Tempo de leitura: 2 minutos

… AGORA, EM CHAPECÓ (SC). E O SUL DA BAHIA, Ó…

Lula sanciona criação de nova universidade federal, a 11ª.
Lula sanciona criação de nova universidade federal, a 11ª.

Sonho para uns, promessas de outros, a criação de uma universidade federal no sul da Bahia parece distante. Azar o nosso. Nesta terça-feira, 15, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou lei que cria a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). É a 11ª no período em que está à frente da presidência da República. Um recorde. Nem assim, o sul da Bahia soube aproveitar para ser uma das regiões contempladas no período de bem-aventurança lulista. Falta de representatividade política? Também. E de mobilização popular, acrescentemos.

É algo impressionante, mas a Bahia somente possuui duas universidades federais e meia. A UFBA, a Universidade Federal do Recôncavo e a Universidade Federal do Vale do São Francisco – que é metade em Juazeiro (BA), metade em Petrolina (PE), onde fica a reitoria da instituição).

Mas vamos às informações sobre a nova Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Segundo o Ministério da Educação, as obras de construção devem ser iniciadas em 2010. A instituição deverá atender cerca de 10 mil estudantes.

A sede ficará em Chapecó (SC), mas haverá campi nas cidades paranaenses de Laranjeiras do Sul e Realeza e nas gaúchas Cerro Largo e Erechim. Logo de início, serão oferecidas 2.160 vagas, sendo 1.230 para cursos de licenciatura e o restante, bacharelado.

A UFFS oferecerá os cursos de administração, agronomia, aquicultura, arquitetura e urbanismo, ciência da computação, desenvolvimento rural, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia de alimentos e licenciaturas em filosofia, história, geografia, sociologia, pedagogia, português, espanhol e educação no campo.

0 resposta

  1. Caro blogueiro não acha que ao invés de ficarmos nos preocupando com os outros devíamos ampliar a campanha pela nossa Universidade?
    Por exemplo, sábado passado o nobre blogueiro deu algumas notas sobre assuntos tratados no programa Resenha da Cidade de Roberto de Sousa e esqueceu de abordar o que ao meu ver foi o mais importante. A deputada Alice Portugal em sua entrevista disse com todas as letras que em reunião com o ministro da educação, reitores, deputados da bancada baiana, etc, ficou descartada a federalização da UESC ( graças a deus! )pois a UESC é a menina dos olhos do governo da Bahia e sua federalização seria por demais complicada e traumática ( e no final das contas não traria maiores investimentos, etc ), agora o CAMINHO seria mudar o foco e ao invés de uma extensão da UFBA lutar e viabilizar uma nova UNIVERSIDADE FEDERAL para o sul e extremo sul da bahia.
    Sugiro que o blogueiro certifique a notícia e dê destaque em seu Blog, pois acredito ser uma ótima notícia ( que passou despercebida ) para nós Itabunenses que teremos a chance de finalmente sediarmos uma Universidade em nosso território. Tambem sugiro que a imprensa como um todo entre nessa luta com a campanha “UNIVERSIDADE FEDERAL EM ITABUNA JÁ” .

  2. Qundo eu digo que os atuais Deputados daqui da região são inoperantes, …!?!?!

    Ainda tem gente querendo reeleger essas múnias paralíticas, …, esses inúteis, que só sabem falar, discursar, mais nada, …!!!

    Nessa hora, por parte de GS, Veloso e outros mais, …, silêncio sepulcral, …!!!

    Quero ver os defensores, os puxa-sacos, …!!!

    Quais argumentos irão usar, …!!!

    O grande problema daqui dessa região é que só tem babaca e puxa-saco, …!!!

    Quando eu digo, …!!!

  3. Todas as necessidades da região passam pela falta de lideranças, enquanto o povo continuar pensando em “Cuma”, Cabo, Sargento, Capitao, Simões, Nilton, Veloso, F Mendonça,P Magalhaes, H Rocha, e outros, continuaremos desassistos em educação, saude, moradia, industrias, empregos, e “assim caminha” a região.

  4. Infelizmente não temos uma representação digna no Congresso que lute pelos interesses e melhorias da nossa região.
    É de se compreender às vezes, pois os eleitores da nossa região também não colaboram pra isso. Ficam votando em candidadtos que não tem nenhum compromisso e vínculo com esse região. Como por exemplo: ACM Neto, Fábio Souto, Félix Mendonça, Pinheiro e outros mais, além dos que já temos por lá e nada fazem por nós, mas apenas vizam os interesses próprios.
    O sistema político desse país só faz aprisionar o povo e será sempre usado em benefício dos políticos e grandes empresários.
    Lamentavelmente está quase impossível enxergar uma luz no final do túnel. Vamos orar meus irmãos!

  5. Fico a pensar, se o tal de Geraldo Simão, é compadre de Mula ou digo Lula, foi Secretario do Governo Wagner(DEMITIDO), propala que tem prestigio imaginem se não tivesse. Para Itabuna esse dito Deputado Federal não tem uma única emenda, já que foi prefeito 2 vezes, imaginem o resto dos municípios do sul da bahia, dá dó.

  6. Semana passada, junto com meu sócio Daniel Thame, estive visitando as faculdades de Cruz das Almas, onde vamos realizar algumas solenidades de formatura. Na oportunidade, visitamos a Federal do Recôncavo. Confesso que senti inveja. Além dos dois pavilhões que já foram erguidos, estão sendo construídos mais dois. Falei com Thame, temos toda estrutura para receber uma Universidade Federal, é só transformar as instalações da Ceplac em universidade. Mas cadê a força política? Onde se encontram os deputados da região? Cadê o político que disse que é ligado umbilicalmente ao presidente Lula?

  7. Falta sim atitude dos deputados da nossa região não vou citar nomes pois falta atitude de todos eles não importa partidos,esqueceram da nossa região ,agora cahmar o presidente de mula é demais é querer não enchegar a realidade!
    A POPULAÇÃO TAMBEM TEM QUE SE UNIREM E LUTAR PELA NOSSA UNIVERSIDADE FEDERAL PARA NOSSA CIDADE E REGIÃO COM NOVOS CURSOS!
    TA NA HORA DA POPULÇÃO TAMBEM TOMAR UMA ATITUDE ,E NÃO DEIXAR SO NA MÃO DESSES POLITICOS!!!!!!!!!!!

  8. Parece que algumas pessoas não querem enchergar a realidade> Vejamos : como se sabe a UFBa esta totalmente sucateada, sem verbas, prestes a fechar as portas.
    Com essa situação voces acham que Lula vai criar mais alguma Un iversidade Federal aqui ???
    Só no sonho…

  9. Desculpe Cláudio Rodrigues, mas se vc realmente tivesse interessado em Itabuna não proporia que a Universidade fosse na Ceplac, pois aí Ilhéus teria mais uma Universidade e Itabuna não, você é itabunense?. Já está na hora de Itabuna querer ser o pai e a mãe da região e pensar em trazer investimentos que fiquem em seu solo. E essa de falar que na Ceplac é mais perto de Itabuna do que Ilhéus e favorece Itabuna não cola, o que precisamos é transformar Itabuna em um pólo educacional, além do que Ilhéus já vai ter novo porto, aeroporto e a ferrovia.
    Agora, concordo com a indagação referente aos deputados da região.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *