Tempo de leitura: < 1 minuto

A empresa Concepção Consultoria Técnica Especializada Ltda foi a responsável pela aplicação das provas do concurso público da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), para os cargos de analista e de técnico universitário. Ontem, os candidatos se depararam com provas mal-elaboradas e questões extraídas integralmente na internet.

Mas o que se sabe, via páginas valiosas do Diário Oficial do Estado, é que o resumo do contrato da empresa vencedora da licitação foi publicado apenas 16 dias antes das provas (20 de maio). E o contrato foi assinado no dia 18. Só assim para entender o porquê das provas com questões “emprestadas” da internet.

Afora a bagunça na elaboração das questões, candidatos de pelo menos duas salas reclamavam que o lacre dos malotes das provas chegaram rompidos às salas. Pelo belo serviço, a empresa recebeu (ou receberá) a bagatela de R$ 193.365,00.

A Uesc ainda não se pronunciou, oficialmente, a respeito da barbeiragem.

56 respostas

  1. Realmente foi uma falta de respeito e a UESC com a credibilidade cada vez mais comprometido. Ainda existiu prova de conhecimentos específicos com conteúdo totalmente diferente do exigido do edital, toda a prova e não algumas questões. Vamos aguardar providências!

  2. É com certeza foi um absurdo.Na minha sala entrou uma moça muito educada e balançou o saco com as provas e disse AQUI AS PROVAS LACRADAS e saiu.Quando abriu o saco estava faltando provas.Na minha sala faltou 2 candidatos e mesmo assim faltou uma prova resultado no saco lacrado estavam faltando três provas.Ela foi chamada e la vem ela toda se achando na maior classe com a provinha na mão.Eita BRASILLLLLLLLLLLLLLLL

    Esse concurso tinha que ser anuladooooooo

  3. Nunca vi um concurso tão mal organizado. Queremos a anulação do concurso já.
    Deixaram de pegar a Consultec que é uma empresa seria porque a concepção ofereceu 300 reais a menos na licitação. Tá aí. O barato vai sair caro demais…

  4. Tb fiz a prova, e em minha sala alguns candidatos reclamaram q as questões específicas eram de outro cargo. O coordenador apenas mandou responder e depois entrar com o recurso. Como se não bastasse, algumas provas de outros cursos estavam faltando questões (a 23 pra ser específico), e um candidato foi prejudicado pq faltou provas na sala. Isso tudo no pavilhão Jorge Amado, 2 andar, sala 3202.
    Uma verdadeira BAGUNÇA.

  5. Nunca vi um concurso tão feito nas coxas como esse da UESC. Dá até vergonha de ver essa prova. Corrigi e vi que três questões são passíveis de anulação:

    Português

    Questão 07 tem 04 alternativas (I – II – III – IV) só que na opção de resposta E cita as alternativas I – II – III – IV e V impossibilitando a análise da questão.

    Questão 09 (essa foi de lascar) a 09 consta duas alternativas D para resposta, e a certa pelo gabarito é a D, agora qual das duas é a correta?;

    Informática

    Questão 16 pede para identificar o programa de planilha eletrônica (esssa até minha filha de 12 anos sabe) – Excel, Calc, Lotus 123. E eles responderam Outlook -programa de gerenciamento de e-mail, forçaram a amizade.

    Agora teve questões pegadinhas que estavam mais para lógica matemática que conhecimentos específicos:

    Exemplo a questão 36 que trata das finalidades da lei 8352/2002. São 4 as corretas (I II III e IV) mas nas alternativas não havia nenhuma que atendedesse a essa proposição, portanto nenhuma das respostas anteriores. A questão 39 também segue o mesmo raciocínio lógico.

    Analisem as questões e entrem com o devido recurso. O prazo se encerra 09/06/2010.

    E realmente houve casos de envelopes plásticos abertos, com o lacre rompido. Os concursandos deveriam registrar em ATA o fato ocorrido, solicitar uma cópia e apresentar queixa ao Ministério Público Estadual para tomar as devidas providências.

  6. Não adianta ficar reclamando,já sabemos o suficiente que todos nós fomos prejudicados e que a melhor coisa que deve ser feita é a anulação desse concurso.Agora devemos tomar as providências cabíveis para que isso aconteça.

  7. Além da falta de controle com a saída das provas, como é que num concurso as pessoas saem das salas com apenas uma hora de prova com as provas na mão, pois como não havia detector de metais nas portas poderia muito bem um candidato que saiu antes passar via SMS para outro onde este poderai ir ao banheiro e verificar o gabarito!!Vamos anular esse concurso!!

  8. Lembram da questão sobre formas de tratamento na prova de português?

    Foi um Ctrl+C/Ctrl+V dessa página:

    http://www.cobra.pages.nom.br/bmp-pronomes.html

    Mandaram um estágiario qualquer elaborar a prova e o cara pega o primeiro link que aparece no google…

    Várias outras questões mal explicadas ou com defeitos. Uma delas citava uma proposição 5 (V) que sequer existia, facilitando mais ainda, pois com isso se eliminavam duas alternativas (“d” e “e”).

    A mais agressiva foi uma que dizia que O OUTLOOK É UM PROGRAMA DE PLANILHA ELETRÔNICA!

    Lamentável…

  9. Isso foi mesmo, muitolamentável!!!
    Espero sinceramente que a UESC se retrate e anule essa prova, senão não acreditaremos mais nos concursos por ela Ministrados.

  10. Mas voces esperavam o que? o reitor da uesc não aparece na isntituição ha anos. ele só vive de pais em pais, não conhece e nem sabe o que se passa com a UESC

  11. “A Uesc ainda não se pronunciou, oficialmente, a respeito da barberagem.”

    E nem vai, aposto. A presepada em torno do concurso já começou ainda na época das inscrições, quando os candidatos tinham como única opção de pagamento da taxa de inscrição o depósito identificado (nem nos concursos de maior porte isso é exigido!), e ficou completa com a lambança das provas. Nenhum peixe grande da UESC tá a fim de ficar ainda mais queimado do que já tá.

  12. Pessoal, os recursos (total 16 questões recorridas) que fiz estão no link abaixo. Vale lembrar que quanto mais recursos chegarem à “Decepção”, maiores seram as chances das mesmas serem anuladas ou alteradas quando for publicado o gabarito oficial.
    É importante ressaltar que os recursos não podem ser repetitivos. Quem quiser seguir o modelo, pode fazê-lo fazendo o download do Foxit, que é um Reader de PDF e que pode ser preechido nele mesmo o formulário de recurso disposto no sítio da UESC.

    O prazo para o recurso é até amanhã (09/06/2010, até o fechamento do protocolo geral, que é às 18h00min.

    Abraços e vamos mudar esse “assalto”!!!!

    link dos recursos: http://rapidshare.com/files/396659169/recursos_prova_uesc_2010_tecadm001.zip.html

  13. ps.: Esqueçam o comentário que postei logo abaixo, pois coloquei o arquivos dos recursos em um local que pode ser feito o download por ilimitadas vezes, ao contrário do anterior, que só permitia 10 downloads.

    Quem quiser o arquivo por email, é só mandar um email para mim (diemaled@gmail.com)

    Pessoal, os recursos (total 16 questões recorridas) que fiz estão no link abaixo. Vale lembrar que quanto mais recursos chegarem à “Decepção”, maiores seram as chances das mesmas serem anuladas ou alteradas quando for publicado o gabarito oficial.
    É importante ressaltar que os recursos não podem ser repetitivos. Quem quiser seguir o modelo, pode fazê-lo fazendo o download do Foxit, que é um Reader de PDF e que pode ser preechido nele mesmo o formulário de recurso disposto no sítio da UESC.

    O prazo para o recurso é até amanhã (09/06/2010, até o fechamento do protocolo geral, que é às 18h00min.

    Abraços e vamos mudar esse “assalto”!!!!

    link dos recursos: http://rapidshare.com/files/396662409/recursos_prova_uesc_2010_tecadm001.zip

  14. O que podemos fazer diante das irregularidades constatadas é nos valer dos recursos jurídicos disponíveis.

    Agora é muito infantil e inadequado usar desse fato para tentar macular a imagem da UESC enquanto centro de excelência acadêmica.

  15. A questão 25 da TEC- 001 tb está errada. Todas assertivas com certeza são verdadeiras (Lei 4.320/64, Tit I, Cap II, Art. 12). Contudo a resposta certa pelo gabarito é “Nenhuma das respostas anteirores”. Gente só tem até hoje para entrar com recurso. Vamos lá!

  16. o povo não estuda e quer dar jeito assim. nada a ver essa de lacre aberto, primeiro, não tinha lacre, era envelope plástico coladíssimo.

  17. depósito identificado ??? se não fosse desse jeito o povo reclamava, diziam que era falcatrua , agora só porque nego ta com medo de perder , inventa mil coisa. vai estudar, vai.

  18. poooxa, baixariia
    por causa de R$ 300,00 a menos a UESC contrata essa “Concepsemnoção” pra essa prova,
    acabou q ficou feio foi pra imagem e credibilidade da Uesc
    queero q cancelem essa prova

  19. será que essa Ivana trabalha na “Concepsemnoção”?????
    ela deve tá falando isso porque deve ter acertado acima dos 60%, quer dizer, errado 60%, porque a prova só tem erros.

  20. A ivana:

    “depósito identificado ??? se não fosse desse jeito o povo reclamava, diziam que era falcatrua”

    Pra falar uma coisa dessas, você deve achar nada demais que a pessoa tenha de largar o trabalho pra ficar 2, 3 horas em uma fila de banco gigantesca pra depositar o dinheiro…

  21. eu, reforço que neste dia da prova a uesc na minha sala 3119, dois candidatos fizeram com gabarito em branco, pelo que eu sei tem que existe um original para cada candidato e nao ter em branco para casos…
    eu fiz tec de som e imagem nao posso denuncia mais digo aki
    pq nesta hora de funcionamento do orgao lá estou trabalhando mais alguem aì,ok?

  22. LEMBRAM QUE NUM PASSADO REMOTO, A UESC IMPRIMIU AS PROVAS DE VESTIBULAR NA SUA GRAFICA E DEU XABU…
    RECORDAR É PRECISO E SO RELER A REGIÃO…
    AQUI ACONTECE DE TUDO…

    TODOS PELA ANULAÇÃO

  23. A nossa colega Ivana disse que a prova estava “coladíssima”.¬¬
    Hum…tah! pena que 2 salas estavam coladas com cuspe neh?

    Acho uma falta de respeito uma pessoa chegar aqui e julgar
    um fato que ocorreu, e o pior dizendo que é td mentira.

    A irmã da minha colega estava na sala…ela e mais 40 candidatos, sem contar tb outra sala que houve o episódio patético em que os envelopes foram violados.
    Todos estão mentindo então?? Ok! e eu sou o BOZO. =D

    Não se preocupem! O Ministério Público tomará as medidas cabíveis em respeito aqueles que estudaram e que ainda acreditam na boa fé. Não tenham dúvidas.

  24. Gente!!! Essa prova foi um desrespeito com o concursando. Sinceramente, isso é o dar fazer concurso de banca sem credibilidade. Taí o resultado: Uma prova mal elaborada que faz com que vc se sinta incapaz e ache que não valeu apena, as horas que vc dedicou de estudo, pra se deparar com uma prova que faz vc desacreditar em vc mesma. A priore, me senti burra ou broca, mas depois percebi que eu não estava errada e que o erro era da prova. Passei horas, buscando correções para essa prova, corri atrás de professores de português para tirar dúvidas e todos eles percebiam erros em quase todas as questões de português, isso fora a de conhecimentos específicos. Horrível!!! Nunca fiz um concurso para uma prova caber tantos recursos nas questões. Inadimissível que um concurso venha se estabelecer diante desses fatos. Com certeza, todos pela anulação!

  25. NA MINHA SALA AS CARTEIRAS FORAM ARRUMADAS DE UM MODO QUE SE QUISÉSSEMOS PODERIAMOS NOS ABRAÇAR DE TÃO COLADINHAS, CAUSOU ATÉ CONSTRANGIMENTO.

  26. ESTOU ESPERANDO, ASSIM COMO TODOS, UMA DECISAO JUSTA PARA A ANULACAO DESSE LIXO FEITO NA UESC. CREIO QUE A UNIVERSIDADE ERROU DIANTE DESSA LICITACAO-PREGAO, QUE PREGOU NOSSO CEREBRO NO MAIS FUNDO DO POSSO. PESSOAS QUE ESPERAM UMA OPORTUNIDADE DE TRABALHO E MELHORAR DE VIDA, ESTUDA TANTO, PAGA CARO, GASTA DINHEIRO COM XEROX, GASTA PASSAGEM DE ONIBUS E VE SEU DESEMPENHO FRUSTRADO. ROGO POR JUSTICA E POR ANULACAO.

  27. Bagunça mesmo esse concurso!!!

    Como que pode os envelopes virem abertos??? Quem prova que ninguém teve acesso as provas?? Que ninguém utilizou o celular ou outros meios eletrônicos para passar gabarito de prova??
    Ainda teve o fato de pessoas após o horário de entrada conseguiram entrar e fazer a prova!! Absurdoo!!!

    Para que não haja problemas maiores é melhor anular esse concurso e realizar um outro com mais credibilidade!!

    Os candidatos não ficaram quietos com essa situação!!! E não são poucos não, viu??

    Espero que a UESC agilize logo isso!

  28. Estou vendo muita gente falando que o M.P. tomará as providências por acaso alguém foi lá fazer a denúncia?
    O ideal seria que o pessoal das duas salas fossem, pelo jeito o resultado vai sair e ninguém toma a iniciativa.
    Essa tal Ivana, como pode ser tão cara de pau em afirmar que o envelope estava coladíssimo será que ela presenciou o fato ou está supondo e tirando conclusões a partir do que aconteceu na sala dela?
    Realmente em algumas salas foi traquilo, o envelope estava lacrado como manda a lei, foi cortado com estilete.
    Que se pronucie o pessaol das salas onde ocorreu o problema.

  29. A prova foi tão irregular que eles tiveram a coragem de copiar uma questão na integra de outro concurso da concepção e pior a prova está online com gabarito no proprio site da empresa.
    olha o link da prova aí:
    http://www.concepcaoconcursos.com.br/…/Prova_Eng__Agrnomo.pdf

    A questão 24 desta prova é identica a questão 46 da prova TEC 008

    acho que a UESC que é uma instituição seria e respaldada vai deixar isso por menos? Claro que não. Isso é quebra de contrato pois “segundo informações” (não o li ainda) exigia inediatismo das questões.
    Se existir isso aí no contrato é cheque-mate galera!!! (pelo menos na TEC 008).
    obs: entrei com 18 recursos. Questões inaceitaveis feitas provavelmente por alguém que nem sabia o que estava conlando da internet. coisa de amador mesmo.

  30. IVANA, vc é parente de quem na UESC?
    Sei não.. tô achando que vc está sendo beneficiada..
    Abre o jogo, quem te passou cópia da prova?

  31. Oi pessoal,
    estava olhando os comentarios de vcs sobre a prova da UESC, e vou fazer esse proximo final de semana a prova da UESB e e tambem quem elaborou as provas foi a Concepçao. Gostaria que alguem disponibilizasse um link com a prova da UESC p mim, se for possivel, para que eu posso ver o modelo de prova da concepçao…
    Agradeço

    Gisele

  32. Provavelmente, cm td aqui no Brasil, isso vai dar em pizza. Se ninguém se mover, se ninguém for ao Ministério Público…com certeza dia 19 sairá a lista dos aprovados…ABRAM OS OLHOS JOVENS!!!!!

  33. Pessoal,

    Na minha opnião esse concurso seguiu todos os procedimentos formais e a Concepção não deixa a desejar, assim como o Cespe, a Cesgranrio, etc…Acho que muita gente se saiu mal nas provas e fica especulando e disseminando informações equivocadas. A UESC é uma instituição idônea e com certeza, se houver alguma irregularidade, tomará as medidas cabíveis. Concurso é isso, sorte para alguns e azar para outros, infelizmente os que n tiveram tanta sorte irão fazer de td para q anulem a prova, quando na verdade deveriam estudar mais para os próximos concursos. OBS: Espero que o moderador não deixe de aceitar meu comentário só pq discordo da maioria.

  34. Esse concurso da UESC foi magnifico! Esplendoroso! Eu mesmo consegui responder 47 questões do concurso para TEC 001. Estou aqui na UESC há alguns anos. Tenho muitos amigos aqui.
    Nada contra a empresa CONCEPÇÃO pois ela apresentou total lisura durante a realização das provas.
    E parem de ficar mistificando esta “estória” de fraude. Que fraude? Nunca houve e nem haverá fraude num concurso deste. Ouvimos só comentários positivos da empresa antes, durante e depois do certame. Nós que estamos aqui dentro da instituição é que sabemos o que é melhor para a UESC.

  35. Galera da sala 2206 se mexam! vão a TV e no M.P. pra fazer a denúncia ou vai sair a lista!!!!!!!!! Quando vemos ou sabemos de alguma irregularidade e não fazemos nada estamos sendo coniventes.O ideal seria que o pessoal das duas salas fossem, as instituições cumprem o seu papel desde que os cidadãos façam sua parte.
    A candidata Drean uesc disse que conseguiu acertar 47 questões, por pouco não acerta 100% ela é mesma uma “gênia”, pois havia questões com erros gritantes e ela conta como certo. já Passou.
    Como pode alguem comparar a banca da Cesgranrio e Cespe com a Concepção? pelo que eu sei a única semelhança é que todas começam “C”.

  36. Tá na cara que essa Candidata Drean foi umas contempladas com o gabarito da UESC.
    Tem um poste no fconcurcos.com.br no forum uesc que relata a historia de um candidato reda que viu uns funcionarios violando um caderno de provas.
    Cade o pessoal? Voces que estava nesta sala nao vão para o ministerio publico? Vão ficar passiveis esperando a “lista” dos contemplados sair?
    Pessoal, só depende de nós para mudarmos o rumo desta historia.

  37. Gente não é possível!!
    Será que vai acabar em pizza mesmo?
    Poxa, kd as pessoas dessa sala?
    Então isso foi mentira, pq se fosse eu que estivesse nessa sala.
    Me recusaria fazer a prova. Como que essas pessoas assinaram se viram os envelopes violados. Não tem condições!
    E se realmente ninguém denunciar, ai fik realmente dificil de acreditar.
    Uma coisa é certa, uma pessoa acertar 47 questões nessa prova!!!
    Sinceramente!!!
    Consegui acertar até as questõe erradas. Só podia ta com o gabarito nas mãos. Deve ter sido uma das que terminaram a prova em menos de 1 hora. Tem q haver justiça p isso!!! Não é possivel! Kd O MINITÉRIO PÚBLICO????? DENUNCIEM!!!!

  38. Tudo indica que vai acabar em pizza, graças a falta de coragem das pessoas que presenciaram o fato.
    Apenas duas foram ao M.P. cumprir o dever de cidadão, em uma sala que pelo menos 15 pessoas reclamaram, como podemos querer que as coisas mudem.
    Ainda está em tempo de fazer o denúncia no M.P. pode ser feita em Ilhéus ou Itabuna.
    Vamos lá gente!!

  39. MEU DEUS!!!!!!!!!!!
    Não acreditei quando li o comentário da candidata DREAM, como pode existir tal criatura!!?? “Nós que estamos dentro da UESC é que sabemos o que é melhor” a quem ela se refere nessa fala. Eu também sou de lá de dentro, sou estudante, e sei que esse concurso, não foi idôneo. Além disso ela que acertou tanto desconhce que um concurso é um procedimento administrativo, e como tal tem uma série de etapas e atos a serem cumpridos para que possa chegar ser homologado. Se falta algo, uma bobagem qualquer, como ASSINATURA DAS TESTEMUNHAS NA ATA, ele se torna nulo de efeito. Acorda desse sono de arrogância e ignorância “dream” e deixa de ser egoísta (ou desonesta…?). Que loucura dizer que nunca houve nem haverá fraude num concurso desse? Não lê jornal, Vê tv(novela não vale!!), não se intera acerca do que ocorre diariamente na sociedade de modo geral? No caso específico, te ajudo com algumas ponderações: 4 horas de prova pra 48 questões, podendo sair com a prova em uma hora? Um celular tocou na minha sala. Falta de detectores eletrônicos. Qualquer um podia ir ao banheiro e receber sms com as respostas certas… mas impossível acertar 47 quetoes se nem sabemos como será retificado o gabarito. Ou será que você já teve acesso a ele..!!?? Ah, e quem sabe o que é melhor pra qualquer instituição, ou setor da sociedade é o cidadão crítico, consciente e atuante, e nenhuma dessas definições lhe cabe com certeza.

  40. O concurso pro SAC,
    Realizado uma semana depois da prova da uesc, já publicou hoje o gabarito retificado. Seriedade e competência são assim. Parabéns à seleção uneb.

  41. Verdadeiramente estou extremamente decepcionada com o ocorrido na prova do Concurso da UESC para analista e técnico universitário.A prova foi muito mal formulada,com questões equivocadas e muitas delas fora do conteúdo exigido.Além da violação do lacre do malote das provas em duas classes,o que já pede que esse concurso seja anulado.Ainda existem pessoas que estudam e se esforçam com dedicação para conquistar um emprego estável e digno no nosso país.Peço,que a justiça seja feita,que os cidadãos brasileiros sejam respeitados e garantidos nos seus direitos…a não anulação deste concurso será uma verdadeira vergonha para uma UNIVERSIDADE tão respeitada e eficiente em seus cursos,como é a UESC.ANULAÇÂO JÀ!!!!

  42. Horrível a prova,a organização de tudo muito mal feita e ,com certeza má intenção com a formulação de questões fora do conteúdo…espero que seja anulado.

  43. Ivana,
    Criatura divinamente inteligente, “não tinha lacre a prova estava coladíssima”,. O lacre é a parte colada, é aquilo que veda, independente de de ser algo a parte. Curtinha de raciocínio você,hein!!??!!

  44. Eu achei um absurdo, a bagunça que foi este concurso, na minha sala ficaram 3 pessoas sem receber as provas, inclusive eu, será que isto está certo! os envelopes deveriam constar, o número correto de provas para todos!quero muito que seja anulado, pois tudo foi muito errado…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *