Tempo de leitura: < 1 minuto

Médico se revela preocupado com a falta de estrutura do Hblem (foto Duda Lessa)
Médico se revela preocupado com a falta de estrutura do Hblem (foto Duda Lessa)

O desabafo do médico Cristiano Conrado encontrava-se hoje manuscrito em um papel e afixado na emergência do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães,em Itabuna. Em poucas linhas, o profissional descreve a situação de uma unidade de saúde que há muito tempo funciona precariamente.

Conrado descreve assim o plantão que deu na emergência, de 17 a 18 de outubro:

“Plantão caótico, devido à falta de material e procedimentos básicos. O P.S. sem ECG (eletroencefalograma) há 7 dias, radiologia somente realizando exames de extremidade com equipamento portátil, tomógrafo inativo, ausência de SABÃO no hospital (…). Não respondem às solicitações. Muitos pacientes graves e somente 02 respiradores disponíveis, um deles com funcionamento precário (…)”.

E finaliza:

“Por todos estes fatos expostos, digo que esta função de médico plantonista seria melhor nominada /classificada como GERENTE DE CRISE. Sem mais nada a relatar”.

Quanto à última observação, este blogueiro pergunta: e precisava relatar mais alguma coisa?

0 resposta

  1. Parabens ao Cristiano que teve a coragem de romper o silencio conivente, senão covarde, dos profissionais médicos. Há muitos anos que o Hospital de Base funciona dessa maneira. Só agora é que foi relatado por um profissional médico. Tomara que o mesmo não seja punido pela sua franqueza e responsabilidade pela vida humana.

  2. Triste Itabuna, infelizes nós itabunenses que somos governados por irresponsáveis gestores, incompetentes eleitores que não sabemos escolher os representantes. Ou não tivemos opção
    Parabéns pela coragem de externar a real situação, precisamos de profissionais destemidos que sabem o porquê escolheram as profissionais. Não devemos ter medo quando sabemos que somos capazes, formados, graduados e estamos aqui para fazer o que podemos de melhor para o bem comum!

  3. Pode até ser punido, mas não deve calar-se diante do descaso e da injustiça. De que adianta viver dizendo amém aos inexcrupulosos?

    Se for demitido, doutor, a vida continua… ao menos você rompeu o silêncio. Note-se que o fez sozinho! Parabéns!

  4. Vergonha.. Vergonha…
    Há muito tempo isso vem acontecendo no HBLEM. Talvez se o hospital tivesse sido fechado seria menos traumatico para as famílias, porque ali é um verdadeiro matadouro humano.

    Cade os inumeros gestores que existem no hospital para responder a população esse absurdo. Chegaram ao cumulo de criar uma ouvidoria para alocar um político desclassificado que faz do hospital cabide de emprego.
    Queremos resposta para esclarecder o que vem acontecendo no HBLEM e estamos de olho caso algo venha a acontecer com o profissional que teve a coragem de denunciar.

  5. parabems doutor, e a primeira vez que alguem fala a verdade nesse hospital, sinto muito pelo seu emprego , pois nós sabemos que administração de antonio costa vai ferrar com sua vida e sua profissão .
    sintome ortgulhoso por alguem ter falado a verdade mais fico triste por que sei que vai cair no ostracismo , por que sei que lá os funcionarios ,morrem de medo da direção .. leiam os 10 mandamentos do hbelem……….

  6. Parabens Dr Conrado, é necessário que os demais médicos assumam o mesmo posionamento de denuncia e contestação, aos politicos uma BANANA para utilizar como quiserem.

  7. A situação no HBLEM é péssima, os gestores só dão o devido valor aos puxa-sacos que lambem suas botas e fazem fofocas. Os problemas não são resolvidos: a falta de materiais e equipamentos, sálario digno, mais médicos para atender a população. A atual situação do HBLEM se resumiu em 10 mandamentos.
    Os 10 mandamentos do HBLEM:

    1° Não depositarás fundo de garantia.

    2° criarás cargos de confiança para teus amigos.

    3° não pagarás salários digno para os auxiliares administrativos.

    4° não recolheras I.N.S. S

    5° não mandarás a raiz para que teu funcionário não receba o PIS.

    6° perseguirá o teu próximo se na greve ele estiver.

    7° serás falso, criaras festa só para magnatas dizendo que tudo vai bem.

    8° deixarás faltar luvas, soro, e tudo o que fizer bem para teu paciente.

    9° darás reajuste insignificantes para que não trabalhem bem.

