Tempo de leitura: < 1 minuto

O professor Edmundo Dourado diz que não procede informaçãodando conta de fechamento do Colégio Sistema, uma das principais instituições de ensino privado em Itabuna.”Pelo contrário, estamos preparando a escola para o início do ano letivo”, sustentou. As aulas começam no dia 8 de fevereiro para a Educação Básica. Já o pré-vestibular volta na primeira semana de março.

Dourado diz não entender de onde surgiu o boato que foi motivo de nota na coluna do respeitado jornalista Eduardo Anunciação. O professor reconhece que a inadimplência tem dificultado a vida das escolas privadas, mas as adversidades estão sendo superadas.

Edmundo Dourado cita que a inadimplência no Sistema, por exemplo, beirou os 30%. Com as negociações individuais, esse percentual caiu para 24%. “Não seria uma situação que leve ao fechamento de uma escola”, sustenta.

28 respostas

  1. Recado aos colégios particulares de Itabuna:

    – Eles cobram os mesmos preços dos melhores colégios da capital, mas:

    A maioria não possui quadras próprias, ginásios de esporte muito menos piscinas, …!!!

    Creio que nenhum deles não possui um controle efetivo nas portarias, que poderia ser eletrônico, onde os alunos, ao entrar (assim como ao sair), poderiam passar um cartão (pessoal e intransferível) numa bilheteria eletrônica, e a presença, no colégio, fosse computada on line, e os pais, mediante uma senha, teriam acesso à situação geral do aluno, via internet, desde a frequência, notas, comportamento, etc, …!!!

    A maioria não dispõe de biblioteca com livros que estejam sendo usados (atualizados e adequados), além dos tradicionais módulos, …!!!

    Os valores de mensalidades são atuais, mas as instalações e o que os alunos deveriam ter acesso para aprender as coisas na prática, no sentido de melhorar o aprendizado como um todo, ainda está no nível dos anos 1970, …!!!

    Laboratórios de Física, Química, Biologia, Matemática, Geografia e Informática, ainda são “peças de ficção”, …!!!

    As “aulas práticas” devem ser assim: Suponha que isso ocorre; imagine que aquilo aconteceu, e por aí vai, …!!!

    Os colégios daqui vivem dizendo que “preparam os jovens para o vestibular”, …, mas não para a vida, …, até porque colégio não é cursinho, …!!!

    Isso, definitivamente, é uma vergonha, ..!!!

  2. MINHA FAMILIA PASSA POR PRIVAÇÕES ECONOMICAS DEVIDO A FALTA DE PAGAMENTO AOS FUNCIONÁRIOS DO COLÉGIO SISTEMA. A VÁRIOS MESES DEVENDO E SEM CONDIÇÕES DE PAGAR QUEM EU DEVO,ALGUÉM SABE COMO É TRABALHAR SEM RECEBER?

  3. A PERGUNTA QUE DEVE SER FEITA É:ALGUEM AINDA LEVA À SERIO O QUE DIZ EDUARDO ANUNCIAÇÃO?
    NÃO ENTENDO QUE RAIOS DE MOTIVO LEVA UM “REPORTER” A FAZER ESSA ESPECIE DE TERRORISMO.
    O COLEGIO SISTEMA MERECE NOSSO RESPEITO, NÃO SÓ POR SER UM COLÉGIO, MAIS POR DESENVOLVER PROJETOS PARA A FORMAÇÃO DO INDIVIDUO.
    MAIS SE AGENTE LIGAR OS PONTINHOS VAI DESCOBRIR O QUE FAZ O RESPEITADO REPORTER ATACAR O PROFESSOR.
    TRATA-SE DE UMA AFRONTA DIRETA AO FATO DE DOURADO FAZER PARTE DO GAC.
    INDEPENDENTE DO MOTIVO VALE APENA PERGUNTAR DE NOVO:ALGUEM PELO MENOS LER O QUE ESCREVE EDUARDO???EU TENTAVA E DAVA UM SONO…PAREI.

  4. Sem dúvida, é um desafio manter uma escola funcionando com tanta inadimplência. Se não me engano, de acordo com a lei, o aluno não pode ser posto para fora se os pais não pagarem a mensalidade. Posso apostar que, entre os que têm alguma dívida com o colégio (seja lá qual for: Sistema, Galileu, Divina Sartre, etc.), há engraçadinhos que se aproveitam da lei para deixar os débitos rolando.

  5. Sérgio Oliveira, acho que você deve ta desinformado entre os preços dos melhores colégios da capital enqunto o terceiro ano de nenhum colégio de Itabuna não chega a custar 500,00 , os de Salvador (Anchieta, Sartre, Oficina, ou seja os de ponta) custa mais de 1000,00 . Nivel de 1970, mais uma desinformação, colegios em Itabuna, como Sistema, Sartre COC, possuem data shows e professores atulaizados senao nao aprovariam em faculdades fora de Itabuna, e mais um desconhecimento , laboratorio e coisa do passado, o novo e sala ambiente e levar o aluno a conhecer o seu cotidiano, laboratorio de quimica, pode ser a sua propria cozinha, pode desenvolver na propria sala de aula, não necessáriamente num espaço montado especificamente para isso, fisica( ir numa academia) tudo norteia o conhecimento e muito mais importante que fazer aulas que nao conduzem o entendimento e sim mostrar que a quimica a fisica a matematica esta ao seu redor e nao em locais que ele frequentara um dia e nunca mais.
    Antes de criticar colégios de Itabuna deveria informar e nao tirar apenas por um localque diz que e a grande escola de Itabuna.

    Vergonhoso e comentar naquilo que não conhece.

  6. “MASCARADO” você esta certo e eu vou complementar… rssss o Eduardo Anunciação pode até ter um bom vocabulário, mais diz coisa por coisa na coluna… sinceramente, acho a leitura da coluna dele pouco aproveitável.

  7. 1. A quem interessa dizer que o Sistema vai fechar? Resposta Fácil, ninguem aqui e bobo
    2. Qual o Colégio de Itabuna de ensino médio e o maior da rede privada de Itabuna e não e o melhor?

    As perguntas tem a mesma resposta, se vcs não souberem responder seu raciocinio não pode SER COMPARADO com o de ninguem.

  8. Por que nao sai de traz da “MASCARA” e dá a cara a bater !!! Falar é facil. quero ver é mostrar a cara… muleque…

  9. Realmente o Colégio Sistema é um dos melhores Colégios do sul da Bahia, com 10 anos d etradição em Itabuna. O que seria hj de itabuna sem um Colégio como o Sistema… seria somente “empresas” que tentam mandar os jovens para auniversidade, sem nenhum tipo de preocupação com a formação ética e cidadã.
    O colégio sistema é muito mais que um colégio, é uma família, e faz parte da educação da Bahia!

  10. Tenho uma filha que estuda no sistema e com fé em Deus contiuará, essa informação é jogo sujo da concorrência.

    Acredito na proposta do professor Dourado, lá sim, existe uma preocupação em formar pessoas com caráter.

    Seria bom que todos conseguissem resolver os problemas financeiros e minimizassem a inadinplência.

    Itabuna precisa deste e de outros colégios fortalecidos para termos o ensino desejado.

  11. COM TODO O RESPETO QUE TEMHO POR PESSOAS IDOSAS, QUE COM CERTEZA MERECEM TODA A NOSSA ATENÇÃO, CARINHO, RESPEITO E ADMIRAÇÃO, OS SENHORES NÃO ACHAM QUE ANUNCIAÇÃO ESTA NA HORA DE APOSENTAR? IR PESCAR NA LAGOA ENCANTADA, PRAIAS DO SUL, ITACARÉ, LÊ UM BOM LIVRO E PRATICAR ESPORTES EM VEZ DE FALAR, FALAR, FOFOCAR, FAZER INTRIGAS, BAJULAR, BABA OVO DE JABES E OUTROS POLITICOS DESACREDITADOS,EM TROCA DE QUE NINGUEM SABE, TEM QUE FAZER COMO OUTROS PROFISSIONAIS DE DIVERSAS ARÉAS QUE PERCEBEM A HORA DE PARAR, ANUCIAÇÃO JÁ ESTA CAINDO ,CAINDO NÃO JÁ CAIU NO RIDICULO COM SEUS COMENTERIOS.

  12. Marcos Ou professor Marcos Lemos, vulgo marcao,virou uma especie de garoto propaganda, mas com o objetivo de propaganda enganosa,
    pois o Sistema, vem quebrado a anos, n so por causa da inadimplencia e sim com os gastos nas campanhas de Beto ´´Cavalo“Dourado,
    onde o mesmo nunca passou da casa dos 1.100 votos e continua tentando.
    Primeiramente, o professor Edmundo Dourado pode ser um excelente professor, mas como educador de familia é um ´´primata“.
    Recadinho Inteligente: Campanha se faz como dinheiro proprio e n tirando do colegio e gastando aletoriamente.

  13. Direito de Resposta

    Ao Sr. Marcos:

    Pelo que eu li no teu comentário, já percebi que V. Sª. pouco – ou nada – entende de educação, formação técnica profissional, ou coisa que o valha, …!!!

    Uma pesoa chegar ao ponto de escrever que “laboratório é coisa do passado”, …, é sinal que – atualmente – os cientistas desenvolvem as suas pesquisas em “cozinhas e/ou academias de ginástica”, …!!!

    Sendo assim, acompanhando o teu “pensamento/raciocínio ultra moderno”, melhor seria mandar fechar as Universidades, as EMBRAPAS e os demais Centros de Pesquisa, além das Escolas Técnicas, …, e abrir mais cozinhas e/ou academias. “QUE BELEZA”, …!!!

    Pasmem, pois estamos em pleno ano de 2010, …!!!

    Talvez seja uma “inovação” e eu ainda não estou sabendo, …, daí o meu “desconhecimento”, da miha parte, dito por V. Sª., …!!!

    Na área de Estatística, em particular, já há, inclusive, os laboratórios vitruais, já que não há necessidade, por parte dos discentes, de manusear reagentes químicos, ou coisa que o valha, são apenas simulações, sem o risco de efeitos colaterais e/ou deletérios, mas as matérias básicas, cuja pesquisa básica necessita ser desenvolvida, o espírito investigador/pesquisador necessita ser estimulado, principalmente dos jovens (daí a criação, pela CAPES e/ou CNPq, de programas de Iniciação Científica, com bolsas e/ou auxílios pecuniários, inclusive para alunos do 2º grau), e ser considerado como “em depreciação por obsolescência”, …, aí, me desculpe, mas é de lascar, …!!!

    É por causa de gente que “pensa” desta forma que a educação no nosso país está cada dia pior, …!!!

    É por isso que nós, cada vez mais, temos que importar tecnologia, desenvolvida em outros países – “por pessoas formadas como na época antiga” – a preço de ouro, …!!!

    De qualquer forma, Sr. Marcos, …, “desculpe a ingorância do macaco”, …!!!

    V. Sª. deve ser daqueles que acham que tudo deve ficar no campo da suposição, do achômetro, da imaginação, …, e que as aulas devem ser unicamente teóricas, apenas na base do “cuspe e giz”, …!!!

    Deus que me livre, …!!!

    Prefiro mil vezes ser rotulado de “antigo” e/ou alguém que demonstra “desconhecimento”, …, ao invés de “moderno” como V. Sª., …!!!

    Lá ele, …!!!

  14. TODOS ,OU UMA GRANDE MARIORIA ASSINALARAM POSITIVAMENTE CONTRA A INFORMAÇÃO DO COLÉGIO ,MAS, OS FUNCIONÁRIOS DO SISTEMA PASSANDO FOME TRABALHANDO, É JUSTO ISSO?
    ALGUÉM PERGUNTOU DISCRETAMENTE A FAMILÍA DOURADO SE ISSO TÁ CERTO?

  15. Sr Sergio, disse que exste outras formas de laboratorios e que o senhor precisa esta mais informado pra outras metodologias de ensino. Na internet tem varias , nao so podemos esta presos a espacos que dizem laboratorios.

  16. Sr maninho, que nao mostra a cara, a campanha de Beto foi feita com dinheiro do proprio bolso dele, e quanto a garoto propaganda sou professor especialista, pode consultar o curriculo lattes, se vc sabe o que e isso, e verá que nao e apenas propaganda. Trabalho e estudo, nao trabalho apenas no Sistema.

  17. Direito de Resposta ao Sr.Marcos

    Sr.Marcos, não é justo ´´pais de familias“ ficarem passando necessidades por causa dos ´´caprixos ou vaidades“ do professor Edmundo Dourado…(ex: Investindo dinheiro em campanhas ´´futeis“ e trocando todo ano o corola do ano, isso pode?!), no meu entedimento primeiros vem as ´´obrigações“ e lá atras as ´´vaidades“, mas isso não ocorre no sistema, pois desde da epoca que eu estudei naquele estabelecimento mais financeiro do que educacional, eu via uma grande rotatividade de trocas de veiculos.(astra, corsa, corola, scinic e etc), sem contar daquelas gincanas mediocres que não somão nada, alias só votos pela metade para Beto Cavalo, Terceiro ano como vc sabe é ano de estudo, ano de preparação para o vestibular e não ano de recreação.
    Sobre seu curriculum pouco me importa, faça um mestrado e um doutarado, pois o colegio sistema irá fecha as portas logo logo e
    vc precisará de um novo empreguinho.

  18. Sr maninho, frsutrado que não mostra a cara, tem medo? nossa o mundo ta ae, tem que ter medo não, afinal vivemos numa democracia, quanto ao dinheiro de professor dourado, uma vez que disse que foi aluno, pode ir falar com ele , outra coisa Gincana não atrapalha e participa quem quer, se voc~e nao participou e perdeu, lamentavel, muita gente participou e passou, se vc torce pra o sistema fechar as portas lamneto tb, estudou com agente e so fez ter raiva e inveja, lamento enquanto vc torce pra fechar , muitos torcem pra continuar e quanto empreguinho, Quimica não falta emprego, alias vc pode ate fazer vestibular e facil de passar,so nao sei se vai conseguir cursar, FALTA PROFESSOR DE QUIMICA NO BRASIL logo nunca faltara emoprego enquanto for vivo hehehhehe. To d eprofessor da UESC, na sua epoca nao era professor universitário , as coisas mudam, evoluem , mas acho que vc está preso ao passado. Mostra a cara , gosto de discutir sabendo quem e, vc sabe que sou tranquilo e discuto numa boa.

  19. Frustado?! só rindo de vc e companhia limitada,
    primeiro sou formado em direito, possuo OAB, tenho especialização e passei no concurso publico fora do estado…mas tudo isso graça aos meus esforços, pois percebi que estava no colegio voltado no interesse financeiro… cai fora, graças a deus pude concluir meus estudos na capital do estado, onde lá ensina um professor brilhante, que se chama Naldo, alí sim é um profissional que pensa em primeiro lugar no aluno, diferente de vc marcos lemos que só falava besteiras, era sombra do professor Cristian e para completar falava mal dos colegas.( ex: adailson), sendo que vc sempre queria ser oq vc falava dele, mas se reprime!…Pude perceber que vc ficou muito aborrecido com as verdades dita de um ex-aluno, vc acha que um colegio com 5 , 6 e 7 salas de primeiro ano e segundo dão conta do ensino de todos?! com mais de 50 alunos?! claro que não, ta ae a resposta agora, o colegio na beira da falencia…para mim isso não chega a ser uma discursao e sim uma opnião com ´´liberdade de pensamento“, vc ta acostamado de encontrar uns ´´dig dig“ da vida,
    só que uma hora vc encontra outros com pensamentos diferentes do que vc gostaria de ver.
    vc falou em evolução vamos comparar os ´´contra-cheques“?!
    Auditor Fiscal é foda!rs…´´isso se chama EVOLUÇÃO“.

  20. Sr.Marcos o senhor ´´calado é um poeta“, procure ficar mais queto,
    pois será o BEM A SOCIEDADE!

  21. Continua sem mostrar rosto, fez eses concursos todos e nao prendeu e aparecer, tem medo, quanto e a Naldo, grande ensinante pode até passar bem contéudo, mas professor tem que fazer faculdade. Logo imaginei que vc e um recalcado, sabia que era aluno do galileu, deve ter saido logo do Sistema pq não aguentou o tranco, mas fico feliz que conseguiu seus objetivos, não falo mal de colegas apenas brinco, se vc entende assim tudo bem , os colegas sabem, outra coisa, quem e vc mesmo? ah passou nesses concursos todos e ninguem sabe quem e, e a sua chance, nunca vivi a sombra de Christian, nunca vivi , mas se pensa a sim , fico satisfeito em viver na sombra de um grande profesor, Christian e muito bom por isso convidei pro Sistema, quanto a vc aproveita ae pra fazer uma midia e ao menos aparecer, oh desculpa, não tem coragem , não aprendeu isso. Valeu abraços e seja feliz já que ta comparando contra cheques , fazer sucesso e ser reconhecido e muito mais que isso, ta na hora de vc colocar a sua cara ja tem um tempinho que passou do ensino médio, pode aparecer , não vou tirar ponto hehehehhehee , tem nada a perder. EVE SER ALGUEM QUE QUER FICAR DE BEM COM TODO MUNDO E AINDA FALAR E FINGER QUE E GENTE BOA. pARBÉNS PELO SEU sUCESSO.

  22. Marcos Lemos, vc é esquecido ou semi-analfabeto?!, pois como eu disse
    ´´concluir meus ensinos na capital do estado“, vc fundou algum galileu lá?!…sempre fui um excelente aluno, a resposta como eu já disse,especialização e passei no concurso de auditor, vc é muito esquecido rapaz!, leia direito antes de responder!, vc ficou retado porque eu só falei a verdade…seu colegio mediocre financeiro ta pior que um capenga,logo logo vcs vao inventar de fechar e abrir outro nome ´´fantasia“ e continuar com esse jogo financeiro, um exemplo do que eu digo é a resposta nos vestibulares, Ex: medicina vc não ver o sistema, já que vc colocou o galileu na parada, olha o galileu!, quetinho quetinho engoliu todos e o sisteminha, ´´pobre sombra“.Não tenho nada contra a sua pessoa,e nunca tive, mas não podemos ´´tapar buraco“ com cimento, continue trabalhando muito pra quem sabe um dia vc chega a igual a mim.
    Em relação aos pontos, vc foi engraçado, mas deixa pra seu amigo diego, ele gosta de um pontinho seu,rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr…
    Eu tambem sei brincar né?!
    Obrigado pelos PARABENS! EU MEREÇO.

  23. So esqueceu de tomar coragem e aparecer, auditor, aparece que conversamos,nao vou ficar fazendo joguinho de quem não existe.
    Oxente queria fazer medicina, pq citou esse curso…. kakakkaakakakakka Esquece o Sistema cuida de sua vida e de sua carreira. hehehehhe e Aparece toma coragem em Salvador tem bons colégios e ensinam a mostrar a cara e ser Homem.Mas não vou mais responder, aprendi sempre a falar cara a cra sem ficar escondido.

  24. Marcos Lemos, parece um bobo alegre, quem deve mostrar que é Homem é vc! ´´uma masculinidade duvidosa“, eu honro as minhas calças, já vc eu n sei, deveria perguntar a diego?!,… e o unico que gosta de aparecer é vc, até ´´pai de santo“ fez o mestre dourado contratar para fazer uma rezadeira durante a semana, e sobre a minha area nunca tive duvida, não é a toa que sou um homem bem sucedido,
    diferente de vc, professor…um simples professor!

  25. Nossa! Quanta discussão! Nesses comentários há verdades e mentiras. Por exemplo, o colégio Sistema realmente fechou uma parte das suas atividades e de fato, há professores ali que não recebem pagamento há mais de um ano. Mas nisso tudo aí em cima, o que me deixou mais surpreso foi: tanto o MANINHO quanto o MARCOS são semi-analfabetos (ou no mínimo analfabetos funcionais)!!! Para perceber isso, basta notar os textos acima, ignorando pontuação, gramática, acentuação… erros primários mesmo! Um já passou em concurso de auditor e outro é professor do próprio colégio Sistema. Aí vem a questão: onde vamos com auditores e professores que não sabem sequer escrever comentários num blog sem assassinar a língua portuguesa?

    Pior: como pode um aluno do Sistema ter boa avaliação numa redação de vestibular se o próprio professor não escreve uma linha corretamente? Aprendam com o titio aqui: não basta estudar e passar em concursos: PROCUREM LER LIVROS, seus analfas!

  26. Este Roberto falou e disse! Quanta gente boba, de uma lado um homem que arrota dizendo que é auditor e bla bla que passou em concursos (deve ter tido um padrinho político) e do outro lado um que mal consegue se expressar.

  27. Não sou sabichão não, meu camarada… basta ter um mínimo de leitura para perceber o baixo nível (ou como diria o rei Roberto Carlos, o ‘português ruim’) dessa galera. Aliás, em menos de uma linha, você também conseguiu mostrar seu lado de analfabeto funcional. Tenho dito.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.