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Ponte de 320 metros de extensão ligará Itacaré a Camamu (Foto Luiz Alberto Alves)
Ponte de 320 metros de extensão ligará Itacaré a Camamu (Foto Arquivo/Luiz Alberto Alves)

Prometida para fevereiro passado, a inauguração da ponte que liga Itacaré a Camamu é daquelas obras de rosca. O então diretor do Derba, Jorge Tufic, afirmou ao Pimenta, em maio, que a obra seria inaugurada em agosto deste ano.

Tufi atribuiu o atraso a modificações no projeto estrutural (houve necessidade de acrescentar mais colunas) e ao fluxo das marés no Rio de Contas. Tufic saiu, entrou o novo diretor Wilson Brito… e a obra continua à espera de inauguração – e de conclusão.

Por fim, um leitor do blog entrou em contato com a ouvidoria do Estado – e a resposta é de que a inauguração estava prevista para o dia 20 de outubro. A ansiedade é grande e se justifica pelo encurtamento de distância, de até 3 horas, entre Salvador e Ilhéus, para quem viaja de carro. A ponte terá 320 metros de extensão sobre o rio de Contas, que separa as cidades de Itacaré e Camamu.

0 resposta

  1. Existem algumas datas prováveis para a inauguração da “ponte do rio que cai”, a saber:

    1ª) Daqui a dez semanas – … – santas, …!!!

    2ª) Agosto – … – de Deua, …!!!

    3ª) 31 de fevereiro, …, quando fevereiro tiver 31 dias. Quando será, …?!?!?!

    4ª) Dia de São Nunca, …, às 19 horas da manhã, …!!!

    Basta escolher uma destas, …, e tudo bem, …!!!

    Não esqueçam de avisar aos puxa-sacos para que estejam todos presentes, debaixo de um calor infernal, todos “enfatiotados”, com peletó e gravata, …, gritando “apoiado”, soltando pistolões, aplaudindo até latido de cachorro, …!!!

    Deus que me livre, …!!!

  2. Há uma coisa bastante “curiosa”, para não dizer “muito grave” nesta notícia:

    É verdade que tiveram que acrescentar mais algumas colunas à ponte? Depois que esta já estava sendo construída? Por conta de estudos prévios, inadequados, de hidráulica, construção sob fluidos, hidrodinâmica ou coisa que o valha – matérias básicas dos cursos de Engenharia, …?!?!?!

    Quem foi o “engenheiro” que “projetou” tal construção? Será que alguém sabe o que significa projeto?

    Como será que alguém irá se sentir, ao ter que passar por uma ponte destas, vindo um caminhão carregado de lá para cá, no sentido oposto, por exemplo, se está sendo divulgado que, devido a algum “probleminha de cálculo”, “inadequação de projeto”, tiveram que colocar mais algumas colunas sob a ponte (SÓ ISSO), …?!?!?!

    Quem irá confiar, …?!?!?!

    Pelo jeito, alguém aí passou, se formou, fez o curso, “na base do bizu”, …!!!

    Ê Brasil, …!!!

    Segura peão, …!!!

  3. Concordo com vc Sergio.
    O que acontece é que garantem o recurso e dão um prazo supersônico para que o projeto básico fique pronto. Sem tempo hábil para desenvolver um bom projeto licitam a obram e fazem as modificações durante a execução dos serviços.
    Infelizmente a obra fica mais cara e mais demorada
    Isso é uma péssima prática mas comum em todo poder público.

  4. Em 31 de fevereiro ou em outra data, eu quero é tá lá! Vai ser legal a gente sair daqui para SSSV pelo litoral, a partir de Ilhéus!

  5. As vezes não é culpa do projetista, e sim, do administrador do derba q é um leigo, apadrinhado politico que não sabe o que é um pilar, uma fundação submersa ou uma estaca.
    Ai esses caras falam coisa com coisa, dando justificativas para o atraso. Ninguem mencionou uma provavel boquinha dos politicos em uma obra como uma ponte..

    Ponte e estrada, são as obras mais faceis de se superfaturar.. so aumentar o vão de uma ponte, o volume de concreto necessário ou o numero (e profundidade) de estacas cravadas NO PAPEL.. PAPEL ACEITA TUDO, fiscalização que nunca é feita que deveria não aceitar..

    Em estradas so diminuir 1km em cada 50km construidos..vcs sabem o preço de 1 km de estrada pavimentada?

    Boquinha ou bocão, essa obra ta cheirando mal, é isso..

  6. O que seria de Wagner não fosse as obras deixadas por Paulo Souto… essas ele esconde… Santa Herança. Mas garanto que na propaganda ele vai dizer que a estrada Itacaré Camamú é fruto “do novo jeito de governar a bahia…” faça-me um abacate!!

  7. Matheus… a Estrada Ilhéus Itacará foi deixada em andamento e com dinheiro na conta (financiamento internacional) por Paulo Souto. O PAC, é a reunião de diversos projetos novos e ANTIGOS, no intúito de efetiva-los.

    O PRODETUR vem do programa do Governo FHC, Luz para Todos é o programa Luz no Campo do Governo FHC, e o água para todos é a reunião de vários programas, inclusive o Bahia Azul…. ONDE ESTÁ A INOVAÇÃO DE LULA E WAGNER?

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