    10° prometerás 12 e darás 6.9 para que nunca mais eles ousem serem bons trabalhadores

  8. Acho Um absurdo, e creio e até mesmo para o crescimento deste Pais, que esse médico não será punido!!!!!
    É uma vergonha inescrupulosa, um cidadão ir a um hospital e a instituição não poder atende-lo por falta de materiais básicos como sabão gases etc…
    Onde estão colocando o Dinheiro deste Pais? Porque as Pessoas querem tanto ser Político?

    Muitos desses malandros nunca precisaram do SUS, há não ser para roubarem o pouco dinheiro ali empregado, para cuidar da ” Gentalha”, pois é assim mesmo que eles julgam as pessoas sem condições, muitos deles que chegam a dizer: Pobre tem realmente que morrer, isso é um GENOCÍDIO, crime de guerra, guerra totalmente contra a classe de pessoas que deram seu sangue contribuindo para o Governo, e agora se depara com a verdadeira face dos Marginais que não sabem nem administrar uma budega, se é que tem, irão saber lidar com instituições hospitalares etc.
    Tira os planos de saúde deles, planos quem cobre tudo, e nunca falta equipamentos e materiais hospitalares, e coloquem eles na fila do SUS-to.

    Parabenizo o Médico por essa atitude, e ñ peço grande salários para eles, se não se corrompem, ( o caso dos vereadores pé-de-pano corrompido com o próprio salário e propinas) mais que tenham um salário Digno e condições de trabalho.

  9. Infelizmente isso é verdade o q esta acontecendo no HBLEM, a falta de equipamentos, de medicação, pacientes morrendo por ñ terem um minimo de recurso. Pedimos SOCORRO, pois desse jeito é melhor fechar as portas. Por favor senhor secretario de administraçaão, senhor secretario de saude, senhor prefeito, abram os olhos e tomem providencias para essa situação, votamos em VSª para agilizar e melhorar a situação caótica da nossa cidade, como vamos chegar ao centenário de Itabuna com esse caos na saúde? NÃO AGUENTAMOS MAIS!!!!
    SOCORROOOOOO!!!!!!!!!!

  10. Todas vezes que vou ao hospital sou mal tratado, pois fico de 7 horas da manhã até a tarde para passar pelo médico clínico, com fome e humilhado por esta situação precária que se encontra o hospital. Não há médicos suficientes e o que tem são mal pagos e alguns funcionários principalmente do laborátorio e ps nos tratam mal.Eu acho que estão embolsando dinheiro que o Estado manda.Se vcs administradores do hospital não tem competencia para assumir as responsabilidades, deixem a cadeira para aqueles que sabe e fazem alguma coisa.Nem tudo é dinheiro seu prefeito fajuto, não votei nessa corja, ainda bem, porque estaria arrependido como tantos ignorantes.

    É melhor ser um ninguém que faz alguma coisa do que ser alguém que não faz nada.

  11. Os 10 mandamentos do HBLEM:

    1° Não depositarás fundo de garantia.

    2° criarás cargos de confiança para teus amigos.

    3° não pagarás salários digno para os auxiliares administrativos.

    4° não recolheras I.N.S. S

    5° não mandarás a raiz para que teu funcionário não receba o PIS.

    6° perseguirá o teu próximo se na greve ele estiver.

    7° serás falso, criaras festa só para magnatas dizendo que tudo vai bem.

    8° deixarás faltar luvas, soro, e tudo o que fizer bem para teu paciente.

    9° darás reajuste insignificantes para que não trabalhem bem.

    10° prometerás 12 e darás 6.9 para que nunca mais eles ousem serem bons trabalhadores

  12. Dr Cristiano o Sr fala da falta de equipamento e a paciente que estava gestante e faleceu dia 17 os parentes deve fazer o que?
    Pois eu ja mandei para o MInisterio da Saúde

  13. A Dr Vieira os atendentes do Hospital de Base tem que entender de saúde, pois chega pessoas com AVC e eles manda aguardar. Ai a pessoa vai morrer..

    Por que bombeiro corre, enfermeiro corre e o médico não corre para salvar alguém, só pensa em dinheiro?

    Azevedo, cuide da saúde de Itabuna

  14. Parabéns Dr. Cristiano, quando comecei denunciar isto fui afastado, mas a verdade sempre aparece,mas os maquiadores continuaram, será que agora a sociedade civil organizada vai se pronunciar? O MP precisa tomar uma providencia, com a palavra o GAC

  15. PARABÉNS pela coragem!!!
    Esta situação é muito entristecedora e o que é pior, criminosa. Sendo a mesma explícita é dever e obrigação do Estado,em respeito aos itabunenses e aos municípios pactuados a manutenção de um serviço de qualidade. Amanhã acontece a pactuação dos serviços de média e alta complexidade e os prestadores será que foram auditados antes para saber se existe de fato capacidade instalada? Ou será esse tipo de serviço que será pactuado e oferecido a população?
    Só para ressaltar, Hospital de Base é prestador.

  16. “Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães: aqui seu repouso(eterno) é garantido.”
    Nem vou cobrar pela peça de Marketing, viu Vice-capitão?

  17. NÓS DEVEMOS CULPAR, OS DOIS GOVERNOS PELOS DESMANDOS QUE ESTA ACONTECENDO NO HBLEM. JAQUES WAGNER VAGAREZA E JORGE SOLA. PREFEITO DE ITABUNA SARGENTO GILSON SUPERHOMEM NASCIMENTO E DR. ANTONIO INCOMPETENTE VIEIRA E O AUXILIAR GUARDA MUNICIPAL AZEVEDO O QUERIDINHO DAS MENININHAS, CONCLUSÃO ENQUANTO O POVO GRAPIUNA
    NÃO ESTIVEREM LIVRES DESSA CORJA , REPETINDO. WAGNER, SOLA ,GILSON,E VIEIRA NÃO VAMOS CHEGAR A LUGAR NENHUM.
    XOU SATANAZES.

  18. PARABENS DR CRISTIANO, PELA CORAGEM,
    PROVAVELMENTE SERA PUNIDO
    POREM ASSIMA DE TUDO E DE TODOS
    A VERDADE E UMA DADIVA DE DEUS.
    CADE O GAC?
    SE SEUS COLEGAS MEDICOS DESTA UNIDADE DE SAUDE UNIREM-SE AO SENHOR PARA PEDIR RESPEITO A VIDA, SERA UM PONTO HISTORICO PARA A CLASSE MEDICA DE ITABUNA-BA E REGIAO, SEM POLITICAGEM PARTIDARIA, E SIM EXIGINDO RESPEITO PELA VIDA.
    SERÁ QUE TEM CABIMENTO UM PROFISSIONAL HONESTO DA UM PLANTAO ONDE NAO HA UM MINIMO PARA TENTAR SALVAR UMA VIDA. QUE SALARIO MALDITO DESTES PROFISSIONAIS QUE SE ESCONDEM ATRAZ DE UMA ETICA, DE UM PROFISSIONALISMO FAJUTO. MAIS UMA VEZ PARABENS. O SENHOR NAO SABE O BEM QUE O SENHOR ESTA FAZENDO A SUA CIDADE.
    QUE O GOVERNADOR , PREFEITO, VEREADORES, MINISTERIO PUBLICO, DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS FUTUROS CANDIDATOS SE PRONUNCIEM COM PALAVRAS E AÇOES + AÇOES+ AÇOES.
    E A EMPRESSAS LIVRE FISCALIZE O QUE O HBELEM PODERAO FAZER CONTRA O DR CRISTIANO.

  19. Pela foto o que se pode perceber é que não se trata de nenhum “manuscrito em um papel e afixado na emergência do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães”, como diz o texto, e, sim, a foto de um Livro de Relatório de Plantonista, como existe em todos os hospitais e onde são colocadas todas as ocorrências do plantão. Assim:
    1 – É sabido que o Hospital de Base passa por grandes dificuldades, inclusive na aquisição de insumos. Talvez o que não seja do conhecimento de todos é que o HBLEM, mesmo desempenhando o papel de Hospital Regional vive unicamente dos recursos da sua produção. O custo operacional é altíssimo e não conta com o aporte de recursos como o que o Estado, através da Secretaria de Saúde, brindou a Santa Casa.
    2 – Em que pese a existência de cargo com indicação política, a diretoria, tanto da Fundação como a Médica, é exercida por pessoas sérias e íntegras. O Sr. Antonio Costa e o Dr. Adilson são pessoas de reputação ilibada.
    3 – O Dr. Cristiano não seria leviano para expor publicamente um problema que deve ter sua resolução nas instâncias internas. Para isso se utilizou do instrumento que tinha em mãos: o Livro de Relatório do Plantão. A questão é saber quem se utilizou do que estava, alí, registrado, fotografou e passou para divulgação. Qual interesse moveu o divulgador? Prejudicar o Dr. Cristiano ou comprometer moralmente a diretoria?
    4 – A conduta do Dr. Cristiano é correta ao detalhar, em livro próprio, as deficiências para que seja corrigidas. Questionável ética e moralmente é a conduta de quem, provavelmente bem escondido, se aproveitou de um fato para, escusamente, usar em benefício próprio.
    É o que acredito.

    Da Redação: Tomée, o “manuscrito” está afixado no mural do PS do Hblem. E por que estava num mural? Simplesmente, porque o médico adotou esse procedimento desde que, há mais de um ano, deram sumiço no seu relatório que continha informações preciosas e de conteúdo praticamente idêntico ao aqui narrado, exibido.

    A foto foi feita às claras – e não às escondidas, como o sr. quer fazer crer. Quem a fez foi o excelente fotógrafo Duda Lessa (o crédito está exposto na foto!). O profissional acompanhou uma “incerta” de vereadores ao Hblem. E lá os nobres edis viram que o quadro voltou a níveis como os registrados no ano passado.

    Não há aqui interesse em prejudicar o profissional, mas de mostrar a situação de nossa saúde pública. Lamentamos apenas que expor essas deficiências tenha incomodado a alguns.

  20. AÍ VEM A ELEIÇÃO E VOCÊS VOTAM NELES DE NOVO,PERCAM SEUS TEMPOS EM CARREATAS E PASSEATAS, O BRASIL SÓ ESTÁ BOM PARA QUEM É SENADOR, DEPUTADO,PREFEITO, VEREADOR, EMPRESÁRIO, DONO DE ALGUM ESTABELECIMENTO E O POVO QUE SE LASQUE, QUEM TEM DINHEIRO TEM ESSAS COISAS MAS QUEM GANHA MÍNIMO SE FERRA, PORQUE NÃO TEM DIREITO A NADA NA VIDA A NÃO SER BURRO DE CARGA.

  21. Para a Redação:
    1 – Nem por um momento pensei em interesse do Pimenta em prejudicar o Dr. Cristiano ou quem quer que seja.
    2 – A exposição de fatos como esses não motivou incômodo algum para que fosse feito o comentário.
    3 – Não sou um leitor do Pimenta em busca de fofocas ou futricas. Sou leitor porque acredito na seriedade do Pimenta e porque tenho a convicção que faz um jornalismo sério.
    4 – Qualquer leigo em fotografia percebe muito bem que a foto foi feita em cima de uma mesa. Observem o contorno preto, que corresponde a capa do livro de relatório. À direita, a marca mais escura, que corresponde a página do lado direito. Por último, um pequeno monte de papeis, em branco, com a logomarca do HBLEM, virada para baixo.
    5 – Fiz uma possível referencia a alguém do próprio hospital com interesses escuso na divulgação do fato. Não inclui, aí, o Pimenta.
    6 – Se voces, no entanto, acreditam que um comentário como o que fiz, deva ser respondido, como voces responderam, talvez seja o momento de questionar-me se devo continuar tendo o mesmo conceito com relação ao Pimenta. Ou, talvez, isso não tenha nenhum valor para voces.

    Da Redação: Tomée, ficaremos por aqui e observamos o seguinte: o senhor diz que a foto talvez tenha sido feita com objetivos escusos e às escondidas. Não foi.

  22. Sr. Tomée,
    É incrivel a persistência em desculpar a incoerência. Concordo com a afirmativa sob a conduta do Sr. Antonio Costa e o Dr. Adilson. Na realidade são heróis que tentam manter até à custos morais o unico hospital realmente pronto socorro SUS em Itabuna. Porem,heroismo tem limites! O que é mais ético? Permanecer em silencio covarde, desculpando ou justificando as faltas ou denunciar de maneira frontal a falta de respeito pelo vida do semelhante? Houve sim, tentativa de ser ético pelo Dr. Cristiano. Sem respostas, ao seu relatorio resolveu de uma vez por todas, até às custas de sua propria cabeça, denunciar o descaso de maneira rompante. Portanto em vez de procurar brechas no caso, junte a sua voz à de todos os cidadãos de bem em Itabuna.

  23. Para a Redação,
    Fico surpreso com a postura do Pimenta:
    1 – Insiste em manter uma mentira, quando o honestamente correto seria investigar.
    2 – Afirmo que é mentira que tenha sido afixado algum papel, em qualquer quadro, pelo Dr. Cristiano.
    3 – Afirmo que o “fotografo” mente.
    4 – Afirmo que a foto foi feita em cima de uma mesa, provavelmente existente no quarto do plantonista.
    5 – Concordo com o “ficaremos por aqui” embora isso me cause enorme decepção.
    Para Dignidade Médica:
    1 – Não procuro desculpar a incoerência. O que se constata é que realmente existe um problema que, para ser solucionado, exige a participação de todos os segmentos da sociedade. A responsabilidade do Estado deve ser cobrada de forma mais incisiva. Da Prefeitura, Também.
    2 – O Hospital de Base é a única referencia de transferência de metade dos municípios da Bahia e não é justo que exerça essa função sem um aporte de recursos, além do que recebe pelo que produz.
    3 – Contesto a forma como o Estado privilegia a Santa Casa em detrimento do HBLEM, que realmente faz um trabalho heróico.
    4 – O Livro de Relatório de um Plantão é o lugar onde todo plantonista deve registrar tudo, no seu período de trabalho, para que sejam tomadas as devidas providências pela administração. É a obrigação dele, como de todo plantonista.
    5 – O que questionei foi a divulgação de um fato, para conhecimento interno, ter sido colocado como exposto no mural.
    6 – O Dr. Cristiano tem sido uma voz que clama, realmente, por melhorias na assistência à saúde e tem lutado por isso. Mas, o Dr. Cristiano não é nenhum irresponsável, nem leviano inconseqüente.
    7 – O que afirmo é que se utilizaram do Relatório da sua lavra com objetivos que podem, eu escrevi: podem: ser escusos. Inclusive de prejudicá-lo.
    É isso aí.
    Se a visão democrata do Pimenta entende que o “ficaremos por aqui” é a melhor forma de encerrar questionamentos, ficaremos por aqui!

  24. Esse governo do dem ou seja dos (DEMONIOS)é o governo da farfura!!!
    FALTA TUDO:

    FALTA MÉDICO!!
    FALTA MATERIAL BASICO PRA ATENDIMENTO!!
    FALTA ATENDIMENTO DIGNO!!
    FALTA PESSOAS COMPROMISADAS!!
    FALTA ÁGUA!!
    FALTA ALIMENTAÇÃO!!
    FALTA RESPEITO!!
    FALTA HUMANIDADE!!
    FALTA COMPETÊNCIA DOS GESTORES!!
    FALTA PREFEITO PRA ADMINISTRA A CIDADE!!
    FALTA AMOR!!
    FALTA VIDA!!
    FALTA ACIMA DE TUDO DEUS!!

    OBS:: MAIS SOBRA
    ARROGANCIA!!!
    MENTIRA!!
    FATA DE ETÍCA!!
    DISCARAÇÃO!!
    E TUDO DE RUIM QUE EXISTE NO MUNDO!!
    CONTINUEM VOTANDO NO 25!!

  25. Primeiro aquilo não é um papel , e sim um livro de ata , se observar tera diversas queixas de outros médicos lá . Nós também sofremos com a falta de recursos , pois muitas vezes somos agredidos por familiares sem razão . E o hospital de base é vítima da politica externa, pois possui gestores que fazem milagrtes com o pouco dinheiro que recebe , enquanto a Santa Casa recebe 4 milhões , o HBLEM , trabalha com 1,5 milhão pra atender todo o Sul da bahia .

  26. Na verdade , quem resolve todos os casos graves do sul da bahia é o HBLEM . Uma fratura exposta é operada no base em menos de 2 horas , enquanto no HGE em SSA fica em média de 24 horas pra operar . Não estou dizendo que o base está ótimo não , mas vamos crucificar quem é realmente o culpado . São os governantes , e não os gestores do FASI , que são integros , e por Dr Adilson , diretor médico , tenhio muito respeito e admiração .
    Justiça seja sempre feita .

  27. A comunidade de Itabuna e região.

    Em decorrência desta matéria divulgada neste blog fazem-se necessários alguns esclarecimentos e para que não haja dúvidas que estes esclarecimentos sejam feitos por mim.

    A foto incluida nesta matéria tem como assunto o “Livro de Ocorréncias Médicas”, instrumento próprio para registro de alterações ou ocorréncias atípicas no decorrer dos plantões. Tal instrumento tem o papel de canal de comunicação entre o médico e a direção do hospital onde o médico informa as dificuldades encontradas no serviço para que a direção providencie o que for necessário para o bom funcionamento do hospital.

    Os fatos da forma que se colocam nesta matéria expressam de maneira simplista e superficial um problema muito mais profundo e que merece uma análise do contexto nacional, estadual e municipal para ser interpretada adequadamente.
    O H.B.L.E.M., assim como a grande maioria dos hospitais do Brasil atravessa uma crise de orçamento, onde o faturamento e dinheiro proveniente de outras fontes sequer é suficiente para o pagamento de folha pessoal e insumos básicos sem quaisquer outra despesa adicional ou emergencial que se faça presente.

    A direção atual deste hospital desde que assumiu luta para equilibrar a parte finaceira, onde havia uma grande dívida com fornecedores, sucateamento ou ausência de muitos utensílios e equipamentos hospitalares como: macas, cadeiras de rodas, suporte de soro, mobiliario dos consultórios, ventiladores mecânicos, aparelhos de ECG, tomógrafo, hemogasômetro, carinhos de anestesia do centro cirúrgico, focos para procediementos no PS, ar-condicionados, maquinas da lavanderia entre inúmeros outros problemas.
    Desde então com um orcamento reduzidissimo a direção vem na medida do possível negociando as dívidas com fornecedores, fazendo as licitações necessárias, comprando de forma responsável e planejada os utansílios tanto necessários ao hospital.
    Porém tal é o aperto do orçamento que qualquer imprevisto gera uma enorme dificuldade.

    Neste ponto sinto a necessidade de situar o H.B.L.E.M. no contexto municipal e estadual.

    Dentro de uma macro-região que engloba partes do sul e extremo-sul da Bahia, atendendo a 128 municípios, este hospital é o destino final para todos os pacientes de média e alta complexidade (pacientes graves), clínicos e cirúrgicos e em especial os politraumatizados. Destino final quer dizer que o paciente que chega aqui não é encaminhado para nehum outro lugar, que o hospital e sua estrutura absorve e tem que resolver o caso tendo assim no decorrer dos anos assumido um papel de hospital regional e o município de Itabuna fazendo papel de estado, onde os dois plantonistas e equipe de sobreaviso fazem milagres para atender os pacientes que chegam, os pacientes graves já no P.S. e as intercorrências de 4 enfermarias com media de 35 leitos cada uma.

    Após todos estes anos assumindo este compromisso para com a região foi enrraigado na cultura e “modis operandi” dos municípios vizinhos a transferência de pacientes muitas vezes de forma abusiva e sem quaisquer contato prévio. O hospital sempre assumindo estes pacientes que devido a sua gravidade demanda inúmeros procedimentos, diárias de UTI, visitas de especialistas e cirurgias tem um custo elevadissimo para o hospital, o qual na maioria das vezes recebe apenas uma fração do que foi gasto.

    Tal responsabilidade seria uma coisa normal e a realização de uma vocação deste hospital, mas existe um grande detalhe.

    FINANCIAMENTO !

    O Estado da Bahia vem a algum tempo fazendo repasses ao hospital e ele vem se equilibrando em uma corda bamba, como um desesperado se afogando mergulha ao fundo e se apoia para impussionar-se à superfície em busca de mais um suspiro. De tempos em tempos, nas situações emergênciais o município e o estado, sob pressão, colocam um calço, um apoio abaixo do quase afogado permitindo que ele fique com o nariz fora d´agua, na ponta dos pés.

    Para efeito de raciocínio apresento a afirmação de que: segundo os paises de primeiro mundo, um hospital de ponta, para se manter com toda sua estrutura totalmente funcional com manutenção, além de incorporar novas tecnologias, gasta em média a mesma soma que foi necessária a sua construção a cada 2 anos. Os orçamentos destes hospitais incluem estas reservas que são acumuladas continuamente.

    Comparando com nossa realidade nos vemos uma diferença muito importante de gestão de saúde a nível nacional.

    É muito cômoda a situação do governo do estado, que tem o problema de saúde deu uma boa parte de suas cidades resolvidos por Itabuna em troca de um financiamento que é uma fração do que se gasta com hospitais estaduais que não atingem sequer 20% da resolutividade do H.B.L.E.M., alguns deles, inclusive, encaminhando pacientes para este hospital.

    Dentro deste estado, o uníco hospital público passível de comparação com o H.B.L.E.M. é o Hospital Cleriston Andrade em Feira de Santana.

    Após estas informações introdutórias parto para os últimos eventos que estão trazendo este desequilibrio atual no H.B.L.E.M.

    O primeiro fato importante foi as despesas referentes ao periodo da dengue, onde este hospital, confiando no comprometimento verbal do secretário de saúde do estado, abriu 2 enfermarias para o atendimento dos pacientes vítimas de dengue durante 6 meses. O repasse inicial combinado foi de R$ 250.000 mensais, somente no primeiro mês o custo foi de aproximadamente R$ 400.000 reais e em todos os meses foi superior ao repasse acertado.
    O hospital absorveu este prejuizo e ao fim do periodo da dengue sequer recebeu o valor referente aos 2 últimos meses, o que tornou inevitável o fechamento das enfermarias, demissões de contratados e desequilíbrio financeiro do hospital.

    Agora com todas estas dificuldades o aparelho e tomografia quebrou e assim como outros aparelhos precisam ser substituidos ou reparados.

    A direção simplesmente não tem uma vara de condão para solução destes problemas e sofre para organizar o financiamento destes reparos que custam valores altos.

    A respeito da matéria:

    Segundo o que se apurou um grupo de vereadores acompanhados do fotografo entraram no quarto dos médicos onde fica O mencionado livro onde foi realizada a foto.

    Cabe sim aos vereadores o papel de fiscalização dos serviços públicos e é previsto o acesso destes, assim como de outras autoridades como: Ministério Público, Conselho de

    Saúde do Município, justiça comum; a este documento. Porém este acesso deve ser realizado através dos processos legais, através da solicitação de cópias ou de vistas ao dito livro por estas autoridades.
    Os vereadores tem todos os meios institucionais e éticos para obtenção deste documento sendo fato normal em qualquer comissão de investigação, sindicância, auditoria ou outro processo que a câmara de vereadores achasse necessário.

    É uma falácia afirmar que a realidade do Hospital de Base de Itabuna não é conhecida.
    Inúmeros documentos já foram encaminhados ao governo do estado, Ministério Público,
    Câmara de Vereadores, CREMEB. Muitas destas entidades tentaram, de alguma forma, ajudar na solução mas sem sucesso.

    O mesmo livro esta repleto de outros relatos de alterações em serviço deste hospital.

    Causa viez, deturpação, a colocação deste relato meu como uma coisa isolada, única, inédita.

    Tal livro é um instrumento privativo, particular do hospital não cabendo a publicação deste da forma como ocorreu.

    Desta forma como foi feito sucita a desconfiança de que tal movimento se da no interesse, não de resolver o problema do hospital, mas de causar instabilidade na administração atual com o propósito de promover outro grupo à direção do hospital.

    Se esta e a linha que desejam seguir, que o façam, mas não envolvam meu nome em suas manobras.

    Se querem resolver o problema do hospital, está na hora de abrir uma conversa franca com o estado sobre que papel ele espera do Hospital de Base e de Itabuna, a começar do reconhecimento de sua importância atual e um finaciamento condizente ao seu papel.
    O hospital precisa de uma reforma, equipamentos novos, restruturação e ampliação da UTI, atualização da equipe médica e de enfermagem e quitação de suas dívidas para que se possa recomeçar do zero, um novo Hospital de Base capaz em sua plenitude de realizar sua vocação: o atendimento ao paciente grave.

    Para que fique claro: Este comunicado registrado no livro teve e tem como finalidade sinalizar à direção a necessidade de atenção para alguns problemas daquele dia, de forma interna e ordeira.

    Esta direção na figura do Prof. Costa, Dr. Adilson e Marcelo; têm meu total e incondicional apoio, pois lutam a todo dia para o salvamento e dignificação dete hospital.

    Atenciosamente.

    Dr. Cristiano Silva Conrado Moreira
    Médico Plantonista do H.B.L.E.M.
    CRM 17737

  28. Sem dúvidas Sr Costa, Dr Adilson e Marcelo estão fazendo o possível para mudar a cultura que o HBLEM manifestou com as gestões anteriores. Mesmo assim, o que levanta e mantém uma instituição é apenas Dinheiro para que insumos sejam comprados e pagos,equipamentos sejam adquiridos, portanto senhores leitores, além dissso, a instituição funciona como REFERÊNCIA para os pacientes sem a parceria dos municípios pactuados, pois, a grande maioria manda os pacientes em horários incovinientes (principalmente às madrugadas – pacientes estes internados há vários dias), sem regulação de leitos sobrecarregando o sistema. Nâo estou defendendo nada simplesmente sejamos JUSTOS, o desabafo de Dr Cristiano foi um ato de verdadeiro (ele é realmente corajoso), porque os PLANTONISTAS (médicos, enfermeiros, serviço social, técnicos de enfermagem, recepcionistas, maqueiros, etc) realmente são GERENCIADORES DE CRISE.
    Então, está na hora de repensar esse modelo de atenção à saúde DOS MUNÍNCIPES DE ITABUNA, para que esses problemas não venham a ceifar mais vidas.

  29. que o municipio e o governo de estado sejao acariados quem fala a verdede. chega de mentiras. o municipio acusa ao governo do estado e o governo do estado por sua vez acusa aos gestores municipais
    PARA QUE TEMOS REDES DE TVS, JORNAIS LOCAIS E ESTADUAIS
    ESTA MAIS QUE DA HORA DA EMPRESA DÉ O AR DA GRAÇA, OU SERA QUE TEM MEDO DE MORREREM COMO CERTO JORNALISTA ITABUNESE.
    A POLITICAGEM DA PESSEGUIÇAO CONTINUA SENDO MAIS FORTE DO QUE A PROPRIA VIDA. VEJEMOS O CASO ROSE CASTRO POR TER VOTADO EM UMA QUESTAO AFAVOR DA POPULAÇAO E A EMPRENSA VICA FINGINDO QUE NAO ESTA ACONTECENDO NADA
    EMPRENSA , MINISTERIO PUBLICO, DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS, GOVERNADOR JAQUES WAGNER, AZEVEDO, SECRETARIO DA SAUDE DO MUNICIPIO E DO ESTADO. ACORDA VOCES RECEBEM SALARIOS PARA TRABALHAR PELO POVO E PARA O POVO, CHEGA DE CARA DE AU. RESPEITEM A VIDA HUMANA FOI ESTE POVO QUE LHES DEU A POSSIÇAO SOCIAL QUE VOCES ESTAO HOJE. SEJEM HONESTOS VERDADEIRAMENTE. ESTA E MINHA OPINIAO HERALDO

  30. De todas as conversas publicadas neste blog sobre a polêmica do HBLEM e o Dr Conrado, a mais coerente é a de heraldo (apesar de tantos erros de português. Nós (o povo)só ficamos ouvindo, o governo municipal acusar o estado, o governo do estado acusar o município e nós otários, ficamos no meio desse fogo cruzado.Porquê a direção do Hospital não se manisfesta publicamente? Porquê não vai aos jornais e a Tv (temos 2 emissoras),denunciar publicamente o descaso das autoridades para com o hospital? O salário deles está sendo pago e bem pago em dia não é?.

  31. O ÚNICO PREJUDICADO NESSA HISTÓRIA É O PACIENTE,POIS COITADOS NAO TEM VOZ PARA RECLAMAR SEUS DIREITOS..PERDERM SUAS VIDAS E AI???? DE QUEM É A CULPA???? TALVEZ ELE PODERIA TER VIVIDO MAIS UM POUCO AO LADO DE SEUS FAMILIARES,MAS QUEM SE IMPORTA COM ISSO??? SABE QUAL É O NOSSO MAL??? O MEDO…MEDO DE PERDE O EMPREGO,MEDO DE REPRESÁLIA MEDO DE PERDE O CARGO OU SEI LÁ.MAS SEI QUE É BEM MAIS FACIL MATAR UM PACINETE E FICA QUIETO COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO… FOI APENAS UM ACIDENTE É PORQUE CHEGOU A HORA DELE SERÁ???? TODA VEZ QUE AGENTE SE CALA INDEPENDENTE DE QUE SETOR TRABALHE EM UM HOSPITAL QUE NAO TENHA CONTATO COM O PACIENTE NA VERDADE NÓS SOMOS CONIVENTE COM A MORTE DO PACIENTE. E ESSE BLA BLA BLA TODO É SEM FUNDAMENTO PORQUE NAO TRÁS RESULTADO NENHUM E NINGUEM TOMA UMA POSTURA PARA MELHORAR ESSA SITUAÇÃO SÓ LEIO DESCULPAS ESFARRAPADAS DE QUE A CULPA É DOS GESTORES..NAO DO ESTADO…NAO DO MUNICIPIL…ETC ETC ETC…E FICA POR ISSO MESMO.E QUEM PERDI A VIDA???? COITADO DO POVO QUE NAO SABE O PODER QUE EXISTE NA SUA VOZ

  32. Acho interessante este mesmo médico que está passando por uma sindicância no Hospital de Base(agressão a um enfermeiro), ainda se achar no direito de denunciar alguma coisa a imprensa. Está querendo IBOPE!!!!!!

  33. E tudo como dantes no quartel d’Abrante.

    Lamentável! O que me trouxe atualmente a esse tópico foi um vídeo de uma pessoa que teve sua mãe falecida no HBLEM.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *