Tempo de leitura: 2 minutos

Posse de “novo prefeito” ocorre nesta quarta, às 11h

Buerarema vive dias - e noites - de tensão (Foto Pimenta).

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinará à Polícia Federal que investigue os atos de vandalismo ocorridos na última sexta-feira, 28, em Buerarema, quando a Câmara de Vereadores foi incendiada e praticamente destruída. A decisão foi anunciada pelo desembargador Eserval Rocha, na sessão do TRE ocorrida ao final da tarde de hoje.

Rocha é o relator do processo que cassou o registro eleitoral de Mardes Monteiro e o tirou do cargo de prefeito em julho do ano passado. O desembargador criticou duramente o juiz eleitoral de Buerarema, Antônio Hygino, que não cumpriu o mandado de segurança que determinava dar posse imediata ao presidente da Câmara, Eudes Bonfim, como prefeito-interino do município sul-baiano.

Hygino enviou ofício ao TRE informando que não cumpriu o mandado pois não havia “clima de segurança” para tirar do cargo Mardes Monteiro e dar posse a Eudes Bonfim, como interino. Para o desembargador, bastava requisitar reforço policial para que se fizesse cumprir a ordem.

O pronunciamento duro foi apoiado pelo presidente do TRE, Sinésio Cabral, e pelo procurador regional eleitoral Sidnei Madruga. O presidente do tribunal disse que procurou acompanhar as informações relativas a Buerarema e “soube que policiamento tinha”.

O presidente do TRE disse ter conversado com o chefe de gabinete do governador Jaques Wagner, Fernando Schmidt, que garantiu que havia policiamento na cidade, inclusive com a presença da Caerc (hoje Companhia Independente de Policiamento Especial-Cipe).

O procurador eleitoral requisitou cópias das peças do processo para averiguar se não há tentativa de não-cumprimento do mandado de segurança. O Tribunal determinou que a posse de Eudes ocorra imediatamente.

26 respostas

  1. MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUÍZO. MAS UMA DERROTA DE MARDES E HYGINO. E COM ISSO A VERBA DO MUNICIPIO DESCEU PELO RALO MAIS UMA VEZ E O FUNCIONARIO É QUE FICOU NO PREJUIZO.

  2. é nada!!!!!!!!!!
    entao buera amanha tera movimento… axo melhor a pm ficar de plantao,pq pelo visto o bixo vai pegar!!!
    buera ta lascada com esse povo!!!

  3. POBRE BUERA!
    Não tem prefeito!Juiz faz o que quer! Delegado mora aqui em Itabuna,Hospital fechando, o povo indo embora e quem ficar que conte a história…..
    Uma vez Higino, sempre Higino…Higino eu não hei de ser…..Se o proprio juiz da cidade não cumpre ordens dos seus superiores, então é por isso essa bagunça em Buerarema. Ninguem respeita ninguem! Dr. Higino sempre tomou decisões na calada da noite para tirar proveitos pessoais.mas, tenho certeza que o proximo prefeito será outra vítima do chefe do judiciário de Buerarema…Aja dinheiro para tanta propina!!!!

  4. É fato em Buerarema, que quem comandou toda aquela distruição da Camara Municipal de Vereadores, não foi a polulação de Buerarema, como a Imprensa vem divulgando e sim meia duzia de baderneiros( Ex Sargento Altamirando, Ex Cabo Véio, Ex Baiana do Acarajé, Ex Tonho da Venda, Jú do Bar da feirinha e outros que a policia de Buerarema sabe, alias todos sabem né, que incentivaram um grupo de mardistas a cometerem este desreipeito com o patrimonio público.
    A situação de Buerarema é a seguinte: Quem tá dentro não quer sair e quem está fora quer entrar. A única solução louvavel para apagar esta manha de vergonha que estes dois grupos poiliticos veem traçando em nossa cidade, é uma nova Eleição URGENTE!!!. Só assim nem MARDES, nem o incopentente do EUDES vão a lugar nenhum, pois Mardes se tornará ainda mais inelegivel e Eudes com seu grupo politico que nao tem nem 3% das inteções de votos que nao vai a lugar algum, Alias EUDES voce agora tem que se preocupar com os pocessos que vem ai pra voce responder, pois AEDO, ERIBALDO, ORLANDO VIAJANDO FILHO E O MONSTRO nao vão estar nem ai pra voce.
    TRE, TSE ou seja lá qual estancia: NOVOAS ELEIÇÕES JÁ

  5. Alguns funcionários ficaram no prejuizo, porque o povo deles receberam e como receberam muito be m!

  6. concordo com seu posicionamento. Já pensaram uma terra onde que manda é força bruta? Força Paralela NÂO, pelo amor de Nosso Senhor Jesus Cristo! Respeitemos as Instituições do nosso país.

  7. OH CÉUS!!!! NEM TUDO ESTÁ PERDIDO!!!
    PARECE, SIM, QUE AINDA EXISTE JUSTIÇA!!!!
    CUMPRA-SE A LEI! (JUSTA)!

  8. A SAÚDE SEMPRE PENALIZADA ,VAMOS FICAR SEM SALÁRIO NOVAMENTE E FICARMOS DE GREVE COM CERTEZA ,PAGA TODOS OS FUNCIONÁRIOS MENOS A SAÚDE ,SÃO TODOS CONTRA A GENTE.

  9. Eudes! Por favor, honre a cátedra de um Executivo!
    Aproveite (no “bom sentido”) a chance que vc tem de se mostrar um gestor de verdade, honrando TODOS OS COMPROMISSOS com o funcionalismo e tentando, no mínimo, nortear a cidade, para algum lugar.
    Ernesto Soares.
    Vamos salvar Buerarema, rapaz!

  10. Conheço o Dr. Juiz de Direito de Buerarena, Dr. Antonio Carlos Higino, a 27 anos, filho de uma família tradicional de advogados de Ilhéus, meu amigo e companheiro, acompanho a vida pública do Juiz Antonio Carlos Higino, é um pessoa de capacidade, honrada e ilibada, não compactua com o crime.Cumpridor da ordem e da justiça, Dr, Antonio Carlos Higino, por todas as comarcas que passou enfrentou cassação de prefeitos e cumpriu com o seu dever de juiz.Meus manifestos de apoio moral e ético ao amigo, Juiz de Direito de Buerarema.Vocês estão injustiçando um Juiz de Direito de conduta ilibada e ética, por todas as comarcas que passou deixou registrados nos anais do forum, como um juiz imparcial e suas decisões.
    Ao amigo, Dr. Antonio Carlos Higino, minhas solidariedades!
    Cordial saudações, do amigo,
    Melck Rabelo e Darcy Rabelo

  11. INFELIZMENTE, SER PREFEITO DE BUERERMA VIROU UM GRANDE NEGOCIO. TODOS QUE ENTRAM SÓ PENSAM EM ROUBAR. NINGUEM SE PREOCUPA COM A POPULAÇÃO. QDO UM ENTRA, DIZ QUE O ANTERIOR DEIXOU UM ROMBO DANADO.QDO SAI, DEIXA UM ROMBO MAIOR AINDA. E AÍ FICA ESSA BOLA DE NEVE SEM FIM. E O FUNCIONÁRIO SEM RECEBER SALÁRIO, O COMERCIO SEM VENDER E ASSIM VAI A MINHA CASTIGADA E SOFRIDA BUERAREMA. ATÉ QUANDO ISSO VAI DURAR??SERÁ QUE NÓS NÃO PODEMOS MUDAR TUDO ISSO?
    PODEMOS SIM, BASTA DEIXAR DE LADO A EMOÇÃO E VOTAR NA RAZÃO. SABER ESCOLHER O PROXIMO CANDIDATO E NÃO VENDER O VOTO. DESTA FORMA, VAMOS DAR UM BASTA NESSES POLITICOS ATUAIS…CHEGA DE RODÍZIO..CHEGAR DE
    MESMICE.VAMOS FAZER A HORA E NÃO ESPERAR ACONTECER TUDO DE NOVO…

  12. Isso é uma vergonha, Buerarema antes de Mardes era uma coisa, e depois é totalmente outra, um bando de sem que fazer, que sempre dependeram de prefeitura fica se aproveitando da situação, e ainda coloca todo esse terrorismo que é “a população de Buerarema está revoltada” mentira absoluta,só são meia duzia de vagabundos querendo a viúva.Estes mesmos citados acima.
    Criou-se hoje em Buerarema uma obseção ao poder, e não o comprometimento a Buerarema. Esse bando de Terrorista…

  13. De quem será a culpa pq Buerarema esta desse jeito ?? Acho que parte é da justiça , pq deixou Drº Ioio se candidatar e outra parte do povo que não sabe escolher seus dirigentes …. Buerarema vai se acabar … VISITEM ANTES QUE ACABEM …..

  14. Será que é bom a entrada de Eudes. A população está revoltada e apavorada com a entrada desse sr. que não fez nada de mal na nossa cidade. Mostrou incapacidade administrativa e sem apoio político de nada. A Câmara foi resultado da revolta do povo que pede a saída de Eudes. O mesmo acabou de tomar posse. Primeiramente mandou uma procuração a Comarca pois mesmo com tanto reforço policial não tinha coragem de chegar na frente do fórum. a população gritou palavras de ordem como “sai bandido” “fora Eudes” “cachaceiro” “quero meu prefeito de volta”. Ele chegou altamente escotado pela polícia que ainda reagiu contra a população com splays de pimenta. Sua posse não durou 10 minutos. A população perseguiu o camboio dizendo q este vai destruir a nossa cidade. Buerarema merece respeito

  15. Hoje o que eu vi foram os manifestantes do doutô dando apoio moral ao Juiz HYgino, uma palhaçada só. Na verdade eles que estavam lá receberam o salário do mes de MAio, integral e alguns receberam até a mais, e o restante do funcionário público do municipio recebeu uma esmola, como foi o caso dos professores, e tantos outros ficaram sem seus salários esse é o governo do doutô que perseguem a quem não votou nele e só paga a quem votou ou seja aos baba ovos dele. A VERDADE É UMA SÓ DOUTÔ MARDES TEVE SEU REGISTRO DE CANDIDATURA IMPUGNADO, CASSADO, PORQUE????????? E SE FOI CASSSADO NÃO PODE ASSUMIR A PREFEITURA, ISSO É FATO. AGORA FICA ESTE POVO DEFENDENDO QUEM DEVE NA JUSTIÇA?????? É PIOR DO QUE TODOS OS OUTROS POLITICOS QUE JÁ PASSARAM POR AQUI, POIS É O PRIMEIRO QUE TEMOS O CONHECIMENTO DE QUE FOI CASSADO!!!!!!!! INELEGÍVEL!!!! SEM REGISTRO DE CANDIDATURA!!!!! E EU FICO INTRIGADA É DE VER PESSOAS “IDÔNEAS” QUE SABEM LER,TEM DIPLOMA DE DOUTORADO, MESTRADO,ADVOGADOS, REPORTERES, E ACREDITAM E DEFENDEM ESTE DOUTÔ! ISSO É INTRIGANTE!!! SERÁ PORQUE HEIN????

  16. Agora Dr IOIO fale a verdade chega de ser cinico VOCE DEVE A JUSTIÇA E DEVE PAGAR senao o senhor estaria gonvernando mas,continua enganando os bestas e os analfabetos.

  17. Voces condenam o Dr.a culpa de tudo isso é TRE, se o dr. não podia se candidatar por que o TRE liberou? Depois que o homem ganhar a eleição não pode governar? isso é terrivel onde está a democracia? Que pais é esse?

  18. O lema da JUSTIÇA É: “A JUSTIÇA É CEGA”!

    QUEM DEVERIA ESTAR SENDO EMPOSSADO ERA O 2o. COLOCADO, COMO MANDA A LEI!

    A JUSTIÇA DEVIA ESTAR EMPOSSANDO ERA O GUIMA, e pronto!

    A Justiça é cega, mesmo!

  19. Oh! Buerarema!!Terra do jequitibá!Quanta maldade estão fazendo com vc! Oh! políticos safados, corrruptos…Deixe minha terra em Paz..arruma a mala e caiam fora!! TODOS!!Vamos fazer uma limpa e tirar esses politicos desonestos!!mentirosos, enganadores!!
    Hoje dos que estão aqui, nenhum presta..Tudo corruptos…É só trocar a coleira e continua a mesma coisa! Não dá pra confiar em ninguem no momento.Se em 4 anos não fazem nada! Imagine quem entrar agora , faltando 2 anos pra eleição de prefeito?? É SO ENTRAR PRA ROUBAR!!!!!!

  20. Buerarema voltou a época dos coronéis, sendo que essa briga na realidade está entre Orlando e Mardes, e nenhum dos dois pensam na população, e eta população mais besta que matam e morrem por pessoas que não tão nem aí para ninguem. Vamos deixar de ser besta vamos procurar pessoas novas na proxima eleição, pessoas que nunca passaram em cargos de prefeito e nem de vereador!…

  21. São os governantes que vivem usando o termo Democracia! Mais essa palavra só tem efeito quando se trata dos projetos governamentais que destroem a vida do povo, não é senhores? Vou deixar um recadinho pra voçês: Façam algo contra este povo sofrido e nós vamos lhes mostrar o quanto pode custar a cada um destes que se acham poderosos! Foi alerta da empresária que muitos já ouviram falar e estão caladinhos, fazendo de conta que não sabem e nem se preocupam. Como disse uma comentarista: quem pode manda e quem tem juízo obedece!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.