Tempo de leitura: 3 minutos

Marco Wense

ACM vive?

A vitória de Jaques Wagner na sucessão estadual de 2006, derrotando Paulo Souto logo no primeiro turno, disseminou a opinião de que o carlismo teria acabado, que a corrente política sob o total controle de ACM era coisa do passado.

De olho na sobrevivência política, acreditando mesmo no fim do carlismo, várias lideranças, vereadores e prefeitos, filiados ao Partido da Frente Liberal (PFL), procuraram um novo abrigo partidário.

O PMDB de Geddel Vieira Lima, então ministro da Integração Nacional e aliado do governador Jaques Wagner, foi o grande beneficiado pela revoada dos carlistas. A legenda, que contava com pouco mais de 25 prefeitos, passou a ter mais de 100 chefes de Executivo.

O Partido dos Trabalhadores, sob o comando de Jonas Paulo, preferiu seguir o conselho do senador César Borges. Ou seja, a pérola borgeniana de que “água e óleo não se misturam”, numa alusão ao PT e ao então PFL, hoje DEM.

Alguns alcaides pefelistas, aí incluindo carlistas históricos, que passaram a admirar a barba de Jaques Wagner e a estrela cintilante do PT, foram, impiedosamente, refugados pela cúpula do petismo.

A eleição que se aproxima, a tão esperada eleição de 2010, será um bom teste para o carlismo, que poderá ressuscitar politicamente ou, então, sucumbir de vez. O enterro definitivo só com as derrotas de ACM Neto, ACM Júnior e Paulo Souto.

Dos três políticos que representam a linha de frente do carlismo, citados no parágrafo anterior, a reeleição de ACM Neto para o Parlamento federal é favas contadas. A de ACM Júnior para o Senado é complicada.

Quanto a Paulo Souto, pré-candidato ao cobiçado Palácio de Ondina pelo Partido do Democratas(DEM), aquela inabalável certeza de que o ex-governador vai disputar um eventual segundo turno com o petista Jaques Wagner não existe mais.

Aliás, a prova de que a pré-candidatura de Souto vem perdendo consistência é o fato de que fazer parte da chapa majoritária, seja como vice-governador ou postulante ao Senado da República, deixou de ser uma disputa entre os aliados.

Imbassahy, por exemplo, presidente estadual do PSDB e ex-prefeito de Salvador, não quer mais concorrer ao Senado e, muito menos, ser o vice de Souto, já que não acredita em uma vitória do democrata.  O tucano é pré-candidato a deputado federal.

O ex-governador Nilo Coelho, convidado para integrar a chapa majoritária como candidato a vice-governador, ainda não deu uma resposta positiva. O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), não quer mais disputar o senado. É pré-candidato a deputado federal.

O carlismo não morreu, como desejam os adversários, principalmente os petistas. Mas respira com dificuldade. O balão de oxigênio é a eleição de 2010.

DATAFOLHA

Qualquer outro instituto de pesquisa que não seja o Datafolha, até agora com a credibilidade inabalável, é sempre questionado pelos senhores políticos que ficam tiriricas da vida com os resultados das consultas populares.

Portanto, uma nova pesquisa do Datafolha sobre a sucessão do governador Jaques Wagner, depois da adesão do senador César Borges à pré-candidatura do ex-ministro Geddel, é aguardada com muita ansiedade.

Duas perguntas podem ser respondidas pela pesquisa de intenção de voto: 1) Wagner pode ser reeleito já no primeiro turno? 2) A diferença entre o democrata Paulo Souto e o peemedebista Geddel caiu?

O Datafolha vem aí, para o desespero ou alegria dos senhores pré-candidatos ao governo da Bahia.

MARIA ALICE

Fale o que quiser de Maria Alice, presidente do diretório do DEM de Itabuna. Ninguém, no entanto, pelo menos em sã consciência, pode abrir a boca para dizer que a democrata é uma péssima dirigente partidária.

Maria Alice, odiada por muitos e também amada, assume posições políticas. Não fica no muro. A ex-dama de ferro é carlista, é fernandista, vai votar em Paulo Souto, ACM Neto e nos dois candidatos da legenda ao senado da República.

Maria Alice tem lado. Não fica fazendo jogo de cena. Faz política sem teatro, sem tapear.

17 respostas

  1. Tadinha de donalice, tadinha da bichinha, também quem manda ser malvada, ser puxa saco de fernando gomes, ser cupicha de paulo souto.

  2. O Carlismo nunca morreu e nunca morrera! As eleiçoes de 2010 ira mostrar toda a força dos Democratas. Quanto a Maria Alice, ele e uma mulher de pulso, forte e inabalavel e representa toda a força e garra do Carlismo.

  3. ACM so morreu para os baianos que nao gostam do progresso e desenvolvimento para este estado experimentou sob o seu comando.A bahia hoje perde investimentos para o ceara, Pernambuco e sem falar dos estados do sul.A reeleicao de ACM Neto para o tristeza de muita gente e clara e limpa como agua da boa fonte.ACM Jr. que desenvolve um bom mandato no senado, elogiado por todos os bons senadores e se quizer sera candidato a reeleicao e por certo os baianos irao responder positivamente votando macicamente nele.O Otto esta todo dia ligando e pedindo por tudo que o ACM Neto e ACM Jr. o apoie para o senado, nos nao acreditamos em traidores, quem trai uma vez pode ter certeza que traira novamente no momento oportuno.Voces verao quantos deputados , prefeitos mudarao de lado se houver segundo turno, agoar amis claro do que nunca.

  4. Discordo de quem diz que a referida articulista política não tem lado, …!!!

    Tudo que é esférico e/ou cilíndrico tem dois lados: O de dentro e o de fora, …!!!

  5. Essa sim, uma mulher super inteligente e guerreira.

    Quem derá Miralva Moitinho do PT ter 5% da capacidade política desta mulher.

    Vida longa a Maria Alice

  6. As pesquisas apontavam Paulo Souto como eleito na eleição passada, Juçara dormiu eleita pela pesquisa do pt, mas foi o tal do Azevedo quem venceu, agora a pesquisa do pt elege Wagner no primeiro turno, mas todos já sabemos qual será o resultado no final.

  7. Wence
    vc está desinformado.
    José Ronaldo é candidato ao Senado, inclusive já liberou suas bases para q procurem outros condidatos a Dep. Federal.
    Nilo é candidatissimo a vice e Paulo Souto vai ganhar pelo simples fato de q o governo de Jacson Wagnes é melhor na tv (propaganda) q na vida real, além de que os baianos já puderam verificar q, com apoio do Governo Federal (q será de Serra), muito mais é possivel se fazer…

  8. QUE SAUDADE DE ACM!.. COM ELE NO PODER, NÃO EXISTIA ESSA CRIMINALIDADE QUE TOMOU CONTA DA BAHIA; EXISTIA MÉDICOS PARA ATENDER NOS HOSPITAIS; EXISTIA ECOLAS SUFICIENTES PARA TODOS, E NÃO EXISTIA ESSA ARNAQUIA DOS SEM-TERRAS INVADINDO AS FAZENDAS PRODUTIVAS!

  9. O “Carlismo”, “Fernandismo”, “Alicismo” ou “Azevedismo” são completamente diferentes do “Geraldismo” ou “Jacquismo”. Eles mostram a cara, não se escondem, omitem ou mentem dissimuladamente para o povo.

  10. essa criatura tem poder até na paroquia de Fátima ela e sua família portugesa quem escolhem o padre a vim para nossa paroquia
    por causa deles estamos mais uma vez sem padre, ñ sabemos quem é o BISPO se é ela ou DOM CESLAU, abra o olho CESLAU

  11. 1 – O Datafolha continua a ter crédito após anabolizar São Paulo na última pesquisa em detrimento das outras regiões??? (denúncias constam de vários sites);

  12. Quanta bola de cristal.O resultado das eleições só as urnas dirão. No entanto querer tapar o sol com a peneira é uma tremenda burrice. dizer q o carlismo é o mesmo depois q MALVADEZA foi se encontrar com o patrono dele SATANÁS è no mínimo insensatez de viúva. Acordem! Pois agora a Bahia ñ tem dono. É de todos os Baianos, e votaremos em quem for o melhor prá Bahia.No presente é WAGNER. e chega de baboseira.

  13. Nós, paroquianos da comunidade Nossa Senhora de Fatima, recebemos a noticia estarrecidos e ao mesmo tempo triste com o nosso pastor.Ele, Dom Ceslau,para manter a politica da boa vizinhaça com essa senhora ,presidente dos democratas, e sua família,mudou de idéia em colocar o padre Telmo Pinto, nesta paróquia.Não pensávamos que as influencias desta família,e especialmente desta senhora, fosse tão grande, inclusive na diocese. Que decepção para a nossa igreja local. Quero lembrar que o padre Telmo foi o primeiro pároco desta paróquia e que deixou marcas indeléveis de evangelização e religiosidade a paróquia e ao bairro de Fátima.catolico revoltado!

  14. O DATA DA FOLHA TEM CREDIBILIDADE?? ONDE?? UM INSTITUTO QUE É DE PROPRIEDADE DE UM JORNAL, JORNAL ESSE QUE TEM LADO. PRA MIM VINDO DO DATA DA FOLHA É QUE NÃO TEM CREDIBILIDADE MESMO..

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *