Tempo de leitura: 2 minutos

Imagem área mostra a devastação promovida na área que deveria ser de preservação permanente (foto Ed Ferreira)

A construção de um luxuosíssimo complexo residencial, em uma área de mais de 80 hectares situada entre Serra Grande e Itacaré, no sul da Bahia, pode trazer dores de cabeça ao empresário Guilherme Leal, dono da fabricante de cosméticos Natura e candidato a vice-presidente da república na chapa de Marina Silva (PV).
Segundo informações, a obra – realizada em uma Área de Preservação Permanente (APP), onde há dunas e restinga – não possui autorização nem do Ibama nem do Instituto do Meio Ambiente (IMA). Por se tratar de área com mais de 80 hectares, seria necessária a elaboração de um Estudo de Impacto Ambiental, o que não ocorreu. O município de Uruçuca (onde está situada a APP), por não se encontrar enquadrado no Programa de Gestão Compartilhada, não pode liberar a construção. E na prefeitura local, os que poderiam autorizar o projeto, negam tê-lo feito.
O fotógrafo Ed Ferreira, que registrou imagens da área devastada, explica que notou intensa destruição da vegetação nativa e “mudanças nas características de drenagem por cortes e aterros”. Houve também a abertura de estradas de acesso, tudo sem licenciamento ambiental, conforme denúncia apresentada ao Ibama.
Segundo Ferreira, que é também ambientalista, os prejuízos à natureza são evidentes, principalmente por conta da supressão da mata de restinga, numa área que até  a chegada do empreendimento de Leal era altamente preservada. “O que agrava a situação é que a obra está sendo realizada num ponto bem próximo à barra dos rios Tijuípe e Tijuipinho, que agora estão ameaçados”, preocupa-se o fotógrafo.

22 respostas

  1. Poxa só agora que vcs viram isso, será por questões politicas????pois que eu saiba esse emprendimento já tem mas de ano…agora estão vendo porque o dono vai ser candidato???

  2. Até que enfim, parabéns sr. Pimenta, alguém teve a coragem de denunciar este rapaz que esta se tornando dono de toda Serra Grande e por trás das desculpa de ambientalista ele vem fazendo um grande empreendimento e retirando os pequenos burareiros com propostas mirabolantes.

  3. “Muito bom”!!!!!
    É esse o cara que é contra a vinda do Porto Sul por causa dos impactos ambientais?!… grande falador como a maioria dos ambientalistas envolvidos…

  4. NA VERDADE A CANDIDATA MARINA COSPE PRA CIMA,
    E ESQUECE QUE O MESMO IRÁ CAIR.
    FALOU MUITO EM PRESERVAÇÃO, E AGORA?
    O QUE A CANDIDATA VAI FALAR?
    ESTAMOS AGUARDANDO!

  5. Isso é uma safadeza sem tamanho, onde já se viu, esse cara chega aqui e ninguém viu nada, ninguém viu o início da obra, isso é o reflexo do movimento ambientalksta de araque, os naturebas, agora querem o poder, chega, isso só mostra o verdadeiro caráter deste empresário falsário sem vergonha.
    Queremos JUSTIÇA.

  6. Isso é uma safadeza sem tamanho, onde já se viu, esse cara chega aqui e ninguém viu nada, ninguém viu o início da obra, isso é o reflexo do movimento ambientalista de araque, os naturebas, agora querem o poder, chega, isso só mostra o verdadeiro caráter deste empresário falsário sem vergonha.
    Queremos JUSTIÇA.

  7. Que belezaaaa…
    Agora também o IBAMA vai olhar os sítios dos demais políticos na Praia do Norte? Tem um monte desrespeitando a preamar. NC, GS, etc. Será que 3P vai conseguir derrubar as cercas? kkkkkkkkkkkk…

  8. Maravilha. Até que enfim alguém consegue provar o que todo mundo já sabia. Esse Guilherme tem feito muitas benfeitorias em Serra Grande por puro interesse estratégico…está fazendo pra ele futuramente, pensando em seus empreendimentos e não para o povo, como costuma divulgar. Pelo visto a Natura e a Rede Globo estão cada vez mais deixando as máscaras caírem. Eu também soube há um tempo atrás que a Natura não consegue entrar nos EUA porque seus produtos não têm a quantidade de matérias naturais que eles informam, é quase tudo feito de essência. E os EUA são extremamente exigentes com a qualidade e veracidade das informações….cada dia uma novidade negativa pra eles.
    Nota 10 para quem denunciou!

  9. Verdade! Ai está o verdadeiro motivo da resistência ao porto sul. Depois da noticia do empreendimento do governo federal, os nativos aumentaram o preço de seus imoveis e esses oportunistas ficaram p. da vida!
    Seus empreendimentos estão em risco com a possibilidade do litoral norte de Ilhéus e o pequeno litoral de Uruçuca virarem periferia de porto.
    Já morei em Santos SP., numa casa próxima ao porto; o aluguel era bem mais barato, ( barulho de caminhões, garagens; a linha do trem com barulho infernal, a noite virava uma grande “zona”) mas, sem duvida nenhuma economicamente falando corre dinheiro em bicas) é muito emprego, muita gente, muita vitalidade, muita “vida noturna”, etc. etc etc. Muita coisa boa, mas, estou falando da maior zona portuaria da America do Sul.
    Para uma região como a nossa, falída sem oportunidades… quem sabe! tudo tem um preço.
    Agora, se esse novo port servir apenas para uma única empresa, de minério ainda por cima, devemos ficar atentos para não sobrar para região apenas a poeira do minério de ferro.

  10. Kadê os neos-ambientalista de Ilhéus, Maria Socorro Mendonça,Rui Rocha,Marcos Pennha, que dizem são fiel escudeiros defensores do meio ambiente, que estaão usando tapa olhos para não enxergar o que o dono da Natura devastou de Mata Atlântica, sôbre a cuplicidade dos mesmos, que são bem pagos pela Natura, Rede Globo e Grandes emprendimentos estrangeiros.Construir e devastar a mata Atlântica para fins domesticos e comercial para grandes emprendimentos pode!Só não pode para construção do novo Porto Intermodal, novo aeroporto,ferrovia,parque industrial.Para não tirar a bela visão do mar e ter os donos de mansões e grandes resortes ver návios atracados no Porto Intermodal, trazendo desenvolvimento a Ilhéus e região.Para este fim a mata Atlântica não pode ser devastada.Estudos feitos por pesquisadores da Ceplac, já diziam que a mais de vinte anos aquela área já estava desbravada, só restando pequenas restinga.Quantos empregos diretos Socorro,Rui Rocha,pode nos responder que todos aqueles emprendimentos geram de impostos e renda ao município e a região?Quantos funcionários trabalham nestes emprendimentos com carteira assinada, recolhe para a Previdência Social,FGTS,ISS,PIS,CONFIN?
    Com direito de resposta, querendo Rui Rocha,Socorro e Marcos Pennha, manisfestar!Se não manisfestar vocês não passam de embusteiros transvestidos de neos-ambientalista defendendo grandes emprendimentos, latifundiários internacional, de interesses escusos na Ponta da Tulha, Serra Grande e Lagoa Encantada.Valem o que recebem em moeda estrangeiras “Euros os Dolares”.Ambientalistas$$$$$$$$$$$$$.
    Adilson Marques

  11. É por isso que ele é contra a vinda do Porto e Aéroporto pra aquela Região. Com certeza ele está pensando no “SEU DESENVOLVIMENTO” e a carente população da nossa “probre região” que se exploda.É aquela frase. Do meu cuido eu, do seu cuido eu também que tenho poderes…Dinheiro.
    Não podemos deixar que figuras como essa que aqui só exploram da gente, que não gera emprego e nem renda a nossa região, vir querer ditar regras em nossa casa.
    Perguta: Onde ele mora? Onde gasta seu dinheiro?

  12. DOIS PESO E OUTRAS MEDIDAS:ESTE MEGA EMPRESARIO FINANCIOU A PRAÇA EM SERRA GRANDE ,PRA CONSTRUIR ESTE IMOVEL,SOB A LIBERAÇÃO DO PREFEITO DICA? E FINANCIA O MOVIMENTO POPULAR CONTRA A CONSTRUÇÃO :FERROVIA ,PORTO SUL ETC.

  13. Perguntar não Ofende?
    Cadê o sr. Ruy Rocha, dona Socorro do Inação Ilhéus e os demais defensores do meio ambiente?.O mestre do cala boca, Sr. Guilherme Leal tem todos eles na mão. A maquiagem da natura borrou, ele financia uma série de teleguiados contra as obras do intermodal e enquanto isto faz e desfaz na área da APA de Itacaré. Lá que realmente é uma área de restinga e dunas nenhum destes fala nada, agora numa área altamente descaraterizada sobra rebombada.As mascaras caem, demoram mais um dia cai. E tem mais basta investigar melhor!

  14. Para mim não é surpresa.
    Vejam o caso da biopirataria na amazonia,ele esta envolvido em tamanha falcatrua ambiental. “Neste pais quem tem acesso a bidiversidade é quem tem dinheiro” O obvio é que ele é Conselheiro da WWF, ONG Britânica do Príncipe Philip, que manipula e financia as ONGs ambientalistas no Brasil, com apoio da Rede Globo e que tem como pano de fundo as patentes da bidiversidade brasileira.

  15. Acho que os cartorio de imoveis ganhou um bom dinheiro e devia ser investigado.
    A área que esse senhor adquiriu é de se chamar atenção.
    O pior é as tais ONGs ambientalistas, que combatem uma ferrovia por danos e o que causa mais dano como esse empreendimento , essas ONGs se omitem.

  16. Sr. Pimenta e equipe
    Meus parabéns pela bela matéria.
    Eu acho que seria o caso até de torná-la de conhecimento nacional para servir de base e alerta quanto a este tipo de comportamento.
    Eu moro em Itacaré a mais de 20 anos aqui meus filhos cresceram tiveram que estudar fora, fizeram cursos na área de turismo, mais mesmo assim tiveram que ir embora porque aqui não há espaço. Por quê? O turismo daqui é temporão, as pessoas vêem pensando em uma coisa e encontra outra, a realidade é bem diferente. Hoje os milionários que não deixam um tostão aqui vêm curtir o que eles chamam de turismo contemplativo! Muitos vêm pela facilidade de fazer a cabeça de forma isolada, pois não há quem fiscalize. Eles privatizam tudo, as praias é só deles¸ veja quantos acessos existem para a população entre Serra Grande e Itacaré, e as poucas que existem tem que pagar uma taxa e fica sob vigilância contratada dos resorts e bangalôs. O Pior seu pimenta que tudo isto ocorre com estes que defendem o Meio ambiente. Eu me lembro muito bem e tive a oportunidade de testemunhar um episódio onde o Sr. Ruy Rocha e Sr. Salvador orientavam o projeto do Warapuru para que colocassem o projeto no tamanho mínimo para fugir das exigências da lei. Explicando: Projetos acima de 50 há, tem que obrigatoriamente apresentar um relatório de impactos ambientais e de estudos ambientais, eles apresentaram um de 49.9 há para driblar o lei. Será que eles não estão levando nenhuma vantagem? E agora esta área de Serra Grande, onde fica a sede do Floresta Viva, lá o Sr. Ruy e demais membros desta Ong não vê.

  17. Que bom! As pessoas estão acordando…
    Eu despertei em 2007, quando, no combate contra a implantação de uma Reserva Extrativista em Canavieiras, fui contemplado com um presente: o livro Máfia Verde 2 – Ambientalismo, Novo Colonialismo, de Lorenzo Carrasco.
    É isso… Vocês estão corretos em suas análises, mas tem muito mais! No livro, vocês entenderão o verdadeiro plano internacional que visa manter o Brasil no subdesenvolvimento e a quantidade de dinheiro que exite para isso, via WWF e Greenpeace. Saberão o porquê das fraudes recentementes cometidas por integrantes do IPCC, no que tange ao “aquecimento global”. O lema é: SUBDESENVOLVER PARA DOMINAR! Por essa razão o título do livro-denúncia é “Ambientalismo, Novo Colonialismo”. Uma nova forma de colonizar os países do chamado Terceiro Mundo e dispor de suas riquezas.
    O Brasil é o “emergente” que mais tira o sono dos anglo-saxões (americanos do norte e europeus), pelas suas naturais potencialidades para o desenvolvimento sustentável. Todo o subsolo brasileiro (incluindo a Amazônia) já foi pesquisado pelos satélites americanos nos anos 70. Eles conhecem toda a nossa riqueza mineral ainda não explorada. A exploração dessas riquezas e a utilização racional sustentável das áreas agricultáveis dão um enorme baque na hegemonia econômica anglo-saxônica. No aspecto da biodiversidade – setor onde o pirata Guilherme da Natura atua – o potencial de riqueza não é menos importante, tanto para a indústria cosmética quanto para a farmacêutica.
    E tem muit mais! A “internazionalização” da Amazônia é um dos objetivos futuros de americanos e europeus. Nos EUA, a Amazônia já é citada no livro de Geografia do autor David Norman, intitulado An Introduction to Geography / SOUTH AMERICA, como se fosse uma reserva internacional sob a responsabilidade dos Estados Unidos. Segundo esse “livro”, a Amazônia se chamaria Former International Reserve Amazon Forrest (FINRAF). Aparece nos mapas do livro separada dos territórios brasileiro e dos demais países sulamericanos.
    No livro, que os estudantes norte-americanos leem, consta o seguinte texto:
    “Desde meados de 1980 a mais importante floresta do mundo passou à responsabilidade dos Estados Unidos e Nações Unidas. É chamada de FINRAF (Reserva Internacional da Floresta Amazônica) e sua fundação deu-se ao fato de a Amazônia estar localizada na América do Sul, uma das mais pobres regiões do planeta e cercada por países irresponsáveis, cruéis e autoritários. Ela era parte de oito países diferentes e estranhos, que são em sua maioria, reinos de violência, comércio de droga, ilegalidade e povos primitivos.”
    *****************************************
    “O BRASIL É NOSSO, VAMOS DEFENDÊ-LO!”

  18. Agora eu quero ver eses ambientalistas ” come dorme” fazerem alguma coisa, vai……vai……. como se trata de Guilherme leal ” O ambientalista” aí ficam todos com o rabo entre as pernas……..que venha o PORTO SUL……… Boa mateia seu PIMENTA. Eu ja tinha mensionado sobre isto.

  19. kkk Piada! Ed Ferreira quer ser fotografo da Revista Caras. Ele deveria ter aproveitado o sobrevôo e registrado também com fotos a mansão do Patrao dele GS, e pedir a licença ambiental e o plano de residuos sólidos Vai Ed! Nem com isso tudo GS conseguirá voto em Ilhéus (isso se ele se livrar do Ficha Limpa), Josias vai passar o rodo.

  20. Cidadão de Serra Grande
    As mascaras começam a cair.
    Bastou um fato como este vir à tona para desencadear uma série de irregularidades que existem por trás deste projetos e de ONGs. Pode até ser que este projeto do Guilherme esteja dentro da legalidade, mais tem que realmente ser de conhecimento público. Nós vivemos em uma democracia e como vivemos nesta região gostaríamos de saber também onde foi parar a verba do “projeto Floresta Viva”, na época era IESB. Este projeto era uma das conta partidas exigidas para minimizar os impactos da construção da Ba 001 e tinha como objetivo principal recompor às margens da estrada entre Itacaré e Ilhéus com essências nativas. Quem estava na coordenação do projeto era o Sr Ruy Rocha (Hoje Ong Floresta Viva) e Sr. Salvador,biólogo(Hoje warapuru e ONG Mecenas da Vida). Por enquanto nada demais, aparentemente normal, só que as poucas plantas que estes colocaram nas margens da estrada foi uma espécie exótica, introduzida pela Ceplac para sombreamento de cacau o famoso Sombreiro Mexicano.Quem transita por esta estrada não vê onde foi aplicada esta verba e ai….quem deveria cobrar e publicar a prestação de contas desta verba? E ainda tem mais o Sr. Ruy Rocha recebeu um prêmio do Ministério do Meio Ambiente por este replantio “MURIQUI”.

  21. Devido a tamanha importância,essa matéria tem que ser transmitida para outros sites e blogs de todoo Brasil. Nem de longe quero dizer que o Pimenta tem o universo pequeno, pois é o segundo site mais acessado da Bahia e me parece o 8º a nivel nacional. O povo brasileiro tem que conhecer essa história!
    Que vergonha! E o pior é que tenho parentes metidos nesse mar de lama. Quanta mentira!
    A rede globo ontem (programa de Faustão, mostrou como se trata uma pessoa que não comunga com eles. Desceram o pau em Dunga o programa inteiro. Foi nojento.
    Mas o gato estava escondido com o rabo de fora…
    Parabéns pela matéria! Não é à toa que o Pimenta é respeitado e cresce a cada dia.
    Estou começando a lavar minha alma. Tomara que mais lixo seja tirado dos “tapetes verdes”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *