Tempo de leitura: 2 minutos

Quatro correntes petistas de oposição à atual direção do partido em Itabuna resolveram se unir para formar uma chapa e disputar o Processo de Eleição Direta do PT (PED). As tendências Reencantar o PT, Movimento PT, Articulação de Esquerda e Esquerda Democrática e Popular assinam um manifesto direcionado à militância local em que anunciam a decisão.

Hoje o diretório local do partido é presidido por Eduardo Barcelos, da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), cujas referências nacional e regionais são o presidente Lula, o governador Jaques Wagner e o deputado Geraldo Simões. Barcelos trabalha em Salvador, na Bahia Gás. No documento, as tendências afirmam que o partido precisa ter na sua direção “uma liderança de massas, presente, com capacidade de articulação política”.

Diz ainda o documento: “Nos últimos cinco anos, ao contrário da Bahia e do Brasil, as forças progressistas de Itabuna foram derrotadas pelas forças conservadoras, apesar de suas gestões desastrosas que mergulharam os serviços públicos no caos e, ao mesmo tempo, tem afastado cada vez mais a nossa cidade do fantástico desenvolvimento social e econômico do país.”

Até agora está posta apenas – mesmo que ainda não oficialmente – a candidatura da professora Miralva Moitinho à presidência do diretório municipal do PT. Miralva é diretora da Direc e representa a continuidade da tendência CNB à frente do diretório. O nome do ex-diretor da Ceplac, Wellington Duarte (Gamelão) chegou a aparecer, em forma de boato, mas não teve confirmação.

“Esse é um documento que vai nortear nosso pensamento nesse PED, o que não quer dizer que essas forças que o assinam estejam fechadas ao diálogo. Mas quem quer que se coloque para esse diálogo, deve representar os anseios da militância”, afirma um representante do grupo de tendências que lideram o movimento. A eleição no PT ocorre no dia 22 novembro.

0 resposta

  1. Eita Pedinha…não dá certo em canto algum. Jogam ela p lá, para cá, para lá…
    Xô perereca!!!

  2. Se a professora Miralva continuar com a arrogância, tratando seus funcionários da DIREC como capacho dela, ela vai ter o que merece nas eleições do PED.Porque não escolhem Nildinha, que tem educação,para concorrer no PED. Miralva não está bem na Fita

  3. Se a Miralva for mesmo (Deus queira que não) Leninha a forasteira de Coaraci vai puxar seu saco no diretório também?

  4. Primeiro Miralva tem que ter boas aulas de educação para poder presidir o Diretório Municipal.Pois na Direc,a história é outra

  5. Só espero que esse anseio da miliância seja realmente respeitados.
    Movimento PT, Reencantar, AE, tenham compromisso com essa militâncioa sofrida que ainda esta no PT. Estou confiando em voces.
    Por favor, não façam alianças que desrespeite a essência dessa carta que vocês publicaram.

  6. é a crônica de um ped anunciado. O nome do candidato é o que menos conta nessa eleição. Não faz a menor diferença se o candidato será Miralva, Gamelão ou um cabo de vassoura. O próximo presidente do PT em Itabuna, como sempre aconteceu, será quem Geraldo Simões, o dono da sigla, quiser que seja. Ou já esqueceram como foi a escolha de Jussara candidata? Acorda meu povo!

  7. Estão arranjando um jeitinho (desculpa) de dar o CAI FORA em Miralva, pq se tem a certeza que ela não leva nunca a Presidência do diretório.

  8. Miralva é arrogante, prepotente,se julga superior a todo mundo. Eu já tive a oportunidade de presenciar umas cenas de arrogância dessa mulher, que só vendo pra crê.Eu achó que ela tem mais capacidade de desarticular do que articular , só não vê quem não quer enchergar,ela desagrega muita gente do Pt.Quanto a Nildinha,essa é daquelas que morde e asopra ninguém se engane, ela é falsa.Ser liderança de massas, ser presente e ter capacidade de articulação, não é só o que a pessoa precisa ter para ser presidente de um partido é preciso ser popular, ter educação, saber tratar bem as pessoas.
    só para encerrar, a personalidade de Miralva infelizmente é essa ,ela nunca vai mudar, eu não voto em Miralva.

  9. É por utilizar quadros como Miralva e Welington Gamelão pra fazer seu jogo político (quase sempre sujo) é que Geraldo Simões foi expelido de Salvador. É provinciano mesmo; voltou. Aqui ainda dá pra trabalhar política com Miralvas e Gamelões. Putzgrila!

  10. O Partido dos Trabalhadores sofre com o ego elevadíssimo…O PT precisa acordar e entender que Lula é um “sub partido” dentro do PT. E com as disputas internas (facções, correntes etc) cada vez mais publicas sai fragilizado…perdeu o norte ideologico ou precisa informar que mudou. É necessário formular mais e ser menos personalista as ideias precisam sobrepor as pessoas. Itabuna é um grande expoente no que o PT se transformou existe os que apoiam Geraldo em qualquer situação e circuntância(será afinidade ou puxa saquismo, oportunismo, sede de cargos que ele tem pra dar?)e tem os que são contra Geraldo(por formulação antagõnica mesmo ou será porque ficam de fora da divisão de cargos?)o fato é que esses não tem vez no partido. Exponho aqui as questões existenciais para os petistas resolverem…

  11. Gosto muito do PT,não sou filiada mas sou simpatizante e nas eleiçõ-es nacional,estadual e municipal só voto nos candidatos do PT.Mas não gosto de Miralva ela é arrogante,hipócrita,ela é a desgraça do PT

  12. `´As vezes eu penso que essas pessoas vivem morrendo de inveja dessa mulher.Não a conheço mas vejo dizer da sua determinação em tudo que se propoe a fazer.É um exemplo de mulher, de mae~, de amiga ,fiel e coerente em suas convicçoes,batalhadora e acima de tudo corajosa.Imaginem que em apenas 8 anos de PT,já ocupou 2 dos principais cargos :Secretaria Geral e Vice Presisidente.Será que essa pessoa tem valor(ou melhor serviços prestados no partido?)deixo a reflexão para os que sabem pensar.

  13. Estava aqui pensando sobre o que escrever aqui para expressar minha revolta ou sofrimento como petista que me ptrezo.(prezo). Li o comentário sobre as puxa-sacos de Miralva Moitinho que citavam Leninha como fiel escudeira da toda pavorosa pessoa. Sou militante a anos no PT, numca vi essa moça em lugar algum das currutelas que andei e nem nos melhores rega bofes em que participei durante minhas “léguas tiranas”. Sinceramente não a vejo como um ser idígno para ocupar o cargo qe exerce, ela é eficiente, responsável e inparcial além de educadíssima.

    Lembrem que antes de Leninha Miralva tinha uma segurança obstinada e pronta para matar e cremar todos os que se aproximavam dela e não eram desejados. Cristiane Araujo, sim senhores! Ela mesma. Cruelmente, repentinamente retirada e despejada do cargo de (ASPONE)
    Depois contratou pessoal especializado em educação, coisa que ela numca teve. Duas moças competentíssimas! Uuma dupla infalível. GETEM DO pt!!!!!!!!!!!!. VOCÊS NUMCA A VIRAM?!!!!!(VIRÃO hehehe
    Só se estabelecem quem tem competência. No PT não têm pessoas especializadas como elas, acreditem, não tem, então exportamos de Cooaraci e Camacan. Ai como dói Cristiane…

  14. Como professora eu não posso deixar de dar a minha opinião a respeito de Miralva.Todas baixas criticas dirigidas a ela me parece missa encomendada de Val CABRAL OU DAQUELES QUE NÃO CONSEGUIRAM OCUPAR O CARGO DA direc/7.eSSE CARGO PARA Miralva passou a ser um esspaço natural,fruto dos seus muitos anos de lutas em favor da melhoria da educação e da nossa categoria.Va em frente professora, hoje a direc é reconhecida em toda região ,graças ao seu trabalho e sua dedicação,mas cuidado com o fogo amigo, tem muita aí com inveja lhe desconstruindo,e é do pt.

  15. Só se for pra eu dá a minha carta de desfiliação, como outros companheiros já fizeram. Xô Miralva, volta pra onde você nunca deveria ter saído.

  16. Professora Miralva é uma boa mae,pois educou os seus filhos para servi a sociedade,uma amiga fiel e sincera,quando esteve na frete do sindicato sempre defendeu enteresses da categoria,eu tenho certeza que se a professora estivesse na frete do sindicato municipal o prefeito seja la que fosse teria que pagar o piso nacional,hoje o prefeito paga 600.00,enquanto o piso é mais de 900.00 e o sindicato municipal fica fazendo acordinho,Miralva é importante para o PT e vai ser a nossa presidenta.

  17. Ainda bem que para decidir quem será a(o) nova(o) presidente participam os filiados do PT, que em sua maioria são pessoas que acompanham o partido há anos e com certeza nessa discussão e entendimento saberão escolher quem for o melhor.

    Graças a Deus, muitos desses comentários são feitos por pessoas que só pensam em seus interesses(no que deixou de ganhar ou que largou o osso, ou que já estiveram no PT, mas por “ideologia” (qual?) hoje choram as pitangas nos braços de Azevedo ou de Gedel.(Quem dira hem, companheiros?!)

    Quanto ao nome de Miralva, penso que é um bom nome, deve ser discutido entre os companheiros que militam no partido e tem compromisso com os trabalhadores.
    Miralva ficou mais dez anos como presidente do Sindicato dos Professores (eleita todas as vezes), há três anos assumiu a direção da Direc 7 e tem realizado um excelente trabalho, pena que aqueles que nunca trabalharam, os que ganhavam sem trabalhar, os encostados não estejam gostando de sua gestão.

  18. Seu pimenta por favor publique meu comentário.Sou professor e conheço a professora Miralva há muitos anos. A verdade tem que ser dita, ela realmente é uma pessoa difícil de conviver,é arrogante,prepotente,
    autoritária,egoista ,gosta de usar as pessoas,humilhar,menosprezar,é especialista em tratorar.Quem conhece,ou convive com Miralva sabe que ela é assim,inclusive as pessoas que são”amigas”,ou dizem”gostar”dela
    a conhece perfeitamente.Suas atitudes e “qualidades” infelizmente naõ
    condizem com a História de luta do PT.

    O Partido dos Trabalhadores merece Respeito!

  19. Geraldo se você apoiar essa sandice,eu e toda minha família não votaremos mais em você.Procure refletir tudo que essa mulher tem feito com o povo…..acorda Geraldo!

  20. Gostei do comentário de Maria do Socorro,é isso aí, vou por essa linha, se entregarem a direção desse partido para Miralva nunca mais em minha vida votarei em Geraldo,nem eu nem ninguém da minha família

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.