Tempo de leitura: < 1 minuto

O fato é inusitado e provocou risos no governador Jaques Wagner, ao final da manhã desta sexta, 14. Na viagem a Ituberá, no baixo sul da Bahia, o mandatário baiano ouviu de um produtor rural, que estava no palanque oficial:

– Governador, o senhor eliminou a vassoura-de-bruxa do seu governo.

Wagner ficou sem entender, mas o produtor logo explicou: era uma referência direta ao ministro Geddel Vieira Lima, do PMDB, que rompeu com o petista para disputar a sucessão em 2010. Já a vassoura-de-bruxa, citada pelo produtor, é um fungo que dizimou plantações de cacau entre o final dos anos 1980 e início dos anos 1990.

O fungo, aliás, tem o sugestivo nome de Moniliophthora perniciosa.

0 resposta

  1. O fungo citado pelo Pimenta é o da Monilíase do Cacaueiro, outra doença. O da Vassoura de Bruxa é o Crinipellis perniciosa. Vale a pena alterar.

  2. Pimenta está certo,

    Quem deve ter dado a ela o nome cientifico da vassoura, pode ter sido algum papa cientificio da Instituição Cacaueira. Pois, eles entendem bem de cacau rs rs rs

  3. precisamos elimar o vassoureiro minha pedinha, esse é o verdeiro introdutor da vassoura de bruxa, mas como nada vai de encontro a quem está no poder….

  4. Zelão, diz: – Os fatos e suas versões

    O governador Jaques Wagner, ao dar risadas com a afirmação de um produtor de que, ele Wagner, havia se livrado da “vassoura de bruxa”, pode ter entendido o “recado” de outra maneira: – Ao seu lado no palanque, estava o seu ex-secretário de agricultura e reforma agrária, deputado Geraldo Simões, que em época recente, foi acusado de ter comandado a “dissiminação da vassoura de bruxa na região”. Wagner, exonerou Geraldo da Seagri, sem dar justificativas. Quem sabe se o riso não tenha explicado o verdadeiro fato?

  5. falando em vassoura de bruxa, todos deviam ver o que está acotecendo com a Biofábrica, um verdadeiro descaso, até greve por falta de salarios já acoteceu esta semana, onde esta Wagareza? fui comprar mudas e perdi minha viagem

  6. É preciso ter muita intimidade com o óleo de peroba!

    Gente, como anda a consciência desse povo? Uma hora é uma coisa, outra hora é outra! Viver escamoteando, fingindo, iludindo, mentindo, bajulando, um mirando o outro para descobrir seu ponto vulnerável, puxando o tapete de quem se diz amigo, matando os direitos de quem não é amigo…

    Pobre Brasil!

    Potencial natural desperdiçado!
    Energias de pessoas positivas postas em gelo!
    Verbas enviadas pelo governo, desterradas em bolsos gananciosos!

    E ainda criticam os xiitas, os fundamentalistas, os rebeldes das tribos africanas, os militantes das Farcs! Só porque descobriram a fórmula “civilizada” de ofender o povo!

  7. O que se sabe é que a Vassoura de Bruxa foi trazida criminosamente pra região por Geraldo Simões.
    Até hoje não conseguiram provar o contrário e coisa ficou nesse pé.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *