Tempo de leitura: 3 minutos

Daniel Thame | www.danielthame.blogspot.com

d.

Fernando Henrique Cardoso, com seu jeitão de lorde, é tido e havido como um dos principais intelectuais brasileiros, suprassumo do conhecimento acadêmico, farol a iluminar a obscura vida brasileira. Exibe títulos de doutor honoris causa concedidos por universidades mundo afora, numa profusão de diplomas utilíssimos para decorar paredes. Uma pessoa sem a qual, possivelmente, a terra não giraria em torno dele, perdão, do Sol.

Caetano Veloso, no seu eterno estilo dândi, fazendo o tipo blasé, é considerado, não sem justa razão, um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos, protagonista da Tropicália, significativo movimentos da MPB e autor de letras antológicas, luminar a contrapor a excrescência dos axés, pagodes e outros lixos que nem podem ser chamados de música. Um sujeito sem a qual, possivelmente, a música brasileira seria uma espécie de buraco negro da mediocridade.

Fernando Henrique Cardoso e Caetano Veloso, cujos predicados intelectuais e musicais não podem nem devem ser ignorados, são dois ególatras de marca maior.

A idade avançada de ambos não os amadureceu o suficiente para aplacar a vaidade desmesurada e para entenderem que existe, sim, vida longe dos holofotes.

E que o mundo gira e canta sem eles.

Na busca por um brilhareco fugaz, no intervalo de uma semana, Fernando Henrique Cardoso e Caetano Veloso miraram no mesmo alvo: o presidente Lula.

Existe maneira melhor de aparecer do que atacar uma pessoa que está no esplendor do reconhecimento, no mais alto dos cumes, no centro de todas as luzes, por méritos próprios e não por obra do acaso?

Fernando Henrique e Caetano, claro, usaram a polêmica rasteira, para sair um pouco das sombras do anonimato, da aposentadoria compulsória.

Num artigo laudatório, recheado de ressentimentos e ponteado de inveja mal disfarçada, Fernando Henrique atacou Lula, a quem qualificou de autoritário e de adotar uma política equivocada na condição dos destinos do país. Bateu, de forma sutil, na falta de cultura do ex-metalúrgico Lula, entre outras diatribes, prontamente repercutidas por uma parte da mídia que lhe devota uma adoração quase divina.

Esqueceu-se de lembrar que, nos oito anos de seu mandato, o Brasil ´quebrou` três vezes, estatais foram saneadas com dinheiro público e depois privatizadas a preço de ocasião e a credibilidade do país no Exterior era nenhuma.

Caetano, que nos últimos anos só fez sucesso esporadicamente quando regravou canções bregas de sumidades tipo Peninha (quem?), foi ainda mais grosseiro. A pretexto de anunciar ao universo sua intenção de votar em Marina da Silva para presidenta, embora ache Serra bom, mas travado; Dilma boa, mas presa aos esquemas do PT; e goste de Aécio Neves (ufa!), disse com todas as letras que Lula é analfabeto, grosseiro, cafona e não sabe falar.

Óbvio que declarar o voto em Marina lhe renderia pouco espaço na mídia, mesmo a que tem orgasmos quando ele abre a boca para cometer suas pérolas. Caetano sabia, como FHC sabia, que só ganharia as manchetes se atacasse Lula.

Enquanto Fernando Henrique e Caetano Veloso, o lorde e o dândi, babavam por uma réstia de notoriedade, Lula, o analfabeto, recebia na Inglaterra, onde se reuniu com a Rainha Elizabeth II, o título de liderança mundial de 2009.

Manteve-se olimpicamente indiferente ao que pensam o grande intelectual e o genial compositor, que brevemente estarão de volta às paradas de insucesso, enquanto a banda toca e a vida segue.

Sem eles…

Daniel Thame é jornalista

0 resposta

  1. esse artigo não é imparcial,esse que escreveu é tendencioso, e ainda por cima esquece que o premio que o apedeuta recebeu foi pago pelas estatais e por fabricantes de cigarro e de bebida alcólica.

  2. Parabéns Daniel. Ótima avaliação.

    Sou fã de Caetano, mas, é melhor ele cantando do que falando. Ainda mais, de política. Foi grosseiro, mal educado, preconceituoso, reacionário e mesquinho. ” Existirmos, a que será que se destina? ”

    Lula, com toda a sua simplicidade, além de respeitado e admirado por muitos brasileiros e estrangeiros, é um exemplo de sofisticação, pois que, não se esforça nem um pouco para ser o que é. Apenas é, Lula.

    Quanto a FHC, não merece nenhuma credibilidade, afinal, foi o “intelectual” que mandou: ” esqueçam o que escrevi e o que falei”, depois de eleger-se Presidente. E uma porção de ingênuos a ler, estudar e avaliar os livros de sociologia na Universidades brasileiras. ” Tempo Perdido.”

  3. O que mata o homem é a sua ignorancia. É muito fácil ler uma informação e repassa-la como a verdade absoluta.

    A festa de cerimonia da Chatham House é patrocinada todos os anos por empresas publicas e privadas a mesa com 10 lugares custa 10 mil libras, esse é o valor do patrocinio.

    O patrocinio é dado antes mesmo da divulgação dos nomes dos concorrentes.

    E Lula Mais do que merece esse prêmio.

    Viuvas chorem, gritem, esperneim…. DILMA e WAGNER 2010

  4. Vou ignorar estes dois pedantes, somente para deixar mais uma vez, minha opinião sobre o presidente LULA.

    Além de tudo, ele é sofisticado, porque ser sofisticado, é como bem lembrou o Eduardo: LULA não faz nenhuma esforço para SER, sabem o que isso? Muita gente pensa em ser chique, pensando que isso é top, hiper, mega, quando é a síntese do mau gosto, do breguismo, da pobreza de espírito…

    Daniel, você mandou legal! Ferino e Sofisticado, hum…

  5. O Sr Thame fala como se Lula fosse o exemplo de postura. Na oposição ele fazia coisas muito piores. Falava baixarias contr FHC por atos que criou bases sólidas para o País, daz qual Lula aproveita hoje para governar. Contra Sarney e Collor, hoje seus amigos, falava coisas impublicáveis

    Sou contra palavras grosseiras contra a figura do presidente, seja lá quem for, mas Lula não pode reclamar disto…nem os petistas…principalmente..

  6. Daniel ou Daniel, atentai… ta ficando ridiculo a sua maneira de cachorro sarnento a defender os criadores do mensalao dentre outros.
    Toma vergonha ou recalcado. Vais comparar Lula o que nao ve com a criatividade e intelectualidades de Caetano e FHC.
    LULA E UM ACM PIORADO

  7. Zelão diz: – Idolatria a um deus de barro

    “Glória a vós Lula. Vós que estais acima de todas as coisas. Seja na terá como no céu.
    Mil vezes santificado seja o vosso santíssimo nome.
    Bem aventurado sejas, ó ícone que idolatramos e que nos destes o poder.
    Senhor, através de vós, no poder queremos permanecer. Mesmo que as custas do vosso sacrifício.
    Bendita seja a vossa infinita sabedoria, que o enleva diante de todos os homens santos e os sábios. Vós, que vive e reina sobre todos os seres deste mundo,
    Por todos os séculos e séculos… Amém!”

    (Se queres acabar com um presunçoso, infla o seu ego, e ele se sufocará na sua própria vaidade).

    Os idolatras do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estão matando o homem Lula.
    Já não se encontra mais nenhum resquício do cidadão; retirante nordestino, operário metalúrgico e semi analfabeto, que um dia, graças a sua tenacidade, foi eleito Presidente da República Federativa do Brasil e hoje acredita ser o senhor do mundo.

    De tanto idolatrarem o homem simples, fizeram-no crer, ser maior que o é verdadeiramente. Estão querendo escrever a sua história, recheando-a de glorias, antes mesmo do julgamento do tempo.

    Nega-se a ele até o direito humano de errar. O sufocam com falsos perdões, fazendo-o acreditar na sua própria perfeição e assim agindo, tiram dele o direito de rever os seus erros e de; verdadeiramente aprimorar-se como ser humano que é.

  8. Só tenho uma palavra para classificar esse artigo: PRIMOROSO!!!!

    E quanto aos mentirosos e invejosos de plantão, que morram com o próprio veneno!!!

  9. Parabens pelo excelente artigo do jornalista Daniel Thame: sereno, profundo e acima de tudo elegante; criticar alguem porque nao teve acesso a educação formal neste país é no mínimo um ato insano e imbecil, pois sabemos que poucas oportunidades este pais ao longo de sua histório deu a grande maioira desse pais; talvez agora por começarmos a reverter esta historia insurjam figuras como essas duas citadas no artigo no brilhante jornalista

  10. Parabéns pelo excelente artigo do jornalista Daniel Thame: sereno, profundo e acima de tudo elegante; criticar alguém porque não teve acesso a educação formal neste país é no mínimo um ato insano e imbecil, pois sabemos que poucas oportunidades este pais ao longo de sua histório deu a grande maioria do nosso povo; talvez, somente agora, por começarmos a reverter esta história, insurjam figuras como essas duas citadas no artigo do brilhante jornalista

  11. ao ser,. ermano docio:
    para sua informação os criadores do mensalao foram o pessoal do psdb, ou v. sa. não esta acompanhando os ultimos noticiários envolvendo o ex-governador de Minas Azeredo. Mas é compreensivel, pois pela escolha das palavras feitas por v. sa. ao dirigir ao jornalista Daniel Thame, percebe ser o senhor um sujeito de pouco cultura.

  12. Divaldo,

    Esse seu artigo foi do cacete. Por isso que digo e afirmo que você é o melhor texto da Bahia, você está para mim assim como Roberto Pompeu de Toledo esta para a Veja. Se eu fosse o Lula, mandava o Celso Amorim conseguir uma embaixada pra você, no minimo em Paris.

  13. Falar de Lula, paraece que é pecado moretal.
    ]Lula, cujo filho enriqueceu misteriosamente, Lula que patrocinou os maiores escândalos de corrupção, Lula que é um autoritário desfarçado de democrata.
    Que recebeu o prêmio, por causa de conchavos.
    Olha aí abaixo.
    “Lula, o corrupto”. – será seu nome na história.

    Uísque e cigarro patrocinaram ‘prêmio’ de Lula

    O presidente Lula deve ter se sentido em casa, em Londres, recebendo o Chatham House 2009: a Chivas Brothers, fabricante do uísque Chivas Regal, e a multinacional British American Tobacco, dona da Souza Cruz, ratearam os custos do “prêmio” com as estatais Petrobras, BNDES e Banco do Brasil, cujo patrocínio foi revelado em primeira mão, na manhã de quarta-feira (4), neste site.

    Esconde-esconde
    BB, BNDES e Petrobras se recusaram a revelar o valor pago pelo “prêmio” que Lula recebeu ontem em Londres.

    Prêmio ‘viciado’
    Além do conflito comercial, emerge também a ética da imagem do país, que implantou Lei Seca e advertência dos males do fumo nos maços।

    do site de claudio humberto.

  14. Parabéns Thame,Seu texto é de excelente qualidade.Gosto de Caetano.Mas Ele perdeu a oportunidade de ficar calado.Quanto ao finado FHC,sem comentários…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *