Tempo de leitura: 2 minutos

Itabuna sofreu epidemia da doença em 2009

A prefeitura de Itabuna cochilou no combate à dengue e o mosquito voltou com força. A última parcial aponta 17% de infestação do mosquito transmissor da doença no município. Equivale a dizer que a cada grupo de 100 casas, 17 delas têm foco do Aedes aegypti.
O percentual está acima do registrado ao final do segundo ciclo de visitação (16,32%), mas o índice de vetor, que mede a densidade de larvas, deu 25,43%. Preocupante, segundo definem especialistas ouvidos pelo Pimenta.
Ontem, o coordenador municipal de combate à dengue, Sandovaldo Menezes, solicitou à Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) a pulverização de “fumacê” em toda a cidade. A solicitação foi verbal e durante encontro na manhã de segunda-feira.
Especialista no combate à dengue alerta que a aplicação de fumacê só é recomendada quando há índice alto ou médio de infestação de dengue e de pessoas com dengue. “O fumacê combate apenas o mosquito na fase adulta. Seria inócuo em um momento em que a prefeitura diz que a doença está sob controle”.
Alguém estaria escondendo os dados reais? “De fato é estranho. Mais estranho ainda será se o estado não solicitar os dados reais de pessoas atingidas pela doença no município”.
Os relatórios mostram que alguns bairros de Itabuna apresentam índice real de infestação superior a 80%, como é o caso do Novo Horizonte. “Se eclodir o que me parece que estão escondendo, não é descartada um surto epidêmico de dengue”, diz o especialista.
Itabuna sofreu uma epidemia da doença no ano passado, quando se registrou 9 óbitos e mais de 15 mil casos de dengue. O caos se instalou na rede pública de saúde, despreparada para o atendimento à época.
“Muitos pensavam que o novo larvicida contra a dengue seria a solução de todos os problemas”. Sem trabalho, completa a fonte, não há como vencer a doença.

22 respostas

  1. Sandovaldo passou 26 anos na FUNASA e não aprendeu fazer o básico: furar latas, pegar “cabeça de prego” e botar uma “areinha” nos depósitos de água. Portanto, não podemos exigir que ele tenha conhecimento sobre as ações de fumacê.

  2. Parabens Hélio, Gustavo e Tita fa funasa vcs falaram pouco mais falaram bonito.
    Fora coordenador de endemias de Itabuna Sandoval e sua turma.

  3. NÃO É POSSIVEL QUE ESSE FATO ACONTECA DE NOVO, ANTES DISSERAM AOS QUATROS CANTOS DE ITABUNA E DA BAHIA E DO BRASIL QUE FOI O SECRETÁRIO DA GESTÃO DE FERNANDO QUE NAO TINHA EXPERIENCIA MÉDICA, MESMO NAO TENDO EXPERIENCIA O CARA FEZ O TRABALHO DENTRO DA TÉCNICA E FICA CLARO QUE O DR. ANTONIO VIEIRA, O DR. FLORENTINO E O SANDOVALDO MENEZES, NAO DERAM CABO DO TRABALHO PASSADO PELO EX-SECRETÁRIO E PAU, PROBLEMAS DIVERSOS, NOVE MORTES E VÁRIOS CASOS, AGORA LEIO ESTARRECIDO ESSA NOTICIA DE QUE A COISA TÁ NUITO PIOR DO QUE O PRIMEIRO ANO DO GOVERNO DE AXEVEDO. PERGUNTA NAO OFENDE, O QUE TANTOS MEDICOS, ENFERMEIRAS, TECNICOS, AGENTES DE SAÚDE ESTÃO FAZENDO QUE NAO CONTROLAM A EPIDEMIA E VEJAM QUE ESTAMOS EM PERIODO DE MUITO FRIO E ESSA COISA NAO DEVERIA ENCONTRAR ASSIM. ESTOU COM MEDO DE UMA TRAGÉDIA EM ITABUNA EM SEU CENTENÁRIO, PRIMEIRO A FESTA DEPOIS AS MORTES. O PREFEITO DIANTE DESTE QUADRO DEVERIA APLICAR O DINHEIRO DA FESTA NA SAUDE E NESSE SETOR URGENTE.
    OBRIGADO

  4. HÉLIO NERE(7ª DIRES),GUSTAVO(7ª DIRES) E BATISTA (7ª DIRES)ESTE ÚLTIMO FICOU A FRENTE DOS TRABALHOS DE COMBATE A DENGUE DURANTE ANOS EM ITABUNA, O QUE FIZERÃO? RESPONDO: NO ANO DE 2006 COLOCARAM ITABUNA NO PATAMAR MAIS ALTO DE INFESTAÇÃO DO BRASIL 26% DE IIP, A CIDADE FICOU NOTICIADA EM TODO BRAIL E PARTE DO MUNDO, AGORA FICA PUBLICANDO NOTAS EM DIVERSOS JORNAIS E SITE EM ITABUNA COMO SE A CULPA FOSSE SOMENTE DA PREFEITURA. VCS TÊEM 26 ANOS DE FUNASA E NÃO SABEM SIQUER CUBAR UM RESERVATÓRIO,NÃO SABEM FAZER UM TÉCNICA DE VISITA.SE VCS SAEM RESOLVER PORQUE NESTES 26 ANINHOS NAO RESOLVERAM.
    FUNCIONÁRIOS PADRÃO: FUNASA QUEM OS ENCONTRAR NA SEXTA FEIRA A TARDE GANHA UM VEÍCULO “0”KM E QUEM OS ENCONTRAR CUMPRINDO HORÁRIO GANHA 01 ANO DE FEIRA GRÁTIS!
    MARCOS – DIRETOR DA DIRES ABRA O OLHO E ARRUMA AS MALAS.

  5. Aqui no apartamento (moro de aluguel, no centro) as larvas saem aos montes pelas torneiras das pias. O prédio é antigo, a caixa d’água é daquela construída com cimento e os agentes não sobem na escada para colocar o larvicida. Paciência…

  6. este é o estilo do COORDENADOR SANDOVALDO!!!apenas sabe Mentir Manipular, e CAMUFLAR os resultados .e ainda Vieira e Azevedo quer acreditar neste coordenador???por isso que seu governo anda de pernas tortas e sem conseguir ficar em pé deste o começo!!!!!não passa de um oportunista que enconde a sujeira debaixo do tapete assim não dar!!!!!!!Chega Itabuna não merece isso….ACABAR COM A DENGUE é uma grande piada!!!!!

  7. até que fim seu pimenta, adorei o comentario postado,em cada 100 imoveis temos hoje 17 que estao com aedes.isso eles dizem é muito
    mais.sabe porque?? existem as falhas,existe o que nen o agente sabe
    que acontece alguns supervisores tidos da confiança pegam em 100 imoveis 17 amostras em cada um deles teremos 17% de indice predial.
    atençao agora para o costume rotineiro dos chefes tidos da confiança do coordenador ou dos coordenadores.eles pegam os 17 focos que foram achados na inspeçao normal dos trabalhos em 17 casas diferentes,pas-
    sando a diminuir a quantidade de imoveis,simplesmente aumentando a quantidade dos focos encontrados em cada imovel, ou seja os 17 focos distribui para 6 imoveis, que dara uma media 2,8. quase 3 amostras por imovel, ai o indice vai la pra baixo,e o bret, sobe.
    pratica rotineira feita so com os chefes da confiança.sendo assim teremos um indice de 6%. isso ja vem a muitos anos, trocar a maioria dessa linha de frente.caso de policia.

  8. a troco, de folgas, licenças,e a certeza que si manterà na sua posiçao
    algumas colegas,obdecem algumas ordens que supervisao nenhuma a nivel estadual vai ter acesso.a coisa é restrita,nosso chefe ja sabe quem ele pode confiar, e trabalha para obter mais e mais adbitos.infelizmente alguns sabem mais nao encontram apoio as vezes comentam,mais lembram do que sao capazes.nao quero ser marcada,a raiz podre cresce a cada dia.

  9. Que presente ITABUNA vai ser em seus 100 anos, uma Epidemia de Dengue? Enquantos todos estão preocupados com o Centenário de Itabuna o coordenador da Dengue ao invés de ir em busca de melhoras tenta mais uma vez camuflar os índices.
    Acaba Vieira com isso, ou vc toma atitude de secretário.
    Tantos profissionais ai melhores q ele vc foi logo acertar no pior, Vieira idolatra tanto o coordenador pq ele é da mesma especie q vc incompetente. Já está explicado. Esquece…

  10. SABEMOS QUE AINDA NESTE GRUPO EXISTE BONS PROFISSIONAIS,ELES SE DESTACAM PORQUE, NAO COMPARTILHAM,PARA ESTAS INRESPONSABILIDADES
    SAO VISTOS COMO NAO CONFIAVEIS,POR TEREM POSTURA,AUTORIDADE,E RESPONSABILIDADE.ESTES É A MENORIAS SEM VEZ POREM PROFISSIONAIS.
    OS DEMAIS SAO OS AGENTES CORRELIGIONARIOS POLITICOS APADRINHADOS PELOS COORDENADORES CUMPLICES DAS PIORES IRREGULARIDADES CRIMINOSAS
    CONTIDAS DENTRO DA INSTITUIÇÃO.O CONSELHO MUNICIPAL DE SAUDE,PODE SIM
    INVESTIGAR,O PORQUE NAO FAZEM NAO SABEMOS PORQUE.ESPERANDO AS MORTES??? OBRIGADA

  11. o coordenador SANDOVALDO CARVALHO MENESES,nao teve consideraçao até
    com seu colega de trabalho juntos a 26 anos, valdelio santos preferiu
    acobertar os supervisores comprovadamente cometendo o pior crime que
    um agente sabe, e é orientado que poderá ser demitido caso venha a fazer, ( FALSO REGISTRO) ISSO É UM CRIME,é intencional,nao existe explicação,e estas mesmas pessoas mim comandam.Omissao, nao é grave quanto,qualquer agente, supervisor podem omitir um foco numa residencia.Infelizmente,o profissional que estava procurando separar
    o jorro do trigo, chamava-se valdelio,fazia um trabalho selecionando
    o bom supervisor,o bom agente.é enjoado,mais garanto que muitos iriam
    ter que se enquadrar.sandovaldo ja tem alguns querendo abrir a boca.
    e se abrirem,criar coragem,vc vai fazer parceria com o goleiro do flamengo.

  12. sabemos que vc é amigo de florentino MARCÃO,VOCES SAO BIOQUIMICOS.
    vc estar misturando as coisas,esta formula nao vai dar certo,nunca
    deu, vc estar na amizade mais ele estar pelas beradas lhe ……..
    vc nao estar sentindo???e sandovaldo é conhecedor cobra criada de itaju, nen aqui vota.

  13. LEIA___OS COMENTÀRIOS..(a cima) COORDENADORES CUMPLICES DAS PIORES IRREGULARIDADES CRIMINOSAS….(CRIMINOSAS) CONTIDA DENTRO DA INSTITUIÇÕES…e o AZEVEDO e VIEIRA!!!!!UMS Vermes,sem atitude..que vergonha!decepção..quem estar no poder são policias que dizem que Trabalha é Honesto e Sério!!!!!!!!!!!por isso sua rejeição de 78%….

  14. se o campo nao melhorar,nao adiantará o trabalho do fumace.
    ja foi mais que provado,que nada muda,porque os carros veem
    mais o trabalho do campo é pécimo,mentiroso,falso.ja estar na
    hora de escolher cabeças para justificar. vieira,florentino,
    falta compromisso,atitude,responsabilidade.mude estes supervi
    sores,de oportunidade a quem merece, agora com autonomia,e nao
    na sua condição vieira.

  15. OS PESO MORTO DA FUNASA NÃO FAZEM NADA PARA AJUDAR A COMBATE SO SABEM CRITICAR E SAIR DANDO RIZADAS QUANDO PEGAM UM FOCO DE UM AGENTE SABEMOS QUE TODO O SER HUMANO SÃO FALHOS MAIS ESSES DA FUNASA SÓ A MORTE RESOLVERÁ O PROBELMA DELES COM RELAÇÃO AO COMBATE A DENGUE.
    SE É PRA TIRAR. OS PRIMEIROS REDICULOS QUE DEVERIAM SE APOSENTÁ-LOS LOGO PARA VIM GENTE NOVA COM VONTADE. MAS NÃO QUEREM PARA NÃO PERDER AS VANTAGENS E FICAM ATRAPALHANDO O BOM ANDAMENTO DO COMBATE.

  16. COORDENADOR, SUA PROTEÇAO É FORTE AINDA COM ARLENE, SUPERVISORA GERAL DOS RATOS???ELA NAO DEVERIA ESTAR NEN COMO AGENTE,E AS PUPILAS MARILENE E APARECIDA, CONTINUAM ASSIDUAS COM AS SUAS IDEIAS CONDICIONAIS?OLHA, A SUA PATOTA ESTAR VISADA NO CAMPO POR VARIOS AGENTES A CASA VAI CAIR. AGUARDE TÁ.

  17. LANÇAREI A MINHA MALDADE NESTE MUNICIPIO PARA QUE APAREÇA DINHEIRO
    AFINAL SE DANE,OS POBRES QUE VOTARAM QUE SAO OS UNICOS A MORRER SE
    DANE OS ENCOMODADOS AQUI QUEM MANDA SOMOS NOS.PARA QUE QUALIDADE?
    QUALIDADE DAR TRABALHO,ESTAMOS NO PODER,SOMOS JOVENS,QUEM MORRE É
    VELHO.TRABALHAMOS MAU PORQUE RECEBEMOS MAU.MEU LOCAL DE TRABALHO
    É UM BANHEIRO ABANDONADO,SECRETARIO,SANDOVALDO,FAÇA SUA PARTE PORQUE
    ESTOU FAZENDO A MINHA. NAO DAR NADA MESMO.

  18. TENHO 12 ANOS DE TRABALHO,FICO VENDO ESTES COMENTARIOS FORTES,CONTUDENTES,E PARECENDO QUE ISSO ESTAR ACONTECEN
    DO AGORA.OS RELATORIOS DO PRIMEIRO CICLO É SO TIRAR XEROX
    AS MESMAS COISAS ACONTECEM,QUANDO SAI NA MIDIA,É OPOSIÇAO
    PREFEITO O PERFIL DE ALGUNS COLEGAS JA FORAM DESENHADO,CO-
    MO TAMBEM DE ALGUNS SUPERVISORES,COMO TAMBEM A FALTA DE
    ATITUDE DO COORDENADOR SANDOVALDO.ELE ESTAR EM UMA CONDI-
    ÇÃO CONFORTAVEL,PORQUE O INTERESSE DELE É FORMAR CORPORA-
    TIVISMO EM FUNÇAO DE INTERESSE DE MUITOS QUE AJUDARAM A
    COLOCAR ELE NA FUNÇÃO. RABO PRESO,SEM AUTONOMIA PARA COBRAR
    NADA DE NINGUEM.DEVEM TROCAR TODA ESTA LINHA DE FRENTE DE
    COMANDO.INPACTO,URGENTE,AGORA QUEM TEM ESTA CORAGEMM ??????

  19. nao acredito que um trabalho arduo exista agente tao inresposaveis.lendo estes comentarios parece nao ter
    disciplina,cada um faz o que quer,a cinco anos vejo
    esta cidade sempre na midia,com este agravo,sera que
    as pessoas responsaveis acima deles nao estao perceben-
    do que existe algo errado???? como leiga no assunto lendo
    estes comentarios,observoque existe um bando de profissionais
    inresponsavel,secretario vieira, tome providencias nao podemos
    conviver todos anos con este agravo,é notavel tem alguma coisa
    errada.equipe que nao funciona troca faça testes,deemoportunidades
    para outros,grandes tecnicos de futebol perderam suas funçoes e la
    na frente procuraram corrigir seus erros, sera que nao pressisamos
    ter esta atitude???é possivel a nescessidade de agir assim. tenta,
    a conciencia poderar agradecer.

  20. florentino,falo isso porque vejo vc olhando politicamente
    vc sabe que nescessita ter uma verdadeira mudança.o grupo
    tem pessoas capazes,e que vc nao dar oprtunidade.olha bem
    o tamanho do pepino que vai parar em sua mao por falta de
    atitude.ser profissional é a base,compromisso tem que ser
    o tema. nao se enquadrou demissao. obrigada

  21. vc que estar lendo esses comentarios,faz parte desta instuiçao
    sera que tem mentiras? seja cidadao comente,levante sua bandeira
    de um basta nisso.é tao facil separar o mal funcionario,afinal,
    é este profissional sem responsabilidade que estao sujando todo grupo.
    comente,com o secretario de saude.tem coisa erradas nao é possivel.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *