Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma reunião entre vereadores e representantes da Prefeitura e Emasa, ocorrida hoje à tarde, na Câmara de Itabuna, não avançou para uma solução no caso do atabalhoado reajuste das contas de água. Como se sabe, a comunicação do aumento foi feita seu atentar para o prazo de 30 dias que deve existir entre a publicidade e a entrada da nova tarifa em vigor.

A Prefeitura já havia se comprometido a assumir o erro e compensar os consumidores nas próximas contas. Acontece que o advogado Pedro Vivas, da Emasa, disse hoje que a intenção seria validar parcialmente o aumento e ressarcir os usuários somente pelo que foi cobrado a mais num período de cinco dias.

O vereador Roberto de Souza, que defende a revogação, disse que só aceita acordo se o aumento for anulado e haja compensação integral para os usuários.

Como o prefeito se encontra em viagem, a decisão fica para o seu retorno. E Roberto de Souza afirma que, sem ressarcimento total, vai levar a proposta de revogação ao plenário. O parecer do relator da matéria, Vane do Renascer, é pelo cancelamento do reajuste.

0 resposta

  1. Os vereadores erram quando reduzem o debate apenas a questão do prazo. Na prática a EMASA aumentou a tarifa muito acima de qualquer índice de inflação e não foi 14 ou 15%. Na prática a Emasa aplicou diferentes variações de aumento nas várias faixas conforme tabela que consta no mesmo texto do decreto. O decreto inclusive não explica como chegou a essa média. As faixas de cobrança por metro cúbico aumentou mais para as pessoas enquadradas como tarifa social do que a faixa intermediária, chegando a aumentos superiores a 38%. Erra a emasa que aplicou um aumento abusivo e erram os vereadores, que não conseguem pautar a questão naquilo que de fato interessa a população.

  2. Essa EMASA deve ser devolvida e gerida para o Estado EMBASA. E acabaria com tanta robelheira e com tanta incompetencia.
    Varios municipios baianos estão sendo contemplados pelo Programa Agua para Todos. Itabuna nem Pensar . E a situação de abstecimento e de Saneamento Basico cada vez pior.
    Portanto o Estado tem mais é que tomar a Emasa da Prefeitura.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *