Tempo de leitura: < 1 minuto

José Paulo Kupfer

Do blog Crônicas da economia brasileira

Um sexto da população brasileira subiu na escala social, entre 2003 e 2008, ou seja, no governo Lula. Foram 32 milhões de pessoas que passaram a fazer parte das classes A, B e C. A conclusão é da insuspeita Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Desse conjunto, quase dois terços deixaram para trás as classes D e E. Em números absolutos, cerca de 20 milhões de brasileiros saíram das faixas mais pobres. As classes D e E, com o movimento, encolheram, no período, acima de 40%.

Quem diz tudo isso é o economista Marcelo Néri, coordenador do Centro de Políticas Sociais da FGV. Néri é um dos maiores especialistas brasileiros na organização e análise dos microdados fornecidos pelos levantamentos sócio-demográficos, em especial dos censos e das pesquisas por amostras, do tipo das PNADs. Não consta que alguma vez, na sua já longa e bem sucedida carreira de pesquisador, tenha se preocupado com possíveis ”usos eleitorais” de seus achados técnicos.

Leia mais

0 resposta

  1. O que se deve observar, ao ler os ddos de uma pesquisa como a PNAD, é observar a interpretação mais correta, …, não é que muitos brasileiros deixaram as classes mais baixas, pois a desigualdade continua monstra, …!!!

    O que houve, e continuará havendo, é o achatamento das faixas salariais mais altas, avançando com o salário mínimo, único a ter aumentos reais, com isso, daqui a uns dias, todo mundo irá ganhar salário mínimo, mais nada, …!!!

    Quanto a profissionis liberais, esses podem aumentar seus preços, o mesmo tem feito o pessoal do judiciário, os polítocos, e por aí vai, …!!!

    Só quem está com a corda no pesçoço é o pessoal que ganha salário, mas que não pode reajustar seus proventos, …!!!

    Na verdade, o mais importante não é a simples leitura dos dados (que pode ser feita, inclusive, por um “míope”), …, mas a interpretação dos mesmos, …!!!

  2. SERGIO OLIVEIRA, A SUA PAIXÃO PELO PSDB, ESTÁ LHE DEIXANDO CEGO E SEM ENTENDIMENTO.

    SUA INTERPRETAÇÃO DOS NUMEROS É SEM LÓGICA.

    VOLTE AO GINÁSIO, VOCê É RUIM EM INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.

  3. O mair acerto de lula foi manter a politica economica de FHC,fora isso o governo só serviu para pagar a lingua destes radicais de merda.Falavam de corrupção e nunca na historia deste pais outro governo teve que exonerar tantos ministros,reclamavam das viajens e nunca se viajou tanto,falavam muito sobre os gastos com pessoal e…Só que agora eu vou mais longe,os projetos de bolsa familia e bolsa escola são de FHC e assim como o plano real foram duramente criticados pela bancada do pt,inclusive no you tube tem um video de lula criticando abertamente esses auxilios,disse ele”no brasil os votos não são por ideologia e sim pelo estomago”tão duvidando? procure lá.Agora eu tenho perguntas e quem tiver respostas que escreva.1-porque o presidente indicou para o STF seu ex advogado?
    2-porqueo nosso governo apoia as ditaduras de chaves e a dos irmãos castro em cuba?
    3-Qual é o motivo dessa proteção desavergonhada aos canalhas do PMDB
    4-porque o celso amorim esta promovendo uma gerra civil em honduras e defende um anti semita para a secretaria da unesco???
    Ja chega é um governo de espertos e o medo de serra ganhar é o seguinte:Nunca mais na historia deste pais esses esPerTos vão voltar!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *