Tempo de leitura: 2 minutos

Este blog tinha sérias dúvidas com relação à competência da equipe do Departamento de Tecnologia da Prefeitura de Itabuna. Não tem mais. Naquele notável setor da administração municipal labutam funcionários da mais alta capacidade e conhecimento, fato que tanto surpreende como assusta.

Os gênios do DT, setor vinculado ao secretário Maurício Athayde, tem como fato desabonador no currículo a criação de um sistema eletrônico de emissão de notas fiscais que funciona mal e porcamente. Pior: com a mais inacreditável irresponsabilidade, o governo ativou o sistema (e desativou o anterior), sem testá-lo e sem incorporar o histórico dos contribuintes.

Nos primeiros dias, o clima era de estupefação. Empresários atônitos sem conseguir emitir uma nota fiscal, alíquotas alteradas sem explicação, um sistema que não suportava meia dúzia de pessoas “logadas” ao mesmo tempo… Enfim, um caos que não foi denunciado levianamente pelo Pimenta, por ter sido real. Um caos que deixou alarmadas instituições como a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) e até mesmo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Mas esse porém não tira desses meninos o mérito de sua genialidade. Durante esta semana , os “cérebros” do DT tentaram invadir o site do Pimenta Muqueca. No frisson da molecagem, adrenalina alta, não se contiveram. Um deles, já identificado, telefonou para o blog, afirmando ser funcionário da “Braga Veículos”. Confissões do crime e mensagens ameaçadoras foram encaminhadas para a nossa sessão de comentários, todas já gravadas em local seguro, a fim de que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Depois de confirmar a verdadeira identidade do “funcionário da Braga Veículos” (na realidade, o servidor Gustavo Domingos dos Santos, lotado no Departamento de Tecnologia da Prefeitura), o Pimenta tomou duas providências: a primeira, encaminhar todos os comentários e ameaças para um especialista, também reforçando a determinação para que o banco de dados do blog seja submetido a backups frequentes; a segunda, investigar minuciosamente o caso, medida que já nos permitiu descobrir indícios de que um ocupante do primeiro escalão do governo Azevedo está ciente e conivente com o terrorismo dos gênios.

Os molequinhos podem estar certos de que suas pegadas estarão bem gravadas, caso qualquer sabotagem seja cometida contra este site. Além das reações judiciais, no âmbito civil e criminal, os crackers de Athayde estarão dando a sua contribuição para “boa imagem” deste governo que, por ação ou omissão, acolhe autores de delito. O blog só lamenta que cérebros tão capazes para destruir sejam tão incompetentes para elaborar algo que funcione corretamente. São do time dos que não conseguem criar um site, mas são hábeis para invadir computadores, roubar senhas, esvaziar contas bancárias e outras bandidagens.

E olha que nós subestimávamos a capacidade desse governo…

15 respostas

  1. O povo tem que aprender que Prefeito e Secretario NAO SAO AUTORIDADES! Sao EMPREGADOS DO POVO! Se voce nao trabalha direito, seu chefe te manda embora. Com PREFEITO e SECRETARIO é a mesma coisa!

    Se o povo de Itabuna nao se mobilisar e nao começar a exigir e cobrar o que lhe é de direito, estará sendo conivente com todas as robalheiras, incompetencias e atos criminosos, como a tentativa de hackear e calar a imprensa!

    Isso é coisa de moleque, vagabundo, criminoso e nao acredito que o meu imposto esteja sendo utilizado para custear essa corja!

  2. Esse crime tem que ser denunciado também na impressa televisiva(CIDADE ALERTA, BA TV), pois, a população itabunense tem que ficar sabendo como estão sendo aplicados os recursos dos impostos que pagamos com tanto sacrifício. CADEIA NELES!!!

  3. Olá todos, como profissional da área de informática tenho acompanhado de perto este caso, já comentando outros posts. Estas atitudes levam a crer que existe um tremendo amadorismo dentro da equipe do secretário. Já lia alguns livros da área de segurança (apesar de não ser minha especialidade) e essa atitude é atribuída a amadores que tentam utilizar “receitas de bolo” de como invadir um sistema, utilizando técnicas defasadas e que em geral deixam muitos rastros. Com certeza o mesmo amadorismo deve ter sido empregado no desenvolvimento do sistema. Seria legal ver o currículo dos integrantes da equipe o que tem feito e/ou desenvolvido ao longo de suas carreiras.

    É fácil subestimar a complexidade de sistemas que a primeira vista parece bastante simples, tive um caso parecido aqui onde trabalho, sou professor e não dispomos de um sistema eletrônico para o lançamento de notas e faltas além de outras atividades acadêmicas, convidado para desenvolver tal sistema, neguei, porém ouvi de algumas outras pessoas da área de informática que é um sistema simples. A primeira vista é, mas na realidade para fazer algo que funcione e tenha vida longa a complexidade aumenta e muito.

    Em geral os argumentos que levam a decisões com essas advém de falta de experiência no desenvolvimento de sistemas computacionais, talvez algumas dessas frases seguintes tenham sido mencionadas, não é difícil ouví-las por profissionais iniciantes ou inexperientes.

    – O sistema é simples, o usuário entra, solicita uma nota, a gente gera o número da nota e montamos a nota para impressão.
    – Ah, temos que cadastrar as empresas também, claro!
    – Você consegue fazer um sistema deses? Talvez eu possa ajudar também!
    – Eu acho que dá.
    – O usuário poderá mandar a nota por e-mail?
    – Hum, acho que isso vai dar trabalho (lê-se, não sei fazer), a gente pode deixar pra próxima versão.
    – Você pode migrar os dados?
    – Acho que a empresa não vai permitir sem que tenha que pagar, e tem que ver como é o banco de dados deles, isso num vai ser fácil (uma verdade).
    – Tá faz então depois a gente decidi essa parte.

    Com um conversa dessas pode ter ido por água abaixo um tópico importantíssimo da Engenharia de Sistemas, que é a Engenharia de Requisitos onde se faz um levantamento minucioso das necessidades do sistema do ponto de vista dos seus usuários.

  4. Não podemos subestimar o poder desses moleques intitucionais, seu Pimenta. Fato gravíssimo marcou a recente história política do Estado,que foi o caso dos grampos ordenados pelo moleque-mor ACM, mestre de todos os canalhas deste Estado. Cadeia nesses pilantras.

  5. SRS, O QUE ESPERAR DE UMA ADMINISTRAÇÃO DE UM PREFEITO (FEITO NAS COXAS) QUE QUANDO ERA CHEFE DO DETRAN TEVE SUBORDINADOS ENVOLVIDOS E FLAGRADOS FALSIFICANDO CNH? O QUE ESPERAR DE UM PREFEITO, QUE NA ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR VIA, OUVIA OS ROUBOS E DESMANDOS QUE ERA COMETIDOS CONTRA O ERÁRIO PÚBLICO E SE FINGIA DE DOENTE, COMETENDO NO MINIMO CRIME DE OMISSÃO? O MAIS IMPRESSIONANTE DE TUDO ISSO, É QUE ELE SAIU ILESO DESTAS DUAS SITUAÇÕES COMO SE ALI NÃO TIVESSE OU PARTICIPASSE E AINDA FOI ELEITO COMO HOMEM HONESTO E BONZINHO.
    O BONZINHO ATÉ JUSTIFICA, POIS LIVRAVA AMIGOS E APADRINHADOS DE MULTAS, DAVA HABILITAÇÃO PARA QUEM ERA REPROVADO, AUTORIZAVA VEÍCULOS IRREGULARES A TRANSITAR E ETC.ETC.ETC…. AGORA, FAZENDO TUDO ISSO É SER HONESTO!!! AÍ SÓ FREUD EXPLICA.
    PORTANTO SRS EMPRESÁRIOS VCS ESTÃO TENDO O PREFEITO QUE FINANCIARAM E OS AJUDARAM A ELEGE-LO, AGORA AGUENTA CORAÇÃO.

  6. Zelão a Sêo Pimenta: – Não se deve substimar o mal

    Para as religiões cristãs, o mal é a afirmação da existência de Deus.
    Para muitos, bem e mal não existe.

    Prefiro ficar com a teoria: – “Eu não creio em bruxas, mas que elas existem, existem.”

    Minha avó dizia: – “Mente ociosa, é morada de satanás.” Fico com as palavras da minha avó. O que se pode esperar das “mentes ociosas” que pululam no governo do “capitão prfeito?”

    Sem comando e sem rumo, os “homens e meninos do prefeito,” seguem o exemplo do chefe: – Nada fazem de útil. E, por não terem o que fazer de útil, dispõe de todo o tempo ocioso que é pago por nós, contribuintes, para exercitarem o mal.

    OBS.: – O funcionário citado como responsável pelo ato criminoso de invasão do site do Pimenta, tem todos os motivos para puxar o saco do chefe. A pouco tempo atrás, o seu carro foi abalroado e destruído na BR 415, por um carro dirigido pelo filho do “capitão prefeito”, que dirigia embriagado. Para esconder a repercusão do fato, o prefeito “pagou à vista” por um veículo novo ao feliz funcionário.

  7. Aos amigos do pimenta, parabéns! pela coragem da matéria publicada. Este é mais um fato grave que envolve pessoas ligadas a administração municipal. Fico a me perguntar: Até quando teremos que conviver e aceitar tanta bandidagem na equipe de Azevedo? Porque fatos desta natureza não recebem do prefeito um tratamento adequado? Até quando o prefeito Azevedo se mostrará conivente com esse estado de coisas? Façam essa matéria circular nacionalmente, pois, só assim esses canalhas entenderão que vivemos numa democracia e sob o estado de direito.

  8. O seu curriculo Mathias e repleto de titulos, como por exemplo chutar um colega no chão que esta sendo agredido por outras pessoas, alem de roubar senha de servidores de arquivos. Depois usar de influencia politica para nao ser expulso da faculdade.

    Nos conhecemos bem sua historia

  9. Também sou profissional de informática e não saco muito de segurança (não é minha especialidade), mas concordo com Mathias quanto ao fato de a prefeitura ter contratado gente que se passa por “profissa” na hora de tentar atacar sites alheios, mas não demonstra capacidade de desenvolver um sistema de nostas fiscais que funcione de forma satisfatória (é impossível desenvolver um sistema 100% à prova de falhas, mas pode-se reduzir bastante as possibilidades de falha com a Engenharia de Requisitos, citada por Mathias).

  10. Qual o perfil desse governo? Aliás, deste não! Dos anteriores também já que Mauricio, Gustavo e a “turma” vem trabalhando há anos neste setor sem a seriedade que devia e sem assumir qualquer responsabilidade administrativa; apenas brincam de administrar, fazem de conta e ainda tem quem diga que fazem um bom trabalho. Fariam, se usassem as aptidões para o bem da população. Bobos são os que acreditam na turma de Maurício e no próprio. Vejam à sua volta, uns fazendo de conta que trabalha enquanto usam da malandragem para outros fins, outros futricando nos corredores e nas salas para colher assuntos, ter o que fofocar e fazer o papel de leva e traz (aliás, tem um da turma que só faz isto – preciso dizer o nome gente?). Infelizmente, nós povo, não podemos mais fazer nada já que a bandidagem começa pelo administrador-mor.
    Pimenta, o povo agradece por continuar colocando pra fora as maracutaias de quem não presta.

  11. Eu lamento profundamente que tudo isso esteja acontecendo justamente na Secretaria de Planejamento e Tecnologia. O Sr. Mauricio Athayde reconhecidamente é um profissional qualificado e bastante inteligente, para quem o conhece mais de perto sabe perfeitamente das suas intenções dentro do governo de Azevedo, mas infelizmente tem se deparado com adversários que somente vivem tentando denegrir a sua imagem e o seu conceito, mas entendam que tudo isso devido as atitudes austeras de Athayde que desde o inicio do governo vem tentando impedir algumas situações que poderiam e podem gerar prejuizos para a população num todo.
    Dentro do próprio governo existem figuras que estão envolvidas no processo discordante da implantação do programa próprio da prefeitura, e tudo pelo fato do mesmo não deixar brecha para vantagens e/ou prejuizos aos cofres do municipio. Nada disso é divulgado, pois mesmo dentro do governo do capitão tem gente com medo de sofrer consequências inimagináveis, acreditem!!
    Gostaria de chamar a atenção do Seu Pimenta para o fato de que o Sr. Mauricio Athayde é um cidadão de bem e profissional reconhecidamente capaz e honesto, sendo assim, seria interessante uma visita ao mesmo no seu gabinete para que os fatos fiquem esclarecidos, ao contrários de julgamentos precipitados os quais não ajudarão em nada para o desenvolvimento de nossa cidade.
    Não discordo da matéria, mas será importante a visita, desta forma vocês estarão dando uma demonstração de ética, maturidade e de um jornalismo autêntico e responsável.
    Com relação ao funcionário referido, também será importante uma conversa com o secretário Mauricio Athayde, haja vista o mesmo não compactua com ações ou atitudes desonestas dentro ou fora do seu campo de gerenciamento.
    Sou cidadão comum e não pago para essa atitude, mas como moderador de questões éticas estou sugerindo o encontro para o melhor entre as pessoas de nossa cidade.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *