Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado federal Geraldo Simões (PT) é um dos muitos contrários a aliança eleitoral que pode levar César Borges a compor com Jaques Wagner. César, todos sabem, é de matriz carlista. O parlamentar acredita que o eleitor não entenderá essa mistura que colocará Borges como candidato a senador na chapa em que Wagner disputará a reeleição.

Mas a união entre carlistas e petistas não parece ser contraditória ou difícil de explicar quando a aliança lhe é favorável. Veja o exemplo de Itacaré: Geraldo é o autor intelectual de uma “bomba” no diretório do PT de Itacaré. O deputado convidou o ex-prefeito Jarbas Barbosa (DEM) para o comando petista no município da Costa do Cacau.

A negociação desastrada implodiu o PT local. O ex-candidato a prefeito pela legenda, o professor Danilo Reis, aliado de GS, preparou a sua carta de desfiliação. Jarbas Barbosa teve mandato conturbado. O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) o afastou do cargo em 2008 por fraudes em licitações e desvio de dinheiro público.

12 respostas

  1. Não compreendo a razão de tanto espanto quando o assunto são as declarações de Geraldo “minha pedinha” Simões. A contradição entre o que ele critica e o que ele pratica parece haver se consagrado como sua marca registrada.Aliás, é a marca registrada da maioria esmagadora de nossos excelentíssimos políticos. Não vai demorar para o bipartidarismo facilitar nossas vidas na hora bendita do voto.

  2. Isso tudo é novidade para mim que sou vice-presidente do Partido dos Trabalhadores de Itacaré-Ba. Notinhas maledicentes como essa são fruto de uma política rasteira, dos “melhores” tempos do Carlismo, estranho agora é ver o PC do B, no seu site, usando dos mesmos métodos torpes para tentar desestruturar o PT de Itacaré. Está balela de aliança com Jarbas não existe, se Geraldo Simões tem alguma aliança com ele, problema dos dois, devem estar se merecendo, o Partido dos Trabalhadores de Itacaré-Ba se mantém limpo. Ao contrário do PC do B de Itacaré-Ba que a pretexto de assumir o poder se desfigurou se aliando e aceitando nos seus quadros o que há de mais retrogrado na política do município e o resultado é a porcaria de administração que estamos vendo em Itacaré. “Seu pimenta” estaria prestando um grande serviço mostrando as mazelas da administração do PC do B de Itacaré-Ba, ao invés de ficar plantando notinhas encomendadas pelo Prefeito de Itacaré ao candidato Venceslau.

    Abel Reis.
    Vice-Presidente do Partido dos Trabalhadores de Itacaré-Ba.

    Da Redação: O tempo é o senhor da razão, Abel.

  3. Alguma coisa está errada com a notícia. Quem comanda um Diretório Municipal do PT é um colegiado eleito pelo voto direto de todos os filiados da quele município. Esse colegiado é denominado Comissão Executiva e é composto – nos municípios pequenos – de sete membros: presidente, vice-presidente, secretário-geral, tesoureiro, secretário de formação políitica, secretário da juventude e secretário de mulheres.

    Cada membro eleito dessa Comissão Executiva só pode candidatar-se se tiver mais de um ano de filiação ao Partido na data do PED – Processo de Eleições Diretas. Pelo que tenho conhecimento, o presidente eleito no ´ltimo PED em Itacaré é o vereador Zé da Farmácia, militante do PT há muitos anos.

    Portanto, o Geraldo Simões não pode ter “convidado” quem quer que seja do DEM para “comandar” o PT de Itacaré. O PT é o único Partido político que não pode ser “tomado” e nem pode ser “entregue”, como acontece rotineiramente com os demais. Quem manda no PT são os seus filiados elegendo pelo voto direto os seus representantes dentro da legenda em todos os níveis: zonal, municipal, estadual e nacional.

  4. Esta Noticia ou “nota” encomendada demonstra um enorme desconhecimento sobre como funciona o PT, ninguém nem mesmo GS tem poderes para entregar diretório do PT a quem quiser, tudo bobagem, este partido funciona com regras claras e bem montadas, so manda quem tem força política entre filiados, nos pEDs, tirem seu cavalinho da chuva. Se GS quiser mandar no PT de Itacaré terá que ter maioria dos membros topando isso, e isso o pedinha não tem…

  5. Geraldo Simões é caso perdido…

    Já notaram como ele voltou a aparecer neste ano de eleição?

    Você não nos engana, Geraldo.

    Estamos de olho…

  6. Uma carreira de atropelhos esta de Geraldo Simões, atropelhoua vida de vários petistas de Itabuna, atropelou seus companheiros de Ceplac, atropelhou o PT de Itabuna e agora quer fazer o mesmo com Itacaré, respeite a militancia de um Zé da farmácia pelo menos. GS você é um zero a esquerda, faço parte do MGE-movimento dos geraldistas arrependidos.Fora com ele

  7. Souza Neto,parece que não lê os jornais ou não “enxerga” que esse PesTe não existe mais, senão vejamos:pelo poder o LUla/51 esta de amores com sarney/color/calheiros o Wagareza esta de amores com cesar borges/joão leão/negromonte, por que não minha pedinha pelo poder$$$$ também não vai beijar o Demo.

  8. Seu vinagrete erra ao dar uma chamada desta e desconsiderar os que lutaram anos a fio contra toda sorte para manter o partido unido e andando junto em Itacare. Seu Geraldo erra ao buscar solução eleitoreira. O nobre prefeito com sua trajeitoria( isso mesmo:trajeitoria)politica deve ter dado a G.S. o exemplo . Minha visicula anda muito doente pra engolir tempero azedo e as `pedinhas` ja ja serão retiradas.
    Sejamos, no minimo, honesto.
    Natan

  9. É preciso separar as coisas…

    Uma é a ação isolada de um filiado ao PT, mesmo sendo uma liderança regional; outra é a ação deliberada em assembléia, reunião de diretório ou de comissão executiva.

    O Partido são seus milhares de filiados em todo o território nacional. Qualquer indicação de uma determinada liderança tem que passar pela aprovação da instância correspondente.

    O deputado Geraldo Simões não manda nem “atropela” o PT de Itabuna, pois compete aos integrantes desse diretório a tarefa de deliberar. Se o Geraldo ou qualquer outra liderança está do lado da maioria, lógico que vai conseguir a aprovação de suas demandas dentro do Partido. Isso se chama Democracia. Se uma outra liderança filiado ao diretório de Itabuna quiser contestar as deliberações precisa ter essa maioria ou fazer uso dos dispositivos do Estatuto Partidário para encaminhar seu pleito à instância imediatamente superior – no caso o Diretório do Estado da Bahia. Casos como esses precisam estar respaldados por irregularidades comprovadas.

    Repito: o deputado Geraldo Simões não manda no diretório de Itabuna e nem em qualquer outro da região. Nem qualquer outro deputado ou filiado ao partido. Por ter um cargo eletivo, por força do Estatuto, possui uma vaga na Comissão Executiva, mas seu voto é unitário, a exemplo dos demais filiados. Da mesma forma que o voto de Lula é unitário dentro do PT.

    Antes de fazer comentários sobre o PT, sugiro que as pessoas leiam o seu Estatuto. É fácil… Basta entrar no site do PT Nacional.

  10. heheheheh Super Jarbas detonou com Frangote do Danilo

    Reis. CAIU NO PRIMEIRO ROUND.

    CONHECEU PAPUDO NÃO CREU NEU SE FINDOU-SE.

    Assina. Vampiro Brasileiro.

  11. Dois pilantras do mesmo quilate: Jarbas e Geraldo Simões…Eles se merecem. Só não sei se a melhor casa Pra eles seja mesmo o PT, acho que eles ficariam melhor no Ariston Cardoso…Isso tá me cheirando a convite do Zé Dirceu.
    E Jarbas já se livrou do rosário de denúncias e condenações que ele colecionou ao longo da vida pública?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *