Tempo de leitura: < 1 minuto

Da Folha Online

Essa é mais uma das contradições tipicamente brasileiras. Pesquisa Datafolha feita em todo o país mostra que 13% dos brasileiros admitem já ter trocado seu voto por dinheiro, emprego ou presentes. O levantamento mostra também que 94 % dos entrevistados veem como condenável a venda do voto, percentual idêntico ao dos que dizem ser errado pagar propina.

Para especialistas, os brasileiros pensam corretamente sobre ética, mas não agem de acordo. “O que fazemos na prática corresponde pouco ao que dizemos que fazemos”, avalia a antropóloga Lívia Barbosa. O percentual dos que venderam o voto corresponde a cerca de 17 milhões de pessoas maiores de 16 anos, em um universo de 132 milhões de eleitores.

0 resposta

  1. Zelão recomenda: – Façam o que eu mando, não façam o que eu faço!

    É como a velha história contada por um homem honesto: – “…Tenho sido honesto até hoje, porque nunca tive uma real oportunidade de roubar e ficar rico.”
    Por formação cultural, o povo brasileiro, costuma aplaudir os “desonestos que se dão bem”, como se a projetar neles, as suas frustações. Dai, sempre que uma oportunidade de “levar vantagem” se apresenta, a ela se agarra com as duas mãos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *