Tempo de leitura: 13 minutos

.

Josias Gomes fala com eloquência e gesticula com entusiasmo, quase como se estivesse num palanque. Alvejado em pleno voo pelo episódio do mensalão, o ex-deputado federal não conseguiu renovar seu mandato em 2006, porém não demonstra mais nenhum abatimento. Parece pronto para outra batalha e para as inevitáveis divergências com os adversários, externos e internos.

No PT, Josias trava uma briga com o companheiro Geraldo Simões, mas seu tom é conciliatório, tanto no que se refere aos conflitos com os correligionários, como os existentes entre o PT e o PMDB. Para o ex-deputado, que também presidiu o diretório baiano do PT em dois mandatos, é preciso manter a aliança que elegeu Jaques Wagner e consolidar a ruptura com o regime carlista.

O petista cita avanços do governo Wagner, manifesta posição favorável à permanência da Emasa na gestão do sistema de água e saneamento em Itabuna e poupa o prefeito Capitão Azevedo, que – a seu ver – teria sido prejudicado por dois fatores: a dengue e a crise financeira mundial.

Vamos começar aqui com um “vinagrete”. Fale do começo da sua atividade política.

Eu fui militante do movimento estudantil secundarista no Colégio Agrícola de Belo Jardim, no início da década de 70. Dali, em 1977, fui fazer a Escola de Agronomia na Universidade Federal da Paraíba, e lá militei no movimento estudantil. A primeira greve que houve no estado da Paraíba, depois do golpe militar de 64, fui eu quem dirigiu.

E como foi isso?
Era a greve dos estudantes de agronomia, em 1978. Um ano depois, me incorporei ao Movimento Pró-Partido dos Trabalhadores. Em 1980, concluí o curso de agronomia e ajudei a fundar o PT na Paraíba. Dois anos depois, retornei a Pernambuco para trabalhar como agrônomo, mas continuei militando no PT. Em 1982, o dono da usina em que eu trabalhava, em Primavera, me chamou para coordenar a campanha dele para prefeito. Naquela oportunidade, o partido dele era o PDS, antiga Arena. Então, eu fui para casa, peguei minha carteira de trabalho, voltei para a usina e disse a ele que estava ali vendendo a minha força de trabalho, não a minha consciência.

Demissão na hora…
Não, ele enrolou e pensei que fosse me aturar durante muito tempo. Mas, depois que se elegeu prefeito, ele me demitiu da usina e fez uma blindagem. Eu não consegui mais trabalho em Pernambuco nem em usinas de Alagoas e Paraíba. Os caras gostavam do currículo, mas quando ligavam pra lá [o antigo emprego]… o ‘pau’ cantava.

Foi quando você decidiu ir para Rondônia?

Fui para Rondônia trabalhar num projeto de pequenos agricultores na cidade de Colorado do Oeste. Depois passei em concurso do estado, na Secretaria de Planejamento. Era o início da formação de Rondônia que, na época, tinha apenas 12 municípios. Ali, trabalhamos na criação dos Núcleos Urbanos de Apoio Rural. Eu fui um dos agrônomos que ajudaram a consolidar esses NUARs. Era o início de um povoamento. Hoje, de 12 cidades, Rondônia tem cerca de 60, das quais mais de 30 surgiram a partir desse sistema.

Quanto tempo você ficou no norte do país?
Passei cinco anos lá. Fui candidato a vice-prefeito de Porto Velho em 1985. Um ano depois, eu coordenei a campanha do candidato a governador do PT. Em 88, era para eu ser candidato a vereador da cidade de Porto Velho, mas desisti porque preferi retornar para o Nordeste. E me instalei aqui em Itabuna, em 1989, já no período da campanha presidencial.

Veio coordenar a campanha aqui?
Ajudei os companheiros a coordenar. Em 1990, realizamos aqui a primeira grande campanha salarial unificada dos trabalhadores do cacau. Fizemos uma grande passeata com 26 municípios aqui na Avenida do Cinquentenário, num grande trabalho de unificação. Naquela época, quando estava se iniciando a crise da lavoura cacaueira, eu idealizei um instrumento para discutir a crise com os movimentos sociais e os poderes públicos regionais, o Fórum Popular e Permanente contra a Crise. Na época, Everaldo Anunciação era o presidente da CUT-Regional e coordenou este processo junto com a Fase, que era a entidade da qual eu fazia parte. Em seguida, participei da campanha de deputado estadual de Geraldo Simões e em 1992 coordenei a campanha a prefeito dele. Em 1993, assumiu a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Itabuna.

.

“Houve uma rusga entre nós após a

derrota de Geraldo em 2004″

__________

Hoje, existe uma rixa interna entre você e Geraldo. Como isso é visto dentro do PT?
Nós somos da mesma corrente do PT, a Construindo um Novo Brasil. De fato, houve uma rusga interna após a derrota de Geraldo em 2004. Eu atribuo isso à legislação eleitoral brasileira. Ela é muito perversa, pois estimula a disputa entre companheiros. Hoje eu preciso ter mais voto que Geraldo e ele precisa ter mais voto do que eu para poder se eleger. Não há um somatório, o que existe é algo meio autofágico. Um partido nosso, de companheiros, tem que lutar para mudar essa legislação. Os votos deveriam ser uma soma que convergisse para a eleição da gente. Não é isso que ocorre, infelizmente. Esse é um dos aspectos que têm dificultado essa relação. Ele busca, com todo o direito, manter-se deputado e eu procuro voltar a ser.

São os dois brigando pelo mesmo espaço…
É uma disputa que não está muito no campo da racionalidade política e se cria esse processo autofágico. Espero que mais dia menos dia possamos mudar isso e, também, tenhamos uma relação de companheiros. Eu respeito muito Geraldo, que tem uma história política bonita, inegável. Nós tivemos muitos embates juntos. O grande patrimônio que é o PT na região passa primeiro por ele, mas também por mim que, ao chegar, me incorporei a esse projeto com muito gosto e carinho.

Existem condições para uma reaproximação?
Eu torço para isso. O Partido dos Trabalhadores é um patrimônio do povo brasileiro. Quanto mais a gente agregar as forças do PT, mais poderemos fazer em torno desse grande objetivo que é a transformação no país, no estado e em Itabuna. Isso é que, praticamente, me obriga a uma busca incessante pelo consenso. É nisso que precisamos avançar. Você tem vários segmentos no PT que debatem entre si.

Esse debate interno caracteriza bem o PT.
Pois é. Agora vamos ter o processo eleitoral interno, o PED, que é uma coisa muito dinâmica. Imagine você ter na Bahia 70 mil filiados aptos a votar. Isto é uma coisa inegavelmente muito importante para o processo político. Aí é que reside a necessidade de termos as nossas diferenças administráveis, porque o patrimônio que estamos gestando em termos culturais e de legado político é muito maior do que as diferenças que eventualmente existam entre um e outro militante ou dirigente.

.

“O PMDB é importante nesse processo

e temos que buscar o entendimento”

__________

Você, que foi presidente do PT na Bahia em duas ocasiões, como analisa essa situação entre PT e PMDB no Estado?
Vivemos na Bahia uma fase de transição política, que poderá ser maior ou menor a depender da compreensão do importante papel que o PT desempenha nesse processo. De um lado. Do outro, a condição que teremos de agregar partidos e movimentos sociais capazes de avançar. O PMDB é importante nesse processo e temos que buscar o entendimento na direção de continuar essa mudança. O povo baiano, para surpresa de alguns, deu uma lição em todos nós quando apontou que o processo então dirigido no estado havia se esgotado. Foi tão forte que resultou na eleição do companheiro Jaques Wagner no primeiro turno. Por isso, nós temos que ter uma atenção para reconhecer que o papel do PT e dos seus aliados na história não é um papel qualquer.

O problema é que a relação entre o PT e os aliados, principalmente o PMDB, parece cada vez mais difícil.
Isso exige de nós, do PT, muita argúcia, muito trato com as diferenças. E, repito, no atual estágio em que nós estamos, que é uma fase de transição, todos os aliados, do PMDB ao PDT, PCdoB, PSB, PTB, PV, são importantes, porque todos, de uma forma ou de outra, participaram dessa caminhada que resultou na derrota do carlismo, uma derrota acachapante. Por outro lado, as transformações que estamos promovendo no estado são muito significativas para a gente não fazer um esforço necessário para buscar essa recomposição difícil, mas necessária.

O processo sucessório de 2008, em Salvador, quando o PT decidiu pela candidatura própria, em vez de apoiar João Henrique, ainda é um fator que dificulta o relacionamento com o PMDB?
O processo de construção das candidaturas em Salvador, ao meu ver, foi um erro. O PT deveria ter apoiado a reeleição de João Henrique. Isso com certeza distensionaria, e muito, mas o nosso projeto político no estado é algo muito maior que a eleição em Salvador, ainda que seja a nossa capital. Seria justo que nós apoiássemos a reeleição de João Henrique porque ele já estava no poder. Lutei para isso. É importante que a população saiba que nós não estamos buscando uma recomposição qualquer. Queremos trazer para a cena política aqueles fatores que proporcionaram ao estado da Bahia uma virada de situação política. Espero que essa mudança se mantenha por muito tempo. Não vale a pena você ter o passado de volta.

.

“A aliança é fundamental para

eleger a companheira Dilma”

__________

Você tem boas relações com o PMDB. Existe no lado peemedebista essa disposição de manter a aliança?
Devemos partir do princípio de que somos partidos diferentes, aliados, porém, com histórias de vida e trajetórias políticas bastante distantes. Nesse particular, este momento exige do comando político do governo uma busca incessante para dar uma apagada maior nesses incêndios para recompor. A aliança é fundamental para eleger a companheira Dilma Roussef, é fundamental para continuar esse processo de mudança na Bahia.

Para usar um termo de Geddel, a fila está andando, não?

Eu sei que a fila de governador, de senador tem que andar, mas é evidente que exige-se tempo para acontecer. Acho que ainda existe tempo e espaço para negociação com o PMDB e outros partidos para que possamos construir a vitória de Wagner ainda no primeiro turno em 2010.

A postura do PT nessa aliança não é meio estranha, pois enquanto uns buscam manter a composição, outros agem com retaliações a Geddel, com vaias em atos públicos por exemplo?
O PT tem decisão do seu diretório em favor da aliança com o PMDB. O presidente Jonas Paulo, nas entrevistas que tem dado, e não são poucas, sempre reafirma a visão estratégica do PT de manter a aliança. Lógico que, em se tratando de aliança como neste momento, aparecem companheiros que divergem do interesse em manter a composição, mas esse não é o entendimento maior. Opiniões e divergências existem, do mesmo jeito que há no PMDB. Porém, uma decisão do diretório é superior a qualquer fala pública de qualquer outro filiado do PT.

.

“42% dos baianos têm o PT

como partido preferido”

__________

O PT sempre foi o partido de características mais marcantes e mais identificáveis pela sociedade. Alguns acontecimentos após a chegada ao poder não contribuíram para a deterioração da imagem da legenda?
É verdade que as pessoas se lembram do PT, mas não só quando estava fora do poder, mas também agora. Pesquisa feita pelo governo do estado mostra que 42% dos baianos têm o PT como partido da sua preferência. Isso agora, quando estamos no poder. Continuamos sendo a esperança de grande parte do povo brasileiro. Imagina você ter 42% dos baianos dizendo que têm o PT como partido preferido.

Você é a favor do voto em lista, mas ele não privilegia os “caciques” dos partidos?
Isso é uma dúvida que se tem. Mas o PT não corre esse risco porque não tem cacique. O ambiente de alguns partidos mais parece uma caricatura de partido do que partido político porque tem donos, mas no PT não existe isso. Duvido que no PT a lista não seja definida no voto, em assembleia, num processo democrático, em que se “quebra o pau”, mas ali será acertado conforme as nossas decisões em conjunto.

Como você avalia a gestão de Wagner?
Não tenha dúvida de que governar um estado complexo como a Bahia, com realidades completamente diferentes, com o desmonte que foi feito da coisa pública nos governos anteriores, é um legado muito forte. Mas o governo Wagner tem sido de uma competência extraordinária em segmentos extremamente variados. Você pega programas como o Todos pela Alfabetização (Topa), que é uma coisa fantástica, e é um modelo que vai ser seguido por vários países que padecem do mal do analfabetismo.

E nas outras áreas, quais seriam os exemplos?

Olhe o exemplo do Água para Todos. Você sabe o que significa água para o semi-árido? Sessenta e oito por cento do território baiano está no semi-árido. O maior número de poços perfurados e em funcionamento de toda a história é no governo Wagner. Esse é um dado que não pode ser desconsiderado.

Como o sr. vê o desempenho na área de saúde?

Você sabe o que é interiorizar a saúde como o governo está fazendo? Neurocirugia em Barreiras, serviço que só tínhamos em Salvador e Itabuna. “Ah, mas falta muito”. Falta. Mas veja o Hospital Geral de Ilhéus. Na gestão passada, só se falava “vai fechar o hospital, vai fechar UTI”. O Hospital sai de 2 mil atendimentos e agora realiza 9 mil por mês. E tem mais: os recursos enviados para o Hospital Geral são os mesmos enviados no governo anterior. São muitos acertos, mas numa situação de transição e em que os recursos mínguam, isso não é uma coisa qualquer.

.

“A reeleição de Wagner vai

fazer muito bem para a Bahia”

__________

Houve a perda na arrecadação…
O Estado perdeu em arrecadação mais de R$ 400 milhões, mas estamos recuperando o fôlego. Estou convencido de que a reeleição é a consolidação desse novo governo e do nosso partido como um partido da boa gestão. Sem dúvida nenhuma, vai fazer muito bem para a Bahia a reeleição de Wagner.

No seu primeiro mandato, você defendeu a criação de uma universidade federal no sul da Bahia. Por que até hoje esse projeto não se concretizou?

A universidade federal no sul da Bahia terá que se tornar realidade em função dos investimentos que os governos Lula e Wagner vêm fazendo na região. Imagine o que é esse novo porto de Ilhéus e a abertura para os novos campos da atividade econômica. Esse investimento não diz respeito apenas a Ilhéus. Tudo isso vem para dar uma melhoria substancial para a economia sul-baiana. A questão da universidade se insere nesta lógica. O campo profissional será mais amplo e a universidade estadual [Uesc] e as particulares não possuem formação nas novas áreas profissionais que serão exigidas. Outra coisa que facilita tudo isso é a Ceplac, que foi, de longe, o mais bem sucedido investimento estatal feito numa região como a nossa.

E o que representaria a Ceplac nesse contexto? O que temos de massa crítica, de pesquisadores, é incomparável com qualquer outra região do estado. E você tem já uma infraestrutura toda montada, com energia elétrica em toda a região, inclusive nas zonas rurais. Além da água, existem estradas cortando toda a região, o que nos dá condições de acompanhar esse desenvolvimento estatal. Nós todos temos que nos unir para tirar esse sonho do papel e virar realidade.

.

“O município não pode abrir

mão da Emasa”

__________

Antes da entrevista, você falava sobre a questão da Emasa, do fim do comodato. Você é a favor ou contra a Embasa assumir o serviço de água e saneamento em Itabuna?

Parece um contrassenso, mas eu sou daqueles que consideram fundamental que o município que tenha condições de gerir o seu sistema de água, deva fazê-lo. Essa é uma tarefa que eu acho que o município não pode abrir mão mesmo porque se trata de um bem muito importante para tudo. Além do que, a gestão feita pelo município pode propiciar condições de ter aporte para outras atividades que precise desempenhar e não tenha recursos. É claro que investimento em água em Itabuna não é pequeno, mas terá que ser feito em comum acordo com os governos federal e estadual. Eu sou de acordo que uma empresa desse porte, dessa magnitude, deveria ser gerida pelo município e não pelo estado.

Que avaliação você faz do governo Azevedo?
Os governos tiveram um problema grande com a crise mundial, que chegou mais tardiamente no Brasil, mas teve os seus reflexos. O governo fez algumas alterações na tributação que incidiram diretamente no repasse aos municípios, como a redução do IPI. Isso diminuiu ainda mais a receita dos municípios, tanto que o governo Lula está tentando reduzir os efeitos dessa queda com uma injeção de recursos. Ainda houve a epidemia de dengue em Itabuna, que criou uma situação muito difícil. Dois, três meses é de reconhecimento da máquina, quando você toma pé da situação. A meu juízo, a equipe [de Azevedo] nem pôde tomar pé da situação porque a dengue acabou consumindo todo esse tempo. Mas eu torço para que o governo de Azevedo dê certo porque isso faz bem para a população.

Em 2002, você foi eleito com 75.338 votos. Quatro anos depois, você teve 42.771 votos. Até que ponto o episódio do mensalão teve impacto na sua derrota em 2006?

Na verdade, houve dois fatores. Em 2002, eu não tive a concorrência de Joseph Bandeira na região de Juazeiro, onde obtive 9 mil votos. Em 2006, Joseph foi candidato e teve 50 mil votos. Em duas cidades, Remanso e Campo Alegre de Lourdes, eu tive cerca de dois mil (em 2002), caí para mil. Só não perdi em Pilão Arcado. No extremo-sul, o companheiro Zezéu [Ribeiro] teve uma fatia que havia sido minha. Em 2004, eu ajudei a eleger a prefeita de Carinhanha e em 2006 ela ficou com Zezéu e deu 4 mil votos a ele. Emiliano foi candidato em 2006 e dividiu votos em Paulo Afonso. Outra foi Senhor do Bomfim, onde esperava 10 mil votos e só obtive 5 mil. A candidatura de Geraldo também atrapalhou aqui na região, onde tive 21 mil votos em 2002 e caí para 8 a 9 mil. Tudo isso criou uma dificuldade danada.

.

Episódio do Mensalão: “Eu não desejo

algo parecido para ninguém”

__________

E o mensalão?
Sim, houve a questão do mensalão, que, no imaginário popular ficou como uma ideia de roubo, malandragem. Isso foi o que a grande mídia tentou passar, muito para desqualificar o PT. Mas eles, felizmente, não conseguiram. Quando você conversa com as pessoas e explica elas dizem “bom, mas eu não sabia que era isso”. Foi uma situação tão singular que eu não desejo para ninguém enfrentar algo parecido.

Mas qual foi a divergência entre o que a grande mídia passou e a realidade?
Para você ter uma ideia, o jornal O Globo plantou que eu tinha passado dinheiro [supostamente do Mensalão] para os meus familiares. Isso foi manchete d’ O Globo num domingo. Na segunda-feira, eu conversei com o jornalista e perguntei de onde ele havia tirado aquilo. E ele disse que teria sido de uma funcionária do banco, e eu questionei por que ele não havia me procurado. Pedi que levantássemos a história direitinho. Felizmente, o jornalista topou. Resultado: não era verdade.

E a retificação saiu, foi publicada?

No domingo, O Globo deu em manchete que eu havia passado dinheiro para a minha família. Na quarta-feira, sai uma notinha de pé de página dizendo que não era verdade o que havia sido publicado. Mas a matéria foi reproduzida em outros jornais, inclusive no A Tarde. Enfim, é uma situação muito ruim, mas felizmente superada porque eu não tinha nada daquilo. O dinheiro [R$ 100 mil] foi repassado pelo diretório nacional do PT para o diretório estadual pagar as despesas de campanha. Eu provei e, claro, fui absolvido. Claro que essas oportunidades para esclarecer são ótimas, mas quem não se afina conosco tenta insinuar que houve desvio pessoal.

.

“O PT terá bancada de 120 deputados

federais e uns 20 senadores”

__________

Você acha que o desgaste sofrido já se diluiu?

Viajo muito pelo interior e aqui na região, por exemplo, tenho ouvido  que eu faço falta [na Câmara] pelo trabalho que realizei, por ter levantado os temas regionais lá em Brasília, de uma forma política, por ter ajudado a tirar esses temas da periferia do poder político e trazê-lo para o centro do poder. As pessoas daqui me perguntam se não vou voltar para a Câmara e eu digo que vou. Isso tudo não atrapalha ninguém. O PT tem hoje oito deputados federais e nós vamos ampliar nossas bancadas. A meu ver, o PT vai fazer uma bancada de 120 deputados federais e uns 20 senadores, não tenho dúvida.

Como você vê a possibilidade de dois palanques para a ministra Dilma Roussef na Bahia?

Eu vou torcer até o último momento para estarmos juntos [PT e PMDB]. A gente precisa ter responsabilidade para administrar as nossas diferenças e que elas não sirvam de motivo para distanciamento numa hora dessas. Agora, se não for possível, nós vamos ter que conviver.

0 resposta

  1. O mensaleiro, voltou novamente.Ele tá pensando que nós somos temos memória curta, que vamos votar nele novamente, para ser nosso repreentande no Congresso Nacional.Lá já tá uma bagunha geral, se o povo tivesse lá vergonha na cara, não votava mais em candidatos que tentam uma nova reeleição.Vamos dr uma oportunidades a novos repreentantes no Congresso, se não prestar é uma vez só e ponto final.
    Senhor Josias, o senhor já nos enganou uma vez, agora não engana mais não, tamos de olho aberto, seu nome ta lá na lista dos beneficiarios do mensalão e a revista tenho aqui guardada com todos o nomes dos benefíciarios do Valerioduto!

  2. Melck não adianta nada você ter revista ou coisa que o valha. O senhor defende gente muito pior do que deve estar nesta revista. E ponto final.

  3. Quem perdeu com a eleição não foi Josias, foi a Bahia que perdeu um Deputado Federal atuante e compromissado com o povo baiano. Não somente da região cacaueira, mas pelas regiões onde Josias passava e deixava seu rastro de trabalho e competência. Divergências políticas todos nós podemos ter mas negar o fato de que o crescimento do PT na Bahia se deve ao excelente trabalho de Josias Gomes frente a Direção do PT no Estado, é algo inegável. Força Josias, que a agora é a sua vez, a Bahia sente sua falta no Congresso Nacional.

  4. Nós temos que deixar de ser “beatas” de Santo do Pau Ôco.
    Não existe santo, senão, o mundo seria um eterno altar.
    O que acontece é que temos que esquecer as rusgas, viu Josias e partir pra união.
    O seu trabalho foi inegavelmente muito importante principalmente pra agricultura da Bahia, sem contar um cem números de outras ações
    Essa questão de mensaleiro como vc disse é coisa de imprensa sensacionalista. Alguns se beneficiaram, outros não. Voce diz que o dinheiro foi do PT NAcional para o Estadual, então é caso passado.
    Temos que eleger o maior número possível de representantes e voce está na lista.
    Agora é preciso compromisso e cumplicidade com o povo, com o eleitor.

    Boa sorte

  5. Não voto em nenhum dos dois, mas entre Geraldo e Josias, o segundo é disparado melhor deputado. Geraldo só está lá para fazer política, trabalhar que é bom…nada!

  6. Zelão, relembra: – O bebado e o equlibrista

    Nas minhas lembranças, relembro as atuações políticas de Josias Gomes, no PT regional e no Estado.

    Josias sempre se portou como um equilibrista. Sempre manteve aberta as portas do diálogo com todas as eferas políticas, o que para muitos foi considerado como oportunismo.

    Lembro como exemplo, a atuação de Josias à frente da Secretaria de Assuntos Estratégicos, no primeiro governo de Geraldo Simões, quando o PT, guinado supreendentemente ao poder municipal, não possuia um projeto de governo nem de poder. Foi Josias, que articulou e montou o arcabouço de governo e do projeto petista de poder.

    Acompanhei de perto o “esfaçelamento” das relações entre Josias e Geraldo, fruto das intrigas palacianas, que viam em Josias uma ameaça ao projeto de poder de Geraldo, e souberam com competência tecer a teia da discordia.

    Relembro a atuação de Josias, à frente do diretório estadual do PT, quando o partido se estruturou em todas as regiões do estado, passando a disputar em pé de igualdade eleições em redutos antes tidos absolutamente carlistas.

    Falei do equilibrista e, propositamente deixei para falar do “bebado” no final. Foi justamente assim que vi Josias Gomes, logo após o escandalo do mensalão, no qual se deixou envolver.

    Passada a “ressaca política”, revejo um Josias Gomes gozando do pleno equilíbrio político que o caraterizou no PT. Independentemente do espaço que terá que reconquistar, torço para que Josias Gomes, obtenha exito na sua missão, e, reconquiste um lugar de destaque na política baiana.

  7. Ao Dedo Duro,

    Nos meus velhos tempos de quartel nos anos 69 ditadura dedo duro, era sinônimo de pessoas que entregava os companheiros em troca de alguma recompensa, seja ela em dinheiro ou benéfico para não ficar preso!Defendo sim , um velho companheiro mas ele nunca foi pego descontando cheques de mensaleiro na Agência de nenhum banco!
    Acorda dedo duro.Seu temp já passou, hoje temos serviços de inteligência, que trata destes assuntos.

    Melck Rabelo

  8. É JOSIAS, ACABEI DE LER SUA ENTREVISTA….UM OTIMO, TRABALHO JORNALISTICO DO PIMENTA,,,,,QUANTO A VC…SÓ UMA CAIXA, DE OLEO DE PEROBA. ABRAÇOS A TURMA DA MUQUECA .

  9. O companheiro Josias Gomes precisava primeiro conhecer os números para depois fazer comentários em relação a queda na receita do município de Itabuna, que não foi grande como se alardeou. O repasse do FPM caiu apenas 9,98%, comparando-se apenas a média mensal de janeiro a maio de 2009 com a média mensal do mesmo período de 2008. A queda do ICMS foi de 13,66% no mesmo período. Quanto a epidemia de dengue, o então candidato e vice-prefeito de Fernando Gomes sabia perfeitamente da possível infestação e explosão da doença no verão, pois, em junho de 2008 o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia havia informado ao município o alto índice do LIRA (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti). O então Prefeito Fernando Gomes não tomou as devidas providências e nem sua cria Azevedo se preocupou com problema preferindo o carnaval. Além do mais não se preocupou em fazer a transição, já que manteria quase todo o secretariado do seu criador, e, em função disso não precisaria conhecer a máquina pública municipal.

  10. geraldo vai ser suprendido nessa eleicao.e se querer eleger a familia é que a supressa vai ser maior[o coroné de itabuna].cadé o futuro vereador de itabuna thiago.

  11. O velho Josias Gomes continua com a mesma lábia de sempre. Mentiu ao se defrontar com os esquema do mensalão dizendo que tinha ido ao banco negociar taxa de juros e depois disso se esqueceu.

    O povo não é bobo. Sua falácia não vai enganar mais ninguém, principalmente sua tirada de jacaré-com-cobra d’água em torno de composição absurda com adversários travestidos de aliados.

    O mesmo se pode dizer em relação à estultice de elogios enviesados a adversários, sem projetos políticos para Itabuna. O ex-deputado está com linguagem de camelô que vende produtos piratas nas calçadas das cidades.

  12. Josias Gomes:
    O estrategísta!

    Se o venlho e combalido Josias Gomes, fosse um estrategistas como vcs do PT garante, ele não tinha renunciado ao mandato eletivo de Deputado Federal, enfrentava a CPI até o fim e provaria sua inocência.Mas a covadia de ver o mandato cassado renunciou.
    Canditado a Deputado em 2006, amargou nas urnas poucos mais de 3.000 mil votos.Renunciou porquê? Se tava limpo, não era mensaleiro, tava no banco simplesmente negociando taxas de juros, e foi pego com um cheque de R$ 50, mil e depois outro de R$ 50.mil reais.
    Em outros tempos Josias Gomes tava era curtindo uma cadeia na Ilhas das Cobras,ou em Fernando de Noronha!
    PS:Não afirmei em momento algun que Josias tava descontando cheques do PT Nacional e sim do Valerioduto!
    Melck Rabelo

  13. Em 2010, o mensaleiro Josias, nao tera mais que 5000 votos na Bahia. E outra, so falei este numero, pela analise de votos que ele fez na ENTREVISTA, que no caso, nao acredito muito. Agrardem e tenham a legitima certeza!

  14. Melck Rabelo, JOSIAS não renunciou ao mandato de deputado federal, ele disputou as eleições de 2006 e não conseguiu a reeleição.

    Melck Rabelo vejo sempre você fazendo referências a DITADURA é saudade?

  15. Quero parabenizar o pessoal do Pimenta por proporcionar uma excelente oportunidade de conhecer as otiniões deste grande petista.
    Muito boa, Josias

  16. Fico daqui a imaginar…
    Por que é que todo mundo fala mal de políticos, odeiam políticos, mas são eles quem têm destaque na imprensa, como esta, têm nome em monumentos, ruas, prédios públicos e acabam ficando na história…?
    Sabe, dessa reportagem eu não li uma linha.
    Os outros podem ter esquecido, mas eu não.
    Ele fez (faz) parte do esquema !

  17. Caro Léo,

    Josias Gomes , renunciou sim ao mandato de deputado para não ser cassado.E como não tinha sido cassado pode concorrer a nova eleição de deputados em 2006, onde amargou uma derrta de pouco mais de 3.000 mil votos.E se candidato for em 2010, aposto um pé de pimentamalagueta que não vai ter mais que 4.000 votos, o prémios será enviado via e-mail ao site pimentanamuqueca.Quanto a saudades da ditadura tenho sim.O povo era feliz e não sabía!Foi os tempos auréos do crescimento econômico, das construções de rodovias, industrias instalando pelo Brasil afora,Criação da Zona Franca de Manaus,Sudene, onde não havia corrupção, a construção da Ponte Rio Nitéroi,Construção Rodovia Belém X Brasilia, se prorrogar mais o seu pimentanamuqueca não publica.Pena a ditadura ter acabado ela, foi útil e necessária, mas um dia tinha que acabar e acabou!

    E viva a democracia (ou ditabranda), como vcs petistas quiserem.Eu prefiro a ditadura!

  18. Melck Rabelo, segue abaixo texto de uma notícia do TERRA sobre o mensalão. Posto ainda o link do site para que possam confirmar.

    Maria Clara Cabral
    Direto de Brasília

    http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI989386-EI306,00.html

    O plenário da Câmara dos Deputados absolveu nesta quarta-feira o deputado Josias Gomes (PT-BA), acusado de receber R$ 100 mil do empresário Marcos Valério de Souza, suposto operador do mensalão. Eram necessários 257 votos para que o deputado fosse cassado, no entanto, o relatório de Mandes Thame (PSDB-SP) recebeu apenas 228 votos favoráveis. Votaram contra o relatório 190 deputados.
    Josias Gomes foi o 10º deputado acusado de envolvimento com o mensalão a ser poupado pela Casa. Dos 19 parlamentares que teriam recebido o recurso, 4 renunciaram, 9 foram absolvidos e apenas 3 foram cassados – Roberto Jefferson (PTB-RJ), José Dirceu (PT-SP) e Pedro Corrêa (PP-PE). Agora, restam somente os processos contra José Janene (PP-PR) e Vadão Gomes (PP-SP).

    Ainda sobre o que você disse mais uma vez equivocadamente, o ex deputado JOSIAS GOMES teve nas eleições de 2006 de acordo com o site do TSE (http://www.tse.gov.br/internet/index.html) 42.771 votos um pouco mais que os 3 mil que você afirma

    Sobre a DITADURA, é sabido de todos ou quase todos que naquela época houve grandes esquemas de corrupção e que esse crescimento que você afirma não é tão verdadeiro e que o pouco que teve foi as custas de muitas mortes e torturas, as RODOVIAS e a RIO/NITEROI por exemplo são responsáveis pelo rombo na Previdência Social, houve também o sucateamento do ensino PÚBLICO que fazia parte do acordo com os EUA de uma nova tendência nas americas.

    Quanto a você preferir a DITADURA é uma opinião sua, respeito ela. Na DITADURA não existia esse respeito as diferenças.

    ABRAÇO

  19. Tudo isso reflete a falta de lideranças nessa terra.
    Bons tempos quando os candidatos eram da região.
    Um exemplo, nosso prefeito vai apoiar para deputado algum candidato da região? nÃO

    TRISTE TEEA GRAPIÚNA!!!!! 99 MOTIVOS PARA CHORAR

  20. Bela a trajetória do Político Josias. Que riqueza de curriculum! Chamou-me a atenção, sobretudo a disponibilidade do Referido Senhor para militar nos diversos estados e a sua inquestionavel coragem – “dirigiu a primeira greve na PB depois do golpe de 64”. Que tal internacionalizar esta competência? Irã, Afeganistão – eis algumas sugestões.

  21. Parabens Leo Dias pelo Comentario!!! E esse Melk so pode ter fumado o cigarrinho do capeta pra fazer um comentaro desses!! so posso dizer uma coisa “Lamento” que infelicidade!!

  22. Prezado,
    Léo Dias

    Em respeito a sua postagem devo esclarer que:

    Roberto Jefferson PTB-RJ, foi o homem de maior coragem que já ví nestes últimos anos, teve coragem suficiente de denunciar o esquema do mensalão, sabía que ia ser cassado mas não renunciou ao mandato, foi ao julgamento em plenário e teve seus direitos políticos cassados.

    José Dirceu PT-SP, também sabia que ia ser cassado, mas foi até o fim em sua defesa, teve seus direitos politicos cassados.

    Pedro Corrêa-PP-CE, também sabia que seus direitos políticos iam ser cassado, mas não renunciou ao mandato ao contrário foi ao julgamento em plenário e teve seus direitos políticos cassados.

    Josias Gomes PT-BA, mesmo dizendo ser inocente que confiava em sua inocência, foi absolvido em plenário, mas renunciou ao mandato antes da votação em plenário.Pensando em 2006 foi candidato a deputado e foi rejeitado nas urnas, em 2010 não será diferente.
    Tendo eu conhecimentos do passado desse cidadão, jamais em minha vida confiaria nele o meu voto, quanto a seu voto a votação é secreta e vc vota em quem quizer e desejar.

    Respeito a sua opinião, como quero que respeitem a minha opinião!
    É meu direito ser a favor da ditadura, como ser a favor da democracia é uma questão de opinião e de quem viveu aquele período.Você deve ser jovem, não teve a oportunidade de ver a ditadura, só a conheçe pelos manuais da esquerda maquiada.

    Já votei em Lula, ppor dois mandatos, como também votei em Collor, que teve seus direitos políticos suspensos e depois foi provado pelo STF, que era inocente.

    Hoje vivemos em uma democracia e temos a liberdade de expressar nossos pensamentos.Tenho minha opinião formada como vc tem a sua é um direito do cidadão, ser contrário ou não!

    Att,
    Melck Rabelo

  23. Esse “CARA – O melck” (não é isso?) deve também concordar com os monstrinhos nas escolas, chutando professores no abdôme; urinando nos vasos de lixo, para, depois de adultos/adolescentes, assassinarem índios e negros com fogo, por que não refletem a igualdade; espancarem domésticas e prostitutas porque os conceitos de moral dele são estáticos; levarem à fogueira da Inquisição, homosexuais e bruxos.

    Acorda “CARA”. Tú já levaste chumbo no lombo?

    Deixa a sua ditatura para os seu íntimos. A sociedade brasileira agradece.

  24. Drux, deve ser algum apelido de anônimato, pessoas que não tem coragem de expor seu nome, ao contrário eu tenho.Não concordo que alunos chutem professores,urinar no vaso é coisa de pessoas sem educação, não faço em minha casa como eduquei meu filhos a não fazer em locais públicos e nem em casa, nunca assassinei indíos, não sou racista, não espanco mulheres,sou casado a 37 anos com a mesma mulher, nunca frequentei protíbulos, nunca tive empregada em minha casa, nada tenho contra homesuxuais o c… e deles e eles fazem dele o que quizerem.
    Também nunca levei chumbo nos lombos?

    Ao contrário assumo o que escrevo e não uso o anônimato.Quanto a sua sociedade tô lixando para ela!

  25. É,melk, você pisou. Só quero te lembrar que se estivéssemos na Ditadura, seguramente não teríamos um espaço desses para expressarmos nossas opiniões. Aliás, a sua seria publicada, claro.

  26. Caro Melk,
    Creio que essa sua defesa da ditadura vem da DITADURA IMPOSTA PELO ENTÃO PREFEITO GERALDO SIMÕES HOJE DEPUTADO FEDERAL APÓS TER SIDO DEMITDO DO CARGO DE SECRETÁRIO DE AGRICULTURA, ou alguém esquece que na eleição da COTRAH Cooperativa do Hospital de Base ele mandou o seu moleque de recado Wellignton Gamelão ameaçar funcionários com medo de perder a Administração da Cooperativa? e logo depois da eleição saiu demitindo os funcionários que foram oposição a ele. Me desculpe, mas na vida devemos ter ambição, e não submissão a um homem que faz da política seu único meio de sobrevivência.

    Abraços,

  27. Devemos lembrar que o companheiro Josias tem uma história no PT, e não utilizou o PT pra fazer sua história. No seu mandato de Deputado Federal teve um dos melhores desempenho daquela casa. E, como bom petista, não foge da luta, relembra o caso “mensalão” de cabeça erguida, pois foi provado sua inocência, sendo absolvido por ampla maioria na câmara dos deputados.
    Construir uma base partidária numa Bahia “carlista” é previlégio para poucos, por que não dizer “gênio”.

  28. Melck, como disse no comentário anterior respeito sua opinião mas não concordo.

    Apesar dos 28 anos de idade, não acho que isso me impede de conhecer a História afinal não é preciso ter vivido para saber o que aconteceu nos Governos de Getúlio Vargas ou Juscelino ou mesmo nos Governos da Ditadura, não é apenas através de “manuais de esquerda” como você afirma.

    Quanto a votar em JOSIAS GOMES não digo que jamais votaria nele porque não vejo motivo para essa afirmação, mas nunca votei e nem pretendo votar nas próximas eleições, o meu voto apesar de constitucionalmente ser secreto é do respeitadíssimo Dep. hoje licenciado WALTER PINHEIRO que em momento algum me fez ter vergonha de esconder em quem voto.

    Não sou de Itabuna, durante 5 cinco anos (tempo em que minha namorada estudou na UESC) tive o prazer de conviver com pessoas e está nessa cidade, como gosto muito da política acabei me interessando pela política local, e até hoje mesmo estando a 7 meses sem ir a Itabuna continuo lendo diariamente o noticiário político dai.

  29. Ainda sobre JOSIAS GOMES, até onde eu sei o dep. não renunciou sendo absolvido em plenário pelos deputados.
    Alguns dizem que ele pensou em renunciar mas desisitu na última hora, outros até dizem que ele perdeu a hora e chegou atrasado para protocolar a renúncia.
    Caso alguem tenha a informação, com a renúncia de JOSIAS qual suplente assumiu a vaga?

    Essa é a lista de suplentes:
    SÉRGIO BARRADAS CARNEIRO
    NELSON JOSÉ DOS SANTOS
    JUSCELIO DE SOUZA CARMO
    ANTONIO BATISTA SANTOS
    JOÃO LUIZ SILVA FERREIRA
    RAIMUNDO NONATO TANURI BENTO
    LUIZ CARLOS SANTOS LIMA
    JOÃO EMÍLIO DE OLIVEIRA SOUZA
    JAPY GONDIM ÁVILA
    WALDOMIRO SANTA ROSA
    CELSO COTRIM COELHO
    UBALDO DIAS DA SILVA
    ARNALDO ANTONIO FERNANDEZ
    VALMIR ALMEIDA SAMPAIO

  30. Eu sei que com certeza em 2010, JOSIAS GOMES voltará a Cãmara dos Deputados… Vamos dizer Não A Geraldo e Não a Jussara o grupo de petista traidores… Só pensam neles, fazem da politica o seu ganha pão. E ainda falam em eleger o marginal vereador de Itabuna. O povo é sábio e no em 2010 vai dá a resposta. Geraldo tá achando que ele manda na região. Ele vai receber o dele. A resposta será das urnas. Assim como aquela que Jussara recebeu o ano passado.

    É Josias 2010 Pra Federal… Este sim tem compromisso com a militância.

  31. Realmente a resposta foi na urna como aquela que Jussara recebeu!! porem quem ta pagando o pato somos nos Itabunenses!! Azevedo já tomou posse?? hare baba!!

  32. Será que somente Josias Gomes, usulfluiu aqui em Itabuna, daquele dinheiro do MENSALÃO que tanto falaram nos comentários anteriores?.

  33. Josias Gomes, não conhecia. Hoje tenho a oportunidade de trabalhar com ele e pelo pouco que conheço, vejo nele um homem íntegro e que possui muitas qualidades. Ele não sabe dizer não àquele que pede e muitas das vezes é crucificado por não poder corresponder ao solicitado. Se dependesse dele atenderia os todos os pedidos, mas, infelizmente nem sempre lhe é possível, e daí muitos não compreendem. Ele é uma Homem trabalhador, dinâmico, inteligente, prestativo, educado, desapegado de dinheiro e acima de tudo um Homem muito importante para o nosso Brasil. Eu creio que pela sua competência e dinamismo muito ainda contribuirá para um Brasil Melhor. Sucesso Josias na próxima eleição! Espero que àqueles que têm tido uma má impressão de você possam ressignificar as injustiças abordadas a seu repeito. Creio que você já está eleito. NS

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *