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Em Itabuna, o drama e a infelicidade de quem necessita dos cartórios extrajudiciais são iguaizinhos aos de quem mora na capital. O atraso impera no serviço, que de tão arcaico parece preso inapelavelmente à primeira metade do século passado.
Além de iniciar o atendimento somente na parte da tarde, há ainda alguns funcionários que se esmeram para fazer a vida do cidadão ainda mais difícil. Serventuária de um desses cartórios têm por hábito exigir, para o reconhecimento de firmas, que a assinatura do sujeito seja absolutamente idêntica às que se encontram em seu livro de autógrafos (isso é peça de museu, mas ainda usada em Tabocas…ops, Itabuna!). Não sabe esta senhora que a habilidade para fazer assinaturas idênticas é algo que somente os grandes  falsários dominam.
É um horror quando alguém enfrenta a fila do cartório, com documento assinado por terceiro para ser reconhecido, e encontra uma “mala” dessas pela frente. É certo que ela achará qualquer diferença e mandará o signatário reabrir sua firma, não importa onde ele se encontre.
Fazem isso com a impáfia de quem acha que está todo mundo com tempo sobrando para perder nessas filas inúteis, em um serviço que já deveria ter se livrado das velharias e entrado, ainda que tardiamente, no século XXI.

15 respostas

  1. Uma notícia igual a está não se ve todos os dias, uma dessa deveria ser feita falando só do Detran Itabuna também!!! Que é igual aos cartórios no que diz respeito aos funcionários. Inclusive já fui vítima daquelas pre-históricas funcionárias. É por isso que este blog na certa deve ser uns dos mais vizitados. Parabens!!!

  2. Tem tempos que não vejo alguém usando uma máquina de datilografia, é saudoso, mas vemos que os cartórios da Bahia estão ainda na idade da pedra.
    Chega a vergonhoso o atendimento prestado, demanda maior do que a oferta, entendo, o que não compreendo, é a ineficácia dos atuais funcionários, e o pequeno número de cartórios.
    Perder 6 horas para ter um documento carimbado, é um absurdo !
    Mais cartórios, mais funciónarios, mais tecnologia e mais eficiência.

  3. Intervençao do CNJ já!!!!! Os cartórios de itabuna acham que vamos lá para pedir favor!!! para com isso!!! o TJ baiano nao toma providência com essa vergonha de nossa cidade que é os cartórios!!! Aqui em Brasília onde moro agora, os cartórios são de 9:00 as 17 horas. Eu trabalho no mesmo prédio, eu desço em 5 ou 6 MINUTOS eu autêntico e em uns 8 MINUTOS eu abro uma firma!!!!!!!!. È até burro abrir o cartório mais tarde, pq poderiam faturar mais se o cartório fosse acessível!!
    lamentável!! Itabuna tem 20 anos parada no tempo!!!!

  4. É inútil acusarmos aos que apenas cumprem a função pública e isentarmos aos efetivos responsáveis por gerir e administrar as instituições. Funcionários estafados, sobrecarregados e insatisfeitos demonstram a falta de comprometimentos das autoridades com a população e servidores.

  5. exigir meus direitos hoje e quase, quase chamaram a polícia para me algemar.
    ps.: o estado da Bahia é o segundo no rank de cargos comissionados; eis ai uma das explicações desse sistema nojento.

  6. O Sindicato deve propor um reposicionamento dos Serventuários da Justiça no tratamento para com a população baiana.
    Estou impressionado com a rejeição da população da Bahia para com os Serventuários da Justiça.
    Mesmo que a Greve tenha sido legítima, idônea, ética, mora, os Serventuários não encontram apoio da população, uma vez que o mais se ouvê, se lê e se escuta é o tratamento ruim, grosso, rude, boçal ( não agravando a todos) praticado por esses Serventuários da Justiça.
    Uma pena! Uma vergonha!

  7. É muito fácil falr quem está de fora. Pois nós que estamos sofrendo o descaso do TJ-BA, que mantém altos salários em detrimentos de poucos, que corta os salários daqueles que lutam por melhores salários, dizendo que a greve é ilegal, que não privatiza os cartórios para manter um serviço ineficiente, com pessoas trabalhando insatisfeitas e, ainda, tem gente que não sabe de nada e fica falando mal de quem também assim como os cidadãos tem sofrido na pele o descaso de um tj viciado pelas arguras do poder e da era carlista. Vamos lutar pela privatização e não ficar falando de quem menos tem culpa no “cartório”.

  8. E kd o promotor? no executivo ele sabe meter o bedelho… mas no judiciário… quem sabe quando voltar doutor ele ponha ordem na casa.

  9. Esse sistema cartorial é um atestado de incompetencia da sociedade brasileira, pois, se fossemos organizadaos politicamente ostentaríamos uma bandeira para acabar de vez com essa pouca vergonha chamada CARTÓRIO”. Estamos na idade da pedra?(…)

  10. Lanço a sugestão ao Pimenta que diante um tema tão polemico como esse,Faça uma entrevista com as pessoas responsaveis por essa morosidade nos Cartorios Itabunenses.Acredito que será de grande interesse da população saber o motivo de tão baixa qualidade de atendimento.

  11. È uma verdadeira vergonha os serviços prestados por esses cartorios de Itabuna ,quer ver vá fazer um REGISTRO DE IMOVEIS no 1º cartório de IMOVEIS comandado por um bossal chamado `BECA` esse´deve ser o seu apelido,esse cidadão já deveria ter se aposentado ou pedido demissão.Por que nunca vi tanta PREGUIÇA e falta de boa vontade com as pessoas que a ele se dirigem.Ele tem que saber que não está fazendo nenhum favor a ninguém,pois quem paga os seus salários somos nós o POVÃO.Então ele deveria atender as pessoas com dignidade,pois façam uma enquete e vocês verão que é uma unanimidade perante a população a rejeição a este dito SERVIDOR PUBLICO……

  12. Filas enormes, falta de informatização, horário de abertura dos cartórios só a tarde…essa é a realidade e as críticas são muitas e variadas. Mas vc, cidadão, já fez sua parte? Procurou as autoridades competentes (MP, TJBA, CNJ, Assembléia Legislativa)e solicitou providências? O projeto de lei da privatização foi à Assémbleia e retornou ao TJBA, alguém tem conhecimento desse fato? Alguém pede aos depútados e ao Tribunal de Justiça a aprovação urgente desse projeto?
    O TJBA já disse que não investirá mais nos extrajudiciais porque a privatização vem aí…mas aí quando? Daqui a quantos anos? Se a situação está assim hoje, ela só tende a piorar, pois a quantidade de serventuários está cada vez mais escassa e muitos deles doentes, já não se produz mais escrituras e procurações em Itabuna…a população e a variedade de negócios crescem, mas os serviços notariais e registrais na Bahia estão no tempo da pedra.
    Mas os culpados são os serventuários? Claro, eles recebem toda a carga de reclamações, pq estão ali na linha de frente…sabe quantas pessoas cada um deve atender ao dia? Sabe quantos estão portando doenças ocupacionais? Antes de dizer que eles ganham muito bem, por acaso vcs já olharam os seus contracheques? Se algum servidor exige algo por fora, vc toma as providências cabíveis? O denuncia? Ah, se tiver fazendo um serviço para vc, agilizando e tudo mais…vc acha ótimo, não?! Se ele reconhecer uma firma de seu interesse, mesmo ela não estando conferindo, “que beleza, aquele servidor é tão bonzinho”, mas se acaso reconhecer uma firma sua que não esteja conferindo e isso vier trazer problemas para vc, “é culpa do servidor que reconheceu, pois eu não assino assim ou assado, eu não abrevio etc”. Em seu trabalho, se tiver dúvidas sobre a legalidade e autenticidade de um negócio, de um documento, vc o fará, assumirá esse risco?
    Falar, criticar, levar para a imprensa é muito fácil, mas vc, o que tem feito para melhorar essa situação? Cada um só quer resolver o seu problema. Muitos que só vivem reclamando são os primeiros a furar fila, desrespeitar o funcionário, o idoso e o deficiente; reclamam da demora, mas pegam o monte de documento dos amigos que chegam bem depois, prejudicando aqueles que chegaram cedo e que aguardam logo após de vc.
    Se a situação tá ruim para a população igualemnte está para quem trabalha nesses cartórios. A luta pela melhora é de todos…quer moralidade, haja moralmente também. Se reclama da falta de honestidade do servidor, não ofereça o “a mais” para agilizar seu serviço; se o servidor pedir, denuncie…tem coragem?

  13. Esse blog agora é sensurado???? Escreví um comentário que saiu pela metade… Será que o sr. Pimenta agora possui a capacidade de veto???
    Se é pra ser assim, é melhor não publicar assuntos polêmicos, não acha?????? A ditadura acabou! Alguém já contou pra vocês????
    Da Redação: Da próxima vez, faça a denúncia usando o nome do senhor. Aí, sim, nós liberaremos o comentário.

  14. Com todo o respeito, não acredito que a raiz do mau atendimento nos cartórios esteja na infraestrutura ou nos salários dos serventuários. O problema deve estar mesmo no comprometimento de cada funcionário com o cargo que ocupa. O ambiente de trabalho pode não ser dos melhores, mas o que custa se esforçar para atender melhor os milhares de cidadãos que pagam (leia-se “impostos”) para receber seus serviços? Os bons funcionários trabalham bem, com ou sem aumento de salário. Quem não está satisfeito em trabalhar no cartório que saia da repartição e tente um concurso público para outro lugar em vez de continuar na ocupação atual só pra ficar reclamando da vida e atendendo mal pessoas que nada tem a ver com suas agruras pessoais.

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