Tempo de leitura: 2 minutos

.

Luís Sena | luis.sena65@hotmail.com

A nossa cidade abrigou no seu princípio sergipanos, árabes e gente de toda parte da terra. Gerou filhos, netos, bisnetos e tataranetos, adotando também sem discriminação todos aqueles que optaram por morar aqui ou aqueles que, por determinação superior e exigências diversas, tornaram-se itabunenses.

Ficou conhecida pela determinação e a saga dos seus desbravadores, que construíram à beira do Rio Cachoeira uma cidade próspera que, ao longo da sua fundação, enfrentou e superou inúmeras crises.

Neste 28 de julho de 2009, completaremos 99 anos de reconhecimento oficial como cidade. Estamos atravessando inúmeras dificuldades conjunturais como os demais grandes municípios da Bahia e do Brasil.

Neste momento, chamo atenção para os índices de violência urbana, sucateamento da saúde pública, que já foi referência com níveis de excelência, as denúncias de corrupção e malversação de verbas públicas, com a falta de saneamento básico e urbanização e lixo nas ruas.

A desassistência gera uma situação de abandono, principalmente aos moradores dos bairros mais carentes, com a total falta da aplicação de políticas públicas capaz de melhorar as condições mínimas de vida desses munícipes. A juventude é alvo e vítima, pois a falta de perspectiva com a geração de emprego e oportunidades coloca nossos jovens na condição reconhecida de baixa estima.

A atual administração municipal segue fielmente o mesmo ritmo da anterior, sem nenhum plano político-administrativo que retome o crescimento. Não credencia o município junto aos governos estadual e federal no sentido de oportunizar a utilização de inúmeros investimentos sociais, apresentando projetos que solucionariam grande parte das nossas carências, puramente por falta de uma visão estratégica de como gerir os recursos públicos, objetivando a melhoria da qualidade de vida da nossa população.

O município carece de um plano de desenvolvimento econômico sustentável, capaz de atrair novos investimentos e consolidar os já existentes, na busca de novos postos de trabalho, aliando-se aos grandes projetos previstos a serem implantados na nossa região, tais como: Aeroporto Internacional, Porto Sul, Ferrovia, Infet e a duplicação da BR-415 (rodovia Ilhéus-Itabuna), não esquecendo da reivindicação de implantação de uma universidade federal.

Por tudo isso, é que neste momento de festa e de alegrias pela história, também de tristeza pelo descaso e desprezo, precisamos dar um presente à aniversariante, com certeza, o mais necessário para este momento, o chamamento para uma mobilização e cobrança de realizações, uma exigência para a sobrevivência e retomada, um não à omissão e ao total compromisso das lideranças, sejam políticas, religiosas, empresariais, trabalhadores, artistas, intelectuais e outros segmentos. Vamos reconstruir nossa terra!!!

Luís Sena é professor, sindicalista e ex-vereador.

0 resposta

  1. esta na hora de deixar de lado os preconceitos politicos partidários e reunir um grupo de cabeças pensantes e comprometidas com o nossa querida Itabuna e planejar uma saída para a retomada do seu desenvolvimento

  2. O Luis Sena, além disso tudo que está escrito acima, poderia ser o Prefeito, mas se juntou com quem não devia, …!!!

    Vai ter que esperar mais um pouco, …!!!

  3. Sérgio Oliveira

    Espero que Sena futuramente seja nosso futuro deputado,prefeito ou vice….O povo de itabuna que gosta de viver na M…

    Essa de que Sena se misturou com quem nao devia é desculpa esfarrapada pq se fosse assim Azevedo nao estaria eleito pq sempre foi misturado com FG o maior marajá do brasil denunciado pela rede globo!!!

  4. sena é um homem serio,honesto e trabalhador.gracas a Deus que o povo de itabuna nao o elegeu e espero em Deus que ela nao queira ser candidato a nada,por que esta cidade de itabuna so gosta de votar em ladrao.sena va descansar viver sua vida e esqueca desse povo mal educado e inguinorante que reside nesta cidade.tem um ditado popular que adoro “cada um tem o que merece”.e itabuna tem o prefeito que o povo merece.

  5. Nas próximas eleiçoes, o PCdB terá candidato próprio: Sena q/ na última hora vai abrir ou ser comprado por alguém do pt. Quem viver, verá. Ex: Davidson, Fábio, ….

  6. Bem que dizem, que o povo tem memoria curta. Sena foi vereador, foi secretário municipal, porém, continua a criticar os governantes. Ele esqueçe que foi governo e nada fez para melhorar a situação que ele tanto reclama. Também pudera, o PC do B só sabe mesmo é criticar. Na hora de governar……

  7. Análise perfeita do professor Luis Sena. novamente o Sr Sérgio eo invés de se ater as evidências e aos fatos citados por Sena, prefere simplificar num jargão já desgastado de que a parte derrotada é que estava errada. Não há como esconder a incompetência e a falta de visão estratégica da atual desadministração, não há o que esconder mesmo!!!! Enquanto isso o Sr Sérgio continua a prestar um deserviço a Itabuna reverenciando quem transforma nossa cidade num verdadeiro caos administrativo. Serão mais quatro anos de atraso e o Sr Sérgio certamente não está nem um pouco preocupado com isso. Claro que alguma coisa ele está ganhando para sempre ser o “ADVOGADO DO DIABO”. Pobre Itabuna!!! Não há o que se comemorar nessa data, só lamentar e rezar para que o estrago não seja tão catastrófico, o que me parece impossível.

  8. Em tudo na vida, se alguém perdeu é porque errou, …!!!

    E, como dizia o sábio João Saldanha, …, “quem reclama já perdeu”, …!!!

    Os perdedores, os fracos, os preteridos, sempre ficam lamentando: As coisas, a vida, os erros, a própria existência, …!!!

    Pobre Sr. P.A.R., autor do comentário Nº 08, que me citou de forma empírica, superficial e errônea, julgando quem sequer conhece, …!!!

    Eu sempre me baseio em fatos, contra os quais não há argumentos, …, não em conjeturas, em ilações, no popular “diz que (…)”, …!!!

  9. Sena nunca será candidato a prefeito de Itabuna, porque estará sempre às ordens do coronel Geraldo Simões.

  10. Sai fora Sérgio com essa sua filosofia de porta de buteco, cara!!! Quem são os fracos aqui, cara pálida? Os fracos e hipócritas estão no poder, cujo sustentáculo vc insiste em manter. Não como negar e esconder o caos que Itabuna se encontra, só um cego de ocasião como vc não vê. Não o conheço e nem quero ter o desprazer de conhecer, pois de pessoas retrógradas como o senhor eu já estou cheio.
    Na realidade o senhor é um defensor de plantão dessa turba que se encontra na administração de Itabuna.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.