Tempo de leitura: < 1 minuto
Nova calçada não possuía rampa e gerou protesto de deficientes (Foto Jorge Bittencourt).

A prefeitura de Itabuna está refazendo parte do novo (e contestado!) piso da avenida do Cinquentenário. Somente depois de muitos protestos da Fundação dos Deficientes do Sul da Bahia (Fundesb) e da Associação Grapiúna dos Paraplégicos (AGP), o município atendeu aos apelos e teve de quebrar parte da calçada para torná-la acessível com a instalação de rampas.

Os deficientes reclamavam da falta de acessibilidade desde o início da obra, mas a prefeitura resistia e só agora decidiu ouvi-los. Isso, claro, depois de a Fundesb ter acionado o Ministério Público estadual. Antes, o município dizia que o projeto era moderno e contemplava deficientes físicos e visuais.

A outra reclamação é contra o piso tátil já colocado em 40% da avenida. Estaria mal-assentado, desalinhado e muito próximo das portas dos estabelecimentos comerciais, o que provocaria transtornos para pessoas cegas transitarem pela Cinquentenário.

A obra não é comandada pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando Vita, que revelou ter sido contrário à forma como o projeto foi implementado e reprova a qualidade do material adquirido para o piso da avenida (confira aqui). Daí não ser novidade a obra ter sido refeita.

15 respostas

  1. Todos aplausos são necessários para os batem cabeças da nossa administração. Estamos vivendo o centenário sem realizações. Vamos para a campanha de retorno a escola para os administradores de Tabocas.

  2. Essas observações foram feitas por mim e por muitos outros mas, a prefeitura afirmava q teria a acessibilidade garantida. Ou ela, a prefeitura, mentia ou não eles dewsconhecem o que é uma rampa de acesso.

  3. quanto amadorismo!!! será que nenhum agente público da prefeitura desse nosso querido município não tem a devida capacitação técnica nos setores que lhes são cabíveis? seriam todos iguais ao nosso prefeito? ou seja, incompetentes porém não roubam (conforme ele mesmo se autointitula). Parece mesmo utopia ver esse município dar um salto de qualidade implementando melhorias nas mais diversas áreas. Assim fica difícil, e olha que eles devem está se esforçando para mostrar serviço neste ano de centenário, presumo eu.

  4. TEM GENTE COM COMPETÊNCIA QUE VIU TUDO ISSO, E SE OMITIU, SERÁ QUE DE PROPÓSITO,OU PRA VER A CASA CAIR MESMO, SEGUE EM FRENTE “ITABUNA” TU ÉS MAIS FORTE DO QUE ESSA BANDA DE MOLEZA.$$$$$$$$$$$$$$$$

  5. Tome 25, tome tome 25 Voces queriam o que ? Segundo o jornal aregião, a obra está sendo feita pela secretária de planejamento que é comandada por um técnico de informática. Esta mesmo uma bagunça esse governo.

  6. ISSO É UM ABSURDO. QUANDO PRECISO IR NA CINQUENTENÁRIO, NÃO TENHO MAIS CALÇADA PARA ANDAR! ESTOU ANDANDO NO MEIO DA RUA CORRENDO RISCO DE SER ATROPELADA!! IMAGINE OS DEFICIENTES!!! ISSO É UMA FALTA DE RESPEITO!! REFORMA MAIS FURADA, TROCAR O PISO DE ANTES POR UMA PORCARIA DESSA, AINDA DIZ Q É RESISTENTE! ESSE GOVERNO TEM Q ACABAR, XÔ DEMO!!!

  7. Esse piso da epoca das cavernas, vai ter que arrancar todo não sei como é que as mães vão levar seus filhos bebês nos carrinhos?? a prefeitura vai ter baixar um decreto para os fabricantes de carrinho de bebê adaptar os carrinhos conforme as CALÇADAS DA CINQUENTENARIO DA CIDADE DE TABOCAS, kkkkkkkkkk HÁ ia esquecndo senhoras e senhoritas não usem salto alto na cinquentenario quando for fazer compras, lembrem da época do riacho lavapés???? que ao chegar na cidade vindo das fazendas tinham que lavar os pés??? pois então tragam um chinelo na sacola para trocar quando for fazer compras na cinquentenario. Há tem tb os deficientes de cadeira de rodas….esses que se danemmmmmm bote a bunda na calçada e vai arratando pelo chão o capetão nem ta aí pra vcs aleijados….
    quem mandou votar nele se lascouuuuuuuuu

  8. Seu pimenta, vamos fazer justiça né… As mudanças nas rampas que foram feitas erradas, foram exigidas pela AGP, que fizeram vistoria na calçada dia18/06 e dia 21, e com as normas da ABNT nas mãos iam mostrando o “tudo” errad o pessoal da “prefeitura” se comprometendo a concertar. Olha a AGP estará novamente na cinquentenário na quarta-feira dia 23/06 poque o senhor não vai lá acompanhar o trabalho srio que essa AGP faz? eu estou falando isso poque eu ia passando na Cinquentenario e vi a movimentação da AGP… Parabens AGP, isso é que é trabalho serio. Sem estardalhaço sem querer se aparecer, mais uma vez vocoes estão fazendo valer a lei e defendendo os diretos dos deficientes.
    Outra coisa a AGP só aprovou uma das rampas vistoriadas no dia 21/06.

  9. PESSOAL UMA NOTICIA NAO MUITO BOA;VAI FALTAR RAPADURA LA NA LAPA;POIS, AZEVEDO DEVE TER COMPRADO TODO ESTOQUE PRA COLOCAR NA CINQUENTENARIO.RSRSRRSRS…ETA RAPADURA BOA E O 25 AI GENTE EMPURANDO RAPADURA NOS QUASE 52 MIL IDIOTAS Q VOTARAM NISSO AI;TOMI 25 PSIU!!!UI!UI!UI!

  10. A EMPRESA FOI LICITADA UM VEREADOR QUE SE DIZ OPOSSIÇAO ME DISSE QUE TEVE REALMENTE A LICITAÇAO. NAO SABEMOS NEM O NOME DA EMPRESA , PIORROU O NOME DO ENGENHEIRO E ESTA FINANCIANDO A OBRA . SO SEI QUE O ENGENHEIRO DA CAIXA CONCDENOU A S PEDRAS E O PREFEITO ESTA COLOCANDO A TOQUE DE CAIXA, GOSTARIA DE FAZER UMA PERGUNTA AO ENGENHEIRO DA OBRA SE É QUE TEM

    POR QUE VOCES NAO DIVIDIRAM A CIDADE EM QUAERTEIROES, POR EXEMPLO DO JARDIM DO O ATE A PADARIA SUPER QUENTE, A COLOCARIA SINALEIRAS “””ESTAMOS EM OBRA””,TRABALHARIAM DE DIA A NOITE, NEM PLANEJAMENTO VC TIVERAM POIS SE A POPULAÇAO NAO FIZESSE PASSEATA NAO IRIA TER AS RAMPAS PARA CADEIRANTES E CARRINHOS DE BEBE, STA FIRMA E TAO INCOPETENTE QUANTO A PREFEITURA DE ITABUNA ATUAL
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  11. É uma VERGONHA isso ocorrer. E ainda há uns RODACUDE da vida que aceita tudo guela abaixo, bem capaz de vir aqui apoiar esse serviço de PORCO.

    Gente, querendo ou não, essas pedras não irão durar muito tempo. É tudo muito ruim, de péssima qualidade. Não tem acabamento nenhum. Tão deixando os retoques por último, mas nota-se que quando fizerem vai ficar horrível. Pode verificar nas caixas da Emasa e dentre outras tudo feito a facão.

    Tinha gente que dizia que pior gestão que Cuma não teria, re-vejam seus conceitos.

  12. De tijolo em tijolo Itabuna vai alargando os passos…..êpa e se esborrachando toda!Feliz aniversário ,receba os pedaços de bolo …tijolo de chocolate ,tijolo de menta e morango!Fique à vontade Itabunenses e cidades circunvizinhas.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.