Tempo de leitura: 3 minutos

A empresa teria cometido o crime para fugir da responsabilidade por um acidente na rodovia Ilhéus – Itabuna. Quatro jovens perderam a vida.

Pryscila, Tatiana, Elis e Larissa. Quatro vítimas de um acidente que ganha nova e explosiva versão

Um acidente que chocou a população de Itabuna, pela brutalidade com que tirou a vida de quatro belas jovens, todas com idades entre 23 e 25 anos, tem agora uma reviravolta. A nova perícia realizada no trecho da BR-415 onde o Ford Fiesta, dirigido por Pryscila Gama Antunes, colidiu com um ônibus da Águia Branca, aponta: a responsabilidade exclusiva pelo acidente foi do veículo da empresa.

O laudo sobre a colisão, ocorrida a 5 de janeiro de 2008, destoa do que foi produzido anteriormente, pelos peritos Paulo Roberto Libório Teixeira Viana e Robson Lincoln Farias Nunes, que apontava culpa da motorista do Fiesta.

Priscyla e Tatiana Berbert Pitanga Franco, que viajavam na frente, morreram no local da batida. Larissa Prates Alpoim Andrade e Elis Maiane Santos Santana iam atrás e chegaram a resistir por alguns dias no hospital. Todas faleceram, vítimas de politraumatismo.

As meninas vinham de uma festa numa fazenda às margens da rodovia e, em função disso, logo se disseminou a versão mais fácil de acreditar: a de que elas estariam de porre. É isso que sugere o primeiro laudo, ao mencionar inclusive uma testemunha que afirma ter gritado para alertar a motorista de que ela estaria na contramão. O segundo laudo não indica que isso tenha ocorrido.

A versão de que a motorista bebeu não foi confirmada. A segunda perícia analisou as imagens brutas da festa em que Pryscila se encontrava e, em nenhum momento, a jovem aparece consumindo bebida alcoólica. Familiares e amigos dizem que ela estava com a garganta inflamada. Para completar, não foi realizado teste que comprovasse a ingestão de álcool.

PERITOS SOB SUSPEITA

Reconstituição, há um ano, derrubou tese de peritos (Foto Pimenta).

São extremamente graves as suspeitas contra os peritos, levantadas pela investigação conduzida pelo delegado especial Luciano Patrício. Segundo relatório, eles já teriam prestado serviços particulares à Águia Branca. A quebra do sigilo telefônico de Libório também detectou que ele, nos dias 12 de fevereiro e 13 de março de 2008, conversou diversas vezes com um preposto da empresa, Luciano Magno Vivas Martins.

Libório e Robson Lincoln haviam sido absolvidos em processo administrativo que apurou supostas irregularidades na perícia do acidente. Com as novas informações surgidas, o procedimento contra eles foi reinstaurado.  O delegado Luciano Patrício está convencido de que os dois peritos cometeram os delitos de corrupção passiva e prevaricação e, portanto, serão alvo de inquérito também na esfera criminal.

Irmão de Larissa, o advogado Marcos Alpoim afirma que o novo laudo restaura a imagem a dignidade das vítimas. “Além de perderem a vida, elas também ficaram com a fama de irresponsáveis, inconsequentes, beberronas e isso é um desrespeito grave, um absurdo contra o qual jamais nos conformamos”, afirma.

Alpoim critica a postura da Águia Branca, que chegou a mover ação de indenização contra os pais de Pryscila, exigindo R$ 5 mil como reparação pelos danos causados ao ônibus. De acordo com a investigação do delegado Luciano Patrício, a empresa fundamentou a ação cível utilizando termos idênticos ao laudo de Lincoln e Libório.

Detalhe: o laudo saiu após a ação ter sido protocolada, o que, na opinião do delegado, confirma a estreita relação entre a empresa e os peritos.

34 respostas

  1. Como acreditar na justiça desse país? Como acreditar nas autoridades? A polícia e o judiciário estão cheios de aloprados, sujeitos corruptos e inescrupulosos, que se serve da miséria e do sofrimento alheio para se locupletar e tirar vantagens financeiras. Até quando iremos conviver com isso? Tá na hora de alguém ser punido por esse tipo de crime. Fora, pseudos representantes da lei!

  2. elas estavam bebadas e perderam o controle do carro… infelimente morreram, uma pena, lastimável e muito desesperador para a família, mas não vamos culpar o motorista, que estava TRABALHANDO, por algo que ele não fez só pra limpara imagem das meninas, que esse acidente trágico não venha infernizar mais a vida de ninguém pelo amor de Deus. O motorista tem a vda dele pra continuar, elas estavam voltando de uma festa onde foram vistas bebendo e muito. Não são culpadas, são vitimas, mas do destino, não do pobre (POBRE) mototista. Pensem no mal que estão fazendo a ele, não a empresa, ele levará a culpa, e será julgado por toda sua vida por isso, não sejam desumanos só pq a vida lhes tirou algo tão belo. Sinto muito pela morte delas, sinto muito mesmo pq perdi pessoa querida assim, mas não tirei a culpa dela, não coloqei no caminhão que bateu nela… ela foi a responsável pelo acidente e até hj o motorista sofre de deprssão por ter visto uma pessoa tão linda e nova morta em seu caminho, ele sente, nós sentimos,mas nunca o culpamos porque seria a gente querer colocar a culpa em quem não tem, é o que vcs estão fazendo. Parem de massacrar um homem trabalhador.

  3. “Obstinação, perseverança e qualidade”.?

    Você aí que costuma viajar para capital (SSA), boicote essa empresa nefasta. Aproveite as promoções que viajar de avião vem proporcionando ultimamente a ótimos preços e ajude de certa forma a derrubar essa empresa que se diz importar com o bem estar das pessoas. 🙁

  4. Com certeza Xambinho, Deus irá fazer com que os canalhas paguem por isso. Nossa menina se foi e cada dia que passa a saudade só aumenta. Essa barbaridade não pode ficar impune. QUEREMOS JUSTIÇA!!!!!!

  5. A verdade veio a tona, a justiça infelizmente e tardia, a vida das jovens se foram, mais a etica e a moral das familias estao sendo preservadas.

  6. essa atitude desses servidores publicos ja era evidente pra quem acompanha esse caso de perto desde o inicio,, e é por causa desses profissionais ligados a policia civil da bahia,, que a cada dia que passa toda uma categoria de policiais civis ,, cada dia se desvaloriza mais e mais perante aos olhos da população.

    cade a secretaria de segurança que não toma providencias?

  7. E agora? Em quem acreditar?

    O Robson foi meu professor no 2º Grau, sempre foi uma pessoa muito correta.
    Agora novas provas surgem e negam o que tinha sido verificado na perícia anterior.

    Minha opinião sobre o caso é falha humana de todos!!!

  8. “nana”

    PARE DE FALAR MERDA MULHER…ISSO FOI CONSTATADO AI QUE OUVE FRAUDE NA PERICIA, IRREGULARIDADE , E PRA VC NAO PODE PREJUDICAR O MOTORISTA???

    POR CAUSA DE PESSOAS COMO VOCE QUE NAO INVESTIGAM AS REAIS CAUSAS DE FATOS QUE ACONTECEM EM NOSSA SOCIEDADE QUE ESTAMOS ASSIM EM UM PAIS TOTALMENTE TOMADO PELA INJUSTIÇA E CORRUPÇAÕ!!!

    ISSO E UMA VERGONHA!

  9. “elas estavam bebadas e perderam o controle do carro…”

    É muito fácil chegar a uma conclusão baseando-se em um pressuposto. Quero ver que é homem ou mulher o bastante para provar o que diz.

  10. Foram quatro jovens que infelizmente se foram, e as familias que perderam com isso, porém, a condutora do veiculo estava COMPLETAMENTE embriagada, e veio ultrapassando tudo e todos (inclusive pela direita… houve momentos em que ela ultrapasava os 140 km/h….

    As familias que sofrem…. mais colocar a culpa na empresa de Onibus é bem mais fácil…..

  11. Para Mr Anderson:

    tem o direito sim de estar indignado com a Águia Branca, mais vamos ser realista, é uma de poucas empresa no Brasil que mantém uma qualidade com seus profissonais na parte de reciclagem, enquanto a viajar de avião seria bom, mais quem viaja de ônibus Sr. Mr Anderson é porque não gosta de viajar de avião (medo) ou porque não tem dim dim para se deslocar até ao aeroporto de Ilhéus.

    Gosto de suas críticas, mais fracamente tem hora que fala cada fora!

  12. Orientação aos policiais, sempre façam tudo com imparcialidade, por isso não se pode receber presente de empresas de ônibus, como cesta de natal, passagem de ônibus e etc… Senão fica nas mãos.

  13. Uma resposta à “campanha” do Mr Anderson:

    Quer boicotar a águia branca? Arranja uma carroça e coloca o Mr. Anderson para ir puxando o hipomóvel até Salvador, …, e tenha uma boa viagem, …!!!

    Certamente, para ele, “boa” é a Rota, …!!!

    Agora, algumas perguntas:

    1 – Será que o motorista estava “cheio da cana”, retornando de uma “aula da saudade”, na hora do acidente, …?!?!?!

    2 – As garotas estariam trabalhando, em plena hora de expediente, quando ocorreu o acidente? A propósitoelas trabalhavam onde, em qual função, …?!?!?!

    3 – O motorista é um pai de família? E quanto a elas, alguma delas sustentava alguma família, …?!?!?!

    4 – Será que o motorista estava na contra mão, …?!?!?!

    5 – Será que o ônibus invadiu a outra pista e causou a colisão, …?!?!?!

    6 – Qual a velociadade do ônibus na hora do acidente? A empresa possui tacógrafo, …?!?!?!

    7 – A garota que estava conduzindo o carro, qual a catgoria da carteira de habilitação dela? Há quanto tempo ela dirigia? Já havia se envolvido em acidentes antes? Seria profissional (categoria C, D ou superior)? Passou por algum treinamento, reciclagem ou coisa que o valha, assim como os motoristas passam, …?!?!?!

    8 – Qual a velocidade do carro em que estavam as garotas na hora do acidente? O carro possuia tacógrafo, …?!?!?!

    9 – O carro em que as garoas estavam invadiu a pista contrária, na contra mão (foram periciadas as marcas de pneus na ocasião do acidente? Havia sinal de frenagem, …?!?!?!

    10 – Foi feito algum tipo de exame de sangue, ou coisa que o valha, da garota que conduzia o veículo particular para detectar sinais de embriguez? E do motorista da empresa envolvida no acidente, …?!?!?!

    Ao responder às perguntas anteriores, com alguma base, já teremos subsidios para começar a pensar em acusar alguém, …, caso contrário, restam apenas opiniões infundadas, parciais e passionais, …!!!

  14. Espero que a verdade prevaleça. Foi de péssimo gosto essa história da empresa pedir indenização por conta de um para-choque. Uma crueldade para quem só pensa no lucro.

  15. Ah..mas pensem bem.. Quem é o culpado? O motorista profissional iniciando a sua viagem ou as meninas vindo de uma festa?

    As evidencias mostram que elas podem ter errado..

    Tenho minhas duvidas sobre esse laudo 2.. QUEM garante que esse laudo 2 esta correto? so quem sabe o que aconteceu, era quem estava na hora..

    Podem por a prova o laudo 1, mas não podem afirmar que o laudo 2 é conclusivo.

  16. Esta empresa já deveria ter sido execrada da Bahia há muito tempo.Chegou como quem não quer nada, hoje controla inclusive o transporte para a Chapada Diamantina e Estrada do Feijão. Mais de 50% das linhas intermunicipais são exclusivas da Águia Branca.
    Atentem para o detalhe de que não compram um mísero parafuso aqui na Bahia, Tudo vem do Espirito Santo.Se alguem ver um carro da Aguia Branca emplacado no nosso estado, eu dou um doce.
    Fernando Florencio
    Ilheus/Ba

  17. O unico comentario racional eh o de Sergio Oliveira(perguntas otimas), os outros movidos por emoção e sem sentido!!
    A aguia branca eh a unica q cumpre seus horarios e nao vai niguem em pe… onibus novos.. emprega milhares de pessoas na regiao… Duvido alguem boicotar.. vai de cidade sol p salvador p ver..

  18. Minha colocação é a seguinte:

    Os motoristas da aguia branca são exaustivamentes treinados para qualquer tipo de situação,não acredito que o motorista tenha culpa.

    A culpa foi da imprudenncia das meninas que dirigiam o cara o laudo fala por si só e as marcas que ficaram no asfalto mostra e eu vii as marcas do asfalto,o fiesta passou para pista contraria e se chocou de frente com o onibus,o engraçado é que não foi feito o exame para ver se a menina dirigia estava bebendo né estranho não,agora querem acusar o motorista do onibus,deviam é ter vergonha na cara de querer acabar com a carreira do motorista que tem familia e sofreu muito por causa de acusassões infundadas.eu continuo achando estranho as filmagens filmaram durante toda a festa a menina que estava dirigindo,a garganta estava inflamada,ora me poupem,vcs pensam que a sociedade é burra pelo amor de Deus,assumam nossas filhas estavam erradas estavam com o r…….o cheio de cana mesmo.

  19. “O delegado Luciano Patrício está convencido de que os dois peritos cometeram os delitos de corrupção passiva e prevaricação e, portanto, serão alvo de inquérito também na esfera criminal”

    APRENDAM A LER, E NAO ACREDITAR EM TUDO QUE DIZEM, PODERIA MSM SE NAO TIVESSE SIDO CONTESTADO O LAUDO DESSE ACIDENTE TER PASSADO EM BRANCO, O QUE EXPLICA AS LIGAÇOES DOS PERITOS COM A AGUIA BRANCA? ELES TEM RELAÇOES ? ACORDEM PESSOAS

  20. TUDO TEM QUE SER ELUCIDADE E INVESTIGADO, NAO FAZER O QUE UNS E OUTROS SUGEREM DESIMPLESMENTE ACEITAR UM LAUDO, COMO SE OS PERITOS FOSSEM CORRETOS…

    ESTAMOS NO BRASIL…CORRUPÇÃO E RECEBIMENTOS DE PROPINA, SAO COISAS COMUNS AQUI

  21. Até que provem o contrario Robson Liconm é um excelente profissional,de carater inquestionavel e honesto,repito o que nana falou não coloquem a culpa no pobre do motorista,pessoas que conheço me falaram que todas as quatro meninas estavam bebendo sim e muito vamos ser realistas vamos deixar de demagogia isso é uma VERGONHA!!!!!

  22. A é empresa é negligente e aparenta mesmo ser corrupta… os peritos podem até ser safados mesmo, mas fica difícil conseguir as provas materiais p condena-los… e cá p nós, todos sabemos q as meninas estavam alcoolisadas e pederam a direção do veículo … quase 90% da populaçao de ios-itabuna faz esse trajeto comendo agua. imaginem essas meninas bebendo só agua e refrigerante na aula da saudade.. conta outra

  23. Sergio Oliveira

    Vc se diz tão entendido,leia as materias e encontra todas as suas respostas.Ouça as entrevistas.

    Renato

    Como é que uma pessoa anda a 140 km , se o veiculo dirigido por Priscila não se locomoveu mais de 2 km em espaço com curvas e outros veiculos tb trafegando.

    Duas meninas estavam bebendo e duas não estavam ,sendo que a Priscila não estava bebendo, tem videos que comprovam.

  24. O Delegado Luciano Patrício de Oliveira, em 2008, era o Diretor da Penitenciária Lemos de Brito, em Salvador, quando da Operação Big Bang, sendo exonerado do cargo e indiciado no Ministério Público da Bahia nos Artigos: Art. 149, CP – Por manter presos trabalhando diariamente sem nenhuma renumeração; Art. 136, CP – Redução a condição análoga a de escravo; por manter os apenados em condições sub-humanas de encarceramento (conforme foi constatado por CPI na época Instaurada); Art. 319, CP – Maus tratos; pela omissão em relação a comércio irregular e previlégios dados a preso – Prevaricação e Art. 320, CP – Condescendência criminosa. Ressalto que toda esse indiciamento foi devido o envolvimento do referido Delegado, com o Traficante GENILSON LINO DA SILVA, o “PERNA”, que se ninguém se lembra, era aquele bandido em cuja cela de cadeia em que se encontrava recluso, foi encontrado R$ 280 000,00 (duzentos e oitenta mil reais), além de seis celurares, duas armas de fogo (pistolas) e drogas. O caso foi tão sério, que o Dr. PAULO GOMES JÚNIOR, Promotor de Justiça, naquela época declarou no program Fantástico da Rede Globo: “SE EU COMO PROMOTOR DE JUSTIÇA QUISESSE INGRESSAR NO SISTEMA PRISIONAL, EU TERIA QUE TER, DE FORMA VERGONHOSA, O SINAL VERDE DO BANDIDO (PERNA) PARA ENTRAR”.

  25. acredito muito na aguia branca porque conheço essa empresa,conheço todo tipo de treinamento em que é submetido seus foncionários.não precisa ser perito pra saber que quando um carro se choca com outro fica sem dominio,por isso é wue o onibus foi parar na contra mão.a diretoria da aguia branca não pode aceitar essa tese deste delegado maluco que estar querendo se promover.não posso afirmar que esta jovem que dirigia este automovel estava bebada mas que ela estava na contra mão não duvida.o que causou esse acidente foi uma lonbada que tinha neste local,sentido ilheus itabuna não vejo ninguem citar esse detalhe…

  26. Espero que a verdade prevaleça, e que mais uma vez a justiça não venha a falhar…Realmente isso não vai trazer as meninas de volta, mais, irá trazer conforto às pessoas que as amavam. Espero em Deus que a Águia Branca não se livre dessa.E aqueles que continuam desrespeitando a memória das menina, espero que nunca passem pela dor de perder alguém que ama.
    Estarão para SEMPRE em nossa memória e nosso coração.

  27. Nao entendo como o poder do dinheiro pode tudo o que tem de jente se manifestando a favor da aguia branca e brincadeira ficou comprovado que houve envolvimento dos peritos atravesda quebra do sigilio telefonico parem com isso.

  28. Nas probabilidades quem estaria errado um motorista com 14 anos de carreira na empresa ou as patricinhas chicleteiras que invadiram a contra mão? Foram curtir a Ivete no inferno!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *