Tempo de leitura: 2 minutos
A discussão da posse já chega ao campo da composição política; PCdoB entrou em peso na parada
A discussão da posse já chega ao campo da composição política; PCdoB entrou em peso na parada

Os suplentes de vereador que buscam um lugar ao sol tiveram uma terça-feira pra lá de agitada. Uns, até mais que outros. Foi o caso de Ricardo Xavier (PMDB) e Dilma do INSS (PTN). Esses tiveram que apresentar requerimento na Justiça Eleitoral com pedido de diplomação e posse.

Quem entrou com pedidos diretos, na secretaria parlamentar da Câmara, foram Rosivaldo Pinheiro e Antônio Félix (Piçarra). Mas o que chama a atenção é o nível dos debates em torno da posse dos ‘filhos da PEC’. Rosivaldo até já virou uma espécie de embaixador do grupo e as discussões já visam à futura composição política da Câmara.

“A oposição não tem a maioria política em Itabuna. Esse é um argumento que os membros da Mesa que se opõem à nossa posse devem atentar. Sabemos que temos direito de entrar. Então, que seja pela via mais amigável e mais racional, do ponto de vista político”, afirma Rosivaldo Pinheiro (PCdoB).

Já Ricardo Xavier prefere apelar para o ponto que, acredita, precisa ser melhor esclarecido para a população. “O maior número de vereadores não aumenta as despesas, pelo contrário. A Emenda 58 garante que os repasses ao Legislativos serão menores. O que vai aumentar é a representatividade, ou seja, serão mais vereadores para lutar pelo povo”.

No final da tarde, Nadson Monteiro (PPS), Glaby Carvalho, o Glebão (PV), Josué Júnior (PR) e Aldeck Gally, o Del Gally (PTdoB), também procuraram a Câmara. Esses completariam o número de vereadores a que Itabuna teria direito (21), pelo entendimento dos interessados. Claro que a questão logo estará nas barras dos tribunais.

0 resposta

  1. Os “valorosos” parlamentares que já estão sentados em suas cadeiras na câmara, estão temerosos e não não querem sob hipótese alguma, dividir o bolo com os suplentes. Farão de tudo para impedir a entrada dos mesmos. A sociedade tá de olho, pra que tanta ganãncia?

  2. Ainda hoje a tarde em conversa com uma autoridade e através de documento, confirmei o que já sabia a respeito da suposta posse dos 08 (oito) suplentes à Câmara de Itabuna mediante promulgação da Pec dos Vereadores. Existem duas relações a serem apresentadas, uma considerando que o Sr. Wellington Rodrigues dos Santos (Leléu/DEM) tome posse mediante cassação do Sr. Milton Santos Gramacho, daí ele passa a ser mandatário e não mais suplente, e a outra relação se esse estiver na condição de suplente, desta forma as relações serão as seguintes:
    C/ LELÉU/DEM EMPOSSADO VIA CASSAÇÃO DE MILTON GRAMACHO, os suplentes serão os seguintes:
    JOSÉ NADILSON BISPO MONTEIRO
    JOSUÉ DE SOUZA BRANDÃO JÚNIOR
    ALDECK VIEIRA GALLY
    ANTONIO CARLOS PRADO (FALECIDO) – RICARDO XAVIER (SUBSTITUTO)
    ANTONIO FÉLIX NASCIMENTO
    DILMA DO INSS
    GLABY CARVALHO DE ANDRADE
    ROSIVALDO PINHEIRO MENDES SANTOS

    Agora, considerando que o Sr. Wellington Rodrigues dos Santos (Leléu/DEM) não seja empossado em substituição ao Sr. Milton Santos Gramacho, a Srª. Dilma do INSS se afasta dando vaga ao mesmo que na relação oficial do TRE/Itabuna está relacionado em sexto lugar dentre os oito suplentes considerados, quando, inclusive, o nome da referida sequer aparece.

    Esta é a relação oficial dos 08 (oito) suplentes que provavelmente irão tomar posse na Câmara de Vereadores de Itabuna, desde que o TSE em Brasilia desconsidere comunicado enviado aos TREs para não empossar nenhum dos mais de 7 mil suplentes pelo Brasil.

    Gostaria inclusive de pedir ao blogueiro para transformar essa informação em artigo, evitando desta forma especulações entre as pessoas.

    Boa noite e muito obrigado.

  3. É IMPORTANTE SALIENTAR QUE O VEREADOR DIPLOMADO Sr. WELLINGTON RODRIGUES DOS SANTOS (LELÉU/DEM) É CONSIDERADO PELO TRE/ITABUNA E PELO TSE EM BRASILIA COMO ELEITO, AO CONTRÁRIO DO Sr. MILTON SANTOS GRAMACHO QUE É CONSIDERADO PELOS DOIS ORGÃOS COMO VEREADOR CASSADO, SENDO ASSIM, O VEREADOR LELÉU/DEM NÃO APARECE NAS RELAÇÕES DE SUPLENTES PORQUE O MESMO É CONSIDERADO PELA JUSTIÇA COMO ELEITO, JÁ QUE O Sr. GRAMACHO ENCONTRA-SE NO EXERCÍCIO DO CARGO ATRAVÉS DE UMA LIMINAR SUSPENSIVA QUE ESTÁ AGUARDANDO JULGAMENTO A QUALQUER MOMENTO.

  4. Essa nossa justiça eleitoral, às vezes nos deixa confusos. Como é que pode, no meio do exerício do mandato, toma uma decisão desta? Isto era paRA ter sido definido, “antes do jogo” e não “no meio da pelada”. As regras de uma partida são estabelecidas ANTES, SRS. MAGISTRADOS!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *