Tempo de leitura: < 1 minuto

Segundo o site Sul Bahia News, mais de 80 hectares de uma plantação de eucalipto da empresa Veracel já foram destruídos em Eunápolis, extremo-sul do Estado, desde o dia 20 de abril. A destruição foi cometida por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), que ocuparam a área.

A empresa de celulose alega prejuízos de R$ 5 milhões desde 2009, causados por invasões do MST, e a atual ocupação é a terceira na mesma área.

A Veracel aguarda o julgamento de uma ação de reintegração de posse. Já o MST alega que as terras são devolutas e, portanto, passíveis de desapropriação para reforma agrária.

12 respostas

  1. CADE O IBAMA O INCRA E AS ONGS GRINGAS QUE NÃO SE MANIFESTAM????
    ATE QUANDO O CAMPO SERA LOCAL DE INSEGURANÇA?
    ATE QUANDO O GOVERNO VAI SER FINANCIADOR DESSA BADERNA???
    ESSAS SÃO AS PERGUNTAS QUE DEVEM D=SER FEITAS AO NOSSO GOVERNO!
    A SENADORA KATIA ABREU JA DESAFIOU O GOVERNO A CONVOCAR QUALQUER UM DE SEUS MINISTROS A PRODUZIR DURANTE UM ANO SEGUINDO AS NORMAS QUE ELES INVENTARAM. NINGUEM SE MANIFESTOU!!
    ASSIM É TRATADO O AGRONEGOCIO, A ATIVIDADE ECONOMICA RESPONSAVEL PELO NOSSO CRESCIMENTO E PELA COMIDA MAIS BARATA DO MUNDO, OU ALGUEM ACHA QUE FEIJÃO E ARROZ NASCE NA PRATEEIRA DO BOM PREÇO??
    UM DIA DESTROEN PES DE LARANJA, OUTRO DIA CENTROS DE PESQUISAS E AGORA EUCALIPTOS. PERGUNTO NOVAMENTE:
    ALGUEM CONHECE ALGUM ACENTAMENTO QUE PRODUZA ALGUMA COISA???
    ALGUEM CONHECE ALGUM ACENTAMENTO QUE TENHA O MESMO PROPRIETARIO DESDE O DIA DA DIVISÃO DOS LOTES?
    ALGUEM PODE ME DIZER PORQUE OS TRABALHADORES RURAIS AGREDIDOS NESSAS INVASÕES NÃO SÃO TRATADOS COMO TRABALHADORES???
    A RESPOSTA É UMA SO, A MUITO TEMPO O MST SE TORNOU UM BRAÇO POLITICO DE ALGUNS PARTIDOS E ASSIM COMO AS FAVELAS DO RIO DE JANEIRO, MUITOS “POLITICOS” JA FORMARAM ALI OS SEUS CURRAIS E ASSIM SEGUE O BRASIL.
    ELES CHEGAM AO CUMULO DE ANUNCIAR O “ABRIL VERMELHO” É COMO SE OS TRAFICANTES FIZESSEM PROPAGANDA NA TV.
    ISSO É BRASIL E ISSO EU NÃO QUERO MAIS!!!

  2. O governo lula patrocina invasões e se for eleita, Dilma empunhará a bandeira do movimento e certamente será uma das preimeira a cortar o arame das propriedades alheias.

  3. Concordo com os dois comentários sobre o assunto.

    Não se faz justiça transgredindo as regras (leis) da sociedade. O desrespeito ao direito de propriedade é, no mínimo, a anarquia instituída.

    Onde está a justiça, que demora a reconhecer o direito de propriedade e não ter dado, até agora, a reintegração de posse à empresa invadida?

    Claro que, após concedê-la, o executivo bahiano não irá executá-la.
    Já vi esse filme antes…

  4. mascarado voce está em parte certo, boa parte dos assentamentos (com dois Ss e não C) deram errado, por falta de condições tecnicas, por falta de financiamento, por falta de espirito empreendedor, por ser mal planejado, pelos assentados terem pouco manejo com a terra ou por serem preguiçosos mesmo, já vi em sta ines assentamentos onde so um cara produz, já vi em coaraci assentamentos que vivem basicamente de atividades urbanas e não plantam quase nada, no entanto generalizações são perigosas! não generalize, por que se boa parte deu errado boa parte deu certo e respondo: sim! conheço assentamentos que produzem café, cacau, hortaliças, conheço assentamentos que vendem produtos na feira de itabuna, na feira organica em frente a ceplac, em coaraci na ponte… e sim conheço muitos assentados que permaneceram na terra, para falar a verdade somente uma minoria se desfaz da terra.

  5. A terra deve servir é para o plantio de alimentos. O MST, o movimento social mais justo deste país, deve continuar com suas ocupações, a despeito das opiniões contrários dos ignorantes, idiotas, ou mau caráter, que se deixam manipular pelos eternos donos da opinião pública.

  6. SR SOPH, REALMENTE NÃO SOU UM ESPECIALISTA NESSE ASSUNTO!
    ME BASEIO EM DADOS COLETADOS POR INSTITUTOS DE PESQUISA E EXPERIENCIAS QUE VIVENCIEI EM ALGUNS ESTADOS DO BRASIL.
    CONCORDO COM O NÃO GENERALIZAR E O MEU COMENTARIO NÃO QUER DIZER QUE NÃO CONCORDO COM A REFORMA AGRARIA. SOU A FAVOR QUE SE IMPLANTE INSTRUMENTOS PARA SUSTENTABILIDADE DESSES ASSENTAMENTOS E NÃO QUE SE CONTINUE A FAZER ESSA POLITICAGEM COM A CAUSA!
    NO MAIS, NÃO MUDO UM PARAGRAFO DO QUE DISSE.
    SÃO CRIMES ANUNCIADOS E OS TRABALHADORES DESSAS FAZENDAS ESTÃO SENDO ATE TORTURADOS(EX DA CULTRALE)E O NOSSO GOVERNO…

  7. Aos que estão levando o assunto para o campo político e imputando responsabilidade do governo do PT:

    Sugiro que leiam um pouco mais para conhecer as origens do MST. Se pesquisarem um pouco saberão que o MST foi criado pela Pastoral da Terra (órgão ligado à Igreja Romana) sob orientação da família “real” britânica – em especial Charles, Philip e o WWF, do qual o segundo é presidente internacional.

    Não vou destrinhcar o imbróglio para incitá-los à pesquisa e à leitura, coisa que não fa mal a ninguém. Ah, é recomendável ler Máfia Verde 2 – Ambientlismo, Novo Colonialismo da Editora Capax Dei. O livro pela vendido pela Internet, depois de várias tentativas dos “soldados-verdes” do aparato internacional em proibí-lo.

  8. Quem vai pagar o prejuízo causado pelos sem terras ?? O governo Federal ? Não, cada empresário que assuma o seu !! Esta é a lei de Lula !! Por que as ONG’s não se manifestam ? Esse é um país de nada, onde não se exerce a lei… Não existe segurança jurídica !

  9. Oh, Mascarado, você é um ignorante confesso. Beleza. Continue assim, confessando sua estupidez,mas pare de repetir tanta asneira que ouves ou ler nessas publicações e veículos a serviço do latifúndio.Que vivem criminalizando os movementos sociais em geral, e o MST,em particular.

    Outra coisa, Mascarado, por quê você só escreve em caixa alta. Isso é característico de quem quer calar os interlocutores. Escreve como quem grita. Baixe a bola. E vá pesquisar, conhecer a história do país onde você nasceu.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *