Tempo de leitura: 2 minutos
Presidente da FICC diz ser contra mudança do Hino de Itabuna.
Presidente da FICC diz ser contra mudança do Hino de Itabuna.

O advogado, escritor e presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Cyro de Mattos, se declarou contra a mudança do Hino de Itabuna. Há pouco, ele entrou em contato com o blog para esclarecer que não é a FICC a promotora de um concurso de escolha do novo hino, mas a Secretaria Municipal de Educação.

O assunto já foi abordado aqui (confira) e levou o dirigente da fundação a conversar com o Pimenta.

– A FICC não tem nada a ver [com o concurso]. Quem está promovendo é a Secretaria de Educação. Eu me posicionei até contrário, pois já existe um hino que, se não é oficial em termos de lei, já é tradicional…

Escritor e poeta reconhecido internacionalmente, o presidente da FICC disse ter ponderado, na primeira reunião para discutir o concurso, que o atual hino já é conhecido. “Haveria o risco de se escolher um outro hino e este (o atual) passar a ser cantado. Aí, a emenda seria pior que o soneto”.

Ele criticou o fato de não ter sido ouvido pelas redações do blog e do programa Orlando Cardoso, primeiros a tocar no assunto. O dirigente afirmou que a FICC apenas integra a comissão julgadora do concurso. “Neste assunto [escolha de novo hino], tenho posição contrária. Não sou eu quem promovo”, reforçou.

Cyro ainda observou que é direito da Pasta da Educação promover o concurso e disse ter respeito pelo secretário Gustavo Lisboa, que busca oficializar um hino para o município de forma democrática, abrindo a participação a todos. “Ele não é nenhum irresponsável”.

Abaixo, o hino atual:

0 resposta

  1. O, que tem que ser mudado é a mentalidade de muitos ai em Itabuna; muitas mentes provincianas e atrazadas, mentes que vivem a olhar a vida e progresso dos outros quando deveriam se preocupar com o seu progresso e alma… mas muitos vivem a puxar saco de politicos corruptos e falsos ricos. O mundo gira meu povo…

  2. Concordo com a Secretária de Educação em promover um concurso , pra escolher outro Hino para a grande cidade de ITABUNA,antiga Tabocas dos tempos do coronéis, o Hino é um horror.Itabuna não mereçe isso!Vamos mudar o hino e atualizar a história de Itabuna,os tempos são outros, não vamos ficcar preso a um rio que ta morrendo ao poucos, vitima dos esgostos e lixo esplahados em suas margens.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.