Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna quase sempre aparece no cenário nacional de forma negativa. Quase. Esse itabunense aí acima é um exemplo de que nesta terra brotam trabalhos, ações, pessoas que muito nos honram, enchem de orgulho. O médico sanitarista Humberto Barreto de Jesus, 58 anos, acaba de ser incluído no livro 100 nomes que fizeram a história da luta contra a Aids no Brasil, que reúne personalidades brasileiras que são referências nas ações de combate e prevenção à Aids.

Humilde como só ele, Humberto diz que a distinção “é o reconhecimento a um trabalho coletivo, que envolve pessoas como o médico Júlio Brito e que coloca Itabuna como referência na prevenção e tratamento da Aids”.

Parabéns, Humberto!

Parabéns, Itabuna!

25 respostas

  1. Dr. Humberto é um exemplo de doação, desprendimento, competência e compromisso em favor da medicina e do ser humano. Registro a minha satisfação pessoal pelo reconhecimento alcançado e o meu orgulho de privar de sua amizade.
    Deus continue abençoando os seus passos.
    Parabéns e muito sucesso.
    Dra. Sandra Maisa Balduino Cardoso Marcelino
    Médica e Prefeita de Floresta Azul

  2. Parabéns ao portentoso médico, possuidor de simplicidade ímpar, qualidade própria dos grandes homens.A homenagem é por demais merecida.Parabéns, ainda, aos seus ilustre familiares.

  3. Parabéns Dr. Humberto… sua história de vida comprova o que os mais notáveis pensadores do passado e do presente sempre defenderam: educação é tudo!

  4. É VERDADE PENSE EM UM MÉDICO HUMILDE É Dr. HUNBERTO, QUANDO PRECISAMOS DELE ELE ESTÁ PRESENTE ATÉ PARA NOS ACONSELHAR….QUE DEUS TE ABENÇOE GRANDEMENTE.

  5. Realmente. A conduta e a carreira do sanitarista Dr. Humberto barreto , merece os nossos aplausos e o reconhecimento do seu compromisso com a nossa comunidade. PARABÉNS HUMBERTO !!!!!

  6. Que seu exemplo sirva de lição. Parabéns! Continue sua luta. Tenho um filho médico que formou-se este ano aí pela UESC. Hoje moro em Brasília e fquei muito feliz pela matéria.

  7. Todo mérito deve ser dado a pessoas como Dr. Humberto Barreto.

    Lembro-me do seu importante trabalho frente a Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna, em gestão outrora.

    Defendeu fielmente o direito dos trabalhadores, afinal, acreditava na ideologia de um partido dos trabalhadores – não obtendo êxito, retirou-se do cargo juntamente com sua equipe.

    Com isto seu nome ficou guardado como um dos Secretários de saúde que se importava com a classe operária.

    Parabéns Dr. Humberto Barreto.

    Um homem da atualidade,que sem dúvida, faz parte da história e da politica de Itabuna!

  8. Exemplo de médico,solidário, carismático e acima de tudo humano,fazendo valer sempre sem esqueçer uma vírgula o juramento feito ha poucos (rsrsr)anos atrás em sua formatura.No Albergue Bezerra de Menezes sempre dando sua contribuição aos portadores de hansem e HIV além de atender com carinho todos os outros internos da casa…e a recompensa vem com o reconhecimento nacional PARABÉNS DR. HUMBERTO tem reconhecimento que merece.
    Deus te Abençõe Sempre, de toda a família:
    ALBERGUE BEZERRA DE MENEZES

  9. Lembro-me de Dr. Humberto desde os tempos em que ele atuava na medicina pública na cidade de Mascote, quando assumiu aulas de Educação Física e Matemática e sua esposa Lígia assumira a disciplina de Inglês no Grupo Escolar Carolina Severiano Ribeiro em 1980, quando eu cursava a 5ª série do Ensino Fundamental. Naquela época não havia um único professor habilitado em Mascote e a secretária de educação montou uma equipe com eles e os funcionários do recém-inaugurado Banco do Brasil.
    Figura humana cativante, logo se tornou amigo da população humilde da nossa cidade e principalmente dos estudantes onde desenvolvia ações esportivas e culturais, integrando a população daquela humilde e pequena localidade. Sobre isso, há uma página importante da história da cidade, onde Humberto montou uma Peça Teatral com o Título “Mascote de Todos Nós”, encenada com seus alunos, retratando as pessoas marcantes da cidade, as personalidades populares como o canoeiro Neco, os pescadores Zé Prates, Zé Caçanto e Seu Licíndio, Meu Pai Eberhald “Beraba” que era um “faz tudo” da cidade (encanador, carpina, enfermeiro prático, etc), a dona do hotel, Dona França, Bala, o lixeiro, dentre tantos personagens representados pelos alunos do Doutor-Professor-Roteirista e Diretor de Teatro. Em fim, esse trabalho escrito e dirigido por Humberto foi um sucesso e ficou em nossa memória com mais uma das tantas coisas boas da passagem do médico humanista em Mascote.
    Recordo que ele me apelidara de “Zico”, por conta dos meus cabelos longos e por que eu era “delegado”, que na gíria do futebol é atribuído ao jogador que pega a bola e fica driblando, prendendo a bola sem passar ao companheiro. Jogamos muitos “babas” de futsal no mesmo time após as aulas de Educação Física.
    Esse médico e professor ficou na memória de todos nós pela maneira como tratara seus alunos e nossos pais com carinho e respeito.
    Grande mestre é muito bom relembrar essa passagem da nossa história e orgulhosamente homenageá-lo.
    Humberto Barreto de Jesus é uma figura humanista!!!
    Virgílio Alberto S. Pinto
    Mestrando em Políticas Sociais pela UCSAL, Historiador e Pedagogo pela UESC, Coordenador Pedagógico na Rede Estadual de Ensino e Professor na Rede Municipal de Ensino de Itabuna

  10. Filho de um humilde funcionário da Prefeitura de Itabuna, esse cidadão provou que, sonhar é possível. Chegou lá com sua luta e seu objetivo, hoje é esse aí que todo mundo reconhece, pessoa humilde, ser humano fantástico. Ele merece, todas essas homenagens, inclusive nossa que temos a honra de fazer parte de seu convívio familiar. VIVA HUMBERTO!!!

  11. Anos 60, inicio dos anos 70, bairro da Conceição. Dona Lourdes sua mãe, Senhor Edson seu glorioso Pai. Seus irmãos Dedeu, Dinha, Dinho, Marcelo, Nenen e Helder, nenhum diferente de Humberto, ou seja, todos humildes, simples, origem honesta, mas profundamente trabalhadora. Sou orgulhoso por demais, aliás, muitissimo orgulhoso, pois faço parte dessa história, eu viví essa história. Vizinho ainda criança, aninhado na familia como se filho também fôsse. Hoje adultos somos irmãos por afinição, por carinho, pelo respeito e mais ainda pelo reconhecimento. Meu irmão Humberto, meu querido irmão, parabéns, muitos parabéns, tremendos parabéns. Tudo isso ainda é pouco, muito pouco por tudo que você já proporcionou de bom às pessoas carentes, às necessitadas, às portadoras. Você é demais meu irmão, que DEUS permaneça na sua vida pela eternidade, e que ELE te permita para sempre a humildade e a competência para nos fazer reconhecer em você o exemplo do amor ao próximo e da humildade.
    Te amo meu irmão, sei da sua luta, da sua força e do seu merecimento.
    Que DEUS te abençoe, beijos no seu coração.
    Leléu Rodrigues

  12. Dr.Humberto,desde o primeiro momento em que pus os meus olhos neste livro e vi teu nome na relação dos 100 mais… me enchi de orgulho,por lhe conhecer e hoje fazer parte de uma instituição que foi idealizada também pelo senhor,sou voluntária do GAPA Itabuna,fui aluna de DrªLigia,sua esposa, e sei da humildade que os dois tem, e mais ainda do orgulho de fazerem parte de nossa história.PARABÉNS.

  13. Humberto amigo.
    Vejo com satisfação o reconhecimento de uma pessoa simples, bom carater e competente profissional. Siga em frente fazendo o bem pois se ninguem reconhecer Deus o compensará.
    PARABENS! PARABENS! PARABENS!
    Deus o abençoe.

  14. Os passos de Humberto Barreto são como faróis para quem ainda acredita e aposta no bem comum. Confirmam a possibilidade de resultados positivos para quem escolhe fazer sempre o melhor, mesmo que seja o mais trabalahoso e o menos rentável. Mostram aos seus contemporâneos e às gerações futuras que a ética, dedicação, generosidade e compromisso ainda é possível nesse mundo que tem se moldado cada vez mais ao individualismo.
    Parabéns Humberto! Você nos ensina e nos inspira. Vera Rabêlo

  15. Parabéns Dr. Huberto,

    Há pessoas no mundo que nascem iluminadas, com o espírito voltado para o coletivo, que pensa e agem no intuito de construir uma sociedade mais humana e justa. Toda e qualquer homenagem ao amigo e eterno mestre Dr. Humberto é justa, pois este é um individuo ILUMINADO.
    DANIEL AUGUSTO – CONTADOR
    Mascotense

  16. O orgulho que sentimos por tê-lo como pai é muito grande. Nossa felicidade é acompanhada por uma imensa satisfação ao saber que sua luta é reconhecida não só dentro de nossa casa e que nosso orgulho é compartilhado com muitas outras pessoas.
    Nossa admiração é antiga e eterna e ver o seu reconhecimento nos deixa muito feliz por saber que sempre lutou por seus ideais e, principalmente, por saber que sempre quis o bem e um futuro melhor para a sociedade, a que sempre esteve em seus projetos na sua luta incessante de ajudar a quem mais precisa.
    Pai, seu exemplo sempre marcou nossa história e seu nome sempre esteve e estará em nosso livro.
    Te amamos!
    Tiago e Lourdinha
    “Um verdadeiro revolucionário é movido por grandes sentimentos de amor… “

  17. felicidades pelo seu trabalho Dr. sou amigo dos seus filhos e tenha absoluta certeza que eles sao pessoas maravilhosas, e espero um dia conhecelos pessoalmente…..

  18. Humberto & Ligia,

    Voces são realmente notáveis. Aqueles que deixaram aqui o seu depoimento o sabem muito bem. Admiro, particularmente, a integridade e o carinho de voces.

    Abraços,

    Luiz Roberto & Nice

  19. Você não construiu uma página em um livro qualquer, mas um livro para o mundo representado em forma simples, apresentado pelo amor no mais extenso mundo filosófico, das virtudes, do caráter, da ética e moral de um ser humano especial.
    Parabéns Dr. Humberto Barreto pela sua história de vida realizado em favor da humanidade.

    Valter Moraes

  20. amigo,
    voce é um médico diferenciado que busaca a prevenção antes da doença se instalar ou proliferar,além de ser simples,objetivo e especial.
    sinto-me lisonjeada com seu reconhecimento e em ser sua amiga.
    abraço carinhoso
    sayô

  21. Você não construiu uma página em um livro qualquer, mas um livro para o mundo representado em forma simples, apresentado pelo amor no mais extenso mundo filosófico, das virtudes, do caráter, da ética e moral de um ser humano especial.

    Parabéns Dr. Humberto Barreto pela sua história de vida realizado em favor da humanidade.

    Valter Moraes

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *