO SERA ACEITO O COORDENADOR OS DEMAIS SEJAM BEM VINDOS ++++++ PRACUREM SABER ATÉ ONDE DEVEM CHEGAR A COISA OU QUEIRA OU NAO É POLITICA VC NÃO NOTOU QUE TEM ACOUGUEIRO RESPOSAVEL POR UNIDADE DE SAUDE E ASSIM SEGUE….

  17. VAMOS SER STNCEROS, A COORDENAÇÃO TEM CULPA? AS PESSOAS DE SUA CONFIANÇA ESTÃO DESENVOLVENDO O SEU PAPEL? O AGENTE TEM O PERFIL DO SEU CHEFE? TODOS ESTÃO ERRADOS? CHEGUEI A SEGUINTE CONCLUSÃO VC NAO ACHA QUE DEVERIA TER UM GRUPO DE AUXILIO AO COORDENADOR.PORQUE ELE NA CONDIÇÃO QUE ENTROU FICARA DIFICIL PERANTE AS PESOAS QUE A COLOCARAM POIS ELAS SABEM QUE ELE JAMAIS IRÁ REMANEJA-LOS. ANALISEM ESTA SEMANA A QUANTIDADE DE AMOSTRA LOLIDADES TRABALHADAS COM 30 DIAS E MIM DÊ UMA RESPOSTA COORDENADOR.OU VC MUDA OU ESTES IRÃO TERMINAR TE PREJUDICANDO A COISA ESTAO AMIGAVEL ZELE PELOS SEUS 30 ANOS E DE SEUS COLEGAS.

  18. Valdelio tome vergonha rapaz, a sua esposa não tem perfio de supervisora, porque vc não solicita de saldovaldo para colocar ela na sacola?

  19. O QUE É PERFIL PARA VOCE? TENHO CERTEZA QUE VC NÃO TEM,USANDO O ANONIMATO PARA DESFAZER DAS PESSOAS. CRI CORAGEM FALE PARA MIM,DE REPENTE VC PODERAR ASSUMIR O MEU LUGAR.OBRIGADA PELO ELOGIO. GERSILDA.

  20. Gersilda o que vc entende por Dengue, olhe eu conheço vc muito bem, vc é uma boa motorista de focão, tome vergonha e entregue o cargo que o ex coondenador lhe deu, pois existem colégas na nossa turma melhor do que vc.
    quando a gente vai trabalhar, vc não sai do CSU, só tomando um cafezinho e comendo biscoito. porque este pilantra do Valdelio não faz supervisão em vc. se eu fosse a Sup Geral Arlene eu dava um chute na sua bunda, para bem longe e escolhia outra pessoa para a supervisão.
    Grato Seu Amigo de Hoje e Sempre.

  21. desde de quando ser filiado a um partido ñ é ser uma
    pessoa pulitica?
    soube que o destinto bom rapaz foi convidado para um
    casamento se produziu com um terno bonito,e um bom sapato
    + faltou algo… a gravata. Então lhe foi sugerido bote a
    ligua para fora q é tão grande q subistitui a gravata.
    Valdelio o qvc quer no municipio já q vc é da esquerda?
    Agora diga q ñ é!mostre a carteirinha tem coragem ?

  22. Sandovaldo uma dadiva de Deus é a amizade, concoda?
    claro q ñ, pois se soubese o q significa isto já teria
    devolvido Valdelio pois é ele q é o leva e ñ tras.
    ele nunca deveria ter saido de lá.
    do meio da corja.

  23. SOMOS PROFISSIONAIS TÉCNICOS.ESTA PEQUENA MENORIA,QUE TEM TEMPO PARA ESTE TIPO DE COMENTARIOS DEFRAGA O RESULTADO DE PESSOAS IMCAPAZES E SEM COMPROMISSOS E JA INDENTIFICADAS. SABE COMO:PELO BICO,GERALMENTE FICAM COM O BICO GRANDE OBSERVEM… BEIJOS?????????

  24. Pessoal a briga tá boa entre o Estado e o Municipio. Dé um lado o polemico Valdelio ligua de trapo do outro os agentes de endemias e na plateia o Musquito tomando agua de coco. rsrsrsr
    Saldovaldo tome vergonha cara e coloque Valdelio e a mulher dele para os quintos do inferno.
    Desde já
    Grata.

  25. PARA VC QUE TANTO MIM DEFAMA. QUE NÃO CONSEGUE MIM ESQUECER,INFELIZMENTE SOU PROFISSIONAL SOU TECNICO,PROCURE SER. BEOJOS NO CORAÇÃO

  26. Amigos estava lendo alguas respostas e estou abismada, é verdade mesmo o que esta acontecendo em Itabuna? O Estado culpa o Municipio, o Municipio culpa o Estado parece piada, o Secrtário D.ª Vieira esta vendo isto?.
    Obs: è minha opinião, eu acho que municipio deve assumir o seu papel e o estado o seu.

    Não pode é Dires cruzar os braços e deixa acontecer mais uma tragedia em nosso Municipio.

  27. Gostario que o Pimenta na muqueca observase o apoio que o Estado esta dando ao Municipio de Itabuna.
    informamos que esta ação de aplicação é de responsabilidade do Estado e não do Municipio.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *