Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-vice-líder do PT na Câmara dos Deputados, Geraldo Simões, afirma não ter mais ” nem um pingo de dúvida” de que a proposta de um “chapão”, reunindo todos os partidos da base aliada do governador Jaques Wagner, “não passa”.

Na visão do deputado federal baiano, o PT seria o maior prejudicado com a proposta. “Elegemos oito deputados em 2006 e esperamos fazer 10 agora. Com o chapão, elegeríamos menos de oito, talvez só cinco”.

Geraldo lembra que, historicamente, os governistas elegem entre 21 e 22 deputados para a Câmara Federal, possibilidades que são menores com o chapão. “O risco é o PT entrar disperso”, acentua.

O parlamentar lembra da experiência de 2004, quando era prefeito de Itabuna e disputava a reeleição. O caso era diferente, mas serve para exemplificar o que segue:

– A nossa previsão é ter 100 candidatos a deputado federal na base governista. Se a o chapão for aprovado, deve cair para próximo de 70 vagas. E quem é cortado ou não trabalha pelo projeto eleitoral ou vira inimigo e vai para a chapa adversária. Lembro de 2004.

Naquele ano de reeleição, o número de cadeiras na Câmara Municipal de Itabuna foi reduzido para 13 e o PT se viu obrigado a cortar cabeças que pretendiam disputar a vereança para se adequar ao máximo de 25 candidatos ao legislativo.

Pré-candidatos preteridos se vingaram de Geraldo apoiando o inimigo histórico, Fernando Gomes. O deputado petista acredita que, em vez de chapão, haja formação de dois blocos para disputar as vagas à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa em 2010. “Os nossos aliados já estão entendendo isso. O que devemos discutir é qual a melhor formação no arco de partido da base”.

7 respostas

  1. Zelão diz: – “Esqueçam o que digo”

    Parece, que o o deputado Geraldo Simões, está desprendendo a fazer política dentro do “seu” PT, ou então os seus “velhos e novos companheiros,” estão lhe passando a perna.

    Aqui mesmo neste site, Geraldo, afirmou em entrevista, que o PT, dificilmente aceitaria a não inclusão de um nome petista, além do de Jaques Wagner, na formação da chapa majoritária do partido. Dai ter lançado, junto com um grupo petista, o nome do ex-governador Waldir Pires, a uma das vagas ao senado.

    Deu no que deu: – Waldir Pires, é hoje nome “queimado e carta fora do baralho” no jogo eleitoral baiano e já se dá como certa a inclusão do nome do Senador Cesar Borges (PRP) – um dos ex-malditos da panelinha – formando a majoritária com Wagner e talvez, com Lídice da Mata.

    A própria reeleição de Geraldo está ameaçada, segundo se comenta, por articulações originadas, dentro do próprio PT.

  2. o que GS diz sobre às articulações do nunca acontece, sempre tem errado o que prova seu pouco prestígio no PT. Fica calado que assim você contribui mais, tem gente de peso contra essa coligação com PR, meu temor é tua interferência venha atrapalhar o pessoal que já está em campo e sabe agir, diferente de sua forma de se comportar.

  3. Sofrivel todas as intervenções do Deputado Geraldo Simões quanto o assunto é PT. Ninguém o respeita e suas intervenções não são levadas à sério o que em geral desgasta ele o próprio PT. Concordo com a observação acima, é bem melhor ele ficar calado, tem muita gente que sabe trabalhar estas questões no PT, Geraldo não é o mais recomendado.

  4. IMAGINE GERALDO NÃO E VISTO COMO ARTICULADOR POLITICO E NO ENTANTO FOI O UNICO QUE TEVE CORAGEM DE DIZER O QUE TODO MUNDO SABIA E NINGUEM TINHA CORAGEM DE DIZER QUE FOI A TRAIÇÃO DO EX MINISTRO GEDDEL E FICOU PROVADO CONTRA TUDO E TODOS QUE ELE ESTAVA CERTO AO BATER DE FRENTE COM GEDDDEL, TENHO CERTEZA QUE ELE VAI ACERTAR MAIS UMA VEZ, PORQUE O GOVERNADOR WAGNER NÃO ESTA PREOCUPADO COM A ELEIÇÃO DOS COMPANHEIROS DO PT E SIM COM A DELE PROPRIO, POR CIMA DE PAU E PEDRA ELE QUER SER ELEITO E O RESTO QUE VA BUSCAR SEUS VOTOS NAS ORIGENS, E ELE QUE JA PERDEU A INDENTIDADE PARTIDARIA, VAI PARA O SEGUNDO MANDATO CURTIR OS NOVOS ALIADOS PRETERINDO AQUELES QUE COMERAM POEIRA COM ELE, E SERÃO OLHADOS PELO RETROVISOR DA ADMINISTRAÇÃO DELE COMO DISSE NA CAMPANHA QUE NÃO IRIA ADMINISTRAR OLHANDO PELO RETROVISOR. O SNHOR WALDIR PIRES SABERA AGRADECER A LEMBRANÇA E O EMPENHO DADO POR GERALDO SIMÕES A SUA INDICAÇÃO PARA O SENADO.

  5. Geraldo Disse o que ninguém tinha coragem de dizer sobre Geddel,e o que adiantou? o Presidente Lula colocou no palanque na inauguração do Gasoduto e ainda chamou a atenção dos puxa saco de Geraldo, que estavam vaiando, Geddel.
    Lula e Wagner, são políticos modernos, com jogo de centura,sensibilidade etc.
    Geraldo faz o jogo antigo de ACM, vingativo, dono do saber,da verdade.Aos poucos vai se despencando.Continue Geraldo….que vc não demora está na situação de Paulo Souto, perdido como cego em tiroteio.
    Já votei em vc muitas vêzes, subi e desci morro.Hj não voto nem pra síndico de condomínio.

  6. Gedel se queimou… Ficom contemplando demais a Bahia com projetos mirabolantes, só para comprar eleitores, agora vai ter que provar em que ele aplicou esta verba. Criando Centros de Ciência, Educação e Recreação para os meninos em situação de risco é que não foi… Mas devia, ao menos tinha o que apresentar!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *