Tempo de leitura: 2 minutos
O teto da cadeia de Itabuna vive assim. Solução seria acordo com os presos?
O teto da cadeia de Itabuna vive assim. Solução seria acordo com os presos?

O Pimenta divulgou ontem a fuga de quatro presos da Cadeia Pública de Itabuna, ocorrida no sábado. Não é que hoje chegou a informação de que ainda ontem outros quatro deram no pé? Parece que ali tem um buraco circundado de luzes neon, piscando: “fuga”; “aqui”. Mesmo os presos que porventura não queiram fugir, são obrigados, senão ficam desmoralizados…

Mas, mesmo para casos desse quilate, há solução. Para o drama da administração da cadeia de Itabuna, por exemplo, a salvação poderia vir da sabedoria mineira, especificamente da cidade de Três Corações. Sim, é a do Rei Pelé, mas ele aqui não apita nada.

Sem mais delongas, vamos aos fatos.

Eis que 13 presos da cadeia pública de Três Corações resolveram fugir, também nesse fim de semana. Fizeram uma ‘tereza’ (alguma semlhança?),  escalaram e arrombaram o teto de uma das celas e partiram. O buraco que ficou impossibilitou a permanência de outros detentos no cárcere.

O problema: os presos que não fugiram ficaram arreliados com a necessidade de se amontoarem nas celas que restaram intactas. O que fizeram? Assinaram um termo de responsabilidade onde se comprometeram a não fugir – dizem até que alguns que não sabiam assinar empenharam um fio de bigode…

O coordenador da cadeia, Joel de Castro Miranda, disse que a iniciativa para o acordo partiu dos próprios presos. “Eles estão cumprindo à risca a proposta. Se não fosse assim, não teria lugar para eles dormirem. Temos que respeitá-los como seres humanos”.

A cadeia tem oito celas (agora apenas sete, disponíveis) e estava com 136 presos, antes da fuga dos 13. A capacidade é para 60 detentos. Ou seja, uma realidade até melhor do que a de Itabuna. Será que aqui alguém aceitaria uma proposta parecida?

Com informações da Folha online

0 resposta

  1. O certo seria um título do tipo:

    Este é o pessoal que quer ser reeleito nas próximas eleições, …, olhem como a (in)segurança pública é tratada no nosso estado, …?!?!?!

    E ainda encontra quem defenda essa gente, …!!!

    Eu acho é pouco, …!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *